Yellowface

RayRay 02/02/2024minha estante
linda, disse tudo

Yas 16/01/2024

LAUDO: TODOS PIRADOS
Uma história que te faz rir, se questionar e duvidar um pouco de tudo que é apresentado pelo mundo editorial!

Amei a versatilidade da autora, fiquei meio receosa de ler algo tão diferente do último livro que li dela, mas me surpreendi muito positivamente.

Li em espanhol e por isso acho que a leitura foi menos fluida do que deveria. Acredito que em português devoraria em um dia e riria muito mais!

Super recomendo a leitura, ainda mais que esse ano vai sair traduzido no brasil

Caroline 16/01/2024

Eu achei ótimo. Encarei o livro como é: uma sátira. Assim como acredito que fosse o objetivo da autora, não gostei da protagonista, e isso tornou a história muito mais interessante. Um vai e vem de emoções que me conquistou.

lunasolis 14/01/2024

É um livro, com certeza
Tenho que ressaltar que nunca li nada dela antes disso, e não conheço nada sobre.

Achei o livro muito bem escrito, e como o objetivo era fazer os personagens serem horríveis, já que é uma sátira, digo que ela teve sucesso.

Meu problema maior foi que eu achei raso. Ela entrou em críticas sobre o mundo literário, mas não se aprofundou, então entrou em críticas sobre reviews e não se aprofundou, sobre cancelamento do twitter e como isso afeta as pessoas e não se aprofundou (minha opinião nisso é: a personagem é tão boa em acreditar que todo o mundo está contra ela que era mais fácil só excluir o aplicativo do celular). E o último capítulo não era exatamente o que eu estava esperando.

Minha visão da história foi um pouco afetada porque fui atrás de reviews no meio da leitura e vi algumas críticas sobre como Kuang tem problemas pra separar ela dos personagens e sobre como ela teve um problema parecido com a protagonista, onde the poppy war teve reviews ruins pelo jeito que taiwaneses foram retratados e após ler um comentário falando sobre esse assunto particular tudo pra mim parecia uma resposta dela a essas críticas.

Eu recomendaria, mas de novo, acho que essas "descobertas" que fiz no meio da leitura alteraram um pouco a minha visão.

Jani.ribeiro 14/01/2024

Eu confesso que esperava mais do final mas a leitura é fluída e tem discussões sobre racismo, apropriação cultural que são bem descritas no enredo e propõe ao leitor uma reflexão sobre o mundo literário.

Nicolle.Iwazaki 13/01/2024

Primeira leitura de 2024 concluída com sucesso!!!!!

O livro conta a história de June, uma mulher branca que rouba o manuscrito da sua ?melhor amiga? asiática Athena logo após a sua morte e publica como se fosse de sua autoria. Yellowface é narrada pela June, a protagonista mais detestável que já li na minha vida, ela tem inveja do sucesso de Athena e acredita que isso se deve ao fato dela ser uma pessoa racializada. Ela realmente acredita que no meio literário as pessoas que fazem parte dos grupos minoritários tem mais privilégios.

Yellowface nos faz refletir sobre o limite do plágio e da inspiração, se as pessoas brancas são as certas para contar histórias de pessoas racializadas, a toxicidade do mercado editorial, privilégio branco, racismo, apropriação cultural, etc. A leitura desse livro foi um pouco difícil e ao mesmo tempo fascinante, difícil por odiar mortalmente a June, em diversos momentos me coloquei no lugar da Athena por também ser uma asiática. E fascinante pela escrita ser muito boa, chegou em determinado momento não consegui largar o livro até terminar.

Recomendo a leitura, 5 estrelas e favoritado!

livia.albuuerque 12/01/2024

What can I say????? this is a brilliant project about the book industry and how fcked up it can be, told by the antagonist's pov. it's genius!!!
I took my time to read this because I HAD to stop and think about what I had just read AND tell people (who don't even read btw) about this story. the first line is enough to get you all hyped up and curious.
June is an incredible character, period. it's marvelous how she thinks she's always the hero. her friendship with athena?? its the perfect mess we love to see.
I'm never going to shut up about this book, ever.

triz.taylors 12/01/2024

....
Terminei o livro e corri pra ver a review no youtube da withcindy, que abriu meus olhos pra várias questões sobre esse livro, principalmente sobre a autora r.f kuang

vale a pena ver a review dela!!

daisy's 09/01/2024

Sou viciada em livros que me engolem logo nas primeiras linhas. A autora brinca muito bem com os problemáticas do mercado literário onde a diversidade só é validada pelo status quo, e como eles não se importam de verdade em provomer isso pelo bem da literatura e sim porque gera dinheiro. Não satisfeita, ela aborda a necessidade de validação nas redes e o ambiente tóxico que mídias como o twitter criaram em torno da comunidade literária. June está presa dentro de um bolha de ignorância tao profundamente que ela nao entende a real importância da representavidade, mas apesar de suas atitudes, tenho minhas considerações se de fato ela é preconceituosa ou só alguém que acha que "todos são iguais" e não vê problema em se apropiar da narrativa de outra cultura. Em suma, achei bastante condizente o final que ela recebeu. O engraçado é que não senti satisfação com isso, porque ela perder não significava que alguém tinha vencido, não quando outra pessoa se beneficiou do mesmo sistema que ela tinha triunfado no começo do livro.

Ha tantas camadas nessa história que eu poderia discorrer por dias... mas encerro essa resenha dizendo que o livro é envolvente, dramático, tem uma escrita fluida e um plot do cacete. Um dos melhores do ano ??

Giovanna Batalha 05/01/2024

A escrita da RF Kuang é muito viciante, te faz ficar pensando em como você quer continuar lendo enquanto você não está.

A protagonista é muito interessante e por mais que ela diga que não fez todas aquelas coisas de propósito, claramente ela também não pensou muito antes de faze-las.

O livro traz reflexões interessantes sobre como é a indústria, e também faz a gente repensar nossa relação com a Internet.

GiselleC 05/01/2024

Quase mereceu 5 estrelas?
Até 60% do livro eu teria dado cinco estrelas. Apesar da Juniper ser tudo menos carismática, o livro é muito cativante e a história me prendeu demais - além de ter uma enorme relevância. Depois dos 60% sinto que a autora deu muitas voltas, encheu muita linguiça, e o final ficou meio ???. Por isso acabei dando só 4 estrelas. Mesmo assim foi uma ótima leitura e já quero ler mais livros dela.

Ana 01/01/2024

Amar e odiar a personagem principal é o que definiu essa leitura para mim. Um livro cheio de críticas, ácido e cativante.
Uma bela forma de começar a jornada literária de 2024 ?!

yoshii 20/12/2023

PERFEITO
Fiquei obcecada por esse livro, ele é GENIAL.
A narradora (branca) é uma escritora flopada que é "amiga" de outra escritora que já conseguiu publicações relevantes e é como se fosse a queridinha do booktok.
E por ela ser a narradora, você nunca pode confiar no que é dito, tem que ler entrelinhas para entender porque a narradora puxa muito a sardinha para ela.
É um livro que aborda questões raciais e a sede do mercado por coisas "exóticas" apenas para vender mais.
Achei HILÁRIO porque a narradora chega no ponto daquela discussão tosca sobre "racismo reverso" (risos) e em MUITOS pontos do livro é completamente racista/xenofóbica e nem percebe.
Por favor, publiquem esse livro no Brasil!

"This industry is built on silencing us, stomping us into the ground, and hurling money at white people to produce racist stereotypes of us."