Ciranda de Pedra Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Ciranda de Pedra

raqueltrindadec 28/11/2023

Meu. deus.
esse livro foi simplesmente o maior tapa na cara que eu levei esse ano, especialmente a 1a parte dele.
com certeza uma leitura marcante, cheio de frases que eu queria tatuar para não esquecer nunca mais.
é muito interessante entender os complexos da personagem principal e o que leva ela a agir e pensar da maneira que faz.
basicamente, o livro conta a história de (parte de) uma vida de maneira tão profunda e tocante que após fechá-lo tudo ao redor parece mais poético. por mim, leria toda a vida da Virgínia (principal) sem nunca me cansar

Diego353 21/11/2023

Gosto mais da primeira parte. O livro é bem legal, pra quem gosta de romance deve amar, mas até pra mim que não gosto tanto a Lygia trabalha de uma forma bem intimista com as pessoas no livro

Carol 21/11/2023

"Não há gente completamente boa nem gente completamente má, está tudo misturado e a separação é impossível. O mal está no próprio gênero humano, ninguém presta. Às vezes a gente melhora. Mas passa.”
A primeira parte me cativou de uma forma, que eu não esperava.
Me encantei com a Virgínia, queria dar colo, amor, carinho e, mostrar pra ela que ela merecia ser amada.
A segunda parte, foi ladeira abaixo, não me apeguei, não tinha vontade de ler, li literalmente, na força do ódio.
Uma pena.

vivyannb 21/11/2023

"Mais importante do que nascer é ressuscitar"
Fui pega pela curiosidade de ler Ciranda de Pedra há um tempo, depois de ter me deparado com algumas citações do livro que me chamaram a atenção e automaticamente me conectaram com a escrita de Lygia Fagundes Telles.

Todos nós já fomos um pouco Virgínia no sentido metafórico de passar parte de uma vida tentando nos encaixar em uma ciranda que não parece abrir espaço nunca para que façamos parte da roda que, vista de fora, atrai toda beleza só porque a solidão intrínseca de cada um não pode ser vista à olho nu.

Em seus próprios infortúnios desenhados no seio familiar, Virgínia se vê em meio às próprias desilusões tentando descobrir o caminho que a levará a fazer parte da tal ciranda, até descobrir que inevitavelmente sempre fez.

No fundo, cada qual à sua maneira faz parte "do círculo dos rejeitados que Dante esqueceu de incluir no seu inferno".

Talvez o final não tenha agradado a todos, mas para mim, foi perspicaz em mostrar como é singular o "ressuscitar" individual.

Chelly @leiodetudo 21/11/2023

Livro da vida
Meu primeiro contato com a Lygia. Amei a história e o toque de espera que me trouxe. "Começa hoje mesmo a vida que te resta."

Maria 18/11/2023

Eu gostei bastante do livro, porém me senti um pouco distante dos personagens, mas me envolvi no enredo. Confesso que fiquei curiosa para saber mais do passado de Laura e Natércio. Adorei a escrita, e como vemos o que se passa dentro da cabeça da Virgínia.

Ellen Rayane 17/11/2023

O início é um pouco arrastado, mas depois que me acostumei com a narrativa da autora achei tão interessante essa história...
Amei os desdobramentos e a repetição da vida a todo momento

ceci barbosa 11/11/2023

Eu adorei cada pedaço desse livro, cada personagem, cada gnomo dessa ciranda, cada pecado de cada um deles. Me prendeu do inicio ao fim e nem me toquei de que tava acabando de tão bom que tava, me fez ter sentimentos únicos e foi um dos poucos livros que me fizeram chorar pela morte de alguém que nem existe, fiquei muito muito muito chorosa com o final mas entendi que aquilo era a melhor rota, o melhor final pra virgínia.

LauraDBC 10/11/2023

O livro tem um bom enredo e personagens complexos, apesar de ter poucas cenas e cenários consegue prender pela curiosidade de saber o que a protagonista vai fazer e ver também a evolução dela.
Tem frases legais que cusam reflexão durante toda a narrativa.
Fiquei mais instigada pela parte me que a Virgínia é criança, em que tem mais acontecimentos... na segunda parte foi legam ver os "podres" das pessoas que ela tanto admirou, uma citação que expõe extamente isso é:
" O mal maior foi não estar nunca presente, não ver de perto as coisas que assim de longe viraram histórias de semideuses e não de seres humanos inseguros, medrosos. Teria visto tudo com simplicidade, sem sofrimento."

(Acho que isso define bem... não sei se isso seria necessariamente um spoiler, acho que não.)

Patrihpereira 08/11/2023

Um livro delicado e rápido de ler
Eu gostei mais da primeira parte do que da segunda. Simpatizei muito com a Virgínia lá e adorava a interação dela com Luciana. Na segunda parte porém, foi onde achei meu trecho favorito: ?O mal maior foi não estar nunca presente, não ver de perto as coisas que assim de longe viraram histórias de semideuses e não de seres humanos inseguros, medrosos. Teria visto tudo com simplicidade, sem sofrimento. Mas mil vezes se desdobrara em duas para deixar que uma das menininhas corresse por ali, enquanto a outra roía as unhas, rondando na ponta dos pés o quarto da doente. E aquela que fugia, voltava depois contando coisas extraordinárias? p.195.

Ali 07/11/2023

Ciranda de Pedra
Tem tempo que já li e esqueci de dar o feedback. Livro muito triste e extremamente visceral. Muito bom!

Guilherme 28/10/2023

Já q é preciso aceitar a vida, que então seja corajosamente.
Li esse para um trabalho escolar, mas foi uma experiência incrível. A leitura é extremamente fluida, os personagens são muito reais e os assuntos são bem polêmicos KKKKKKKK tem de tudo um pouco. No fim as pessoas não são completamente boas ou ruins, a maldade está no ser humano, as vezes a gente melhora, mas logo passa.

Vany K. 22/10/2023

"É preciso amar o inútil, pois no inútil está a beleza."
Comecei esse livro justamente porque tenho que fazer um trabalho acima dele, e não fui com muitas expectativas, estava com medo de achar complexo e até mesmo maçante, mas acabou que me surpreendeu e eu acabei gostando da história. É cativante, impactante e triste ao mesmo tempo. Não tinha entrado em contato e nem ao menos conhecia a autora, mas a forma como ela desenrola a história e a escrita suave é muito boa. E a metáfora por trás da ciranda de anões então, o motivo do título do livro, uau.

Mille Terra 20/10/2023

"Mais importante que nascer, é ressuscitar."
Narrado em terceira pessoa mas pela visão de Virgínia, Ciranda de Pedra relata a vida cotidiana de uma menina de pais separados, que mora com a mãe e o Tio Daniel (amante da mãe), enquanto as duas irmãs mais velhas moram com o pai numa bela casa.
Em determinado período a mãe adoece e Virgínia acaba indo morar com o pai e suas irmãs, onde esperava ser bem recebida mas é inserida num ambiente caótico onde é excluída pelos demais e passa o tempo todo buscando aceitação e o sentimento de pertencimento.

Dividido em duas partes, logo conhecemos uma virgina jovem que volta para casa após alguns anos no convento e que esperava encontrar as pessoas diferentes, mas o que encontra é todos iguais e de volta a busca pelo pertencimento e a nova busca pela liberdade e vivência.

Durante a leitura fiquei me perguntando como ainda não tinha tido contato com a escrita da Lygia, tamanha a perfeição da narrativa. Frases que facilmente poderiam ter sido tiradas de poesias e inseridas num texto de vida cotidiana. É um livro corajoso, aborda temas ainda tabus hoje como suicídio e homossexualidade.
Outra coisa que me deixou impactada foi como a Lygia fez a história se desenrolar fácil e com muitas reviravoltas.
Os personagens são como se fossem reais, que nem disse Carlos Drummond de Andrade: "Criando realmente pessoas vivas e não simples personagens, compôs um livro perturbador, que nos prende e nos assusta, que nos faz sofrer e ao mesmo tempo não oferece o remédio compensador da própria arte, pois a força da criação resolve num plano mágico os conflitos que ela mesma suscita."

Livro impactante e encantador. Lerei mais vezes com certeza.

"Ah Conrado, ao menos isto eu quero, já que é preciso aceitar a vida, que seja então corajosamente."

natgrola 15/10/2023

Ciranda de Pedra
"é preciso amar o inútil, pois no inútil está a beleza". Esse é apenas um dos trechos que eu destaquei durante essa leitura fantástica. Eu já posso dizer que é um dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida. A Lygia encanta qualquer pessoa com a sua escrita e consegue te envolver na história do começo ao fim. Nas palavras de Drummond, "um livro perturbador, que nos prende e nos assusta, ao mesmo tempo que nos oferece o remédio compensador da arte". Impecável.