Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Livia.Gabriela 25/09/2022

Uma ficção, sim?! Mas uma ficção que conta a realidade de anos de exploração e subjugação da raça negra.

Leleka 20/09/2022

Visceral e, ao mesmo tempo, real
Pheby é um daqueles livros que necessita de estômago para ser finalizado. Não porque o livro tem cenas que causam incômodo, o que ele realmente tem, mas porque ao ler, sabemos a realidade de cada momento, sabemos que aquela crueldade já existiu. E ainda existe.
Acompanhar a busca por liberdade, algo que hoje é tão banal no ocidente, nos faz valorizar cada vez mais as mínimas opções de vida disponíveis para nós. A mais importante delas, viver. Pretos escravos não tinham direito de nada? nem em suas escolhas, nem mesmo sobre seu próprio corpo. Eram literalmente mercadorias. E me vejo arrebatada sobre pessoas sendo tratadas como mercadorias porque a sua pele tem uma cor diferente.
Enfim. Foram algumas vezes que precisei parar para digerir o que li. A cena do chicote e pimenta foi algo que me deu ânsia.
Livro maravilhoso, que todos deveriam ler para lembrar dessa não tão distante realidade que vivemos.

Marcos Toledo 20/09/2022

Eu gostei muito do livro, a história é muito envolvente e você não consegue parar de ler. Quando você percebe, já acabou o livro.

Foi interessante saber mais sobre a vida dessas pessoas, aprendi muito lendo esse livro.

Interessante saber também que foi inspirado em caso real. É isso acaba deixando tudo mais triste ainda.

Rodolfo 14/09/2022

Pheby sempre sonhou com a alforria quando completasse 18 anos, prometida pelo seu "dono" (e pai). Sua mãe também sempre a incentivou nunca deixar que a tratassem como uma escrava, ainda muito presente no sul dos EUA.
Porém o destino acaba mudando o rumo do destino de Pheby e ela é vendida pela dona da plantação em que trabalha para um comerciante de escravos. Por Pheby ter a pele clara, esse comerciante, tratado como Carcereiro, devido sua crueldade, acaba se interessando por Pheby e a acolhe como sua acompanhante.
É quando Pheby inicia uma jornada de dualidade e sobrevivência, já que ela passa a ajudar o Carcereiro em suas negociações de escravos e até mesmo assistindo acostamentos de escravos, ao mesmo tempo em que ela tenta ajudar alguns escravos com curativos, remédios e até mesmo conselhos para tentarem se dar bem quando vendidos.
O livro faz um retrato bastante forte do período escravista no sul dos EUA, mesmo quando o norte do país já tinha abandonado a prática da escravidão.
Espere também por momentos em que as atrocidades cometidas contra os escravos irão deixam o leitor revoltado, porém é importante saber o que aconteceu para que não volte a acontecer.

Ivania 14/09/2022

Profundo
Pheby foi fruto de uma intensa pesquisa da autora sobre a vida de Mary, umas escrava vivendo no Sul do EUA no auge da América escravagista
Pheby (ou Mary) foi criada desde a infância sobre tutela da irmã do seu então Mestre, recebendo educação e diferente dos seus irmãos que viviam no campo. Todavia, percalços no caminho fizeram com que Pheby terminasse na cadeia de Lapier, lá ela encontra formas de sobreviver e garantir também a sobrevivência dos seus.
Com certeza esse não é um livro fácil de ler, porém foi minha melhor leitura de 2022. A obra provoca a sensação de mal-estar em muitos trechos, tive que parar para chorar, para respirar, para gritar...mas quando você se propõe a chegar até o final ele trás até uma certa paz.

Maria.Juliana 13/09/2022

Ah Pheby Dolores Brown
Nada muito profundo mas a suficiente para envolver e perceber o amor, a perda, o sufoco, o coração, a renuncia, a dor...

Larissa1824 13/09/2022

?Você é só escrava no nome. Nunca na sua mente. Lembre-se de tudo o que eu te ensinei. Tente ser útil na casa grande e mantenha seus estudos em segredos.? - Pheby Delores Brown

Michele485 11/09/2022

Racismo & Escravidão
O livro é muito bom. Narrando aspectos relacionados à escravidão, ao sofrimento que aquelas pessoas sofreram, fome, fulga, enfim, uma vida injusta. A história de amor de Pheby e sua luta são os principais pontos fortes desse livro.

Graziela.Rigoni 10/09/2022

Não sei muito bem o que falar sobre esse livro. A história prende bastante, a escrita da autora é fluida e marcante, os personagens são tão bem descritos que parece que você já os conhece. Não dá pra negar que a história possui vários momentos tristes e violentos, o que pode ser gatilho para algumas pessoas. Achei o final mal construído, faltou algumas informações e durante a narrativa alguns pontos foram abordados, mas não foram fechados. Fora isso, vale super a leitura!

Paulinha 10/09/2022

Intensa
Uma narrativa intensa, sofrida e profunda.
Sinto que fui engolida por ela.
Muito triste imaginar que essas atrocidades aconteceram ...
Pheby é uma heroína que abdicou de tudo por amor

Lucy 10/09/2022

Livro de julho da Tag inéditos possui capa ilustrada pelo artista plástico Kobra. A obra é baseada na história real do Sul escravagista dos EUA e conta a história de uma prisão de cativos e das dores das pessoas que por ali passaram.

Bibliotecadabrubs 09/09/2022

Incrível!
Acredito que nem que eu me esforçasse muito, eu conseguiria descrever a grandeza desse livro! Eu estou aqui parada faz alguns minutos encarando a parede e pensando nessa leitura. SÓ LEIAM!

Estefany 08/09/2022

Esperança
Pheby é uma mulata filha de uma escrava com o senhor da fazenda. Essa mistura de raças dá a ela certo privilégio - se é que podemos usar essa palavra - que lhe permite ter uma vida um pouco melhor que a de sua mãe e a dos outros escravos.

Crescendo entre a Casa Grande e a Terra de Baixo, ela sonha com o dia em que a promessa que lhe foi feita for cumprida: ser alforriada e mandada para uma escola. Mas quando a liberdade já está quase palpável, seu mundo desmorona e ela é mandada para o Sul dos EUA. Lá ela conhecerá o próprio Diabo e aprenderá a se sacrificar para proteger a si e aqueles que preza.

Ana 07/09/2022

Sempre que leio um livro com histórias de guerra, escravidão ou situações extremas, me impressiona a crueldade que um ser humano é capaz de fazer com o outro, mostrando o lado mais vil que as pessoas podem chegar, por outro lado, conseguimos enxergar o extremo oposto: pessoas se ajudando em pequenos gestos, salvando a vida daqueles que estão sofrendo e ajudando a superar perdas irreparáveis. Em vários momentos do livro, observamos que a música, a leitura, a dança e a fé surgem como alívio diante da dor e do sofrimento, pequenos instantes de liberdade, mesmo que somente em espírito, para mantê-lo fortalecido a seguir adiante.
É um livro que mostra um misto de sentimentos, amor entre mãe e filhos, gratidão, companheirismo, inveja, intolerância e muitos outros misturados, fazendo com que a história flua em um ritmo que queremos muito chegar em algum tipo de redenção para a personagem principal ou quem sabe um final feliz. Vale a leitura!