Até os ossos

Até os ossos Camille DeAngelis

Resenhas - Até os ossos

lailaoliv. 26/10/2023

Até os Ossos
As diferenças entre o livro e o filme são gigantescas!

?Até os Ossos? nós mostra a trajetória de Maren, uma jovem com tendências canibais que, após ser abandonada pela mãe, inicia uma busca por seu pai e por respostas.
Desde que a mãe de Maren, encontra o osso do tímpano da babá da garota dentro de sua boca e uma pilha de ossos ao seu lado, com apenas dois anos, ela soube que a vida nunca seria normal para nenhuma delas. Ela mudam de cidade em cidade com expectativas de que tudo vai ser diferente, mas o desfecho é sempre o mesmo: ela precisa esconder as provas enquanto a mãe faz as malas.
Quando a mãe deixa Maren no dia seguinte do seu aniversário de dezesseis anos, ela vai à procura de seu pai que nunca conheceu e descobre muitas coisas no caminho. Uma dessas muitas coisas é Lee, um garoto também com tendências canibais. No final das contas ela percebe que não está apenas procurando o pai, mas também a si mesma.

Se você quer que um livro exatamente igual ao filme, desista! Quando comecei a ler, logo na primeira página já percebi as diferenças. Mas mesmo assim foi uma leitura agradável, tão agradável que eu consegui terminar o livro todo, coisa que eu não faço a meses.

Sendo sincera, existiu certos momentos confusos pra mim no livro, como: um bebê conseguir comer um ser humano inteiro? E o fato de que isso deveria ter sido explicado detalhadamente, me deixa nervosa. Foram tantas perguntas sem nenhuma resposta, mas confiei na leitura e o livro conseguiu me puxar completamente para a história confusa.

Na minha cabeça o canibalismo é usado como uma metáfora para explicar um amor de uma maneira mais profunda e íntima. Literalmente ?até os ossos?.

O romance não é lá essas coisas como eu imaginei que seria, mas também não é ruim.
Um dos plots me deixou meio confusa e desacreditada, essa parte eu queria no filme, seria muito bom.

Luca Guadagnino e David Kajganich conseguiram fazer um ótimo trabalho com essa obra.

"A morte está sempre no processo de incubar uma vida nova, mesmo quando nossa existência foi retalhada até os ossos."
LivroAleatorio 26/10/2023minha estante
Gostei da resenha ???

lailaoliv. 28/10/2023minha estante
obrigado!????

Bianca.Zanchetta 25/10/2023

Cômico
Esse livro trata-se de canibalismo por conta da relação que a autora faz em relação ao consumo de carne. Mas achei o livro muito raso, sem conexão e com alguns furos na história, além de que parece que ela relata um monstro com uma boca gigante para conseguir literalmente comer alguém em questão de minutos.
Não recomendo esse livro, acho que com toda certeza há melhores.

Rosita Lima 17/10/2023

Até os ossos

Até os ossos, foi escrito por Camille DeAngelis e lançado no Brasil em 2022 pela Editora Suma, que me enviou o livro de parceria.

Aqui teremos a Maren, uma jovem canibal. Mas essa questão do “canibal” não é estilo o que vemos em histórias criminais. Neste livro, é como se fosse uma raça que eles chamam de “comedores”. Alimentar-se de carne humana é uma necessidade dessa espécie.

Só que, obviamente por conta disso, Maren e a mãe passam a vida se mudando para conseguir esconder essa condição. Algo que limita muito a vida das duas. Até que, no aniversário de 16 anos da Maren, a mãe, por não aguentar mais esconder os crimes da filha, decide abandoná-la. Vendo-se completamente sozinha e desamparada, Maren inicia a busca pelo pai, que nunca conheceu, para possa saber mais sobre si mesma. Nessa jornada, ela acaba encontrando outras pessoas como ela e se vê diante de inimigos e de uma perspectiva de amor.

Durante a leitura, é nítido que a autora tinha a intenção de fazer desse livro uma história sobre amadurecimento, auto aceitação e trazer até uma reflexão sobre a sexualidade feminina. Ela também utiliza de alguns elementos de terror e romance. Sendo assim, uma história que tem o objetivo de ser muito intimista e que, provavelmente, o leitor precisará estabelecer uma conexão com a personagem. Algo totalmente emocional e que poderá acontecer ou não. Infelizmente, não aconteceu comigo. Já que, para mim, essas situações e reflexões não se aprofundam o suficiente. Eu precisava de algo a mais para me sentir comovida! A protagonista não me cativou e, consequentemente, não me preocupei com os problemas que ela precisava enfrentar.

O que me motivou a continuar lendo o livro até o final foi o fato de ser um texto simples, rápido de ler e o personagem Lee, outro comedor. Ele parecia ter mais presença nas cenas e uma história mais interessante do que a própria protagonista. Entretanto, a finalização que ele recebeu me deixou muito decepcionada.

Sobre o filme, ele é um adaptação com poucas alterações em relação a história original. E apesar de não me empolgar assistindo, senti que pude aproveitar um pouco melhor. As técnicas de filmagens, fotografia, o esforço dos atores e músicas ajudam bastante na transmissão de emoção.

Apesar dessa não ser uma história que tenha cativado, com certeza recomendo a leitura. Afinal é um livro vencedor de prêmios e é importante que vocês tirem as suas próprias conclusões. E para quem já gostou do livro, provavelmente vai adorar assistir ao filme já que foi um trabalho competente no que se propõe.

Resenha no blog: https://www.rositalima.com/2023/10/resenha-ate-os-ossos-camille-deangelis.html

site: https://www.rositalima.com/2023/10/resenha-ate-os-ossos-camille-deangelis.html

Vini87 12/10/2023

Chocante e emotivo
Quando achei que o livro não teria plot fui surpreendido hahaha.

A conexão que eu tive com as partes não fantasiosas de Maren chegou a ser assustadora, o texto é lindo, tocante, forte, reflexivo e eu adorei, mas não tem o terror que eu esperava.

Gostei muito da evolução da personagem e da ambientação e do clima criado pela autora, li super rapidinho. Indico pra todos, até pra aqueles que supostamente teriam medo pelo gênero.

chxsenoir 12/09/2023

Tinha tudo pra ser perfeito
Conheci esse livro depois de assistir ao filme, pode ter sido uma boa ideia ou não, mas as comparações foram inevitáveis, mas essa é uma resenha especificamente sobre o que li, então?

A premissa do livro nada mais é do que autodescoberta, de uma forma um pouco mais subentendida e visceral, é um retrato bonito da agonia que é conhecer a si mesmo, é um clichê imaginado de uma perspectiva mais violenta, o que não faz dele menos interessante.

Pensei muito sobre o que dizer sobre os personagens, eles são poucos, e mesmo assim não conseguem ser envolventes. Maren passa tanto tempo odiando a si mesma que sua mudança se atrasa e perde a importância, não é gradativa, apenas está lá e parece não fazer diferença nenhuma.

Não sou a maior fã de narração em primeira pessoa e isso me incomodou um pouco, mas esse é justamente um jeito de fazer da narrativa mais intimista. Infelizmente, aqui nem isso foi o suficiente para criar uma conexão.

Tocando o ponto dos personagens outra vez, o desenvolvimento do enredo de fato acontece, perguntas são respondidas, mas os personagens não mudam (seja para melhor ou pior), parecem simplesmente estagnados no ponto em que começaram, e por isso o livro se torna tão maçante.

O final parece mostrar finalmente uma aceitação, e embora seja suave, deixa a desejar quando se fala de todos os problemas e traumas que Maren carregou até ali e não resolveu, ou as sequelas que ela parece não viver, como se nada do que foi narrado antes tivesse realmente acontecido. Talvez seja intencional, mas definitivamente não funcionou.

Queli Davanço 10/09/2023

Hannibal aprova essa leitura!
Li totalmente no escuro, sem nenhuma sinopse e simplesmente nunca imaginei que um livro desses existia. O título, o tema e toda a trama é de tirar o fôlego, você sabe o que vai acontecer e mesmo depois de acontecer você continua tenso. Você cria uma conexão estranha com a protagonista e seu desejo incontrolável de carne humana.

Lídia 31/08/2023

Bones and all
Eu assisti o filme no final de 2022 e não consegui parar de pensar nele até agora, o livro veio pra mim para preencher algumas lacunas que o filme deixou, mas ao mesmo tempo o filme é melhor em vários aspectos, ainda sim o livro é incrível.

nathaliaprado 15/08/2023

Até os Ossos
Esse livro é estranhamente bom! Confesso que, só dei uma chance a ele por conta do filme recentemente lançado. Eu não estava com pretensão nenhuma e foi exatamente por isso que eu gostei. Mesmo ficando claro, o que a protagonista faz ao longo do livro, tudo o que eu senti pela Maren foi pena, fosse na forma como ela confiava demais nas pessoas, não imaginando que eles poderiam machucá-la ou na forma como ela criou um cenário todo com base em suas expectativas pessoais e na esperança que ela manteve, mesmo quando começou a surgir sinais claros de que aquilo nunca iria acontecer. Por fim, a personagem consegue ter um desenvolvimento interessante, mesmo que tenha sido deixado para as últimas páginas, foi apresentado na medida certa e de uma forma tão natural que me deixou impressionada e eu já não sentia mais pena, porque eu sabia que ela conseguiria se virar muito bem a partir dali. Aliás a Maren é uma espécie de predadora do pior tipo, pois você jamais diria que ela é capaz de machucar você.

I.m.melo´s 12/08/2023

Não sei se gostei do livro, não sei se foi o que esperei
Eu Iasmin estava animada pra ler esse livro desde que começou as notícias sobre o filme e desde então esperei sua chegada em nosso país ansiosamente já que ainda não sei inglês (tô começando aprender agora) mas agora não sei o que dizer, sempre foi falado que é um romance canibal, de fato é uma romance canibal mas eu acho que esperava que fosse entre os Lee e a Maren e acaba que no fim eles quase não se relacionam dessa forma. Tenho que dizer é um livro leve e fácil de ler contanto que enrolei a maior parte dessa leitura por que quis enrolar, eu tenho que dizer que a forma que o Luca Guadagnino adaptou esse livro foi incrível apesar de não ser fiel, num consigo imaginar ele sendo adaptado fielmente, acho que não chamaria atenção do público então ele foi um gênio por adaptar da for que adaptou. Acho que o oque me decepcionou nesse livro foi o personagem Lee, eu adorei tanto o personagem no filme (não só por ele ser interpretado pelo timmy) ele é cativante é misterioso eu achei ele um charme no filme mas no livro não sei o que dizer dele acho que talvez ele só tá ali pra ajudar ela é mais nada sendo que no filme ele tá ali pra ajudar pra manter ela firme e claro pra ter um arco na história e no livro na minha opinião não teve isso. Tenho que dizer apesar de tudo eu adorei o livro, amei a desenvoltura amei quase todos os momentos me diverti bastante mas tenho que dizer que pela primeira vez eu vou preferir o filme ao invés do livro, e me parte dizer isso, parte mej coração dizer isso mas pela primeira vez isso acontece, mas eu adoraria ler qualquer coisa dessa autora acho que ela possa vir a ter a livros melhores que esse e foi boa essa leitura
Obrigada Bones and All por me acompanhar nesses dias apesar de talvez você não ter sido o que esperei, obrigado voce me fez uma orima companhia

alice965 10/08/2023

Um pouco decepcionante..
O livro não me cativou logo de primeira, demorou uns bons dois meses para eu voltar a lê-lo. Porém, nesse retorno, eu simplesmente o devorei. A escrita de DeAngelis é bem morna, por assim dizer. Complementa, a partir de um quase contraste, a voraz história construída por ela.

Tendo lido após já ter visto a excelente adaptação de Luca Guadagnino, o livro me decepcionou... No filme, os relacionamentos (seja o de Maren e Lee ou o de Maren e Sully) são mais bem desenvolvidos. O de Maren e Lee, por exemplo, é mal-construído, tendo uma mínima crescente em todo o enredo. Isso sem nem comentar o de Maren e Sully, que eu achei forçada a forma como DeAngelis interligou os dois.

Contudo, o que realmente me incomodou foi o final, onde a atitude de Maren não faz o menor sentido. Foge do desenvolvimento da personagem criada.

Gabriel 05/08/2023

O Sapo e o Escorpião
Na margem de um rio estava um sapo. Ele precisava chegar à margem oposta. Enquanto se preparava para entrar na água, chegou um escorpião. Também este precisava chegar à outra margem, mas não podia fazê-lo: os escorpiões não sabem nadar.

A contragosto viu que o sapo era a única possibilidade de chegar ao outro lado. O escorpião pediu ao sapo para ajudá-lo:

? Deixa-me subir nas tuas costas e transporta-me até a outra margem. És grande o suficiente e não te cansarás.

Mas o sapo, que conhecia o veneno do ferrão do escorpião, respondeu:

? Nas minhas costas? Estás louco! Tenho medo de teu veneno mortal!

E o escorpião então retrucou:

? Estás enganado em ter medo de mim! Desejo apenas atravessar o rio. É meu interesse que você fique vivo durante a travessia, pois se eu lhe ferroar, morreremos os dois, já que eu não sei nadar.

Com tal raciocínio, o escorpião convenceu o sapo. Subiu, então, em suas costas. O sapo entrou na água carregando o escorpião e começou a nadar à vontade no seu meio natural.

Assim que chegou no meio do rio, no ponto que era mais forte a corrente e maior o esforço do sapo, o escorpião levantou o rabo e enterrou o ferrão com toda força nas costas do sapo.

Enquanto o veneno mortal se espalhava em seu corpo, sentindo que a vida se esvaía, o sapo exclamou:

? Por que fizeste isso? Não vês que ambos morreremos? Eu envenenado e tu afogado!

E o escorpião, já se afogando, diz:

? Porque eu sou um escorpião e esta é minha natureza.

Laila Laudina 04/08/2023

ResenhasLabirinto
Esse livro foi uma leitura que me surpreendeu muito mas infelizmente de forma negativa.
Com essa capa belíssima e a premissa um tanto chocante criei altas expectativas em relação a ele.
Porém se tornou uma leitura repetitiva e maçante com personagens chatos e inseguros.
Maren inicialmente e retratada como uma garota forte e destemida que iria atrás de seus objetivos de qualquer forma, mas ao longo da trama ele se mostra insegura.
A trama se constrói em Maren ser uma adolescente com tendências canibais que decide ir em busca de seu pai que ela não conhecia. E ao longo dessa jornada vem aquele plot de ela se conhecer e se aceitar mas isso tudo é contruido de forma muito rasa e superficial com assuntos por muitas vezes desnecessários muito recorrentes e os necessários apenas passam brevemente.
O final pelo que eu compreende talvez seria uma forma de nos mostra que ela havia se aceitado como é mas como assim. E a forma que as coisas passam e não a tocam de maneira nenhuma achei muito estranho ela não gostava dele?????
Enfim o livro funcionou pra muita gente que eu vê aqui no perfil, mas pra mim ele não rolou.