A Morta Apaixonada

A Morta Apaixonada Théophile Gautier

Resenhas - A Morta Apaixonada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ismael.Chaves 16/10/2023

Um belíssimo trabalho editorial para uma das mais importantes novelas góticas de vampiros
Ao contrário do que se costuma pensar ou propagar por aí, a clássica novela gótica "Carmilla" (1872) não foi a primeira vampira da literatura.

Sua nobre linhagem inclui uma lista de importantes obras em verso e prosa, como "A Noiva de Corinto" (1797) de Johann Wolfgang von Goethe, "Thalaba the Destroyer" (1801) de Robert Southey, "Die Todtenbraut" (1860) de Gottfried Peter Rauschnik (traduzido e publicado como "A Noiva Morta" pelas editoras Clepsidra/Wish), "LaBt die Todten ruhen" (1822) de Ernst Raupach e "Christabel" (1816) de Samuel Taylor Coleridge.

Além do clássico "A Morta Apaixonada" (1836) de Théophile Gautier, que ganha aqui a sua mais bela edição em português pelas editoras Sebo Clepsidra e Wish, com tradução e prefácio de Bruno Anselmi Matangrano e ilustrações incríveis de Caroline Murta.

Na obra, um jovem padre vive o celibato e a castidade, mas nada poderia prepará-lo para a maior tentação de todas: um amor recíproco e sincero, capaz de vencer a morte... ao custo de apenas algumas porções do seu sangue.

Se nas obras citadas acima encontramos o vampiro como uma criatura monstruosa sedenta por sangue, conforme o antigo folclore europeu, na obra de Gautier conhecemos Clarimonde, cuja beleza ao mesmo tempo divina e diabólica, assim como sua busca pelo amor, serviria de base para estabelecer o padrão clássico dos vampiros na cultura pop. Mais do que horror, esta é a história de um amor proibido, seja pelas convenções morais da sociedade, seja pelo dilema impossível entre vida e morte.

Nesta edição, também encontramos três contos ("O Cachimbo de Ópio", "O Pé da Múmia" e "O Cavaleiro Duplo") e um poema ("As Marcas Amarelas") de Gautier, além de uma biografia do autor assinada por Cid Vale Ferreira. Imperdível.

"Ela me dizia: Se você quer ser meu, eu o farei mais feliz que o próprio Deus em seu Paraíso. Os anjos o invejarão. Rasgue essa fúnebre mortalha com a qual você vai se envolver; eu sou a beleza, eu sou a juventude, eu sou a vida. Venha a mim. Seremos o amor. O que Jeová pode oferecer a você como compensação?" (pág.58)

dpfju 05/09/2023

Um clássico gótico
Embora tenha achado o prefácio mais interessante pela riqueza de detalhes ? tanto sobre Gautier, quanto sobre a literatura gótica e seus nuances, o vampirismo em um todo ? uma vez que é uma tese para o curso de Letras, o conto da Morta Apaixonada foi uma surpresa muito boa. a maneira onírica e rica como o autor narra os sentimentos, sensações de culpa, prazer, admiração e desejo, a maneira como Clarimonde ?quebra? o padrão vampírico de uma criatura vilanesca e meramente interessada em alimentar-se de sangue para dar lugar ao amor, ao cuidado que sente por Romuald. é lindo, é encantador e com certeza ofuscou os outros contos (que não eram tãaao interessantes assim, sendo franca).

V.v. 02/09/2023

Me apaixonei na edição, e no livro cm um td, é lindíssimo, prefácio excelente, gostei mt do conto q da título ao livro, e do cavaleiro duplo!

Karolen.Susan 14/08/2023

Vampiro fêmea não, VampirA!
Os contos foram algo fora da minha zona de conforto, pois não tenho familiaridade com a literatura gótica. Sobre o conto que nomeia o livro, gostei muito do início mas o final parece se encerrar em um ritmo mais rápido que o restante da narrativa. Particularmente, gostei mais de ?o pé da múmia?. A edição da Wish/Clepsidra é linda, além de ter um excelente prefácio e muitas notas que ajudam a entender as histórias.

Policaio 15/05/2023

Romantismo e horror
A literatura gótica sempre me fascinou, tanto é que é um dos meus gêneros favoritos, gosto dos exageros românticos mesclados com terror e horror, ainda mais a dicotomia de sagrado e profano, santidade e decadência, questões que vão abordar o significado da existência, A Morta Apaixonada (1836) do poeta e escritor francês Theóphile Gautier é um ótimo exemplo disso.

A noveleta conta a história de um padre novo no celibato que se apaixona por uma figura aristocrática e devassa, que é uma vampira, que também demonstra nutrir sentimentos por ele. O interessante é que Clarimonde antecede outra vampira literária, Carmilla (1872), a história contribui para a concepção do imaginário do vampiro moderno.

A edição da parceria das editoras Clepsidra e Wish está impecável, com ótimos materias extras e ilustrações. Orgulho-me de ter participado do financiamento coletivo da edição.

maria 30/03/2023

Encantada pelo enredo e pela escrita!
O modo como Gautier descreve o cenário, os personagens, sentimentos me cativou bastante. Nunca tinha me deparado com uma escrita tão onírica e bela.

Normalmente, escritas com um caráter fantasioso possuem a tendência de deixar o leitor confuso senão bem executadas, mas isso não ocorre em ?A Morta Apaixonada? e os outros contos presentes no livro.

Realmente uma pérola de leitura!

jennibel 09/03/2023

8/10
O início--- a descrição da Clari, como ela é vista pelo personagem principal...
O final é bem ruim, mas o início é muito perfeito.

Amo o jeito que ele é melódico e poético. É um conto bem rápido de ler tbm.

As melhores frases do livro:

Um único olhar complacente lançado a uma mulher quase provoca a perda de minha alma;

E de que fascínio inexplicável fui vítima.

Parecia estar iluminada por ela mesma e proporcionar luz em vez de recebê-la.

Ah! ? #$%!& ela era bela! Os maiores pintores, quando, perseguindo nos céus a beleza ideal, trouxeram para a terra o divino retrato da Madona, sequer se aproximaram daquela fabulosa realidade. Nem os versos do poeta nem a paleta do pintor conseguem representá-la. Ela era bastante alta, com aparência e porte de deusa;

Tinham ... um ardor, uma umidade brilhante que eu nunca vira num olho humano; ... Não sei se a chama que os iluminava vinha do céu ou do inferno, mas com certeza vinha de um ou de outro. Aquela mulher era um anjo ou um demônio, e talvez ambos;

Fiz um esforço suficiente para arrancar uma montanha, para gritar que não queria ser padre; (KJKKJK coitado)

Seus olhos eram um poema no qual cada olhar formava um verso.

Basta um minuto para fazê-lo perder a eternidade.

morgan11 14/02/2023

Os contos do livro foram ótimos e realmente te fazem se aprofundar na história, alguns contos em específico como "a morta apaixonada" e "o pé da múmia" esses ganham sua curiosidade a cada página. uma pena os acontecimentos serem muito rápidos e por os contos serem tão bons te dá a vontade de conhecer mais obras de theóphile gautier, o prefácio é rico em informações de literatura gótica, romantismo e principalmente o mito dos vampiros. realmente um livro maravilhoso pra quem gosta de literatura gótica!!! recomendo muito.
Bia Bento 14/02/2023minha estante
Nunca li nada parecido, será que vou gostar?

morgan11 14/02/2023minha estante
pode ter certeza que simm

naisehummel 10/02/2023

Fascinante
Eu gostei do conto principal e dos outros também, nunca tinha lido nada Gótico e nem vampiresco, foi um começo divertido!

Brê 23/01/2023

Não foi uma leitura que me pegou tanto, pensei que eu fosse gostar bem mais!
A edição está primorosa, feita com bastante capricho.

Roney 22/01/2023

Viagem ao passado
A literatura gótica foi bem representada aqui: poema e prosas sobre criaturas feéricas, vampiros e amores improváveis de humanos com esse tipo de ser.

Dri 15/01/2023

A vampira apaixonada
O conto em si é curto, porém ótimo, mas eu adoraria que tivesse um desfecho diferente. No livro estão incluídos mais três contos e um poema do escritor. O prefácio bem escrito e detalhado explica a história da figura da vampira na literatura. Aprendi muito. No fim, há uma concisa mas competente nota biográfica do escritor. 5 estrelas, um primor.

MariBrandão 07/01/2023

Acho que fiquei mais entretida com o conteúdo do prefácio, que está primoroso, do que no conto principal propriamente dito.

Não consigo saber exatamente por qual razão, mas Clarimonde não me conquistou. Vou tentar reler o conto novamente no futuro.

Gostei bastante do conto O pé da múmia. Este foi meu favorito no livro.

Sobre a edição, impecável como tudo que a Wish faz!

Dhu 06/01/2023

Esperava mais
O conto é bom, só que tão curtinho. Uma coisa que tenho que admitir é que a pesquisa dos editores é primorosa e me diverti muito lendo as informações que eles disponibilizaram.

1 | 2 | 3 | 4 | 5