O que sobra

O que sobra Príncipe Harry

Resenhas - O que sobra

Julia 08/06/2023

O livro tem altos e baixos, é interessante compreender a visão do Harry sobre os acontecimentos e ter acesso a algumas revelações curiosas. Por ser uma autobiografia, fui surpreendida positivamente pela narrativa fluída. É importante ter em vista que, justamente por tratar da visão de Harry sobre os fatos, não é uma narrativa imparcial, nem pretende ser.

Thayane28 04/06/2023

Comovente?
A história de um jovem que perdeu a mãe de uma forma traumática e foi sempre rodeado de uma família fria e acima de tudo calculista.

A monarquia precisa da mídia para sobreviver, um regime obsoleto, o único show que lhes resta é o midiático.

Então quem fugir a essa regra, como o Harry e a própria Diana é defenestrado.

Obviamente que ele demonstra claros comportamentos de complexo de inferioridade sim, mas de uma sensibilidade imensa que quando confrontado à frieza da firma acabou definhando.

O livro tem sua parte maçante, principalmente durante a época de serviço militar e dos vícios. Contudo, revigora-se quando a parte mais atual da história (Era Megan) entra em cena.

Para quem gosta de saber mais sobre a Coroa é mais uma ótica a ser analisada e apreciada.

Arthur 04/06/2023

É ...
O livro funcionou comigo até o momento que não sabia que foi escrito por um ghost writer (por mais que um o harry obviamente teve grande participação no desenvolvimento da obra).
É um livro de memórias bem subjetivo e a experiência pode ser diferente para cada leitor. Tem como interpretar como uma Grande historia de amor, uma historia de raiva e vingança ou uma prestaçã de queixa dos erros do passado. Confesso que chega um ponto que a narrativa só serve para Desmitificar os erros cometidos pelo príncipe e apontar toda a culpa para os tabloides britânicos e a família real. Não querendo dizer que não acredito nas suas justificativas, mas chega um ponto que todos os erros não são sua culpa, e sim de terceiros.
A segunda parte do livro, prioriza contar toda a Trajetória de Harry no exercito britânico com suas idas ao talibã, e cara, você tem que gostar muito do príncipe para Gostar dessas longas descrições. É chato, tirando alguns momentos.
E por fim, a grande história de amor, Meghan e Harry. E aí o negócio esquenta. O príncipe chega no seu clímax do conflito com os tabloides e sua família e não consegue mais suportar o silêncio em relação ao racismo envolvendo meghan, tudo isso resultando em sua saída da família real e a perda de seus privilégios.
Por fim, se você é um fã das histórias da família real, leia. Agora se não é tão fã, leia um resumo das principais fofocas do livro.

Mialle @mialleverso 28/05/2023

Abandonando esse livro agora pois insuportável. Príncipe Buá Buá chato demais. Tão sem graça que nem um livro de fofoca da família dele é interessante pq tudo que ele fala vira um grande drama do tanto que ele sofreu por não ser o príncipe herdeiro, apenas um príncipe. Sinceramente, na moralzinha, depois reclama que a galera fala de resolver isso igual os franceses. Parasita.
ironyas 28/05/2023minha estante
white people problems

Mialle @mialleverso 28/05/2023minha estante
o que sobra é a grande vontade de colocar uma guilhotina em praça pública.

Carolina909 26/05/2023

A narrativa é muito boa, mas é um melodrama que deixa qualquer produtor de Casos de família com inveja.

Ju Ajax 25/05/2023

O livro de memórias do príncipe Harry, é uma mistura de confissão, desabafo e carta de amor. Em alguns trechos, o texto parece um grande desabafo raivoso e embriagado.

É uma visão de dentro daquilo que Harry chama de "aquário surreal" e "show de Truman sem fim".

O relato é franco e íntimo ? mostrando como é estranha sua vida, que muitas vezes também é solitária. E são os pequenos detalhes, e não os grandes momentos, que dão uma pista de quão pouco sabemos sobre tudo.

mari 24/05/2023

Spare
Eu comecei a ler esse livro alguns dias após o lançamento, em Janeiro. É uma biografia extensa e, em muitos momentos, altera os sentimentos que você sente enquanto lê.
Gosto bastante de história desde criança e essa minha aptidão por histórica me levou a, consequentemente, ser fissurada por Monarquias (entenda por fissurada apenas historicamente, não sou a favor de movimentos monarquistas, especialmente o brasileiro). Obviamente que a monarquia que mais estudei e tenho conhecimentos é a britânica. Mas meus conhecimentos eram apenas sobre fatos políticos/econômicos, o maior contato que tive com fatos sobre a vida pessoal dos membros da família real foi a traição do Charles e Diana, repetida inúmeras vezes pela minha. Curiosamente, enquanto eu lia "O que Sobra", lembrei que, a cada vez que minha mãe contava a fofoca, ela adicionava um fato novo, como se ela mesma tivesse presenciado a história. O próprio Harry cita isso, de como as pessoas pareciam saber mais sobre eles do que eles mesmos.
As pessoas dizem que para um casal que preza tanto pela privacidade, Meghan e Harry se expõem constantemente. Eu encaro de uma forma diferente. Os dois são pessoas públicas, sendo que ele foi uma pessoa pública a maior parte da vida. Você não consegue deixar de ser algo que você sempre foi, eles não sabem ser algo diferente do que são. Tudo que eles apontam querer é segurança e paz, cumprir seus compromissos e não ter dezenas de câmaras, carros e helicópteros perseguindo-os. Realizar seus trabalhos e não ter sua esposa sendo chamada de macaca ou condenada por comer uma torrada com abacate.
Como eu menciono, é uma biografia longa. O início fala bastante sobre a infância dele, os anos em Eton e como ele começou a usar entorpecentes. Mais para o meio, ele aborda os tempos do Exército e o período em que serviu no Afeganistão (essa parte é chata e carregada de visão ocidental sobre o povo afegão). Muitos detalhes em todas as partes.
Não costumo dar notas a biografias, é a vida da pessoa e eu não posso julgar o que ela escreve e como ela se expressa sobre o que afeta a ela mesma. Mas o Harry, de uma forma geral, é uma pessoa carregada de traumas e isso é mais que evidente. Ele viu, aos 12 anos, sua mãe morrer por intermédio da mídia que infernizou mais da metade da sua vida. E viu a Família Real ficar em silêncio, e viu seu pai ficar em silêncio. O que ele retrata aqui é: ele não ficou e não ficaria em silêncio sobre isso. E tão pouco deixaria a história se repetir.
Para quem gosta do assunto, é muito interessante. Não é algo escrito por "biógrafos oficiais", é escrito por alguém que viveu essa realidade na pele.

Mel 22/05/2023

Interessante em partes, mas pouco objetivo
Entender a visão do Harry sobre a criação dos membros da realeza, a guerra, a mídia e as consequências da ausência da mãe tornam a experiência interessante. Porém, acho que muita coisa poderia ter sido contada de forma mais resumida, ele se prolonga demais histórias casuais. É o caso de ser um livro ok, que poderia ter sido escrito em muito menos páginas.

Helen Moya 21/05/2023

A vontade de ler este livro veio devido à a tantas notícias, tantas críticas da imprensa. Porém encontrei um Harry vitimizado, que o tempo todo se põe como inferior. Acusando todos a sua volta sem provas concretas. Não me convenceu

Bruno.Defaveri 20/05/2023

Por dentro da monarquia
O príncipe nos passa sua história de vida, desde da juventude, a morte da mãe, os problemas com a imprensa, sua vida na realeza.

João Fraga 18/05/2023

Harry ???????
Achei o início do livro meio entediante. Mas me forcei a terminar e me surpreendi com os relatos da vida do Harry. Algumas coisas foram bem dramatizadas por ele, mas acho que esse era o objetivo do livro ?

Elenthya 14/05/2023

Nada de Reserva ou Rebelde. O que vi foi um cara corajoso!
Corajoso o bastante para ligar um grande f**** e cair fora de uma jaula de ouro.
Engraçado, emocionante e surpreendente.
Um livro leve, capaz de nos arrancar boas risadas. Harry tem um senso de humor maravilhoso.
Foi um livro surpreendente para mim, não esperava muita coisa sobre a vida dele, mas passei a perceber que membros da realeza são só seres humanos como qualquer outra pessoa. E que cometem erros, como qualquer outra pessoa. Errados são aqueles que os julgam, sem lembrar que são iguais a eles, ou até piores.
Me conectei de uma forma profunda com a história de Harry e Meghan principalmente depois de ver a série da Netflix e conhecer a verdadeira história dos dois depois que saíram da realeza. Digo isso pois passei por um periodo muito dificil em minha vida após romper laços com uma religião (vulgo seita). O desprezo, o afastamento, tudo é muito parecido com o que eu e minha família enfrentamos.
Foi uma leitura bem dinâmica, divertida, fluida (li em poucos dias) e bem tocante em muitas partes. O livro é muito bom e se você tiver a mente aberta, a experiência é bastante agradável.
Recomendo.