O que sobra Príncipe Harry

Resenhas - O que sobra

myhtuck 12/12/2023

O que sobra
"Com uma honestidade total e incontornável, O que sobra é um marco editorial, cheio de inspiração, revelações, introspecção e sabedoria, conquistada com muito esforço, no que diz respeito ao eterno poder do amor sobre a perda."

Nota: 4,5/5

ThalitaSantos. 27/11/2023

O que sobra
Príncipe Harry trouxe aqui muita coisa que eu tinha curiosidade sobre.
Eis o quote que mais me pegou
"O Herdeiro e o Reserva ? não havia juízo de valor nisso, tampouco havia ambiguidade. Eu era a sombra, o apoio, o Plano B. Fui posto no mundo para o caso de alguma coisa acontecer com Willy."

No fundo, essa é a biografia de uma criança ferida que perdeu a mãe muito cedo e teve que crescer sob os holofotes por conta de sua família.

AngAlica.Balsi 24/11/2023

Uma biografia dolorosa, mais uma vez um membro da familia real sufocado com o sistema e que sofre ataques absurdos.
Uma história triste, uma
Lembrança das dores da mãe e um futuro doloroso longe das suas raizes.

Dani 15/11/2023

O que sobra
Confesso que esperava um livro ruim pelas resenhas que li. Mas não, esse livro me surpreendeu, achei a escrita de Harry muito boa para quem escreveu seu primeiro livro.

. Neste livro Harry conta todas as passagens da sua vida, desde as mais polêmicas até alôs segredos que eu não imaginava. Também conta como a monarquia realmente funciona e a relação de ódio/dependência da família real com os paparazzi.

. Muita fofoca no ventilador, muita treta e um pouco de drama, claro, sem isso não venderia tanto. Mas confesso que entendo que a biografia é DELE, e ele mostra as situações pela sua visão, então não espere nada não tendencioso.

. A forma que ele muda e como ele descreve a história dele com Megan é super fofa e mostra para os leitores que muitas vezes a família que a gente encontra ao longo da vida vale muito mais do que nossa família de sangue!

. Gostei muito, e indico para quem gosta de ler e entender mais sobre a família real e biografias.

Sonia231 04/11/2023

Revelador!
Me levou a inúmeras reflexões sobre minha visão românticas da monarquia, fiquei chocada em diversos momentos com os relatos do Harry. Quanto a morte da mãe dele, da falta de sensibilidade da imprensa nesse momento bem difícil que toda família estava passando, que ele nem chorar conseguiu, que foi um choque tão grande que levou muitos anos pra ele processar tudo isso e entender que ela realmente se foi.

Muitos dirão que ele foi muito dramático, que ele reclamou mas que ele tem privilégios por ser príncipe, mas sou da opinião que cada um tem a sua vivência, que a realidade de ninguém é igual a de outra pessoa, que, é claro, ele nunca terá os problemas que nós temos, crise financeira e tudo mais, mas nós também nunca teremos nossa vida ameaçada por mentiras que foram jogadas na mídia, que talvez nunca veremos nossa esposa ou marido dizendo que se sente culpado e quer morrer porque se sente culpada de todas as mentiras inventadas.

Nós, muitas vezes, não valorizamos a nossa privacidade da forma que deveríamos!

A parte central do livro fica mais lenta, porém os relatos do início e da parte final do livro onde ele relata como conheceu Meghan e como o relacionamento deles se desenvolve é maravilhoso.

Vi muitas críticas falando que não se sentiram lendo uma biografia, tá bem senti isso, mas pra mim foi um ponto positivo, mas eu gostava de entrar na Internet ver as fotos dos palácios, casas e lugares que Harry menciona e ver que tudo é real me trouxe um paralelo muito bom.

Quero assistir as entrevistas deles e pesquisar ainda mais sobre o assunto.

Finalizando,

Harry e Meghan, vocês não merecem nada daquilo e sinto muito que tiveram que passar por isso!

Stela Marçal 23/10/2023

O que sobra
Demorei muito para finalizar esta leitura, mas valeu a pena, foi interessante ver o lado real, e não o conto de fadas que a mídia nos conduz a acreditar.

geovanna785 22/10/2023

Gente como a gente
Ok, vamos lá

o livro não é ruim, mas tenho alguns pontos.
O livro é narrado pelo próprio príncipe, e é uma biografia dele, que começa com ele conversando com o irmão e o pai dele, e depois ele volta no passado, contando a vida dele desde que recebeu a notícia da morte da mãe dele.

A narração dele faz o livro parecer ser de romance. Então parecia que eu estava lendo baboseiras da vida dele até chegar o grande dia quando ele conheceria a sua esposa, o grande amor de sua vida.
O livro é bem chatinho, me distraia com qualquer coisa. A forma como é escrito não combinou com o estilo do livro, um conselho de leitora é que devia ter escolhido outro gênero para contar a história de vida dele, qualquer outro combinaria mais.

Mas também tem a parte boa. As aventuras dele são bem legais, mas algumas bem problematicas. Por ele ser da realeza, ele conheceu muitos famosos. Achei ícone o encontro dele do nada com as spice girls.
Curti bastante que transmitiu os sentimentos dele muito bem, a rejeição que ele teve em relação à morte da Diana. O pai dele mandando ele pra lá e pra cá, mesmo estando de luto. O babaca do irmão dele.
Sim, tem as coisas polêmicas sobre a vida dele e sobre a realeza, mas é melhor saber esses fatos por fora do livro. Se estiver interessado, procura na internet, não vale muito a pena ler o livro inteiro só por essas coisas.

Wellington.Pimente 16/10/2023

Memórias polêmicas.
O livro de memórias do Príncipe Harry, houve críticas pelo fato de que ele fez uma propaganda contra ele próprio, talvez os entusiastas da família real. Eu, particularmente, acho muito corajoso expor tudo que ele considerou importante, seja para o seu bem ou mal. Apesar dele defender a monarquia e o que ela representa na geração de receitas para a Inglaterra, fica claro que esse tipo de monarquia é muito elitista , e que beira quase ao ridículo, por seus narcisismos, falsidades e traições, que acontecem entre os próprios membros da família real.
Ele conta como era sua vida de privilégios, sua condição de Spare (O extra, O que sobra, o que nasceu para doar o seu rim para o príncipe herdeiro se for necessário) e a sua relação de amor e embates com o irmão, a revelação surpreendente de que o príncipe William chegou a bater nele por defender a sua esposa, a princesa Meghan entre as intrigas com a princesa Kate. E mais ainda, a tentativa do príncipe herdeiro de impedi-lo de tomar determinadas decisões, usando sua representatividade como o príncipe regente e quando estudavam o príncipe William buscava manter a distância do irmão.

A parte que achei mais interessante foi seu relato, de como sentiu com a morte da sua mãe, os bastidores do que ele lembrava como criança, a ilusão que demorou anos por imaginar que sua mãe ainda estaria viva, e que na sua concepção tinha resolvido sacrificar tudo para viver livremente e por viver um trauma e uso político, das suas imagens infantis, no momento de profunda dor e sem ajuda familiar para enfrentar a questão, sendo que o seu irmão recebeu todo o apoio emocional e o que acredita, que esse esquecimento da sua família, levou o jovem Harry a necessidade de chamar atenção, conforme sua própria abordagem: - "Eu era a sombra, o ator coadjuvante, o plano B". Outro ponto que chama atenção foi o fato dele relatar que seu pai, o agora rei Charles, mesmo com toda a sua limitação emocional, não era de todo um pai ruim.

Portanto, é um livro que faz muitas revelações sobre a vida privada da monarquia britânica, coloca suas queixas e ressentimentos assim como o fato de que os filhos não queriam que o pai casasse com a Camila e ficassem vivendo como namorados e aponta a sua desconfiança em relação a madrasta. Fala de todos os seus amores, sendo a parte mais chata do livro quando aborda sobre seu trabalho nas forças armadas britânicas, e por fim seu encontro e enlace com a Meghan. Apesar de ouvirmos e lermos críticas de alguns, ao considerarem o príncipe Harry um narcisista por todo o seu relato, aliás, muito bem escrito nessa obra, eu não acredito, afinal ele revela muitas informações que podem prejudicar sua imagem. Achei um livro muito corajoso.

C. Aguiar 29/09/2023

O livro foi lançado logo que o príncipe Harry saiu da realeza e essa obra nada mais é do que um apanhado sobre sua vida! Principalmente pela mãe do Harry (Princesa Diana) ter sido um grande marco na história, eu fiquei bem curiosa com a ideia de ler esse livro; somos apresentados a uma pessoa que vive em uma bolha desde que nasceu, é perseguido constantemente e tem uma vida nada convencional.

Harry sempre viveu cercado por holofotes e qualquer passo em falso foi motivo para o enxame de paparazzis ficar em cima dele inventando histórias. Apesar de alguns momentos serem cansativos durante a leitura (como as partes que citam a guerra), outros são dolorosos e emotivos, como os que ele cita: os relacionamentos amorosos fracassados, a falta de mãe e a amiga que infelizmente cometeu suicídio.

O livro apesar de mostrar ao leitor uma vida cheia de privilégios, também mostra uma pessoa repleta de traumas que entende que nem tudo são flores dentro do meio que está inserido, que também existe podridão, preconceito e muitos segredos obscuros.

Visto que não é de costume da realeza dar entrevistas ou fazer qualquer comentário sobre sua vida privada, eu acabei ficando bem curiosa quando esse livro lançou. Não foi uma das minhas melhores leituras do ano, mas foi uma boa leitura dentro do possível.

Esse livro para mim foi um enorme desabafo, quase que um grito de liberdade, ele até mesmo descreve como foi a pressão ao casar com uma mulher preta e o racismo que os filhos vão sofrer no decorrer dos anos, então só consigo imaginar a quantidade de coisas absurdas que ele provavelmente ouviu e ainda vai ouvir com o passar dos anos devido ao seu casamento e o que a esposa dele não deve passar .. revoltante.

Não sou muito fã de biografias, mas gostei dessa dentro do possível e gostaria de escrever mais sobre ela, mas não quero que fique um texto cansativo. Então se você está curioso para ler essa obra, aproveite e tire um tempinho para matar a curiosidade!

Leiturascomthays 19/09/2023

Um livro que conta a história do Príncipe Harry e foi muito bom saber da visão dele a perca da mãe. A única parte que não gostei e me fez parar várias vezes é a da guerra, mas insistir na leitura e amei.

Jordana.Engler 17/09/2023

Vim pela fofoca e pelo interesse em conhecer um pouco mais sobre a realidade da família real.
No entanto, acho que foi o livro que mais demorei pra ler na vida, deu preguiça muitas e muitas vezes, mas consegui finalizar.
Achei alguns trechos um tanto exagerados para ser ?vida real?, esse é o problema das biografias, pois levar tudo ao pé da letra é algo bem sério. Mas no geral valeu a pena, realmente acredito na ?injustiça? que essa família (Harry, Megan e crianças) sofreu durante todo o tempo ao ?lado? da família real e uma repulsa enorme pela imprensa britânica.