O retiro

O retiro Sarah Pearse

Resenhas - O retiro

Yasmin.Amaral 26/09/2023

Gostei muito da atmosfera que o livro se propõe a oferecer? uma ilha paradisíaca, com ligações com o ?sobrenatural?. No início, o que prejudicou minha leitura foi a quantidade de personagens que tem na história, por diversas vezes precisei voltar pra ver quem era aquele personagem. Achei um bom suspense mas me frustrou em alguns pontos, principalmente por não esclarecer todos os mistérios, me fazendo acreditar que talvez haja uma continuação para a história da detetive Elin. Também me incomoda o fato de que aparentemente ela é a personagem principal, mas o livro não se aprofunda em sua história, em seus medos, e na sua relação com um namorado que na minha opinião, é um babaca. Ela merecia mais.

Mariana 07/09/2023

Plot emcima de plot
Genial como o primeiro, demorei um pouco pra engrenar a leitura por falta de tempo. Mas meus amigos, quando foi foi com tudo kkk Essa mulher é uma gênio, me surpreende ser apenas o segundo livro dela, a escrita é muito boa e fluida e a mulher não economiza nos plots não, quando você acha que acertou alguma coisa ela joga mais cinco aleatórios e pesados na sua cara. Resumindo estou no aguardo do próximo e provavelmente último livro da saga pertubada da detetive Elin kkkk Sério leiam!!!

ste :) 07/09/2023

Com a intenção de retomar os laços familiares, as irmãs Jo e Hana encontram a prima Maya para se hospedar no Retiro, um resort luxuoso localizado em uma ilha exótica e isolada. Dois cunhados se juntam a elas. A relação entre todos eles do grupo está repleta de tensão, segredos e histórias mal resolvidas, e o período de descanso está ameaçado por conflitos latentes.
A detetive Elin estava presente no Retiro, ela está enfrentando dificuldades psicológicas para voltar à ativa no trabalho após um trauma. Quando acontece uma morte suspeita no local, ela é escolhida para comandar o caso. O que era visto a princípio como sendo um acidente, é colocado em cheque quando uma segunda morte é registrada no hotel.
O principal defeito que eu achei desse livro é a resolução, que é pouco satisfatória e pobre nas explicações. Ao final da leitura, fiquei com algumas dúvidas.

Adriana1161 05/09/2023

Férias ricas
Neste livro, vemos novamente a detetive Elin, como em O Sanatório, da mesma autora.
A detetive parece menos perturbada nesta trama.
Alguns detalhes bem parecidos com o outro livro, gostei do desenvolvimento, apesar da história ser um pouco fraca.
O ambiente, um resort na praia, é bem bacana, assim como o Hotel de luxo na neve também era!
Os acontecimentos tem três linhas do tempo diferentes, às vezes ficou um pouco confuso.
O desfecho é mais ou menos, e deixa um gancho para um próximo livro.
Personagens: Hana, Jo, Bea, Maya, Caleb, Seth, Elin, Will, Farrah, Steed
Local: Ilha Cary/ Retiro LUMEN/Costa da Inglaterra - 2021
@driperini

Carla.Zuqueti 03/09/2023

O Sanatório parte 2
Após solucionar a trama envolvendo um hotel de luxo em ?O Sanatório? , a detetive Elin Warner é convidada para assumir o primeiro caso após seu afastamento por motivos médicos. Sua chefe Anna entende que ela está pronta para um novo desafio.

Acompanhada por seu parceiro Speed, Elin vai até uma ilha misteriosa onde está um retiro muito luxuoso, cujo projeto foi realizado por seu namorado Will e a gerente é sua cunhada Farrah.

Uma jovem aparentemente caiu de um penhasco e morreu. Mas o acidente é bem misterioso. Primeiro porque a família da jovem estava no retiro, mas ela não havia os acompanhado. Ela informara que estava em um trabalho nos EUA, inclusive falando com a família por mensagens. Ninguém sabe como ela foi parar lá.

Ao investigar melhor a ilha, Elin descobre que há um passado sombrio: lá fora uma escola para onde eram mandados adolescentes desajustados, que sofreram maus tratos por parte dos professores. Tempos depois, 4 adolescentes foram assassinados em uma excursão. O acusado pelo assassinato pode não ter sido o verdadeiro culpado.

E a família da jovem acidentada também esconde muitos segredos. É nítido o conflito entre eles.

Quando outros jovens são assassinados, a conclusão é que os segredos da ilha podem ter votado para cobrar seu preço.

Segundo livro de Sarah Pearse é muito parecido com o primeiro:

Uma detetive traumatizada pelo passado, que comete muitos erros e tem muitas dúvidas sobre si mesma.

Um hotel de luxo inacessível, onde ela precisa resolver sozinha o enigma, pois é impossível receber ajuda no momento.

Um namorado chato que todo o tempo dúvida da capacidade dela.

A gerente do hotel é sua cunhada (de novo) e esconde muitas informações.

O assassino está preso com eles e ela precisa descobrir quem é.

Elin continua sendo uma pessoa problematicamente chata.

Enfim: parecido demais com o livro anterior, todos os elementos principais - até um toque sobrenatural - são iguais. Achei que faltou um pouco de criatividade no enredo e na finalização. Não foi um final totalmente surpreendente.

ariel.frazao 27/08/2023

É bom, mas não é um dos melhores
O livro é legalzinho e tem uma boa história, mas outros livros do gênero são melhores. Não me prendeu muito.

anacarolsbr 20/08/2023

Exatamente igual ao primeiro livro.
Esperava ter respostas com esse livro já que o primeiro ficou com o final em aberto. Fiquei muito decepcionada e pra melhorar o final desse também deixou várias pontas soltas. Esperava uma continuação, não uma cópia do primeiro. Achava que nesse segundo livro íamos ver uma Elin mais forte e recuperada mas ela continuou o puro suco do trauma como no primeiro, que detetive é essa que tem crise de ansiedade em todas as cenas de crime? Aliás a Hana e a Elin são a mesma pessoa, da mesma forma que a Lauren e a Farrah são iguais, a Elin tem o mesmo comportamento de culpar uma das vítimas durante a investigação.
A falta de comunicação e de reforços da polícia pra solucionar o crime, qual o sentido de manter a mesma atmosfera de isolamento? Seria tão interessante ver a Elin liderar uma equipe de verdade, não vejo necessidade em repetir o mesmo ambiente do primeiro livro EM TODOS os sentidos. Até a parte de fazer o leitor imaginar que é algo sobrenatural mas no final não é nada disso.
E as meninas que acabaram de presenciar a morte da irmã e ficam tranquilamente na ilha? A Jo fazendo até ioga na piscina, SÉRIO QUE ISSO? A Hana mais abalada com a morte do namorado que faleceu tem um ano do que com a da Bea que ela acabou de ver morta.
No primeiro livro quando a Elin vai investigar quase morre numa avalanche, agora um pedregulho?
E o Will que simplesmente mudou de personalidade nesse livro? De um namorado compreensivo e divertido pra um controlador, mentiroso e inseguro.
Fora os depoimentos que é sempre alguém que "lembra" de uma informação super importante do nada.
Fiquei muito chateada pq a avaliação do primeiro era bem baixa mas eu até que gostei, esperava bastante desse livro. 400 páginas muito mal desenvolvidas, uma história que tinha tudo pra ser super interessante.
E o final novamente em aberto, a querida lá planejando outra viagem. Poxa vida hein

Valentina351 20/08/2023

Intrigante
Esse livro conseguiu me deixar intrigada do início ao fim (literalmente), acho q esse foi o melhor momento pra lê-lo, EU AMEI, eu n sentia vontade de parar de ler, o livro sempre tava me surpreendendo, eu gostei dmssss, a escrita da Sarah Pearse é ótima.

Me surpreendi quando vi q esse livro era meio q uma continuação, de O Sanatório, não sabia, mas gostei muito quando finalmente entendi, estou doida para q a sarah publique outros livros nessa mesma pegada para q eu possas ler, acho q esse é um dos melhores tipos de livro para tirar alguém de uma ressaca literária.

os capítulos são curtos e sempre tem um gancho, pra puxar a gnt pra ler o próximo, eu simplesmente AMO isso.

Eu n consegui descobrir quem era o assassino, nunca iria imaginar, mas isso foi muito bom, pq a surpresa no final fazendo minha cabeça explodir foi bom dms, mlr q isso só as última duas páginas do prólogo, mds oq rolou? ainda tô processando as informações, na vdd ainda tô processando o livro todo em si.

Valentina351 20/08/2023minha estante
eu tbm comecei a ler sem saber q era continuação de o sanatório

Alice 28/07/2023

Tenso
A tensão neste livro é do início ao final.
História muito bem elaborada que ti prende todo o tempo.
Um dos melhores que já li.

Gabi 20/07/2023

"Quando você pega todas as coisas que teme e odeia em si mesmo e projeta numa pedra, como esta, aquilo não faz mais parte de você. Foi isso o que o meu pai fez. ? Ele balança a cabeça. ? Mas eu sei onde as trevas habitam, de verdade. Dentro de nós. Dentro de você. Nós é que fazemos coisas ruins. Não uma pedra."

Livinha 20/07/2023

Ambientação perfeita!
Tanto em ? O sanatório? quanto nesse livro, a autora construiu uma ambientação perfeita, porém uma história com muitas vertentes e com muitas pontas soltas. A história não é aquela que te prende.

Stephanie.Moraes 20/07/2023

Quase uma versão de O Sanatório
Eu gostei muito do primeiro livro dessa escritora, porem achei esse segundo quase uma versão de verão do primeiro.
Inclusive nesse segundo tem algumas passagens do primeiro, mas digo que parece uma versão em toda a investigação de Elin. Um passado sombrio de um lindo lugar de férias, alguns boatos, o passado da investigadora sempre atrapalhando em algum momento, familiares envolvidos na situação.
Novamente, gosto do jeito de escrita da autora e gostei desse livro, mas achei uma quase copia do primeiro.