O Teste do Casamento

O Teste do Casamento Helen Hoang

Resenhas - O Teste do Casamento

Vih_palhares 30/12/2023

Khai diep é um cara autista e que na sua cabeça não desenvolve sentimentos, como luto ou amor.Sua mãe,com medo que ele fique sozinho, vai até o Vietnã em busca de uma esposa para ele,então encontra Esme, uma moça birracial e que vê o fato de se casar com Khai uma forma de mudar a vida da sua família, o que ela não esperava era se apaixonar por alguém que não consegue desenvolver tal sentimento, o livro vai te prendendo do começo ao fim , a escrita da autora é fluida e não entendo como esse livro ainda não tem o reconhecimento devido, além de tratar de assuntos como o autismo, tem uma história linda , provando que o amor pode tudo vencer.

Smbdouthers 26/12/2023

"Em yêu anh yêu em.
Garota ama garoto ama garota."

Me surpreendi com a leitura. Achava que ia gostar bem menos

Amanda3189 22/12/2023

O teste de casamento
Esse livro nos conta a história de Khai e Esme.
Khai é um personagem inteligente, centrado e está habituado a viver sozinho sem muitas interações; além disso o personagem também é autista.
Já Esme é uma vietnamita que vive em condições pobres e tem o sonho de crescer na vida e poder dar melhores condições para si e para sua família.
A história desses dois personagens se cruzam quando a mãe de Khai resolve arrumar um casamento arranjado para o filho com Esme. Esme vê nesse cenário uma oportunidade para mudar de vida, já Khai não gosta da ideia e se considera uma pessoa com o coração de pedra, achando impossível sentir o amor e outros sentimentos.

Achei esse livro muito especial. Além de abordar sobre o autismo em uma pessoa adulta, também aborda a questão de como é ser um imigrante e de como essa realidade é difícil. Esme é uma personagem cativante, forte e esperançosa; enquanto Khai pode parecer o oposto, pois possui uma dificuldade enorme de entender e expressar os seus sentimentos, mas através do livro vemos as suas inúmeras qualidades, e entendemos como uma pessoa autista processa os
sentimentos de uma maneira diferente.

Anelim_ 14/12/2023

Engraçado e Marcante!!
Mais um livro que se tornou favorito em toda minha vida! A escrita, o modo de pensar dos personagens, a construção do enredo, as cenas quentes, as cenas emotivas, e várias outras coisas tornaram esse leitura tão incrível.
Sabe ultimamente tenho achado a palavra "incrível" até fraca mas não consigo descrever de outra forma, eu amo romances que vão para além do romance, e esse livro é um exemplo perfeito.
Com certeza é o tipo de história que eu desejo esquecer só para me apaixonar por ela de novo.
Gostaria de falar os detalhes mas acho que em livros tão bons assim é melhor só dizer: leiam, por favor, é perfeito!
(Não tem nada haver com a história mas eu também amei muito as notas da autora, deixou tudo mais real).

Lelê 14/12/2023

Gostei bastante, achei um pouco melhor que Números do amor. Em relação aos personagens, amo a Esme, a garra dessa mulher é inspiradora de todas as formas possíveis. O Khai, como explicar a conexão que eu tive com este homem, por inúmeros motivos, ele foi o personagem com quem eu mais me identifiquei na vida de leitora, é indescritível a sensação de se conectar tanto com um personagem, gosto da forma que a autora descreve os pensamentos dele de uma forma única e detalhada. O Quan, tô esperando com URGÊNCIA um livro só dele, depois de tudo que ele tava disposto a fazer pela Esme, me apaixonei muito por ele, não tive esse sentimento pelo Khai, mas pelo Quan... Enfim, gostei, é uma história breve, mas completa. O livro que li antes desse foi Perseguindo Adeline, então quase não me abalei (só quem leu sabe e vai entender o pq do pouco abalo.)

Thais.Sorrilha 13/12/2023

Perfeitamente imperfeito
Definitivamente não é o meu livro favorito e nem o melhor livro que já li na minha vida, mas como eu poderia dar menos que cinco estrelas para um livro que foi feito com tanto carinho, que trouxe uma realidade totalmente diferente da que a maioria de nós vivemos (a extrema pobreza da Esme e o espectro autista do Khài), toda a bagagem cultural vietnamita (tenho um fraco gigante por livros que trazem culturas diferentes do padrão americanizado)??? Impossível.

Completamente diferente do primeiro livro, pois são personagens e um arco totalmente diferente. Estranhei as cenas de sexo serem quase inexistente, diferente do primeiro livro, mas é claro que seria, o primeiro livro o sexo era o que levou o Michael e Stella a se conhecerem, e era um tópico importante para a Stella. Enquanto para Esme e Khài, sexo não estava nem perto de ser a coisa mais importante, e o arco da história envolve outras temáticas: luto, independência, preconceitos sociais, busca por uma vida mais digna, e a autora segue muito bem a temática durante todo o livro. Assim como seguiu no primeiro.

O livro tem um começo engraçado e fora da casinha que me fez pensar "Amada? Como assim? Não assistiu Salve Jorge?". Mas com o passar da história, vejo que a Esme nunca tinha vivido, nunca tinha pensado nela como uma mulher, como uma pessoa digna de uma vida melhor, sempre se sentiu inferior. E toda a sua trajetória de verão pensando nisso, refletindo, tendo momentos de insegurança terríveis e incríveis picos de autoconfiança. E no final, descobrir que a mãe da autora foi a fonte de inspiração para a criação da personagem. Me emocionei, pois também vejo no meu pai toda a luta e força para fazer mais e nos dar uma vida melhor e confortável.

Toda a delicadeza com que a autora descreve uma vivência de 10 anos de luto do Khài, dentro de suas próprias particularidades, a descoberta e reconhecimento de novas emoções, boas e ruins, de conseguir diferenciar elas. Achei lindo esse crescimento dele, o jeito como os familiares mais próximos dele o ajudavam sempre, sem torná-lo inferior ou incapaz, mas o ajudando mesmo, a enxergar sozinho o que era nítido para os demais.

Fiquei um pouquinho triste pela necessidade que a Esme sentia de ouvir do Khài que ele a amava com todas as letras, caramba, tudo o que ele fez e seguiu fazendo por ela. E ela não ter pesquisado o que era autismo assim que ele falou. Caraca, ela estudou sobre os assuntos de contabilidade mas não se interessou em saber o que era autismo? Mas tudo bem.

Amei que ela não casou com ele de cara, a colocou em primeiro lugar antes.

Mas é isso, o livro é perfeitamente imperfeito. Assim como os personagens, como a vida, como tudo. Tem falhas, alguns furos, mas é tão emocionante de ser lido, me deixou com o coração quentinho (depois de tanto dark romance, um livro de romance levinho dá uma paz de espírito).

Thais 06/12/2023

Muito assunto para poucas páginas
De todas as resenhas que eu vi por aqui, quase todas tiveram a mesma opinião sobre a autora abordar muitos assuntos porém desenvolver todos eles no modo acelerado, o que eu concordo, mas não acho que seja um problema exclusivamente dela, já que isso é muito comum de acontecer nesse gênero literário.
Sobre outros aspectos, gostei dos personagens, das representatividades, dos dilemas e resoluções, e, como todos do app já disseram, final extremamente corrido.
Depois de ler a nota da autora, eu cheguei a minha própria conclusão de que é uma história muito mais sobre as lutas da protagonista do que sobre o romance em si. E portanto, a minha dica pra você que vai ler é : desenvolvimento da protagonista em primeiro plano, romance em segundo.

Malu_17 03/12/2023

Não foi dessa vez
Dessa vez, não funcionou para mim. A escrita é fluída e o livro é curto mas não consegui gostar. Não senti apego pelos personagens, não achei eles carismáticos, não me identifiquei com seus dilemas, todos muito superficiais. Algumas coisas ficaram totalmente jogadas enquanto outras se estenderam além da conta, sem necessidade nenhuma. Também não achei que o casal tinha química ou desenvolvimento o suficiente. Gostei do primeiro livro mas esse foi uma decepção e tanto.

Mabh 03/12/2023

Khai perfeito
Eu gostei da história, é um bom enredo mas parece que quando chegou no final foi tudo muito corrido e rápido, não deu tempo de processar algumas partes que eu gostaria muito que tivessem seu tempo devido, mas a história da esme é muito boa, o desenvolvimento do khai foi tão bom de se ver. Como falei, só achei o final rápido e que poderia ter mais enredo pra esse assuntos.

Maria 30/11/2023

Minha resenha sumiu
Não lembro oq escrevi, mas o livro é bom
os personagens tbm, principalmente a Esme
Ela com certeza é o ponto forte do livro, o romance dela com o Khai vem logo atrás

sucheto 28/11/2023

Meio a meio
Não me aguentei, gostei tanto do 1° livro que vim correndo ler um segundo e devorei todo numa tarde
No começo, achei um pouco estranho e forçado ver a aproximação ~estranha~ dos dois, e ainda senti algo muito ?não romance? em grande parte da primeira metade do livro. Achei tão slow burn que me fez esquecer que esse era pra ser o casal do livro, sabe?
No entantooo, não posso deixar de dizer que deu pra ver o amadurecimento da escrita em torno de uma história concreta e não só do romance. E acho que isso fez o romance, quando aconteceu, ser ainda mais fofo e emocionante.
Acabei o livro surtando totalmente de amores.

Marcus Fer 11/11/2023

Continuando meus comentários sobre a trilogia, chegamos no segundo livro, o que falar sobre o "Teste do Casamento" ?
É um livro problemático, tem a mesma pegada "irreal" do primeiro, mas não é bem como o primeiro, pra mim a Esme é 8 ou 80, ou ela é legal ou é chata, não consigo achar que ela fique em meio termo, ela é uma mulher carismática, resumindo é uma mulher de coração bom, batalhadora, dedicada e inteligente, mas em muitas vezes isso não se torna evidente.
O Khai é autista, muito teimoso e chato em algumas situações, e acho que por isso ele chega a ser um pouco sem sal, mas podemos ver seus lados positivos em diversas ocasiões, a maneira dele amar é diferente, e essa colisão de formas de amar é um grande problema nesse livro.
De toda a trilogia, esse foi o livro que eu mais passei raiva, os dois são teimosos e imprevisíveis, eles se gostam, mas não tem uma química como Michael e Stella, é mais como uma atração sexual e dependência emocional, a Esme por sua vez, se mostra em várias situações como uma interesseira, obviamente ela tem motivos pra isso, mas não foi o suficiente pra não sentir raiva dela. Fica claro o que ambos sentem pelo outro, mas a comunicação entre eles não existe, acho que faltou um personagem nesse livro que colocasse um de frente pro outro e fizesse perguntas pra cada um, e com base nas respostas do outro, poderiam saber o que o outro sentia.
Até as partes mais quentes do livro, não tem o mesmo impacto que tem no primeiro, alguns momentos chegam a ser engraçados, escrevendo isso, fica ainda mais evidente os problemas desse livro.
Único ponto favorável pra mim é o crossover entre o livro anterior.
É um livro Ok, quem quiser ler a trilogia, tem partes boas no livro, é um romance ok, mas que tem muitos problemas, seja na química entre os dois, nos próprios personagens, nas decisões de ambos, no passado de cada um, nas coisas que foram jogadas e não foram exploradas...
Enfim, diferente do primeiro, não sei se esse eu tenho vontade de ler novamente, quem sabe futuramente eu possa dar uma nova chance e ter uma perspectiva diferente.

eclipsezx 07/11/2023

Bom!!
Achei um livro bom e interessante se ler, apesar que vejo muitas pessoas dizendo que é melhor que números do amor, em meu ver não é não!! pra mim o primeiro sempre será superior, má obviamente o segundo tbm foi bom