A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Ale 26/04/2021

Eu gostei do livro porém esperava mais...

Não sei basicamente o que eu esperava, mas sinto que faltou algo.

Eu até gostei que eles não ficaram juntos pois seria muito clichê.

Mas acho que eles brigaram por causa boba, coisa fácil de resolver.

Recomendaria este livro.

Patt 07/04/2021

Gostei dos temas abordados e de como foram tratados. A leitura é gostosa e fluída, mas não consegui me conectar com os personagens.

Patrícia 04/04/2021

Acabou com gostinho de quero mais
Uma leitura rapidinha e gostosa, comecei a ler sem esperar muito e me surpreendi com os assuntos que vão sendo abordados na história.
Yasmim uma adolescente que está passando pelo processo de menina para mulher que já é um momento delicado mas para ela é mais complicado ainda pois ela é uma cantora que cresceu rodeada pela mídia que a acompanha a cada passo. Ela sempre foi vista como uma ótima filha, nunca se envolveu em nenhum escândalo e tem sua reputação intacta.
Durante seu processo de auto descoberta ela acaba tendo atitudes que são reprovadas por algumas pessoas, inclusive por seu pai que também é seu empresário. Daqui em diante começamos a perceber como a sociedade julga uma mesma situação de forma diferente, se for uma mulher vira um escândalo mas se for um homem a vida continua normalmente.
Além disso temos a preocupação de Yasmim que cresceu sendo ensinada a entregar o que o seu público quer e isso pode não ser mais o que ela quer pra ela ou o que ela realmente é atualmente.

Anna Mendes 04/04/2021

Uma história com potencial, mas que acabou me decepcionando.
“A Filha Ideal” é uma novela sobre identidade e imagem da mulher na mídia, que reconta, em dias atuais, a história da princesa Jasmine, de Aladdin. A protagonista é Yasmin. Ela cresceu não apenas com a fama, mas com uma reputação impecável, a ponto de ser chamada de “A Filha Ideal” por uma revista. Contudo, aos 23 anos, ela passa a questionar se sua imagem, bem como as músicas que canta, realmente a representam.

Motivada por um desejo de mudança, ela propõe ao seu pai e empresário, o Sultão do meio musical, começar a compor as próprias músicas e a apresentar um estilo mais seu. Entretanto, após a agência de seu pai quase ter falido, Yasmin se vê presa a um contrato milionário que pode salvar o Sultão, ainda que para isso ela continue prisioneira de uma identidade a qual ela não sente mais pertencer.

Essa foi a segunda novela da antologia “Femme Fatale” que eu li. A primeira foi “Entre a Cruz e a Espada”, da qual não gostei. Resolvi dar uma chance para “A Filha Ideal” porque já li outras histórias da Aione e gostei muito, por isso minhas expectativas estavam um pouco altas. Mas, apesar de ter sido melhor do que a primeira novela que li, ainda assim não foi tudo aquilo que eu esperava e acabei me decepcionando.

Eu gostei da narrativa que a Aione escolheu para a história. Ela é narrada na forma de diário, intercalando com reportagens de jornal, revistas, sites de fofoca sobre a protagonista e letras de música. Eu gostei disso, porque deixou a história mais dinâmica.

No entanto, mais no final da novela, a autora optou por contar os principais acontecimentos e revelações através dessas reportagens. Depois ela retoma a narrativa em primeira pessoa pela protagonista, para explicar melhor o que realmente aconteceu. Eu entendo o motivo dela ter escolhido esse caminho, mas, honestamente, não gostei dessa forma. Eu preferiria que ela tivesse mantido a narrativa intercalada, porque da forma que foi, acabou deixando a história muito corrida.

E com relação ao final, infelizmente, eu não gostei. Não gostei, pois a protagonista toma certas atitudes que eu não concordo, talvez porque vão contra os meus valores. Foi aquela ideia de que “os fins justificam os meios”. Mas não acho que isso realmente funcione.

Sem contar que eu achei um paradoxo as atitudes da protagonista. Ao longo da história ela quer ir contra a ideia de ser uma “pobre garota rica”, por conta dos problemas e dos privilégios que ela possui. Mas no final ela usa justamente esses privilégios para conseguir o que quer, e de uma forma que eu não concordei. O final ficou aberto para uma possível ideia de perdão e redenção, mas não sei se compensa o que aconteceu.

Além disso, apesar de eu ter achado a leitura envolvente, eu não consegui me sentir conectada com a protagonista. Foi difícil sentir empatia por ela.

Outro ponto é com relação ao romance que existe na história. Eu sei que em uma novela, por ela ser uma história curta, as coisas precisam acontecer de uma forma mais rápida. Ainda assim, a forma como os personagens se sentiram conectados e se apaixonaram não pareceu real para mim e acabou não me convencendo.

Enfim, eu estava gostando da leitura, mas as atitudes da protagonista no final acabaram me incomodando e fazendo com que eu me decepcionasse com a trama. Essa foi a história da autora que menos gostei até agora.

Mands 31/03/2021

Não é fácil ser a filha perfeita
Eu estava enrolando muita pra ler esse livro e finalmente consegui terminar em um dia. Nossa protagonista é inspirada na Jasmin , por conta disso ele leva várias referências da história original do Aladdin , o que foi um ponto positivo.

Cada capítulo nos tras a evolução da protagonista , suas primeiras descobertas e principalmente as primeiras sensações de liberdade .

Alguns personagens foram bem desenvolvidos , outros nem tanto e aprecio muito o fato da autora ter feito um final não clichê e sim realista .

Uma coisa que fiquei meia confusa é o fato da mocinha se tornar uma pessoa totalmente diferente de um capítulo para o outro . O livro consegue ter temas importantes em um ritmo leve e descontraído.

Bem livro sessão da tarde , e não , isso não é ruim

Kathy.GRodrigues 28/03/2021

Amei
Ótima releitura, leve, gostosa e dócil. Nunca imaginei Jasmin como cantora e deu super certo, amei enredo que foi criado. Super indico

Erica Rodrigues 22/03/2021

Que reviravolta
Yasmim sempre teve a vida que qualquer garota sonha. Desde dos 4 anos ela é uma estrela da música pop no Brasil . Porém agora com 23 anos Yasmim se deu conta que nunca teve as rédeas da sua vida e se sente aprisionada.

Então ela começa a desafar sobre a sua vida em um diário. Ali naquele pequeno caderno ela pode ser ela mesma.

Certo dia voltando de uma reunião olhando distraída pra rua ela vê o barzinho que costuma observar no seu percurso pra casa onde geralmente é bastante movimentado, porém nesse dia estava vazio e ela se depara com o cartaz de programação: SHOW DE CAÇA TALENTOS

Nessa instante ela ver a oportunidade perfeita em ir disfarçada pra o show é ser uma garota normal por uma noite e pra isso ela contou com a ajuda do Roger seu assistente pessoal . O grande dia finalmente chegou e ela ficou literalmente outra pessoa pois não foi reconhecida por ninguém.

Em uma das atrações ela ficou encantada com a apresentação de um rapaz chamado Alain que também notou sua presença. Dando a hora de ir embora ela acaba se esbarrando no Alain que pede seu número, porém como ela não poderia passar seu verdadeiro número pediu pra que ele anotasse o dele que ela iria mandar uma mensagem.

A partir daí vamos acompanhando a troca de mensagens dela com Alain e as mudanças de Yasmin que vai se conhecendo melhor a cada dia.

Sinceramente esperava uma coisa e foi outra totalmente diferente.Chegando nos minutos finais a história deu uma reviravolta que fiquei chocada o que fez eu gostar ainda mais da história.Yasmim é uma protagonista forte que não pensa duas vezes ir atrás de conquistar o que quer e ela agarrou a oportunidade que tinha pra mudar a vida dela completamente.

Essa Novela faz da parte da Antologia Femme Fatale que é composta por 11 novelas porém pode ser lidos separadamente normalmente, cada novela vai trazer a releitura de uma das histórias das princesas que já conhecemos no mundo da leitura.

????? ?? ??????????? ??????? ???? ?????, ???????? ?? ????? ?? ??????? ? ???.?

Letícia 18/03/2021

Queria um livro levinho para ler após um semestre intenso na faculdade. É uma leitura super leve, divertida e com temas sérios que foram abordados naturalmente. Gostei muito

Suemi.Oliveira 17/03/2021

A filha ideal - Aione Simões
Yasmin é uma jovem de 20 anos, talentosa e com uma sólida carreira na indústria da música. Sendo gerenciada por seu pai, o “Sultão” Almir Abdala, a cantora começa a se incomodar com as restrições impostas para a preservação da imagem de “moça certinha e obediente” construída ao longo dos anos.

Em verdade, a nossa protagonista é uma mulher aprisionada à identidade de uma adolescente, que naturalmente passa a sentir vontade de descobrir a si mesma e poder ser quem ela é, sem precisar obedecer a um protocolo machista que dita quais roupas vestir ou qual cor de batom não usar. Na ânsia de conhecer a si própria, Yasmin se permite viver um momento de audácia: sair disfarçada por uma única noite, como uma pessoa anônima.

No entanto, o que ela jamais poderia imaginar é que as breves horas fingindo ser outra pessoa seriam o estopim da sua busca por liberdade. Mais do que nunca, a artista deseja viver experiências que a conveniência midiática nunca lhe permitiu, mas se vê de mãos atadas ao lembrar que o êxito da empresa do pai está atrelado ao sucesso da sua carreira.

A personalidade da artista é dotada de feminilidade, coragem e amor-próprio, elementos astutamente utilizados durante o processo de autodescoberta e empoderamento, que exige ações cirúrgicas de sua parte, tendo em vista a necessidade de calcular todos os passos para não prejudicar a empresa do Sultão.

Foi delicioso ler esta novela, que integra a série "Femme Fatale", na qual princesas da Disney ganham versões modernas e realistas. A narrativa é permeada por críticas sutis e muito bem inseridas no contexto, quanto ao sexismo ao qual as mulheres são diariamente submetidas em suas profissões e à estrutura patriarcal da sociedade como um todo. Há uma pitada de romance na composição da trama, cuja finalidade é compor o plano de fundo do desenvolvimento da protagonista; e a história, tal qual as personagens, é construída com esmero. A autora soube como prender minha atenção ao longo de toda a leitura, sem se desviar do foco e sem deixar lacunas.

Dubieux 14/03/2021

A Filha Ideal
Terceiro livro de Femme Fatale que acabei de ler.
A leitura é muito rápida e leve.
Estou cada vez mais apaixonada por esses livros...

Giovanna.Vitoria 12/03/2021

a filha ideal - experiencia gigi
Foi um livro bem gostosinho de ler. tem um certo momento que fica um Clichê , que foi levemente irritante (por isso 4 estrelas), mas gostei do desenvolver da História e como foi tratado alguns assuntos importantes como machismo, como Mídia Tóxica e etc
Larissa 12/03/2021minha estante
li essa semana esse livro, também gostei muito das questões levantadas

Lara 01/03/2021

Um reconto do classico Aladin focado na Jamin, ou nesse caso Yasmin, e seus confusos sentimentos de honrar a familia ou ser quem ela realmente gostaria de ser. Gostei bastante.

LenSa 01/03/2021

Foi uma história bem diferente do que eu esperava. Uma protagonista forte, apesar de todos os problemas e do que os outros dizem dela, decide mudar sua história e alcançar seus sonhos.

Sarah 25/02/2021

Surpreendente
Uma história curta porém incrível e envolvente. Recomendo muito a leitura, apesar de ser uma releitura da história de Aladdin, traz uma versão bem diferente dos personagens. E achei muito legal a forma como retrataram a personagem principal, e surtei muito com o final porque eu realmente não estava esperando por ele, mas amei demais a forma como terminou e queria uma continuação (gostaria de surtar muito mais com os personagens rsrsrsrs)