Manual Para Damas em Busca de um Marido (Rico)

Manual Para Damas em Busca de um Marido (Rico) Sophie Irwin

Resenhas - Manual para damas em busca de um marido (rico)

anaq 31/05/2023

Com a morte de seus pais, Katherine ? ou Kitty, como gosta de ser chamada ? torna-se responsável por suas quatro irmãs e pelas dívidas deixadas por seu pai. Diante disso, a única forma de manter um teto acima de suas cabeças e garantir o sustento da família é se casando com um homem rico.

O que Kitty não esperava, no entanto, era se deparar com tantas regras e pormenores, além de um círculo social tão fechado e preso à manutenção das aparências. Kitty, porém, não tem outra alternativa senão usar todo o seu charme e habilidades persuasivas a fim de resguardar sua família.

No meio disso tudo, Kitty ainda tem que lidar com a interferência de Radcliffe, irmão mais velho de Archie ? aristocrata e, em breve, possuidor de grande fortuna ? que se mostra cético em relação à presença de Kitty e seu potencial enlace com o irmão.

A leitura é agradável e divertida, além de contar com uma protagonista diferente da que se encontra usualmente nos romances de época, já que é focada no pragmatismo e nas necessidades familiares acima de qualquer sentimentalismo. Ademais, Kitty tem o papel de "interesseira", o que nos mostra uma protagonista longe de ser a mocinha perfeita, cujo foco em alcançar um pretendente ideal faz com que ela negligencie algumas questões e tenha certas ações dissimuladas, que seriam obviamente reprovadas em outros enredos, mas que me renderam boas risadas. O slow burn e as discussões tem uma pitada de "Orgulho e Preconceito" e é um livro que pode ser lido por qualquer faixa etária, sem a sensualidade presente em muitos romances do gênero.

Como ressalva, é válido destacar a ausência de uma determinada personagem, que a partir de certo momento só faz aparições convenientes à construção da narrativa, mas que, dada sua importância na história, supõe-se que o sumiço fosse questionado bem antes do que é apresentado no livro. Acredito, também, que por mais que a autora opte pelo slow burn, o desfecho do casal poderia ter ocorrido antes para que pudéssemos ver mais interações românticas entre os dois. Fora isso, pequenos aspectos na construção das personagens me incomodaram, mas nada que me impedisse de aproveitar a leitura.

Foi definitivamente um ótimo livro de estreia para a autora e é uma leitura que vale a pena.

Wendy 30/05/2023

"A vida nem sempre sai conforme o planejado."
Manual para damas em busca de um marido (Rico) é um romance de época nos moldes ( me atrevo a dizer que o da minha eterna Jane Austen) senti como se estivesse lendo um clássico.

Os diálogos inteligentes, mordazes e divertidos, me fizeram refém dessa história gostosa, cativante e com um tempero muito conhecido devo ressaltar, nunca pode faltar aquele velho e corriqueiro drama, pois o plot desse livro é sobre a Kitty e suas quatro irmãs órfãs e totalmente dependentes dela, e tendo como solução mais rápida e eficaz um casamento com um marido rico para que possa ajudá-la a arcar com as dívidas da família e a manter as irmãs numa situação financeira estável.

Embarcamos numa aventura rumo a Londres e seus salões de festas, danças, flertes, conveniências, intrigas, um ar misterioso, uma verdadeira caçada, onde o maior de todos os duelos fica por conta da razão e o coração.

Os últimos capítulos eu literalmente me senti conectada, e aflita pelos protagonistas, esperando um final em que a Kitty e o James enfim se rendessem ao coração.

"Ele segurou o queixo de Kitty. Não houve qualquer hesitação naquele beijo, nada incerto. Era como se ambos tivessem lido o roteiro de antemão, simplesmente esperando por aquela deixa durante esse tempo todo. Os dois se entregaram à cena de todo o coração, e levou algum tempo para que a conversa fosse retomada."

Juliana.Youssef 29/05/2023

Um livro que equivale a uma promessa
"Nem todos nós podemos seguir o coração"

Após Kitty Talbot ser rejeitada pelo noivo pouco tempo antes do casamento, sua vida vira de cabeça para baixo. Com quatro irmãs para cuidar e uma casa para manter, ela vai precisar encontrar um solteiro rico para se casar e salvar a família Talbot da ruína.

Seu destino é a temporada social de Londres e seu alvo era evidente: Archibald De Lacy. Ela só não esperava que o irmão dele, Lorde Radcliffe, faria de tudo para impedir que Archie caia nas mãos de uma caça fortunas.

Começar a resenha dizendo que é um livro para todas as amantes de romance de época é um exagero. O motivo disso é bem simples: O livro é um enemies to lovers delicioso, mas que pecou no lovers. Por isso, se estiver esperando um romance arrebatador, esse livro não é para você.

No entanto, Manual serviu muito bem para mim. Uma história bem construída, divertida e com personagens encantadores (consegui gostar de todos) que poderia ter mais 100 páginas. Não ficaria cansativo. O clichê de inimigos a amantes é muito bem desenvolvido e é possível se envolver com eles, mas quando começamos a sentir o sabor, o livro acaba. Custava ter um beijinho a mais?

Mas um acerto da autora, na minha opinião, foi deixar o final com uma promessa de final feliz e da construção de um relacionamento nos moldes que esperamos em um RÉ. A declaração do casal, que ocorre bem no final, não é uma declaração de amor eterno (o que foi ótimo, já que não tivemos muitos momentos de amor), mas, sim, uma declaração de que o amor está ali e vai aparecendo para eles aos poucos.

O livro é ótimo e me deixou animada para as próximas histórias da autora. Sophie Irwin tem um mercado promissor no mundo dos romances de época.

Giulia 29/05/2023

?Olhos abertos e ouvidos atentos, minha querida.?
?Talvez seja isso que ?ser bom? significa: tentar transmitir a bondade, mesmo quando não é conveniente.?

Um romance leve, engraçado e bem escrito. Apesar de ser um romance de época é bastante moderno e traz algumas reflexões interessantes mas nada muito aprofundado.

A história é narrada no ponto de vista de alguns personagens porém a narradora e personagem principal é a Kitty a mais velha de quatro irmãs, que perderam os pais e estão atoladas em dívidas que seus genitores deixaram ao falecer, para salvar sua casa e irmãs ela decide que vai encontrar um marido rico para resolver seus problemas financeiros, partindo para Londres muito certa do seu objetivo e disposta a tudo para alcançá-lo.

Foi muito divertido acompanhar essa história e é uma ótima distração para momentos de ressaca literária. Minha maior crítica é a falta que senti de interações mais longas do casal principal, senti uma vibe orgulho e preconceito, porém não foi tão trabalhado os arcos secundários para que eu como leitora não sentisse falta deles juntos, que por sinal era muito divertido quando acontecia.

?Kitty logo começou a perceber que se tornar uma dama era se conter com tanta força que ficava impossível respirar. Todo o seu corpo tinha que se tornar um espartilho, que guardava estritamente todas as suas indelicadezas, deselegâncias e personalidade.?

??????????

helenaslodk 28/05/2023

Esqueci de escrever essa resenha!!! Não vou conseguir fazer tão detalhado, mas gostei do livro por ser mais diferentão de outros romances de época. Lembro que demorei pra sacar quem seria o par romântico, mas quando percebi gostei muito. A protagonista também era bem engraçada e gostei de ver a história dela na caça a um marido. O livro tem aquela comédia, mas no fundo é triste perceber que na época para as mulheres melhorarem de vida era preciso um casamento.

Ju Ajax 27/05/2023

Um livro encantador que prende desde o início. É um romance que nos faz perguntar se a protagonista é uma anti-heroína.

Você lê imaginando as cenas! Ri, me emocionei, gostei bastante.
É um romance de época com escrita contemporânea para aquecer nossos corações.

Lala 26/05/2023

Faltou tompero
História fraca e ruim, pra não dizer mais. Tinha tudo pra ser boa, mas parece que a autora quis dar uma de Jane Austen moderna, mas esqueceu do principal: romance. Jogou uma linguagem rústica, pomposa da época, o que deixou ainda mais cansativo de ler. Cogitei abandonar 5 vezes, coragem kkkkkk
Kitty tem o noivado desmanchado e precisa de um marido rico pra arrumar as finanças que os falecidos pais deixaram e ajudar a vida das irmãs que tem. Assim, ela segue pra Londres, onde faz o segundo filho de um lorde sua presa. Quando está tudo resolvido, o irmão mais velho dele não é a favor do enlace e propõe ajuda-la a achar outro trouxa pra pagar as dívidas.
Acontece tanta coisa no meio tempo, troca de farpas, fugas, brigas, perdas de personalidade, que fiquei até perdida com tanta coisa. De repente, as coisas se ajeitam, mas nada do jeito que o leitor espera, já que não teve interação romântica alguma entre os personagens. Poderia ser bom, mas não é.
Cailane9 06/06/2023minha estante
Eu estou pensando em abandonar kk. A protagonista tá chata. Estou achando tão fria e manipuladora, não se importa com sentimentos alheios.
Zero química o casal.
Nossa q chato

Lala 07/06/2023minha estante
Te entendo, não abandonei pela raiva kkk

Cailane9 07/06/2023minha estante
??comecei a ler outro.
Quem sabe depois termine ele

Fabi | @ps.leitura 26/05/2023

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Já imaginou ser rejeitada pelo noivo três meses antes do casamento? É exatamente o que acontece com Kitty, nossa personagem de "manual para damas em busca de um marido (rico)".

Kitty Talbot sentiu seu futuro tornando-se sombrio após seu noivo deixá-la. Faltando apenas três meses para o casamento, a fortuna dele ajudaria pagar as dívidas de jogo do seu falecido pai. Agora, a única certeza é que ela e suas irmãs estão em ruína.

Porém, determinada para que consiga uma vida estável para sua família, ela sai de casa para a Inglaterra, para a famosa temporada social londrina. Tudo o que Kitty busca nesse momento é encontrar um solteiro rico.

E é quando seu caminho cruza com lorde Radcliffe, irmão mais velho do rico Archibald de Lacy. E para azar dela, ele a enxerga exatamente como ela é e tudo o que ela busca em sua vida naquele momento. Enquanto ele faz o possível para arruinar os planos de Kitty, ela vai se dar conta que isso tudo vai além do que esperava.

"Manual para damas em busca de um marido (rico)" é o livro de estreia da autora Sophie Irwin e é um romance de época sem cenas hots e sem acontecimentos de tirar o fôlego.

Ao longo dos capítulos nós vamos conhecendo melhor a jornada de Kitty e a sua busca para melhorar sua vida e a da sua família, e quando o caminho dela cruza com o lorde Radcliffe, é quando a trama começa a ganhar vida.

Ele, o lorde, faz o possível para acabar com os planos dela, mas ela começa a perceber uma faísca de sentimento entre eles. Cada um com uma determinação diferente, porém, há coisas que podem falar mais alto em alguns momentos, certo?

Apesar de ter gostado das pequenas alfinetadas estilo cão e gato que rolou entre esses dois personagens, devo confessar que a trama não me conquistou tanto quanto eu esperava.

Gosto de romances de época, apesar de não ler tantos, mas em "manual para damas em busca de um marido (rico)" não consegui me apegar. Senti que a obra estava acontecendo de uma maneira amena, sem muitas revelações e o sentimento entre o casal foi algo que acabou ficando no básico, sem muito desenvolvimento.

Senti que faltou explorar mais o amor e não ficar apenas nas intrigas que eles mesmos estavam criando, sabe? Mas em paralelo, acredito que a autora soube como trabalhar outras questões, principalmente na forma da Kitty buscar o seu marido e isso acabou trazendo uma certa diversão para a leitura.

Além disso, Sophie Irwin também apresentou grandes descrições sobre os bailes e outros cenários apresentados ao longo dos capítulos. É uma obra realmente leve, divertida com os diálogos apresentados principalmente pela Kitty, mas que, infelizmente, faltou um desenrolar melhor para o romance.

Num contexto geral, esse romance de época é indicado para qualquer idade, afinal, não há cenas hots e nada para se preocupar. Pode ser um livro para quem busca iniciar no gênero.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/05/resenha-manual-para-damas-em-busca-de-um-marido-rico.html

Evelyn704 25/05/2023

O livros e os personagens são extremamente cativantes, a leitura é leve e fluida, totalmente estilo sessão da tarde, adorei passar meus dias com Kitty e James ??

Jackcoriolano 22/05/2023

Manual para damas em busca de um marido (rico)
Manual para damas em busca de um marido (rico), de Sophie Irwin, publicado pela Arqueiro, é um romace de época, clichê, com final feliz, do jeitinho que a gente gosta.

Kitty Talbot, orfã de pai e mãe, com quatro irmãs mais novas, cheia de dívidas e, para piorar, abandonada pelo noivo. Sua única saída é arrumar um marido absurdamente rico. Então, ela e a irmã mais nova, Cecicly, vão rumo a Londres para a temporada social.

Em meio às regras da sociedade, com muita estratégia e jogo de cintura para encobrir o passado de sua mãe, Kitty vai dar nó em pingo de éter para entrar nos grandes salões de baile e conquistar seu cavalheiro rico.

Como não podia deixar de ser, Lorde Radcliffe, o mocinho com seus traumas do passado, será o antagonista de Kittie. Claro que sabemos o final, mas mesmo assim não deixamos de torcer.

Leitura rápida, leve, fluída, excelente para que está de ressaca literária. Amei!

Heloíse 22/05/2023

Parecia que não ia ter um final. A autora escreveu muitos capítulos retratando bailes e confusões familiares, esquecendo do romance. O casal protagonista não me pegou por conta de toda a enrolação. Esperava bem mais!

aninha zillmann 20/05/2023

Lorde radcliffe eu quero ser sua esposa
Amei esse livro!! foi uma gracinha, uma leitura muito leve e que te prende fácil. me apaixonei pelos personagens e agora quero casar com o james!!
muito bom, cinco estrelas!!

Dessa D.A 15/05/2023

Slow sem burn
Achei que o livro ficou um pouco sem sentido, quase não aparece o amor deles crescendo, o que viram um no outro, até as partes ?cão e gato? faltou química. Faltou interação entre eles e os personagens secundários não eram lá essas coisas, então achei que fiquei um pouco perdida na leitura.

Leninha Sempre Romântica 15/05/2023

Essa é minha primeira experiência com a escrita de Sophie Irwin, e ela nos brinda com um livro de capa doce, mote interessante e narrativa fluida, só o que faltou mesmo foi o romance propriamente dito. Deixe-me tentar explicar minha fala.
Então, temos aqui um manual de como conquistar, ou na verdade, de como se infiltrar no meio de uma sociedade onde não se é aceito, para tentar um casamento vantajoso, e que tire nossa mocinha da falência total.

Conhecemos aqui Kitty, a mais velha de quatro irmãs, uma mulher que vê a responsabilidade de sustento e proteção de seu lar e família toda sob sua tutela. Faltam poucos meses para que sua casa seja tomada e ela se veja no meio da rua com suas irmãs, já que seu provável casamento vantajoso lhe escapou entre os dedos. Agora só resta a Kitty sair em busca de um homem rico que se case com ela e pague as dívidas da família e provenha o sustento de suas irmãs, para que ela possa finalmente respirar.

Londres é seu destino, e lá ela começa sua caçada, literalmente. Seus olhos só buscam homens com uma conta “bancária” acima do que ela precisa e que supra sua necessidade de pagar suas contas e ainda sobre para sustentar a ela e suas irmãs. Imagine seu enorme fardo?! Isso a torna, aos olhos de Lorde Radcliffe, uma mulher interesseira, vil, calculista, fria, e que precisa ser retirada imediatamente do seio de sua família, onde se infiltrou à caça de seu irmão mais novo.

Uma história que tinha tudo para ser um ótimo romance se não fosse a total falta de “romance”, entre os protagonistas. Kitty e James se digladiam durante toda a trama, o que parece ser uma química perfeita, mas faltou pegada, faltou aquele algo mais que esperei durante toda a história, que infelizmente não veio.

A história é boa?! Sim, boa e interessante, diferente do que eu estava esperando.
A narrativa é fluida?! Sim, bem escrita e com um desenvolvimento coerente.
O romance é bom?! Infelizmente deixou a desejar.

Mas, com certeza o livro é uma boa distração, perfeito para quem busca algo leve, sem muitas expectativas e sem altos e baixos.

Apesar de tudo eu gostei da escrita da autora, acho que ela tem potencial para escrever um bom romance de época, mesmo que ela exagere um pouco nos bailes e festas e esqueça um pouco o relacionamento entre os personagens. Acredito que ela ainda tem muito que nos mostrar.
Gostei, mas não amei!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2023/05/manual-para-damas-em-busca-de-um-marido.html