Yellowface

Yellowface R.F. Kuang
R.F. Kuang

Resenhas - Yellowface

Bruna 15/12/2023

Yellowface começa muito bem, mas se perde rápido.
O problema, eu acho, nem é você não se apiedar da June, que não nos convence em momento nenhum, ou não sentir empatia por ela, já que é uma mulher muito miserável, racista e dona da coitadolândia.
O que incomoda é a forma como a história anda em circulos e não sai do lugar. A protagonista toma decisões burras seguidas e falha em provar que é tão inteligente quanto fica prometendo ao longo de toda a história. Começando a me perguntar se a autora não é para mim de forma geral.

Higor 12/12/2023

Acompanhar os sofrimentos da Juniper pra encobrir o plágio descarado é interessante, até não o ser mais.

nunca foi a intenção da autora criar uma personagem central que fosse carismática e fácil de se identificar: Juniper é, desde o início, uma personagem cinza, que rouba da, então, melhor amiga em um momento de horror. por conta disso, é fácil aceitar as atitudes ridículas, que beiram o infantil, que ela toma durante todo o livro. convenhamos que colocar uma adolescente com, no mínimo, metade da sua idade, pra baixo, só pra se sentir superior não é necessariamente uma atitude que esperamos de alguém com o estado mental em ordem.

inicialmente, eu estava gostando do desenrolar da história. achei o primeiro capítulo muito, muito bom. mas, com o decorrer, comecei a murchar com a história. achei que o livro começou a dar voltas e mais voltas nos mesmos assuntos, numa tentativa irritante de se desenvolver uma história que dava sinais de não se sustentar nas 300 páginas. era óbvio que apareceria alguém pra chantageá-la dizendo saber de toda a verdade, mas quando isso acontece uma segunda vez, eu sinceramente pensei "então tá bom então", e segui lendo. quando, pela segunda vez, ela rouba da "amiga" morta e se faz de vítima quando descobrem o plágio, eu pensei "então tá bom".

não que seja esse o problema, porque a ideia é justamente essa: mostrar a personagem se colocando nesse lugar de vítima, prefeita da coitadolândia, usando do seu privilégio sem nem saber que o está fazendo. o problema foi a repetição de plots num livro que nem tem tamanho pra essa reciclagem toda.

Mariana 11/12/2023

Meu primeiro contato com a autora foi Babel e apesar das várias resenhas positivas, me decepcionou muito e me desanimou pra outros livros dela, mas aí ela lançou Yellowface e me chamou bastante atenção, apesar disso continuei apreensiva porque Babel também parecia promissor.

Tá longe de ser um dos melhores que eu li, esse podia ter 100 páginas a menos, no mínimo. A história é até interessante no começo, engata rápido e não fica com enrolação pra começar a acontecer as coisas, o problema é que se perde no meio, fica repetitivo e cansativo de ler ao ponto de você não ver a hora de acabar logo. Mas tem uma coisa que eu acho difícil de um autor conseguir, que é fazer um personagem ser odiado por quase todos os leitores, a Juniper pelo menos pra mim é impossível de ser querida por alguém, ela é insuportável 100% do tempo, não muda o disco, continua repetindo as mesmas coisas do começo ao fim do livro, chega a ser previsível qual vai ser o próximo pensamento ou fala dela, é chato.

Tinha um grande potencial, mas foi desperdiçado, quase igual Babel, mas pelo menos esse é mais rápido de ler.

Carolina.Lausmann 08/12/2023

Início bom, meio e fim decepciona
Yellowface é um livro que inicia absurdamente bem, e cresce demais até a metade. Possui críticas muito boas e muito ?food for thought?, abordando temas interessantíssimos como whitewashing, apropriação cultural, racismo, o famoso local de fala, cultura do cancelamento, plágio, etc.
Porém da metade para o fim, terminar a leitura é uma verdadeira penitência.
Tive a mesma sensação ao ler ?Babel?, título também da Kuang.
Acredito que R. F. Kuang é uma escritora com bastante potencial, trata de assuntos delicados e essenciais, mas sinto que ela se perde na narrativa.

Ana.Botov 06/12/2023

Acho que deveria virar leitura obrigatória
Esse é o primeiro livro da R. F. Kuang que eu li e fui com grandes expectativas. Expectativas supridas!

A escrita é leve e intrigante, e a história prende demais o leitor. Pra quem está começando a ler em inglês, esse livro é ótimo!

Senti que o final ficou em aberto, com uma vírgula, e eu esperava pelo menos um ponto e vírgula.

A June é facilmente odiável, mas ela consegue dar uma manipulada que você até esquece que ela cometeu um crime e fica com dó. Mas duas páginas depois você lembra quem ela realmente é.

Katy.W 04/12/2023

Ansiosa para ler as outras obras da autora
Foi um livro que me prendeu no início, mas depois perdeu um pouco do impulso, e de repente aconteceu tanta coisa que acabei de o ler num fim de semana. Sou nova no mundo da literatura, e também é minha primeira vez a escrever um comentário sobre um livro.

Eu, sou descendente de chineses imigrantes, logo de início fui atraída pelo nome, a capa do livro e principalmente pela síntese, é algo que eu nunca tinha experimentado ler, e eu realmente saí surpreendida, tava com muitas esperanças por conta do tiktok e acho que entregou tudo, menos aquele final...

Tem muitos momentos em que a June tem razão, só que o jeito que ela usa isso como desculpas para justificar um erro que era dela, enjoa e automaticamente fez-me discordar dela, mas após a leitura eu pensava melhor sobre o que ela falou e realmente tem momentos em que eu concordo.

Durante todo o livro, nós estamos presos na narrativa do ponto de vista dela, foi cansativo ter que ler as desculpas dela e até alguns comentários feitos, mas de qualquer forma, o jeito que a Kuang desenvolveu a história foi algo impressionante para mim e estou ansiosa para ler os outros livros dela.

Adeus??

isinhalivros 03/12/2023

De longe um dos melhores do ano
Esse aq foi tao delicioso de ler, juro mto fácil de engatar na leitura!! esse livro tem uma fluidez tão perfeita ele te prende desde o começo, acho q eu teria devorado esse livro se n fosse a faculdade, o q eu acho q atrapalhou a leitura e o motivo de n ter dado 5 estrelas. mas ele é maçante, achei tao gostoso como eu eu devorei essa história, inclusive todas as pessoas q perguntavam do livro ficavam tao interessadas q foi ainda mais satisfatório! a história é de um absurdo tao incrível tao bem escrito tao bem feito ?essa autora foi mto diva?

renni 08/11/2023

Fantasma tem local de fala?
Uma verdadeira história de terror sobre solidão. De verdade, que agoniante somente você e a personagem sabe da bomba que está debaixo da mesa durante boa parte da história. A gente só ficar esperando explodir sem saber se torce pra explodir ou não (eu mesma estava torcendo o tempo todo para que explodisse).

Fiquei passada de cabo a rabo com essa história, gente. Mas foi mais pela pachorra da June jurando que tava certa o tempo todo, minha filha?????

História INSANA sobre os podres do mundinho editorial e o racismo "passivo". Meu primeiro livro da Kuang e achei muito bom. Me prendeu super.

Única coisa que me incomodou (mas isso seria em qualquer livro) são os detalhes apegados ATÉ DEMAIS a vida real. De certa forma isso me desconecta com a história (estranho, né?).

Muito bom!!!

Flavia 28/10/2023

Amei
Não tive uma boa experiência com Poppy War, mas Yellowface me surpreendeu. Irônico, crítico e divertido, Yellowface rebateu todas as criticas que eu tinha Poppy War com relação a R. F. Kuang como autora. Realmente vale muito a pena essa leitura!

Ingrid.Sombra 25/10/2023

Yellowface
Meu primeiro contato com Kuang foi com esse livro totalmente fora do estilo que ela costuma publicar, mas que amei e me fez querer ler todo o resto de sua obra. "Yellowface" significa a prática de se fingir de asiático para benefício próprio, principalmente financeiro. Toda a obra é uma grande crítica ao racismo, ao mercado editorial, e muitas outras questões sociais. A autora tece essa obra de maneira inteligente e sarcástica, pelo ponto de vista da própria praticante de yellowface. Acredito que bons autores tem essa capacidade de imaginar e produzir personagens completamente alheios à sua vivência pessoal, e ainda assim manter uma coerência interna. June justifica seus atos do começo ao fim, demonstrando o raciocínio hipócrita do racista com maestria. As nuances do racismo velado são ainda mais marcantes, em cenas como a que os editores retiram diversas informações sobre povos chineses para se tornar mais "interessante" (interessante para quem?). Fiquei completamente imersa nessa leitura, e amei odiar June. Se você leu e não se incomodou, sugiro que volte 3 casas e leia de novo!

Julia 11/10/2023

Yellowface é uma história perfeita para quem gosta do mundo editorial e de escritores.
Ele aprofunda muito sobre como essa industria funciona e traz várias críticas a como as coisas funcionam hoje em dia e todo o processo que envolve a publicação de um livro. Essa parte foi muito bem escrita e consegue ser um ponto alto do livro na minha opinião. Me fez entender muito sobre uma industria da qual eu sabia pouco e me fez refletir sobre como empresas podem se aproveitar de pautas culturais, para ganharem dinheiro e elaborarem estratégias de relações públicas de grande sucesso.

Em relação a história, gostei pois logo de início já começa uma interação entre dois personagens complicados, que fazem coisas questionáveis e mesmo assim a autora consegue manter a sua humanidade. O livro continua desenvolvendo a mente da protagonista e como ela mesma acaba criando justificativas para tudo o que faz e/ou fez; justificativas que deveriam limpar a sua consciência.

Gostei muito que mais para o final o livro tem um pouco de suspense, em que os leitores não sabem exatamente em quem confiar e o que é realidade ou não, por outro lado tive a impressão de que o final da história deixou a desejar. Ao meu ver o final deixou as coisas mais ou menos na mesma. O que me decepcionou um pouco. Focou totalmente nas questões problemáticas da industria editorial e os seus efeitos nos autores, que precisam fazer coisas questionáveis para conseguirem trazer suas histórias ao público.

Dei 4 estrelas por isso, pois gostaria de ter visto um desenvolvimento maior da protagonista depois de tudo que ela passou. Fora isso, foi um livro muito agradável e fácil de ler que eu recomendaria para um amigo.

Madu_o 09/10/2023

História muito relevante... mas também um pouco repetitiva
Ja sabia que por conta da bagagem da autora ela ia ter muito o que falar sobre o tema desse livro e por isso estava muito animada. E realmente, acho q a Kuang faz um trabalho muito bom mostrando como funciona um pouco do submundo editorial além de colocar pautas sociais muito importantes.

Mesmo assim a história não foi cinco estrelas favoritado como eu achei que seria, acho q o início é muito bom e vc fui muito instigado a continuar lendo, principalmente por conta da perspectiva da protagonista do livro. Mas acho que no desenvolvimento ficou um pouco repetitivo. Acho que depois de um tempo foram falando basicamente as mesmas coisas sem agregar nada novo, mesmo tendo temas muito bons que eu achei que iam ser abordados e que fizeram falta, como por exemplo a "meritocracia" dos autores de sucesso, que na vdd são só ricos que puderam frequentar faculdades caras (talvez por a R.F. Kuang ser uma dessas pessoas ela não quis entrar nesse assunto kkkkkkkk, msm assim acho que seria muito interessante se tivesse no livro)

Enfim foi bom mais poderia ser melhor kkkkkk mesmo assim gostei muito e ainda to muito animada pra ler Babel que inclusive ainda está na minha meta de leitura desse ano