A Morta Apaixonada

A Morta Apaixonada Théophile Gautier

Resenhas - A Morta Apaixonada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Amanda2580 16/12/2022

Nunca havia lido uma obra de Theóphile Gautier, ou sequer ouvido falar desse escritor, apesar de suas obras terem influenciado diversos artistas conhecidos, e esse livro me passou uma ótima primeira impressão.

Gostei do fato do livro não ir direto ao conto principal, e ao invés disso, introduzir o leitor a partir de uma análise histórica, cultural, literária, artística e social sobre os míticos vampiros e sua influência na história humana.

Amei a forma como Gautier mistura questões éticas (principalmente a questão da moralidade e da dualidade do homem) com o místico (muitas vezes associado às "exoticidades" de culturas orientais), além da presença marcante de representações do onírico em seus contos.

Sobre o conto principal - que dá nome a essa coletânea - é extremamente intrigante a forma como Clarimonde, uma vampira (ou goula, termo utilizado na obra) foi escrita, havendo, em suas características, algumas diferenças dos vampiros como conhecemos hoje em dia. A história é envolvente e de fácil compreensão, podendo ser facilmente lida em um dia.

Super recomendo o livro, principalmente se você se interessa por contos de fadas, história, e, obviamente - vampiros.

dudínea. 14/12/2022

O amor que vence a morte
A história é muito boa, realmente gostei de como ela foi contada e dos personagens em si.
Os demais contos também são bons, mas não tanto quanto A Morta Apaixonada. Inclusive, eu achei eles confusos em vários momentos, já que a escrita do autor não é muito fácil.
Já os textos de apoio, achei razoáveis, esperava um pouco mais deles.

Camomila4 06/12/2022

Editora Wish fazendo mais uma vez
Que edição maravilhosa, das ilustrações até a breve, e tão boa, dissertação sobre o surgimento de histórias sobre vampiros. Notas de rodapé extremamente úteis e ótimo detalhe colocar alguns dos trechos no idioma original (francês)

Roberta Irds 30/11/2022

Eu também me apaixonei
Este foi meu primeiro contato com Gautier e também uma experiência muito satisfatória. Amei todos os contos e me encantei principalmente por aquele que carrega o título deste livro.

"Minha vida está na sua, e tudo o que é meu vem de você."

Um jovem padre vive na moderação do celibato e da castidade, mas nada poderia prepará-lo para a maior tentação de todas: um amor recíproco, avassalador e sincero, capaz de vencer a morte e encher sua existência de delícias, ao custo de apenas algumas porções do seu sangue.

Senti o conflito do jovem padre Romuald e me entristeci ao pensar que sacrificamos muitas coisas importantes por medo e preocupação com o que os outros vão pensar. Amei a riqueza de detalhes, as ilustrações magnificas e a driagramação impecável desse livro.

Além de A Morta Apaixonada o livro possui mais três outros contos e um poema.

Nenhum deles deixa a desejar e adorei em particular o conto O Pé da Múmia e o poema na tradução metrificada e rimada.

Lizzie.Alice 24/11/2022

Contos bastante interessantes, um autor questionável
O text escrito é sempre o reflexo de seu tempo (mesmo quando não fala sobre ele). Um pensamento muito comum, não só no século XIX mas hoje também, é que era tranquilo ser xenófobo, racista e misógino.
Apesar de contos bem interessantes, eles contam com os três comportamentos preconceituosos acima. Isso pode ser gatilho para alguém, claro, mas como objeto de estudo sociológico e antropológico, tem sua função (além de entretenimento, que é a primeira função)
Enfim, recomendo, but with a grain of salt. Leiam de modo crítico que fica ainda mais interessante.

Anny Ways 23/11/2022

Os contos do Gautier são muito interessantes de ler, todos os temas desenvolvidos por ele são de fácil compreensão, sem contar as notas de rodapé que ajudam ainda mais.
A única coisa que me incomodou na edição em si foi o prefácio extremamente longo e que, de certa forma, antecipa muita coisa em relação ao conto, o que acaba perdendo aquela surpresa da primeira leitura.
Ao meu ver ele deveria ser menor e as partes comparativas e de análise deveriam estar no final dos contos, assim ampliaria nosso entendimento em relação ao livro em si, sem dar spoiler para os leitores de primeira viagem (como foi o meu caso, o que me levou a ter uma leve ressaca dessa leitura).
Não estou dizendo que o prefácio é desnecessário ou mal escrito, pelo contrário, é um trabalho excepcional. Só acho que deveria ser mais sucinto se colocado antes da narrativa principal.
Mesmo assim, recomendo a leitura!
Obs.: Leitor de primeira viagem, leia o prefácio depois de ler os contos e tenho certeza que sua experiência vai ser maravilhosa!

Alba 21/11/2022

O amor sincero de uma vampira
A Morta Apaixonada me surpreendeu de maneira positiva em todos os sentidos. É um conto curto com gosto de quero mais, onde o personagem principal narra a história de quando se ordenou padre e se apaixonou no mesmo dia, paixão essa que o levaria a quebrar o celibato de sua vida santa de padre e o dividiria em duas metades opostas em essência. Por um lado, de dia, era padre de uma paróquia pequena, por outro lado, era um cavalheiro com ares de dândi e que desfrutava das riquezas que o mundo material poderia oferecer. O autor é hábil em mostrar essa dualidade, em como isso consome o protagonista ao ponto de decidir qual vida deveria escolher e a consequência dessa escolha.
Além do conto principal, há mais 3 contos e um poema, em Pé de Múmia em especial permeia o mesmo tema em que um homem se enamora por uma mulher morta, mas com um final mais leve do o conto que intitula o livro. O poema Manchas Amarelas também fala sobre o tema, mas a amada é realmente uma vampira, que por sinal eu que não gosto muito de poemas achei belíssimo.
Enfim, foi um livro que valeu a pena ler e passar esses dias na companhia dele.

P.S.: Clarimonde é maravilhosa, depois de ler o livro não entendi por que a figura dela não é mais conhecida, mas ainda bem que a Editora Wish trouxe essa raridade aos nossos tempos!!!

Mandark 20/11/2022

Edições impressionantes de grandes clássicos
A Sebo Clepsidra e Wish capricharam dessa vez com as edições de Carmilla e de A Morta Apaixonada. É impressionante o cuidado com as notas e com os prefácios que embalam e facilitam a leitura. Eu já conhecia a obra do Gautier de outra coletânea... Mas essa tradução cuidadosa seguida de outros contos fascinantes ampliaram o alcance do encanto desse autor tão pouco conhecido, mas tão incrível. "O Cavaleiro Duplo" foi meu conto favorito, mas "O Pé da Múmia" também me empolgou bastante! Edição primorosa e um deleite para os olhos, se destacando em qualquer estante!

Monick.Markic 09/11/2022

Prefácio incrível
Eu gostei mais do prefácio do que propriamente dos contos.
Pelo o que observei na bibliografia, o prefácio é parte de um trabalho de conclusão de curso para bacharelado de letras. É extremamente rico em informações de como surgiu o vampirismo na literatura, que se originou do folclore e muito foi modificado até ser o que é hoje. E Gautier tem grande participação nisso!
A parte do prefácio que fala sobre as sociedades patriarcais e que fala do feminino como fonte de beleza e pureza, ao mesmo tempo que é fonte de desejo e tentação (sob os olhares de uma sociedade que sempre vilanizou o desejo) e compara isso a Eva, que trouxe o pecado e a Maria, que se manteve virgem, me trouxe muitas reflexões. Não tinha feito essa associação ainda.

Quanto aos contos, adorei conhecer a escrita de Gautier, o conto principal foi o que eu mais gostei. Adorei ver a semelhança entre ele e Dumas, seu contemporâneo e conterrâneo. Ambos citam as cortinas de Damasco, detalham todo o cenário e tem uma narrativa que realmente nos insere dentro de suas historias.
Acho que a combinação de ópio com haxixe era comum em meados de 1800 em Paris, pois tanto Dantes (o personagem de Dumas em Conde de Monte Cristo) quanto o próprio Gautier (conforme a biografia do autor no final) faziam uso dessas duas drogas juntas.

Pretendo reler esse livro.
Bruno Anselmi M 24/12/2022minha estante
Cara Monick, muito obrigado pela sua avaliação!
Adorei saber que gostou do prefácio! Obrigado! Mas ele não fez parte de nenhum trabalho de conclusão de curso, não. Ele foi encomendado e foi redigido exclusivamente para essa edição.
Um abraço!

Camila 07/11/2022

Essa foi uma ótima leitura sobre vampiros. Tanto o conto principal (A Morta Apaixonada), quanto os contos extras são muito bons.

Apesar de ser um conto antigo, ele tem uma escrita fluida, o que torna ele numa leitura rápida. Nem vi o tempo passar, quando vi já tinha acabado.

É muito interessante comparar o estilo com que a história é contada, descrita e os pontos que os autores escolhem focar nessas histórias mais antigas.

Maria14598 07/11/2022

Q coletânea é bem legal, mas eu esperava algo mais puxado para o terror. Apesar disso, o contro principal que dá nome aí livro é muito bom, diferente de outros contos vampirescos que eu já tinha lido e valeu muito a pena

Liryan 06/11/2022

Paixões mortais
Posso dizer que tenho mais um autor de literatura gótica favorito. A forma como descorre os acontecimentos prende nossa atenção e até me arrancou alguns suspiros pela escrita romântica. Meu cinto favorito, além daquele que dá nome ao título, sem dúvidas foi "o pé da múmia" que além de ter as características comuns em uma escrita gótica/romântica, traz um final um pouco incomum (nada trágico). Apaixonada!

Isabella Cristina 05/11/2022

Histórias de Vampira
Leitura maravilhosa

Esse livro conta com a história "A Morta Apaixonada" que dá nome ao livro e mais 3 contos e um poema do autor Gautier, vou falar a minha opinião sobre cada uma, mas já posso adiantar que gostei de todas, a escrita é muito envolvente, te captura no primeiro momento e te instiga a continuar a leitura até o final.

A Morta Apaixonada - esse conto vai contar a história de um jovem pastor que se vê encantado e "corrompido" pelo amor a uma mulher chamada Clarimonde, uma coisa muito interessante dessa história é como o Romuald passa a ficar obcecado pela mulher, a ponto de dizer que a ama mais que a Deus. É ótimo acompanhar a dualidade e como ele começa a lutar contra esses sentimentos já que ele é um homem que dedicou a vida a fé e de repente, após um único olhar em uma mulher, ele se vê disposto a abandonar tudo o que acredita por esses sentimentos.

O Cachimbo de Ópio - bem ele é um relato meio autobiográfico de um sonho que o autor teve após fumar um cachimbo de ópio, então o que posso dizer sobre esse conto é que ele é bem curioso e divertido, por ser um sonho tem toda aquela estranheza das coisas acontecerem meio sem sentido e eu sendo uma pessoa com uns sonhos bens loucos achei muito engraçado me ver concordando com a estranheza do autor sobre coisas que aconteciam. Gostei bastante dele, curtinho e gostosinho de ler, mas ele é mais simples e acaba de maneira meio abrupta pois o sonho dele é interrompido.

O pé da Múmia - Conta a história de um homem que compra o pé de uma múmia para ser peso de papel e acaba recebendo uma visita da dona do pé em sonho, esse conto é bem bacana, porém ele também é simples, é mais um relato dessa visita que o personagem recebe, a viagem que ele faz com ela para conhecer o Faraó, e depois a constatação de o que ele pensava ser só um sonho louco pode ter sido real.

O Cavaleiro Duplo - conta a história de um homem que nasce com duas personalidades, uma maligna e uma boa, e como ele precisa lutar - meio que literalmente - para definir qual delas irá dominar.

As Marcas Amarelas - é um poema muito bonito, e fala sobre a morte de uma jovem e o desejo que ela volte para visitar seu amado.

Todas as histórias, tem esse teor da mistura do que é real com o imaginário, e é ótimo, outra coisa que eu notei em A morta apaixonada e o cavaleiro duplo é a ideia de que o feminino é o responsável pela corrupção do homem, o que é uma característica de muitas obras da época.

A leitura toda foi satisfatória, e eu gostei muito de todos os contos do autor e recomendo muito a leitura.

sugurugeto 03/11/2022

o vampirismo clássico também tem um padrão
quando se trata das mulheres vampiras, ai que tem um padrão mesmo, elas são belas e vão enfeitiçar os pobres homens, castos, de boa índole e bla bla bla, e elas sempre tem um final chato, uarrrr
kde minhas vampiras vencendo? quero elas chupando o sangue desses homens enquanto desfrutam de seus relacionamentos sáficos, é isso que merecem!
mas esse conto é muito bom, a edição da wish é magnifica, a leitura foi bem fácil e rápida, assim como uma linguagem que eu juguei ser fácil

1 | 2 | 3 | 4 | 5