Ciranda de Pedra Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Ciranda de Pedra

Thaissa 10/10/2023

Lygia é cativante demais, minha primeira leitura dela e já fiquei totalmente rendida e querendo mais e mais e mais, li numa tacada, achei poética sem ser maçante, diálogos lindos e um romance de formação perfeito!

Camila 07/10/2023

Ciranda de Pedra
Primeiro romance de Lygia Fagundes Telles, escrito na década de 50. Segundo livro dela que leio e ainda mais envolvente do que As Meninas (que é espetacular). Seja pela época em que foi escrito, seja por retratar um universo machista sob o cândido olhar feminino, Virgínia, personagem principal da obra, toca o leitor. Divido em duas partes, o livro traz a história de uma família cindida pela traição e desestruturada pela criação. Na primeira parte Virgínia, ainda criança, observa o duro mundo a sua volta e tenta, desesperadamente, obter os afetos que lhes são tão duramente negligenciados.
Como bem destacou Silviano Santiago no Posfácio da obra, ?o processo de inclusão de Virgínia na família será, na verdade, a forma mais terrível de aniquilamento de sua personalidade em formação.? Na segunda parte, já jovem adulta, mas ainda bastante inocente, Virgínia retorna ao núcleo familiar do qual sempre se sentiu excluída com o objetivo de desmascarar a farsa familiar.
Nesta fase, Virgínia é apresentada a dureza da vida e descobre, com grande tristeza, que ninguém é bom ou mal o tempo todo. Todos carregam uma pequena parte de cada lado dentro de si.
Lygia desenhou uma heroína que cativa e encanta o leitor, ao mesmo tempo que nos desperta a vontade de protegê-la.

??Já que é preciso aceitar a vida, que seja então corajosamente?.

?Não há gente completamente boa nem gente completamente má, está tudo misturado e a separação é impossível. O mal está no próprio gênero humano, ninguém presta. Às vezes a gente melhora. Mas passa?.

Alemão 07/10/2023

Ciranda de Pedra
Este belíssimo romance de Lygia Fagundes Telles que foi adaptado duas vezes para a televisão, talvez seja o ponto alto desta grande escritora!
Indico a todos a leitura desta grande obra!!!

Maria.Adalicia 03/10/2023

A história de Martim e Virgínia, ambientada em uma São Paulo dos anos 40, oferece uma visão fascinante da sociedade da época. Porém, a trama, em alguns momentos, pode parecer um tanto arrastada e densa, dificultando o envolvimento completo com a história.
Apesar disso, a autora aborda questões sociais e familiares de uma forma muito intensa e comovente, e a caracterização dos personagens também foi algo muito bem elaborado.

haruurane 01/10/2023

O meu primeiro contato com a lygia foi majoritariamente interessante e fantástico. a escrita suave é muito bem construída por meio de metáforas, que entrelaçam animais com seres humanos. a forma com que a vida amorosa dela se desenrola de repente é um tanto quanto engraçada.
a metáfora que se esconde por entre os anões de jardim releva o motivo do título: virginia vive num ciclo impenetrável de pessoas, que são tão desgastadas e apáticas quanto uma pedra.
lembrei demais de você e de sua escrita, fe.
pitypooralfie 13/10/2023minha estante
??

Geórgia 28/09/2023

Fascinada com a escrita e o poder de mesclar o real e o poético que Lygia Fagundes Telles tem. As referências e frases de impacto são sensacionais!
Não me apeguei aos personagens ou a história mas segui pela forma do texto. Senti algo parecido com assistir um filme independente cult (aqueles bem abstratos e cheios de conceito,sabe?), personagens problematicos (cada um com seu drama e contradição), enredo meio parado com poucos acontecimentos impactantes, diálogos com metáforas e frases de efeito. Algo me incomodou, não sei descrever o que exatamente. No geral, uma boa leitura, não pela história, mas pela sua construção e estrutura.
Preciso conhecer mais de lygia.

Lavs 21/09/2023

É preciso,meu amor. A despedida não pode se arrastar, ficaria dolorida demais.
!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 20/09/2023

Fascinante. Morte, vida, dor e amor entrelaçados por meio da ótica de uma personagem densa e que se transforma a todo tempo. Já tinha visto a novela, mas não lembrava de muita coisa. Amei essa leitura.

Joao.Vitor 19/09/2023

Amo demais esse livro, uma das minhas obras favoritas! Gostei dessa edição da companhia das letras, o posfácio pontua muito bem os momentos chaves da história e enriquece ainda mais a experiência da leitura.

Bianca 17/09/2023

Esse livro foi bem mais denso e sombrio do que achei que seria...? nao sei direito o que pensar, nem sentir, o que sei é que ao mesmo tempo que isso me assustou me fascinou ao ponto de eu nao consegui parar de ler esse livro ate que eu terminasse ele.

Cadó 15/09/2023

Ciranda de Pedra (resenha)
O livro destaca pontos super importantes como o sentimento de "não pertencimento", os desafios de uma vida que só nos molda mas não nos engrandece e de como o tempo nem sempre pode consertar as coisas.

tamachunas 09/09/2023

?"Achei-a", pensou fechando lentamente a mão. E colheu uma libélula que vinha a se debater debilmente na correnteza. Colocou-a na haste de um junco. Mas as longas asas continuaram grudadas ao corpo, paralelas e transparentes como um esquife de vidro. Soprou-a em vão. Estava morta.
Deixou-a, mas continuava a observá-la: era natural que outra libélula passasse por ali voando como era natural aquela estar imóvel. Vida e morte se entrelaçavam. E se no momento era difícil amá-las, impunha-se recebê-las com serenidade.
Agora as asas da libélula estremeciam. Moveu as patinhas com esforço. Virgínia aproximou-se, fascinada. Parecia morta quando a retirara e eis que as asas, secas sob o sol, já tentavam alçar voo. Soprou-a. "Vá, não perca tempo!" E vendo que a libélula enveredava por entre os juncos, ficou pensando que mais importante do que nascer é ressuscitar.?

Li Ciranda de pedra pra leitura conjunta de setembro do Página 99, era pra acabar de lê-lo só no final do mês mas fui tão absorvida pela narrativa que acabei atropelando todo o cronograma. Ainda sem palavras pra tamanha delicadeza que Lygia empregou aqui, tanto cuidado com imagens e símbolos que retornam o tempo todo na história? a partir de certo ponto entendi o motivo de ter sido adaptada para novelas, e fiquei assim, morrendo de vontade de ver uma adaptação que fosse feita pelo David Lynch, por conta do onírico latente em cada memória e acontecimento, que é um dos aspectos que mais amei. Depois dos encontros da leitura conjunta devo voltar aqui pra dizer mais coisas, mas já nasceu favorito.
Ai, Lygia ?? sempre faz tanto em mim?

Matheus.Vanin 04/09/2023

Primeiro contato com Lygia
Este foi meu primeiro contato com a literatura de Lygia. Escrita simples, orações curtas. Até por isso tive a sensação de que a primeira metade é bem vagarosa, parece não desenvolver. Mas o terço final é impressionante, a narrativa ganha muito em profundidade e significados. Tudo se encaixa. Valeu a pena!