O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O curioso caso de Benjamin Button

MatthewsVianna 19/05/2023

Eu sempre amei o filme O curioso caso de Benjamin Button, apesar de saber somente depois que ele era baseado em um conto homônimo.

Com essa edição primorosa da Antofágica, fiquei curioso em saber o quanto as narrativas se aproximavam. Felizmente é uma narrativa muito agradável, que traz muita reflexão, principalmente se tratando a como somos vistos em sociedade.

No caso desse conto em particular, devo dizer que o filme faz um excelente trabalho de adaptação e, em minha opinião, infinitamente mais rico. Dito isso, recomendo sem restrições a leitura do conto.

Bruno 06/12/2022

Aparências e solidão
A vida é um ciclo de começo, meio e fim — e na vida de Benjamin, esse ciclo acontece ao contrário.

No século XIX, em uma aristocrata Baltimore pré-guerra, os Buttons são impactados pelo nascimento de seu primeiro filho. Benjamin nasce idoso — física e mentalmente — causando comoção ao hospital e seus pais.

Conforme os anos passam, ele percebe sua coluna desentortando, seus cabelos escurecendo e sua visão se aguçando — Benjamin está rejuvenescendo.

Neste famoso conto de Fitzgerald, a dinâmica do tempo reverso nos fazem acompanhar os dilemas da jornada de Benjamin e perceber as similaridades do começo e do fim da vida: somos dependentes, não temos controle do nosso corpo e nossa memória é limitada. Por fim, nascemos sozinhos e morremos sozinhos.

Além do enredo, Fitzgerald critica as relações sociológicas e individuais, onde a família Button prioriza sua reputação e culpa Benjamin por sua peculiaridade, pautando aparências e solidão.

Eu gostei muito considerando o objetivo do conto de narrar uma história de forma breve. Existe o famoso filme com Brad Pitt, de quase 3 horas, onde a história é completamente expandida, alterada e explorada com muito mais detalhes. Ambos são ótimos!
natzzzi 06/12/2022minha estante
resenha sensacional! eu amo o filme com o Brad Pitt, já assisti e reassisti diversas vezes, preciso ler o livro do Fitzgerald!

greek tragedy. 18/12/2023

Outro livro que foi uma surpresa muito legal nesse final de ano.
por ser um clássico, eu também fiquei com a impressão de que seria lento e monótono, e acabou sendo completamente o oposto, a narrativa é super rápida e leve, sem muita enrolação em qualquer coisa que não seja na história de Benjamin Button.
eu amei demais.

Rayza.Figueiredo 02/12/2022

Magistralmente triste
Apesar de ser minúsculo, o conto não deixa de ser mais importante.
Fitz faz a sacada da vida, quando mostra de forma um tanto fantasiosa, que não importa como a vida começa, ela sempre acaba da mesma forma.
começamos sozinhos, acabamos sozinhos.

PS: Não leia este livrinho esperando grandes feitos e construções como no filme. Não tire o filme de base. Esta história foi base para o filme.

havia uma mensagem a ser passada, e ela foi passada com louvor.

Gabriel1994 30/09/2023

O Novo, Velho, Novo.
Meu primeiro contato com o autor, conheci a história desse livro primeiramente pela adaptação para o cinema. Uma leitura muito boa, rápida e reflexiva.

O Curioso Caso de Benjamin Button vai contar a história de Benjamin Button que nasce com uma condição diferente; velho. Fato que espanta desde a enfermeira, até o pai da criança, ou do velho.

O processo de "desenvelhecimento" do personagem é uma maneira muito inteligente que o autor utiliza para o leitor refletir sobre o tempo, os processos naturais do tempo, a valorização do envelhecimento com o tempo e tudo atrelado a isso.

A história é curta, mas objetiva e bem trabalhada. As ilustrações ajudam na imersão. Gostei bastante da abordagem que F. Scott Fitzgerald faz com essa história.

Por ter esse formato de conto, o processo do desenvolvimento é diferente do que foi feito na adaptação que focou mais no drama e lado romântico desse fictício bizarro.

De qualquer forma, foi uma leitura muito boa que caiu bem em um final de semana.

Recomendo a leitura! Curta e confortável, sem deixar de trazer ao leitor algo para pensar, refletir, alimentar e quem sabe, repensar e rever.

Leiam!

Nota 4/5.

trizisreading 15/11/2023

A linha do tempo
Atenção: Caso não tenha visto o filme, essa resenha pode conter spoilers.

?O Curioso Caso de Benjamin Button? é uma obra de F. Scott Fitzgerald publicada em 1922, muito conhecida, sobretudo, pela adaptação cinematográfica com participação de Brad Pitt.

O filme possui algumas diferenças do livro, mas a que mais me chamou a atenção, foi o fato de que no livro de Fitzgerald, os pais de Benjamin Button não o abandonam. Embora de início, os pais o vêem como uma aberração, com o passar dos anos, eles passam a aceitar o ?menino? da forma como ele é. Isso, no entanto, não é o caso de todos os demais personagens, como sua esposa e seu filho, que o confrontam por viver a vida do jeito que ele vive (de trás para frente). Me senti muito mal por ele nesses trechos, pois as pessoas que deveriam apoia-lo e dar suporte, o confrontam como se ele quisesse que as coisas fossem assim.

Não bastasse isso, é possível perceber que Benjamin, na maior parte de sua vida, se encontra deslocado, pois enquanto todos planejam seus futuros, é como se ele já tivesse vivido o futuro dele e rumasse para seu passado, ou seja, para a sua infância.

Um ponto que me fez refletir sobre essa linha do tempo contrária ao da natureza humana, foi no momento em que Benjamin se torna um bebê, pois então ele perde suas habilidades de se expressar e, isso também significa que está chegando ao fim de sua vida. Com isso, me fez pensar o quão só ele morreu, pois tinha como única companhia sua ama, e nem mesmo com ela podia interagir, já que não possuía mais suas habilidades de comunicação.

A escrita de Fitzgerald é genial, em poucas palavras nos entrega uma história inesquecível.

Maria.Paula 17/04/2024

Não sei o que pensar?
A leitura muito muito boa e fácil de ler, li em algumas horas, achei algumas coisas meio estranhas porque tava acostumada com o filme, mas no geral é bom

luizbrbs 06/01/2024

Essa leitura não foi pra mim. Tão raso, tão xoxo, tão capenguinha. Quem sabe em algum outro momento na vida.

caspaeletrica 11/12/2023

5/10: E a curiosa escrita apressada de F Scott Fitzgerald
Não há muito a ser dito sobre esse livro, além de ter sido decepcionante. Embora a história seja de fato interessante e curiosa, o jeito que ela é abordada fez com que, pelo menos eu, perdesse o encanto. Há muita pressa na escrita ao ponto dos personagens não se desenvolverem direito, deixando o texto um pouco confuso e menos proveitoso. Entendo que o final não poderia ter sido diferente e o desenrolar da história também não, tendo em vista a condição do personagem principal, entretanto, poderia ter havido um desenvolvimento maior do sentimento dos personagens diante dessa condição, que é o tema principal do livro e o que realmente causa a curiosidade. Mas tendo em vista que não houve substância e tampouco um desenvolvimento bacana da história, você que se interessou pelo "curioso caso" do personagem, não precisa ler o livro ? a sinopse contém tudo que você precisa saber sobre Benjamin Button e com certeza é mais interessante que a própria obra em si....

Carolina2454 31/12/2023

Provisório 2
Colocando aqui um textinho provisório só pra saber e aí amanhã eu vou reescrevendo conforme cada leitura que eu fiz. Esse é apenas para fins de registro pre 2024.

Brenda.Azevedo 07/04/2024

Bem ruinzinho
Acabei gostando muito mais do filme que do livro. Não gostei da personalidade do Ben e achei que não teve muito sentido

Dry 22/12/2023

Muito diferente do filme (Positivamente)
Quando falamos do "O curioso caso de Benjamin Button" eu sou suspeita pra falar kkk. Amo o filme, o estilo da filmagem, sem dúvidas é uma história que até então tinha me cativado pelas telinhas.. mas agora, vendo essa edição belíssima e confortável da antofagica, senti uma enorme vontade de matar minha curiosidade a respeito da verdadeira história. E pasmem!!! por incrível que pareça eu não sabia que é o mesmo autor de "O grande gatsby".
Percebi inúmeras diferenças do livro para o filme, na verdade é completamente diferente, visto que já se inicia de uma outra forma, (Benjamin não é abandonado pela família), a família dele é rica.. entre outros tantos detalhes, o que mais me chamou atenção é que ele não tem aquele "Romance" bonitinho como o filme mostra.. ele é mais real, Benjamin ama e se interessa enquanto a beleza se mantém.. depois disso, ver a amada envelhecer, lhe tira toda a admiração por ela. Mas posso encerrar dizendo que ainda consigo gostar mais do livro, ótimo, fluido e com algumas críticas a respeito da sociedade de aparências da época.

Arthur Abelha 22/11/2023

Não conhecia a história, pois nunca tinha tido o menor contato com o filme, mesmo ele sendo bastante famoso.
Esse conto me trouxe uma sensação de melancolia enorme durante a leitura, o fato do Benjamim jamais se encaixar onde queria e onde "devia".
É feito o uso de uma enorme hiperbole, o caso todo em si, para mostrar como a sociedade cria moldes onde cada pessoa, nesse caso partindo da idade, se encaixa e como ela deve agir. O Benjamim é obrigado a todo momento a estar em locais e situações que não deseja, tendo vivido apenas um momento onde sua aparência condizia com seus desejos e anseios, seria a tal idade de ouro? Ainda que de um ponto de vista ainda mais abstrato.
Mesmo vivendo esse tal momento, Benjamin ainda encontra infelicidades em sua vida e em sua condição.
A escrita é viciante, completamente fluída e imersiva, li em um instante e sem engasgos.
Uma leitura que vale a pena, pois além da escrita ser muito gostosa a história é intrigante e tem um quê de angústia que não te deixar largar o conto.

Bruna Peixoto 10/12/2023

Comprei o livro por conta do filme, que gostava muito quando criança toda vez que passava ficava até tarde para assistir. Gostei das diferenças, o filme aprofundou mais alguns personagens.
Achei tão engraçado que ele já nasceu com 1,70 de altura que tive que parar um pouco a leitura, já que não conseguia me concentrar mais.
Shirley TEA 10/12/2023minha estante
Li esse mas a capa era diferente

Bruna Peixoto 10/12/2023minha estante
Esta capa é lançamento deste ano da antofágica. Também tenho autismo nível 1.

Shirley TEA 10/12/2023minha estante
Que bacana

Bru 12/12/2023

Eu já tinha assistido a adaptação para o cinema, não fazia ideia que tivesse sido inspirada em um conto. Em comparação ao filme, é uma história mais curta e não muito aprofundada em muitos aspectos da vida de Benjamin, mas eu achei muito mais solitária e triste, especialmente no final, mesmo que eu tenha rido muito no início do livro.