O retiro

O retiro Sarah Pearse

Resenhas - O retiro

Vmasch 25/02/2023

Eu gostei do livro, o enredo é bem desenvolvido, embora algumas histórias paralelas só sirvam pra enrolar mesmo...

Laura 23/02/2023

É um suspense que tem potencial mas que se arrasta mais do que deveria e acaba perdendo o impacto que poderia ter. Fiquei ansiosa com essa leitura, pois já tinha lido "O Sanatório", que teve uma narrativa muito bem desenvolvida. Talvez um dos problemas seja justamente esse, o livro anterior ter sido tão bom deixou as expectativas bastante altas pra esse segundo. Apesar de ter gostado da leitura, eu achei que faltou alguma coisa, a solução do mistério não teve nenhum grande ápice. Mas de forma geral, é bom.

Fernanda.Bertolli 20/02/2023

O RETIRO
Eu particularmente adoro livros que te prendem e fazem você ficar atenta a cada detalhe para tentar descobrir quem é bom, quem é mau, quem é que arquitetou, quem sofreu, e enfim, se surpreender com o final.
O retiro segue a mesma forma de escrita de ?O sanatório ?, um livro cheio de informações e histórias que reviram sua cabeça, mas ao final, você fala ?caraca que livro?.
A história gira em torno de um ?hotel? construído em uma ilha repleta de histórias macabras e tristes, e com várias manifestações contrárias à sua construção.
Acidentes acontecem durante a viagem de uma família ao retiro, que levam a crer que tem ligação com assassinatos ocorridos no passado, quando a ilha abrigava uma escola para jovens rebeldes.

edisik 13/02/2023

É um bom Thriller com uma leitura ágil e fácil. Mas peca muito no desenvolvimento da personagem principal que deveria estar se tratando e não trabalhando e um final entregue de qualquer jeito.
Nilsonln 13/02/2023minha estante
Bah, tinha melhores expectativas para esse novo livro, pois gostei muito de O sanatório. Mas irei ler assim mesmo O retiro.

Regina 12/02/2023

Um livro com 99 capítulos. Entretanto muito rápido de ler. Li e. Um dia e meio. Não li o primeiro da autora. Gostei mas ficou uma pinta solta no final. Recomendo. Te prende do início ao fim

Carla 10/02/2023

Melhor que O sanatório
Eu caio muito no hype dos livros dessa autora pq acho as premissas dela sempre muito interessantes: um antigo sanatório que vira hotel, um hotel afastado numa ilha...

Infelizmente, eu me decepciono um pouco pq a autora criou uma detetive muito cheia de dramas que, com certeza, ela devia tratar na terapia e não trabalhando. A insegurança dela é bastante forçada e a autora bate nessa tecla incessantemente. Cansativo.

Alguns elementos do trabalho policial são fracos tbm, como uma detetive que vai para uma ilha afastada investigar uma morte e não leva arma. Como assim? Lidar com criminosos na força da conversinha é um pouco demais para mim.

Nesse livro em particular, a descrição do hotel que fica na ilha com falésias e uma pedra gigante ficou bem confusa. Não consegui reproduzir na minha mente o espaço geográfico que a autora tentou descrever e isso prejudicou um pouco o entendimento do que era onde.

Mas esse segundo livro é melhor do que O sanatório, a construção da trama evoluiu melhor, ela manteve mais o mistério, embora o plot tenha sido entregue de forma fraca, sem emoção.

Um pequeno plotzinho no final salvou um pouco mais a trama.

Carolinesaandrade 09/02/2023

Muito bom, mas previsível
Não tinha lido o primeiro livro da autora (o sanatório), por isso fiquei receosa do que encontraria nesse livro, tendo lido algumas opiniões sobre o anterior.
Fico feliz em dizer que me surpreendi positivamente com a leitura. A ambientação dos cenários e a descrição das emoções das personagens faz com que o leitor se sinta parte do livro (que para mim, é essencial em um suspense).
Minha única decepção em relação ao livro foi a previsibilidade do plot. Quando cheguei aos 75% da leitura, já suspeitava do responsável (e minha suspeita foi confirmada). Contudo, isso não descredibiliza a experiência que foi ler esse livro. Acredito que a autora tenha muito potencial para se estabelecer nas estantes das livrarias.

marcinha 05/02/2023

Um livro de perder o fôlego
Que Livro Gente!!!! Achei esse livro da autora ainda melhor do que o primeiro. Perdi o fôlego com esse trilher. Muito suspense e medo momentos macabros nessa ilha. Meu Deus. Super indico a leitura