Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Ana Carol 05/10/2022

Luta pela sobrevivência
O que somos capazes de fazer para sobreviver e fazer sobreviver e proteger quem amamos?

Como o que aprendemos, frases de impacto, lições, estímulos da infância nos tornam quem somos e pode impactar nossas ações e nossa vida quando nos tornamos adultos? Como isso pode nos encher de força e esperança ou nos limitar e bloquear qualquer avanço ou desenvolvimento?

Esse livro é sobre isso e Sobre uma mulher, negra, escrava, filha de outra escrava, que teve uma boa oportunidade na infância de ter uma boa educação e instrução e como isso a ajudou a sobreviver em situações tão deploráveis, desumanas, Insuportáveis, principalmente quando olhamos com nossa lente de um mundo mais civilizado e de um ponto de vista de uma pessoa branca, de classe média e que usufrui de uma vida confortável (eu mesma!). Uma mulher cujo corpo nunca a pertenceu mas que Internamente nunca se submeteu ou mudou sua forma de pensar e de ser, apesar de nunca ter podido viver realmente quem era.

É um livro baseado numa história real que preenche as lacunas do que não se sabe da história, com a criatividade e sensibilidade da autora. Não encontro palavras bonitas ou nobres para descrever uma obra tão crua e cortante, que mexe com a humanidade que mora dentro de cada um de nós. Ela nos faz pensar em como ainda nos dias de hoje possa existir um pensamento separatista e desigual entre pessoas da mesma "espécie" que no fim só se distinguem pela cor da pele e oportunidades que tem na vida. Todo o resto é a mesma essência, mesma coisa....

É um livro desolador, revoltador, muitas vezes insuportável pela dor que nos faz sentir. A mesma dor da personagem nos faz pensar o quanto melhoramos como humanidade ao mesmo tempo que nos instiga que não podemos nos contentar porque muita coisa ainda precisa ser feita pela igualdade e equanimidade entre as pessoas.

É um daqueles livros que nos põe para pensar por muitos dias depois da sua leitura e avaliar nossa vida, nossa história, a história da humanidade, e nos faz querer ser melhor e construir uma história melhor para todos.

Lua 04/10/2022

Que livro foi esse?
Eu não tava preparado pro baque que ia ser essa leitura. Eu já li muito livro pesado, com narrativas de constante sofrimento, mas isso aqui, nossa, isso aqui foi indigesto de uma maneira sem igual.

E ao mesmo tempo é bonito. É bonito na ancestralidade. Nos ensinamentos farmacêuticos, nos cânticos, nos ditados passados de mãe pra filha.

Tive medo do final não acalentar tudo o que o início e o meio fizeram, mas pra mim, foi o suficiente. Absolutamente crível.

E ainda, saber que essa história foi inspirada em pessoas reais, foi a cereja do bolo.

Recomendo muito. Para pessoas fortes de coração e livres na mente.

Elo 04/10/2022

A história conta muito sobre o passado sombrio das pessoas nao-brancas nos Estados Unidos, com leves referências as guerras do Sul e do Norte, na época. Onde o sul era extremamente escravista. Recomendo muito

Yasmin.Cade 03/10/2022

É sempre difícil (mas necessário) ler sobre escravidão
'Pheby' é uma obra relevante, que coloca sua protagonista no centro e não tem receio de mostrar o que existir na pele de uma escrava significa.

Pheby é uma negra de pele mais clara, educada pela avó branca, mas vendida pela senhora da casa para uma prisão de escravos, onde ela precisa se ver em posições controversas para garantir sua sobrevivência.

O livro carrega um grande peso nas costas e mostra muita dor. Ao mesmo tempo, faz isso com certo equilíbrio nas palavras e no tom, de modo que a atmosfera consegue ser pesada mas não chega ao insuportável (ao contrário de obras no estilo de 'Menino Mamba-Negra' que são tão atordoantemente fortes que quase não consegui terminar de ler).

O livro nos dá espaço para sofrer e refletir sobre os acontecimentos. Há respiros, incômodos e sentimentos que se embatem e se conectam de formas bastante humanas.

Apesar de ter me envolvido pela história e ter me comovido pela forma como tudo foi acontecendo, senti falta de um fluxo narrativo mais intenso e multiplicador de significados. Por muitos momentos, senti que, criativamente, a obra estava estacionada, sem avançar em uma crescente.

Por isso, apesar de ver valor na forma genuína em que a autora abordou Pheby, que representa muitas mulheres escravas mulatas que sofreram demais em suas existências, também vejo certo potencial subaproveitado aqui.
Juliana.Paradella 04/10/2022minha estante
Eu amei esse livro

gab 03/10/2022

Verdade nua e crua
Impactada. Essa é a palavra certa para definir como me sinto após essa leitura. A autora foi cirúrgica ao retratar essa história baseada em fatos reais, trazendo a verdade nua e crua da escravidão, da dor e da esperança das vítimas e da crueldade impregnada no ser humano. Apesar da narrativa ser pesada e dolorida, a escrita é fácil, fazendo com que a leitura seja fluída.

Não é meu tipo favorito de livro, e esperava um pouco mais do final, mas eu gostei muito da narrativa e achei extremamente necessária e importante, então super recomendo.

Michelly.Guedes 03/10/2022

Prende a respiração do início ao fim
Livro com testas extremamente necessários para discussão em sociedade, do colorismos a hierarquia colocada por pessoas brancas durante o período do povo negro escravizado nos Estados Unidos para que as pessoas negras não conseguem se unir.

Leticia Souto 02/10/2022

Pheby conta a história de uma garota escrava, que nunca deixou essa posição se tornar realidade em sua mente. Depois de perder as esperanças da sua libertação, Pheby precisou abrir mão de várias escolhas quando foi vendida para outro mestre, longe do seu local de nascimento. Sem ninguém para lhe ajudar, ela passou por vários momentos onde sua fé foi testada.

Uma personagem forte, que precisou amadurecer rápido demais e mesmo não aceitando a forma com os outros eram tratados na prisão de escravos, onde assumiu uma posição que lhe dava alguns previlégios, escolheu assumir um papel para proteger a si e seus filhos que ela amava mais que tudo. O livro mostra como ela viveu, o que precisou fazer e tudo o que abriu mão para no final conquistar o que mais queria para ela e seus filhos: liberdade.

Pati 30/09/2022

Chocante e tocante
Chocante! Por várias vezes me questionei se a crueldade retratada teria mesmo acontecido. Atos abomináveis!

Tocante! Fala sobre amor, amizade, carinho, companheirismo e esperança. A esperança por liberdade, onde a cor aprisiona e escraviza.

"Você é uma escrava no nome, mas nunca na sua cabeça." Esta frase é o que mantém Pheby de pé e de cabeça erguida; e que sem ela perceber, também lhe aprisiona em uma mentira, porque seus atos impulsionados por suas ideias acabam prejudicando a si mesmo e à todos que ela ama.

Este livro te prende do início ao fim. É incrível!

28laura 27/09/2022

Pheby
Não sei muito bem como começar essa. O livro é muito muito muito pesado, mas ao mesmo tempo ele te prende de uma forma absurda. Eu acho interessante saber sobre o que aconteceu, mas isso não deixa os relatos menos pesados.

A autora conseguiu trazer os relatos de um local real, de pessoas que existiram de verdade e criar uma trama baseada nisso. Impecável!

Gi Lisboa 26/09/2022

Devastador
Leitura mais triste e necessária do ano. Quanta angústia, raiva e tristeza... Pior ter a certeza que tudo isso mesmo que talvez contado de uma forma diferente, menos pior, ou não, fez e faz parte da história.

Luiza.Kaiser 26/09/2022

Pheby - Sadeqa Johnson
Livro super impactante

Conta q história de uma menina - Pheby - que morava em uma fazenda, onde era filha de uma escrava e do dono da fazenda. Em nenhum momento deixava de servir, mas tinha benefícios em detrimento de outros escravos.

Tudo muda quando o Senhor morre e sua esposa a vende para o tráfico de escravos. Dessa forma ela chega a um dos maiores ?mercados? de escravos, onde lá o dono do local se encanta com sua beleza e resolve ficar com ela. Para proteção do filho (que ela já tinha antes de chegar), resolve então se envolver com esse homem, lhe dando mais algumas filhas. Porém existe todo um trama amoroso por trás que balança bastante a história.

No final, vemos que Pheby fez de tudo para proteger as crianças por causa do amor que sentia por todas elas, o instinto materno. Ela se sacrificou para que eles pudessem viver em liberdade.

Livro gera bastante gatilhos e possui cenas pesadas!!

Vale muitíssimo a pena, te prende do início ao fim

Paula 25/09/2022

Favorito para a vida
foi um livro confuso em questão de sentimentos kkkk

é um livro MUITO bom, e MUITO fluído, ao passo que a escrita de prende e vc quer continuar lendo para saber o que vai acontecer

porém por conta do CONTEXTO da história do livro, há MUUUUITOS momentos em que a leitura é extremamente desafiadora pelo conteúdo do que vc está lendo. é doloroso. te faz chorar. vc precisa fazer pausas pra processar o que ta acontecendo.
e a pior parte é saber que isso não é puramente ficção, mas sim inspirado em fatos que aconteceram. capítulos horríveis e difíceis de encarar da nossa história mas que a leitura se mostra necessária pois DEVEMOS falar sobre isso e entender o quão SELVAGEM foi o fato da escravidão ter acontecido.

pheby é absolutamente incrível e capaz de ser o melhor livro que li esse ano

Adriana.Karimi 25/09/2022

Você pode escolher virar o rosto, mas nunca dizer que não...
Você pode escolher virar o rosto, mas nunca dizer que não sabia.
Essa obra é uma ficção baseada na história de Mary Lumpkin e de vários pretos que foram retirados de sua terra natal e tratados e vendidos como se fossem mercadorias. Temos muito o que retratar pois realmente não tenho palavras para descrever tamanha brutalidade e desumanidade com a qual foram tratados por anos e anos.
É uma história pesada sim mas não tão pesada como quem a viveu na realidade. Sadeqa usou uma narrativa tão fluída que nossos dedos não conseguem acompanhar o virar das páginas e vc não conseguirá desgrudar deste livro.