O que sobra

O que sobra Príncipe Harry

Resenhas - O que sobra

Ana.Roechling 15/05/2024

O que sobra...
Esse livro mostra que conto de fadas é só na ficção mesmo, pq na realidade a família real é fútil, fria e egoísta.

Aline 09/05/2024

Esse livro é muito cansativo... Foram 4 meses lendo ele, bem aos poucos.
É muita descrição, que às vezes são desnecessárias.
Mas foi bem interessante saber o lado dele de toda essa história.
Queria muito que o Príncipe Willian escrevesse uma biografia também.

aclaraduarte 08/05/2024

O que sobra
Eu amei!

Provavelmente não devo acreditar na maior parte do que ele disse mas foi divertido demais ler a vida dele pelos olhos dele.
Senti falta de alguns eventos mais detalhados mas nada de importante.

Achei a escrita do príncipe muito boa e leve. Foi incrivelmente fácil de ler e prendeu DEMAIS.

Maíra 28/04/2024

Comecei a ler esse livro pela curiosidade mesmo. São muitas as fofocas que rondam a família real e eu tenho uma empatia natural pela Meghan por conta da Rachel, personagem dela em Suits. Mas o que mais me surpreendeu no livro foi essa relação absurda que a Família Real tem com a imprensa. É inacreditável que as pessoas se submetam a isso e ainda defendam. Acho que eles fizeram muito bem de cair fora dessa loucura.

Isadora1472 24/04/2024

Me surpreendeu
Comecei o livro achando que iam ter partes muito monótonas, até mesmo pela extensão do livro. Porém, incrivelmente até os trechos em que Harry com detalhes sobre quando ficou no exército são interessantes, a narrativa é muito boa e leve.

Ivy 07/04/2024

Príncipe Harry
Eu gosto muito de ler biografias, seja para me inspirar, seja pra conhecer um pouco mais sobre pessoas que eu admiro, seja por curiosidade? E ler a biografia do príncipe Harry foi esclarecedor! É muito diferente você ler sobre a vida de quem você acompanhou a história toda pela mídia. Depois de ler a biografia do ?Reserva? eu pude entender o porquê de ele ter deixado a realeza e é incrível como dentre os dois filhos, ele é o mais parecido com a nossa eterna princesa Diana e como Willian é parecido com seu pai, o rei Charles. Chorei em algumas partes, senti empatia em outras, fiquei enojada em algumas mas, a mensagem que fica para mim é: nem sempre o conceito família é aquele que envolve laços de sangue? Agora posso entender porque a biografia se chama O que sobra, pois, foi assim que Harry se sentiu a vida toda, a peça sobressalente do jogo, literalmente aquele que sobra? Agora ele pode realmente viver a sua vida, que ele encontre a paz e a felicidade que tanto almeja para si e sua família?

Lara 05/04/2024

O Bentinho da realeza
É legalzinho de acompanhar uma história real como se fosse ficção. Mas não tem como saber até onde esse vitimismo de Harry é real ou forjado. Não sei por quê, mas em muitas partes me soa forjado ? embora não tenha como deixar de sentir pelo menos um pouco de compaixão, principalmente em relação aos ataques sofridos por ele e a esposa.

Ainda assim, não só o vitimismo, mas vários outros detalhes me soam meio falsos ou contraditórios. Essa briga com o irmão, que hora parece estar muito bem a par da situação, mas hora se faz de desentendido, totalmente à parte de brigas que eles mesmos tiveram ? como assim Harry não tinha pedido ajuda, quando, segundo ele, passou tanto tempo implorando por algum aceno de compreensão? Quem está mentindo? Vemos os fatos a partir de uma só perspectiva e ela ainda se contradiz?

Também ficar mais de dez anos acreditando que a mãe não tinha morrido? Não sei, parece algo pra justificar a falta de emoção que ele demonstrou nesse tempo. E mais um motivo pra transferir pra outras entidades ? lê-se imprensa, embora muitas das culpas realmente tenham sido dela, vejam, não estou de jeito nenhum a defender essa carnificina impressa que foi exaustivamente crucificada pelo duque de Sussex ? ou pessoas culpas que eram dele ou que às vezes não eram de ninguém.

Aliás, quantas vezes o nome da Diana foi usado em vão? Muitas vezes. Essa repetição incisiva me incomodou bastante, mas acredito que realmente seja um trauma que ele não conseguiu curar ainda ? ou talvez esteja só tentando ganhar simpatia em torno desse nome tão popular e amado.

Só saberemos quando sair o outro lado da história... Espero que Willy já esteja trabalhando com ghost writers.

Por fim, porque me incomodou muito e não poderia deixar de mencionar: as partes em que ele descreve a guerra são nojentas e cruéis. Me senti traindo meus princípios lendo descrições de mortes de seres humanos reais como se fossem peças de xadrez ou um jogo de playstation, como ele mesmo fala. Humanidade zero. Realmente doentio e toma uma proporção relativamente extensa do livro.

No mais, um bom livro. Vale a leitura pra quem se interessa pelo assunto!

Roberta.Larissa 12/03/2024

Surpreendente
A biografia do Harry me surpreendeu bastante. A escrita é realmente fluida e a ordem cronológica dos acontecimentos deixa o leitor curioso. Eu achava que entre quatro paredes a família real era de fato uma família amorosa, mas no livro, Harry deixa claro que são frios.
Gostei bastante da leitura, super recomendo.

Tatiana455 09/03/2024

Uma autobiografia do príncipe, onde ele conta sua história de vida desde a infância até a decisão de se afastar da realeza britânica com sua esposa, Meghan Markle. Contado de forma cronológica, a sensação que temos é que estamos lendo um diário, porém, vai além de uma série de memórias? é um relato corajoso e sincero, com polêmicas, descobertas e curiosidades sobre a realeza, das quais não fazíamos ideia . Vi muitos relatos dizendo que ele se vitimiza, e de verdade, não concordo.
Quote:
Além do mais, tinha jurado que não deixaria aquele encontro virar mais uma discussão. Mas logo descobri que a escolha não cabia a mim. Papai e Willy tinham seus próprios papéis a interpretar, e chegaram prontos para a briga.

Luiz 09/03/2024

Vida de Realeza
Um ótimo livro sobre a trajetória do príncipe Harry. Realmente uma interessante vida cheia de detalhes inimagináveis sobre a monarquia. Vale a leitura!

MasQueTau 07/03/2024

Difícil dar nota para biografias
Terapia mandou um abraço!

Príncipe Harry, um livro onde ele nos conta tudo, desde momentos mais inicias de sua vida, até os dias de ontem, porque o hoje ainda não sabemos como está sendo. Ele fala detalhadamente por tudo o que passou, desde a morte da sua mãe, Lady Di, lá em 1997, até o momento em que a vida dele vira o inferno na terra, tudo em função da imprensa, de mentiras e fofocas saídas de dentro da própria corte.

Ele mostra como teve uma vida extremamente controlada pelo palácio, sem nenhuma estrutura familiar, sem afetos, sendo apenas considerado o "reserva". A competição que Willy impôs desde pequenos, o pai querendo atenção, ele buscando algo em que se segurar. Nas partes que ele conta como o Willy e a Kate trataram ele e a Meg, as brigas, me caiu os butiá dos bolso!

É tão bizarra essa vida da monarquia que, às vezes, parecia um conto, e não a realidade. Ele indo pra guerra, jogando vídeo game esperando comando para atacar, eu senti que ele muitas vezes precisava chamar a atenção de alguma forma, pra dizer "oi, me vejam, tô aqui!". Claro que ele sofreu muito, o psicológico dele estava abalado desde a infância, depois veio todo o ataque que a Meg sofreu pela imprensa, todo o racismo, toda difamação e mentiras contadas sobre eles, eu teria surtado muito mais.

Foi um livro muito fácil e bom de ler, minha primeira biografia. Recomendo muito a leitura!

sofiamart 07/03/2024

Comecei a ler porque eu já tinha lido ?Diana: a sua verdadeira história? e gostei bastante! Mt bom!!

Andrea.Oliveira 07/03/2024

Uma guerra de egos.
Relato emocionante, que nos mostra um lado B da monarquia britanica. Ego, carência, e pouco amor familiar.
Uma imprensa sem limites, que brinca com a vida de pessoas reais.
Uma leitura para conhecer um pouco mais dos costumes britânicos, o dia a dia da monarquia, a completa falta de privacidade e o sentimento do Príncipe Harry , agora Duque de Sussex, em meio a toda essa atmosfera monárquica , mas nem tão brilhante assim.

Mickaellataraujo 06/03/2024

"E se não sabiam por que eu tinha ido embora, talvez simplesmente não me conhecessem. Nem um pouco."