O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O curioso caso de Benjamin Button

Bruna Peixoto 10/12/2023

Comprei o livro por conta do filme, que gostava muito quando criança toda vez que passava ficava até tarde para assistir. Gostei das diferenças, o filme aprofundou mais alguns personagens.
Achei tão engraçado que ele já nasceu com 1,70 de altura que tive que parar um pouco a leitura, já que não conseguia me concentrar mais.
Shirley TEA 10/12/2023minha estante
Li esse mas a capa era diferente

Bruna Peixoto 10/12/2023minha estante
Esta capa é lançamento deste ano da antofágica. Também tenho autismo nível 1.

Shirley TEA 10/12/2023minha estante
Que bacana

Mayra 02/11/2023

E se você já nascesse septuagenário? Bizarro, hein? Eu gostei muito do livro, me deu pena em muitos momentos do Benjamim, vou assistir o filme novamente pq assisti na adolescência.
Thais645 02/11/2023minha estante
Eu assisti ao filme bem novinha também, não sabia que tinha o livro!

Mayra 04/11/2023minha estante
Leia, vale a pena e a leitura é bem rápida.

amanda3781 11/01/2024

O tempo
Um livro que fala muito sobre a pressão que o tempo reflete em nós em todos momentos de nossa vida. Em alguns momentos somos jovens demais e em outros já estamos velhos demais.

Mostrar como sempre tentamos controlar o tempo, não só em nossas vidas como as de terceiros, reflete na nossa fascinação pelas aparências, que nos faz limitar onde devemos estar e em como devemos se comportar.

O trecho que Isadora Sinay traduziu, vindo da introdução de Contos da era do Jazz (?Essa história foi inspirada por um comentário de Mark Twain que dizia ser uma pena que a melhor parte da vida viesse no começo e a pior no final. Ao tentar esse experimento em apenas um homem em um mundo perfeitamente normal, eu provavelmente não dei uma chance justa à ideia?) que diz respeito sobre a juventude ser desperdiçada pelos jovens, me fez refletir sofre o comportamento de sofrermos com as ações do passado que poderiam ter sido diferentes, mas que geralmente não levamos em consideração a maturidade e o sentimento momentânea das atitudes. Será mesmo que sempre mudaríamos o passado se tivéssemos esse poder?

Bianca 06/01/2024

Bom pra sair da preguiça literária
Gostei bastante da escrita e é bem fluída, achei mais fácil de ler que o grande gatsby do mesmo autor, pretendo ver o filme porque ainda não vi ?? !! Só achei meio rápido, mas é um conto KKKK não tenho muito oq dizer, recomendo!!

Quequel 05/06/2023

Foi uma leitura bem rápida, e eu gostei bastante.
A proposta maluca é super interessante, e se mantém assim até o final, explorando as reações de todos à volta do Benjamim.
Eu achei bem legal ver as interações "inversas" dele com os membros da família ao longo da vida.

Laís 23/02/2023

O curioso caso de Benjamin Button
Acredito que muitos já tenham assistido ao filme inspirado no conto de Fitzgerald, eu mesma fui uma e na época fiquei encantada com o filme.

Confesso que eu não sabia que o filme era inspirado em um livro e, quando vi que a Antofagica estava lançando, corri logo adquirir e conferir as diferenças do livro para o filme e, são muitas.

Este é meu segundo contato com o autor F. Scott Fitzgerald, e, novamente gostei demais da maneira como ele escreve e, mesmo sendo um conto, ele traz tantas lições em suas páginas que vale muito a pena ler.

Em ?O curioso caso de Benjamin Button?, é relatado um caso único, de um bebê que nasceu velho, falando é que ao contrário do que se está acostumado, Benjamin apesar da pouca idade, aparentava ter mais de 70 anos, estaria já no fim de sua vida.

Ocorre que, o personagem fez o reverso, ao invés de envelhecer com o tempo, foi ficando cada vez mais novo.

Até que, ao final de sua vida, era apenas um bebê que não andava, nem falava e nem ao menos se lembrava de tudo o que vivera um dia.

Fitzgerald nós traz a realidade a ser acompanhada no final dos anos de 1800, Benjamin nascera em uma família rica, que valorizava as aparências e as relações em sociedade, a crítica parte da forma como o ser humano muitas vezes prioriza a aparência e deixa de lado a família e mesmo o afeto.

Uma história curta, fluida e que vale muita a pena ser lida.

Jão 12/12/2022

...o envelhecimento invertido de Benjamin Button é um recurso inteligente para falar do que na verdade é a condição de todos nós. Assim como Benjamin não pode impedir a si mesmo de envelhecer ao contrário, nenhum de nós pode se impedir de envelhecer na direção certa. A passagem do tempo, o envelhecimento do corpo e a morte são certezas inseparáveis, e sua inversão dentro da narrativa é um mecanismo eficiente para explorar a impotência dos seres humanos frente à marcha da vida.

Nick 30/11/2022

Esse livro trata do tempo, como o tempo passa, mesmo em diferentes circunstâncias. Foi interessante ver como a sociedade não perdoa ninguém, como Benjamin Button que em diversas fases de sua vida "diferente" sofreu bullying e discriminação. Um ótimo livro para quem quer começar a ler "clássicos".

@tatysturnick 28/05/2023

Uma história fora de sequência
Prepare-se para mergulhar em uma história completamente fora dos padrões com "O protagonista peculiar e inusitado, cuja vida segue um rumo totalmente contrário ao esperado.

Benjamin Button nasce com uma condição rara: ele envelheceu ao contrário! Enquanto o tempo avança para todos ao seu redor, ele rejuvenesce progressivamente.

É uma jornada repleta de momentos hilariantes e emocionantes, enquanto ele vive as fases da vida em ordem inversa. Imagine como festas de aniversário começando com bengalas e terminando com fraldas!

Ele nos convida a refletir sobre o tempo, a juventude e a forma como encaramos o envelhecimento. Será que, ao acompanharmos a história, também repensamos nossa própria relação com a passagem dos anos?
Fabio 29/05/2023minha estante
Parabéns pela ótima resenha!

Jessica Moraes 18/06/2023

Prefiro o filme;
Li no K.u pra aproveitar a assinatura, mas sinto que falta algo sabe, pra preencher algumas lacunas.
Tem bastante diferenças das adaptações mas foi bom ter conhecimento do original.

Bru 29/04/2024

Genial
Um clássico incomparável.
Leitura fácil e envolvente com uma história bem fora da curva.

Vale muito a pena a leitura e ja vou assistir ao filme, fiquei 100 vezes mais interessada.

Rond 21/11/2023

A curiosa evolução da vida em contagem regressiva
"O Curioso Caso de Benjamin Button" de F. Scott Fitzgerald, em sua belíssima edição pela Antofágica, é uma viagem literária que desafia o convencional. Através de uma narrativa envolvente e uma prosa que se aproxima do cinematográfico, Fitzgerald nos guia por uma experiência de leitura fluida e cativante, delineando com maestria a trajetória de um ser em desconcertante involução etária.

A vida de Benjamin Button, é marcada pela rejeição e pelo preconceito de uma sociedade herdeira de uma elite escravocrata e ressentida, reflete a crua realidade de uma existência marginalizada pela aparência desde o seu nascimento. Através das páginas, Fitzgerald tece uma crítica afiada à hipocrisia social e às relações que se estabelecem com base no mero interesse pessoal, espelhando um cenário que, apesar de situado no passado, ressoa com questões atemporais de aceitação e valor humano.

Complementando a narrativa, a edição da Antofágica se destaca pelo esmero editorial. Os textos de apoio presentes enriquecem o entendimento do contexto histórico-cultural da época e oferecem uma visão mais aprofundada da obra e de seu criador, aumentando a imersão e a reflexão propostas pelo texto.

malu 21/01/2024

Amo amo
Eu AMEI a leitura desse livro. É o segundo livro de Fitzgerald que eu leio(o primeiro foi o grande gatsby) e eu simplesmente estou apaixonada. A história de Benjamin Button é surreal de boa. Recomendo muito!

Mikael_13 23/12/2022

Amei demais esse conto do F. Scott Fitzgerald, foi o meu primeiro contato com o autor. Um destaque especial para essa edição maravilhosa da Antofágica, que possui ilustrações lindas e textos complementares excelentes.

Jordaann 12/09/2023

?E uma bengala, pai.?

Assisti ao filme, de mesmo nome, a alguns anos e não poderia ter me surpreendido mais ao perceber o quão diferente este conto é da adaptação!

Eu fiquei presa desde o início e mesmo sendo curta, a história é extremamente fluida, com um humor que me agrada, de fácil compreensão (parabéns Antofágica pelo trabalho), e ainda assim de grande profundidade.

Incrível que esse autor fez com que eu refletisse sobre coisas que foram escritas a muito tempo e que hoje ainda nos permeiam.

O ser humano é de fato complicado nas suas expectativas, frustrações, preconceitos e desejos.

Quero ler outras obras do autor!