A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Larissa 23/06/2021

Recomendo.
Conto da série Femme Fatale baseada na princesa Jasmim.

A escrita da autora funcionou muito bem para mim, ao conhecer o gosto dela que é influênciadora literária, achei que teria dificuldades com este conto, acabei surpreendida.

Um plot interessante e um final que curti, porém alguns pontos durante toda a história me deixaram um tanto quanto irritada.

Vários trechos podem ser destacados e gosto muito disso nas minhas leituras. Recomendo este conto.

Sandra452 11/06/2021

A filha ideal
Olá, amigos leitores!
"A filha ideal", da autora Aione Simões, traz a história de Yasmin, uma jovem cantora que, aos 23 anos, se vê passando por uma crise de identidade.
Yasmin foi abandonada pela mãe ao nascer e foi criada somente pelo pai, Almir Abdala, que é também o seu empresário. A cantora tem todo um jeito meigo, recatado, um rosto angelical e nunca se envolve em escândalos. É considerada a "queridinha do Brasil" e também intitulada como "a filha ideal".
Yasmin sempre fez tudo o que o pai mandou, sem reclamar. Mas, sufocada por tudo isso, sem poder ao menos expressar sua opinião por ter uma imagem a zelar, Yasmin começa a escrever um diário, onde ela pode ser ela mesma.
Nessa trama, sentindo que todo mundo a conhece menos ela mesma, Yasmin tentará viver novas experiências e descobrir sua verdadeira identidade.
É uma história interessante e deixo para vocês uma frase que gostei muito na obra: "É incrível o quanto os vazios estão entre as coisas mais pesadas que alguém pode carregar".
O livro está disponível no KU.
Boa leitura!

Mari 04/06/2021

esperava um pouco mais
Nesse livro escrito por Aione Simões, temos uma nova versão do que seria a história da princesa Jasmine. Na história, conhecemos a protagonista Yasmim, cantora e artista desde muito nova (além de ser agenciada pelo próprio pai), que conquistou uma enorme fama no Brasil. Yasmin sempre batalhou por a música, algo que ela tanto ama, e sempre cresceu baseada na imagem que ela estava deixando no mundo, um tipo de "filha ideal", claro que de forma esteriotipada, por ser sempre meiga, se vestir e se portar bem.

Mas em um dado momento, ela começa a se questionar sobre quem de fato ela é fora a pessoa que a sua imagem determina. Quem ela é de verdade, qual a mensagem que ela quer deixar no mundo, e a verdadeira Yasmin, a mulher que cresceu mas que não se sente livre para expor a si mesma.

No começo senti que daria mais estrelas, mas alguns acontecimentos específicos acabaram me desanimando, talvez até o momento que eu tenha escolhido pra essa leitura. Fora que algumas das próprias atitudes que a protagonista buscou para se "libertar" me deixaram confusa. Mesmo assim, a leitura é fluída e cheia de acontecimentos surpreendentes, passando a mensagem da importância que é a mulher descobrir a sua própria força, mesmo em cenários onde as pessoas te criticam e rebaixam por qualquer atitude ou posicionamento.

Ingrid 02/06/2021

Li metade do livro e parei, não estava conseguindo me apegar aos personagens. A narrativa tbm achei cansativa, então decide pausar e começar outro.
Voltei agora e li tudo de uma vez.
Achei legal e gostei do final, mas não foi uma história marcante para mim!

RUDY 30/05/2021

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
O livro faz parte da Antologia Femme Fatale que traz releituras de contos de fadas Aqui é a releitura de JASMINE.

A princípio pode-se se achar que é uma história comum, de uma garota que é super conhecida nas mídias sociais por todo mundo, devido a seu trabalho musical e quer cantar suas próprias músicas, por não se identificar mais com a imagem que foi produzida pela mídia sobre ela, entretanto, o contrato feito com seu pai com o atual dono da empresa que era do pai, a proíbe. É bem mais do que isso...

O enredo traz um grande escândalo que ninguém esperava, grandes reviravoltas inimagináveis e traições que são reveladas, tornando a leitura envolvente e que prende o leitor do início ao fim. E ainda traz um romance aparentemente impossível que completa de forma agradável toda composição perfeita do livro.

Achei sensacional a forma como a protagonista cresce como pessoa e chega a maturidade inesperada, todos a considerável frágil e manipulável e ela mostra que não é bem assim, que ela é bem mais inteligente e obstinada do que todos esperavam dela.

Achei o final maravilhoso.

Recomendo a leitura para quem quer uma releitura diferente, inteligente, carregada de surpresas inesperadas e até um certo suspense em determinadas situações.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2021/05/resenha-33-filha-ideal-literatura.html
Michelle 13/08/2021minha estante
Adoro a aione!!! Minha booktuber fav! Mas ainda não li nada dela

Maya | bookig: @umabeletrista_ 30/05/2021

Aione Simões é booktuber, escritora, book blogger e minha veterana da Letras – USP. Conheci a escrita dela através da antologia de contos “Vidas na Noite“, depois li o livro “Escrito nas Estrelas?” (meu preferido dela até então), o conto “Cinco Minutos“, e, por último, li recentemente este conto “A Filha Ideal“.
A escrita da Aione é fluida, sempre nos transporta para dentro da história fazendo a gente se envolver tanto que esquece da realidade. Sempre que preciso de ler uma escrita mais leve e que ao mesmo tempo me faça refletir, recorro à Aione. Ela sabe nos trazer temas muito importantes sem utilizar vocabulários cansativos e isso eu admiro muito nela!

Antes de irmos para a resenha em específico, gostaria de destacar um fato super interessante envolvendo A Filha Ideal. A obra faz parte da coletânea “Femme Fatale“, projeto da Increasy Consultoria Literária que reúne várias autoras nacionais para recriarem as princesas dos contos de fadas trazendo-as para o mundo contemporâneo. Por ora, eu conheci apenas o conto da Aione, mas estou louca para conhecer a escrita das outras autoras desse projeto lindo!
A Filha Ideal, portanto, é uma releitura da princesa Jasmine, de Aladdin.

Em A Filha Ideal, temos a protagonista Yasmin (uhu! minha xará 😍), cantora brasileira de sucesso. Yasmin é conhecida como “a filha ideal” por ter uma reputação de “boa moça”, afinal, Yasmin corresponde a todos os padrões da sociedade: é educada, não se envolve em polêmicas, não fala palavrão, é simpática e meiga com tudo e todos… e toda essa perfeição encanta seu pai e empresário, o Sultão do meio musical.

Contudo, por conta de a agência de seu pai ter praticamente falido, ele envolve-a em um contrato milionário que pode salvá-lo. Para isso, porém, não bastasse a rigidez de seu pai para preservar a imagem de Yasmin, o contrato traz regras ainda mais rigorosas. Apesar de amar seu pai e entender que ele faz de tudo por sua filha, Yasmin começa a se questionar se vale a pena trocar sua verdadeira identidade para satisfazer aos outros. Conseguirá Yasmin, em meio a tantas repressões, renascer no mundo da fama com sua verdadeira identidade, criando suas próprias músicas e sendo ela mesma sem amarras?

A Filha Ideal é um conto que em tão poucas páginas traz uma grande reflexão acerca do lugar da mulher na sociedade. Yasmin é uma representação do que acontece com muitas mulheres hoje em dia no meio artístico: limitações e restrições a quem elas realmente são, apenas para se encaixarem nos moldes da sociedade. Trazendo uma história divertida, Aione mistura diferentes gêneros textuais como diário, letras de músicas e blogs, fazendo-nos entrar na vida de Yasmin de tal forma que conseguimos sentir suas emoções e seus conflitos juvenis internos, sua busca pela verdadeira identidade e sua quebra de padrões. A reflexão que esse conto me trouxe foi tão imensa que até mesmo citei em um trabalho da faculdade!

Fica a indicação para quem busca histórias leves, mas que possam levantar questionamentos importantíssimos! :)

site: www.umabeletrista.com.br
xerxes.gouveia.75 01/06/2021minha estante
Eu a conheci com o Vidas na Noite também. Perfeito!

Maya | bookig: @umabeletrista_ 18/07/2021minha estante
Eu amo a Aione!

Mary 28/05/2021

Verdadeiro
Esperava algo simples e fofo mas fui surpreendida por parágrafos que se encaixavam tanto na história quanto na vida real.

O final me surpreendeu bastante e eu fiquei muito feliz pelo rumo que a história tomou, foi tudo muito verdadeiro e cru, como se eu fosse pesquisar "Yasmin" no Google e aparecesse ela, com todas as notícias descritas nessa história.

Estou ansiosa para continuar lendo os contos de Femme Fatale.

MilocaCS 25/05/2021

Me desculpem mas...
Comecei a leitura dessa história em março e só agora consegui terminar. Amo a Aione, o canal dela é incrível mas confesso que fiquei desapontada com essa história.

O início achei interessante, uma releitura da Jasmine que realmente ficou muito criativa e atrativa mas ao desenrolar da trama achei que estava se alongando demais e tudo que eu queria era que terminasse logo... E o final acabou me decepcionando ?

Quero muito ler outras obras da Aione e espero não me decepcionar como me decepcionei com essa.

Karen.L.P 25/05/2021

Poder feminino
Não precisamos ser submissas. Temos nossas próprias vontades, queremos ser ouvidas e amadas, pelo que somos. Yasmin, nessa novela, trouxe-nos inúmeras reflexões sobre a vida, sobre nossas atitudes, desejos, sobre o que somos e o que queremos ser. E isso, depende exclusivamente de nós. Primeira experiência com a autora Aione Simões e quero ler outros, com certeza.

Danielle.Nunes 13/05/2021

No final, ninguém é ideal.
Decidi ler um ebook curtinho porque estava bem brava com minha leitura atual. Assim, optei pelo livro da Aione porque amei "Escrito nas estrelas?" e tudo que eu precisava era de uma escrita leve, divertida e acolhedora.

Pois bem, confesso que fui surpreendida! Yasmin me enganou direitinho hahaha e não sei se gostei do final, mas com toda certeza eu vi na personagem um pouco da Paola Bracho (fãs da Usurpadora vão lembrar quem é).

É uma leitura super rápida e fluída, tem letras de música e reportagens que nos leva a desejar o final da história rapidamente. Super recomendo para se livrar de uma ressaca literária ou para ter o prazer de uma leitura despretensiosa, mas com reflexões relevantes.

Lylian 10/05/2021

Um conto que mostra que as vezes temos que passar por cima dos nossos medos para nos reencontrarmos

clarinha | @mostraacapa 27/04/2021

Rápido de ler, como essa resenha.
Curtinho, li em um dia. Me entreteu bastante, e funciona muito bem pra passar ressaca literária. O final me agradou bastante, e todo o plot da história também. A escrita é gostosinha, e dá vontade de saber logo o que vai acontecer, além do que, a maioria dos personagens nos cativa muito. Recomendo, mas não me marcou tanto.

Kátia Monteiro 26/04/2021

Encantador
Queria começar dizendo que a escrita da Aione é incrível. Sua narrativa é leve e extremamente envolvente, ela criou uma protagonista que eu me identifiquei em vários momentos.

Yasmin é uma cantora pop super famosa que está cansada de ter sua carreira comandada por seu pai. Ela quer a liberdade de fazer suas próprias escolhas e usar sua voz para cantar coisas que ela realmente sente.

A única coisa que me desagradou foi o final e por isso acabei tirando uma estrela. A protagonista toma uma decisão que eu entendo mas não concordo, talvez tenha sido algo mais pessoal mas eu realmente não consegui concordar com aquela atitude.

"A filha ideal" é um livro leve, rápido e encantador. Já adicionei as outras obras da Aione na minha wishlist.
Danielle.Nunes 13/05/2021minha estante
Eu fiquei chocada com o final e acabei tirando uma estrela por isso hahaha... Lei "escrito nas estrelas?" que vc vai se apaixonar.

Kátia Monteiro 17/05/2021minha estante
Vou colocar esse livro na minha wishlist, eu amei a escrita dela