A Morta Apaixonada

A Morta Apaixonada Théophile Gautier

Resenhas - A Morta Apaixonada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

livi123 26/10/2022

Essa edição está linda, as ilustrações são bonitas, a diagramação boa, uma tradução e notas excelentes.
O conto que dá nome ao livro com certeza foi o meu favorito, a forma como Gautier escreve e narra os detalhes vai te envolvendo na narrativa.

Sabrina - @linhaposlinha 25/10/2022

"Apesar de tudo o que havia visto, ainda tinha dificuldade de acreditar que era um demônio. Ao menos, ela não parecia um, e nunca Satã escondera melhor suas garras e seus chifres."
Como grande admiradora da estética e da ambientação de contos vampíricos, sou levemente suspeita para falar sobre essa edição. Logo que vi a proposta no catarse, já me animei e participei da campanha na hora. O prefácio contextualiza muito bem as obras e trás algumas curiosidades/reflexões sobre a origem do tema. A edição está perfeita como sempre (como já era de se esperar vindo da Wish) e a seleção de contos também está ótima. Virou um dos meus xodós da estante.

A Morta Apaixonada (4/5☆)
Uma ótima noveleta com toda a ambientação e características esperadas de uma história antiga que aborda um romance entre um ser humano e um ser das trevas. Esperava um pouco mais de aprofundamento nos personagens, mas considerando que é uma história curta, achei ótimo.

O cachimbo de ópio (3,5/5☆)
Como o próprio nome sugere, é uma história sobre uma grande viagem de ópio. Esperava algo a mais na trama, uma reviravolta no final. O que não aconteceu. Achei ok.

O cavaleiro duplo (4/5☆)
É um conto legalzinho que aborda a dualidade entre o bem e o mal em uma mesma pessoa. Gostei da ambientação, mas a "moral" no final eu achei meio nada a ver.

As marcas amarelas (4/5☆)
Um poema que o eu lírico se lamenta por não ter uma vampira sugando seu sangue. Tem a versão original em francês, uma de tradução livre e outra metrificada e rimada (que eu gostei mais, inclusive).

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha

Lili 24/10/2022

Importante marco das narrativas vampirescas, ainda que não seja minha preferida
Romuald está prestes a vivenciar o momento mais aguardado de sua, até então, curta passagem na terra, a ordenação como padre, que desejou febrilmente desde a infância, “nunca havia saído para o mundo”, o mundo era “o pátio do interno colégio e do seminário” para aquele devoto fervoroso que frente a frente a Clarimonde naquele evento tão importante veria sua devoção dividida e ganharia um portal para um novo mundo tão distinto do que conheceu até li.

“A partir daquela noite, minha natureza de alguma forma se duplicou, e surgiram em mim dois homens, que não se conheciam um ao outro. Ora acreditava ser um padre que sonhava a cada noite que era um cavalheiro, ora um cavalheiro que sonhava que era padre. Não podia mais distinguir o sonho da vigília e não sabia onde começava a realidade e onde terminava a ilusão."

Os elementos sobrenaturais desse conto foram seu grande brilho para mim, uma exploração bem distinta da ideia de vampiro que se popularizou, o poder de sedução está presente, assim como esse caráter boêmio que mais recentemente ficou resguardado aos vilões nas obras vampirescas de maior repercussão, nessas histórias tão duais e pouco interessantes muitas vezes. Não há bem e mal claros em “A Morta Apaixonada”, Clarimonde e Romuald são seres ambíguos, quadros de algum preto, algum branco e infinitos tons de cinza, mas como padre, o entorno de Romuald logicamente se voltará contra Clarimonde que é tida como a figura diabólica que o desvia do caminho.

A sensação de confusão que o sono/sonho causa é explorada para as visitas, não fica claro por um tempo se as coisas são ou não são um delírio. Romuald não está esgotado, adoecendo, apenas aflito com sua vida dupla, tendo em mente que precisa escolher uma das duas, racionalmente mais inclinado a Deus, mas sentimentalmente absolutamente entregue ao outro mundo e é essa disputa que a gente acompanhará ao longo das linhas.

O que não me agradou muito, no entanto, são características esperadas para época de publicação, auge do Romantismo, e que podem ser um atrativo a mais para algumas pessoas, não foi meu caso: longas discrições físicas da Clarimonde em vários e vários parágrafos em sequência e de forma idealizada, as hipérboles românticas que já não são bem digeridas por mim há algum tempo, assim como a ideia de amor à primeira vista que ainda tendo por base um caráter sobrenatural envolvido na atração sempre é um incômodo, não consigo me desfazer disso.

Sobre edição, outro trabalho impecável da Editora Wish, aqui em parceria com a Clepsidra, com ilustrações lindíssima e um rico material extra, incluso outros contos do autor, as notas de rodapé também são algo que gosto bastante, além de ajudar a compreender a obra e despertar os debates de algumas questões problemáticas do livro, realçam as referências utilizadas pelo Gautier evidenciando a riqueza do conto.

Lucas 24/10/2022

Um padre entre o amor a deus e a uma mulher
O livro é muito bonito visualmente, com capa e ilustrações maravilhosas. Além disso, um prefácio bastante elucidativo torna a experiência de leitura ainda mais completa.

Quanto a história em si, além da noveleta que da título a obra, temos 3 contos e 1 poema. Falarei de cada um resumidamente.

As marcas amarelas: poema interessante sobre um homem que perdeu a amada e deseja que ela retorne, mesmo após a morte, para lhe dar os beijos que lhe deve. Simples, curto, interessante.

O cavaleiro duplo: tem uma premissa interessante, sobre um homem que precisa vencer a influência maligna que o guia para maus caminhos. Não gostei tanto assim da forma como foi escrito, mas a premissa é muito boa e o texto, no geral, diverte.

O pé da múmia: Achei que a fantasia não foi muito bem explicada, assim como não entendi o porque do vendedor ter vendido o pé da múmia ao protagonista. Não gostei muito.

O cachimbo de ópio: esse foi bem estranho, mostra um devaneio do protagonista por ter usado ópio e, como muitos devaneios, não faz muito sentido e nada é muito explicado.

A morta apaixonada: a noveleta tem, em minha opinião, uma qualidade muito superior aos outros contos. Amei a paixão fervorosa entre Romauld e Clarimonde, ele um padre, ela uma mulher que voltou do túmulo devido a sua intensa paixão. Uma história muito bonita, humanizando a figura da vampira e dando-lhe um aspecto quase angelical.

Meus livros no link abaixo:

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1

RafaCarvalh0 23/10/2022

A morta apaixonada
Absolutamente perfeito. Fiquei encantada com a edição e hipnotizada pela narrativa de Romuald e Clarimonde, a riqueza de significados e de como as palavras e frases vão sendo dispostas parece poesia. Os outros contos são igualmente ricos e interessantes. O glossário, os capítulos biográficos e dissertativos sobre a literatura são impecáveis e me despertaram curiosidade e vontade de procurar mais sobre! Um livro maravilhoso e que ainda vou reler por muitos anos!

Simon.Xavier 21/10/2022

Uma viagem pelo tempo
TG tem uma escrita fascinante. Melódica, detalhada apenas o suficiente para inundar o leitor com as visões, os cheiros e as cores de ambientes reais e, ao mesmo tempo, fantásticos. Com personagens devotos, dedicados e bem desenvolvidos em poucas páginas, você se afeiçoa por cada um dos contos. Apesar da época em que foi escrito, os contos são atemporais, os vampiros transcendem o tempo sem nunca envelhecer.

Babis Schuina 21/10/2022

Apaixonei
Amoooo vampiros então de cara apaixonei na proposta da Wish de trazer um combo de vampiras clássicas e outros contos. As artes são lindas, a diagramação perfeita, o livro é uma obra prima.
A Morta Apaixonada me conquistou logo de cara e absolutamente tudo no conto me agradou, é uma leitura rápida com aquele clima beem vampiresco que seduz e repele, a escrita pendendo entre o onírico e a realidade desesperadora é atraente e ajuda a criar o clima de confusão.
Os outros contos seguem por essa linha de terror/suspense/sobrenatural, trabalhando a dualidade dos protagonistas, o meu preferido foi o Pé da Múmia, me despertou nostalgia e parecia enredo de filme de aventura.
Super recomendo!

Ps: o material extra é esclarecedor e dão um contexto muito interessante sobre a mitologia envolvendo os vampiros e o papel de vampiras no cenário.

Ralibô 16/10/2022

Mais uma edição linda
Amo apoior os projetos da Wish, dá vontade de sair exibindo o livro para todo mundo. De todos os contos, só não gostei do último, achei um pouco confuso e um pouco chato. O restante todos terminaram no ponto correto, deixando a porta aberta para imaginação entrar. Fizeram me lembrar da escrita da Lygia Fagundes Telles.

Ohaninha 12/10/2022

Me surpreendeu
Este foi meu primeiro contato com a escrita de Gautier e foi uma experiência muito boa. O meu conto favorito desta coletânea foi ?A morta apaixonada?, mas os outros contos também foram muito bons.

danilo_barbosa 12/10/2022

Paixões imortais e delírios
Através dos séculos, a figura mítica do vampiro atiça o imaginário cultural. Mistos de desejo e pecado, é através das paixões e do sangue que esse ser nos alimenta o criativo. Para alguns críticos, uma forma de ver a luxúria e as doenças do sangue como um pecado; para outros, a promessa da imortalidade e juventude através do rubro líquido que conecta alma e corpo.
Há muitos nomes e histórias que nos permeiam quando o tema é vampirismo, mas uma das primordiais a não só inserir a figura feminina no personagem, mas associá-la ao conceito romântico que hoje carregamos vem da obra de Théophile Gautier, A morta apaixonada, escrita no século 19. Nesta noveleta, acompanhamos a história de um padre que, no dia em que é ordenado, se apaixona por uma cortesã, numa história de obsessão e loucura que ultrapassa os limites da morte.

Quer saber mais? Confere no meu IG - @danilo_barbosa

site: https://fbook.cc/47SU

Everton.Paulo 10/10/2022

Ótima coletânea de horror
Garimpar histórias de terror e horror é sempre um pouco árduo.
Algumas vezes somos surpreendidos positivamente. Como nessa pequena coletânea de contos góticos. Passamos por um relacionamento escandaloso e entre uma vampira e um padre, um homem que tem visões por conta do ópio, outro que compra um pé de uma múmia e se vê diante de sua dona reclamando-o de volta, e um cavaleiro num combate contra ele mesmo. Histórias muito boas e leitura muito fluida. Com todos os ingredientes de uma boa história gótica de horror.

c a r o l 10/10/2022

"Minha vida está na sua, e tudo o que é meu vem de você."
Essa edição é perfeita em todos os sentidos! Além das ilustrações primorosas e das notas de roda pé, há um precioso prefácio do Bruno Anselmi Mantangrano, onde nos apresenta a origem dos vampiros, as obras literárias que foram formando as características vampiresca que conhecemos hoje, e muito mais!

Agora vou falar da minha experiência com os quatro contos e o poema de Gautier, por ordem de favoritismo.

A Morta Apaixonada: Desde o início fui capturada pelo relato curioso e singular do padre Romuald sobre "um amor mais forte que a morte". Por mais avisos que pudesse receber, Romuald não conseguiu resistir aos encantos malditos de Clarimonde. Isso me fez refletir sobre várias situações que acontecem no nosso cotidiano. O que mais me preocupava ao iniciar a leitura era que o texto pudesse me entendiar com sua dramatização e floreios comuns nesse tipo de história, porém, isso não aconteceu. Eu amei cada detalhe da escrita (menos as partes preconceituosas), a forma como os personagens se expressavam sobre os seus mais diversos sentimentos. Não há como não se apaixonar por essa história.

As Marcas Amarelas: Não esperava me emocionar e me identificar tanto com esse poema. Dedico esse poema ao amor da minha vida, Renato Albuquerque, que se foi, mas que deixou sua marca em mim para sempre.

O Cavaleiro Duplo: É um maravilhoso conto de fadas. Fui fisgada pelo estranho que exibe seu encantador sorriso de víbora, que lança suas influências malignas na vida daqueles que seduziu com seu olhar doce de tigre. Os elementos fantásticos, os acontecimentos, as revelações e as reflexões finais são excelentes! Uma das reflexões é sobre a nossa dualidade, assunto retratado também em "A Morta Apaixonada".

O Pé da Múmia: Segue o mesmo estilo onírico presentes nas histórias anteriores. Gautier gosta de mesclar realidade e ficção em seus contos, e nesse não foi diferente. "O Pé da Múmia" é divertido e atraente, por causa da abordagem sobre a cultura egípcia.

O Cachimbo de Ópio: É uma viagem astral sobre o efeito de drogas. Esse conto não foi tão completo quanto os outros, pelo menos pra mim. O autor podia ter prolongado a "viagem" para explorar a tal "cidade negra" que mencionou, e ter posto um pouco mais de "ação" também.
Nany 09/11/2022minha estante
Título interessante esse! ????

Patty Pizarro 28/09/2022

Apaixonada
O prefácio escrito por Bruno Anselmi Matangrano é esclarecedor em vários aspectos. Ele nos mostra a evolução dos vampiros na literatura quando cita várias obras que antecederam Crepúsculo ? (rindo de nervoso porque eu adoro e li todos ?), fala sobre como a mulher sempre foi marcante na literatura vampiresca, os motivos para tal e como eram retratadas, além de esmiuçar muito bem o conto que dá nome a esse livro.

"Ao ser questionado por outro padre se já amou, Romuald responde que sim e diz que por mais de 3 anos viveu como se tivesse duas vidas, parte do dia sendo padre e a na outra parte sendo um jovem fidalgo, o que ainda gera dúvidas nele se foi real ou um sonho. No dia em que foi ordenado padre, conheceu Clarimonde e toda a perspectiva que tinha foi abaixo. Ele se apaixonou a primeira vista e teria facilmente desistido de sua missão na igreja se não o tivesse que fazer na frente de tantas pessoas. Clarimonde, por sua vez, desde o primeiro instante, insistiu para que Romuald deixasse a batina, ela o amava e faria de tudo por ele."

Falando do prefácio, devo dizer que fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz de saber que as vampiras estão na literatura há tanto tempo e triste pelos motivos que as levaram para esse lugar (até quando vão pegar no nosso pé ?).
Sobre A Morta Apaixonada só posso dizer que também me apaixonei. Me imaginei no lugar de Romuald, se teria tomado uma decisão diferente da dele, me questionei sobre o motivo de nos preocuparmos tanto com o que os outros vão pensar e continuo sem respostas para ambas as perguntas. Será que vale a pena sacrificar algo tão importante, como ele fez, por causa do julgamento alheio? ?
Amei a riqueza de detalhes na descrição de Clarimonde, é muito fácil imaginá-la diante de nossos olhos.

Essa edição conta com 3 contos extras, não menos interessantes, porém com temáticas distintas e 1 poema.

Não posso deixar de falar das ilustrações de @carolinemvrta, simplesmente maravilhosas, começando pela capa que é PERFEITA.
A qualidade do livro  é inquestionável, padrão clepsidra (que já conheço bem) e wish (que estou amando conhecer).
Que essa parceria perpetue para que nos tragam outros lindos projetos.?

Natasha 24/09/2022

Leitura rápida
A edição da Wish com a Clepsidra é linda, repleta de ilustrações e informações extras para tornar a leitura mais completa.
A Morta apaixonada é o primeiro conto do livro, ele é relativamente curto e de leitura bem rápida, conta a história de um jovem que sempre sonhou em ser padre, mas no dia de sua ordenação se apaixona a primeira vista por Clarimonde, retratada como pela e pecaminosa, a história é divertida e pode trazer reflexões sobre a culpa que o padre sente por querer viver situações normais como se apaixonar, viajar e se vestir bem.
Além disso o livro possui mais 3 contos e 1 poema extra do autor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5