A biblioteca secreta de Londres

A biblioteca secreta de Londres Kate Thompson

Resenhas - A biblioteca secreta de Londres

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carla 30/05/2024

A importância dos livros e das bibliotecas
Essa história é baseada em fatos reais, ao final do livro a autora apresenta toda a pesquisa que fez para poder escrever o livro e fala muito sobre o poder dos livros em transformar as vidas das pessoas. Confesso que tenho lido vários livros sobre esse tema ultimamente e acredito muito nisso.
O livro conta a história da Clara, uma bibliotecária que estava trabalhando quando a biblioteca foi bombardeada, em Londres na Segunda Guerra Mundial. Ela e outras pessoas da comunidade tranferem o que sobrou para a estação do metro de Bethnal Green , onde muitas pessoas estavam morando porque haviam perdido suas casas durante os bombardeios e não tinham para onde ir.
Ruby, a assistente de Clara, sonha em ser escritora e em libertar a mãe do relacionamento abusivo em que vive com o padrasto dela, que bebe e espanca ela.
Billy é uma jovem paramédico, que não se alistou , mas salva muitas vidas diariamente em seu trabalho.
Eddie é um jovem oficial do exército norte americano , que se encanta com a Ruby e promete voltar a vê-la .
Beatty é uma jovem de 16 anos , que trabalha em uma fábrica, dorme no abrigo do metrô e cuida da irmã Marie, que adora ir a biblioteca, enquanto a mãe delas está trabalhando e o pai ficou na ilha de Jersey, que está ocupada pelos alemães.
Clara garante que a biblioteca seja o coração pulsante da vida subterrânea. Em meio ao caos, tristeza, perdas incalculáveis, os livros davam esperança. os traumas de uma guerra, o medo constante, a morte em todo lugar, os bombardeios, as privações, mas o foco é o poder transformador dos livros, que servem não só como aprendizado, mas também como fuga de uma realidade que é um pesadelo.
Uma bela homenagem às bibliotecas e ao poder transformador dos livros e ainda é baseada numa história real, eu amei demais.

Paulo.Ricardo 17/05/2024

Ótimo
Gostei muito interessante a história de como a leitura é a educação nos momentos difíceis salva todos ao seu redor e como é bom a leitura para se livra dos males da vida.

DAbora311 23/11/2023

Um livro sobre duas mulheres incríveis, lutando com suas dores e mesmo assim sendo solidárias e mudando aos poucos a triste realidade ao seu redor. Você percebe o quanto a escritora estudou para escrever esse livro e fiquei impressionada ela mostrando todos os livros e artigos que leu, as pessoas que ela entrevistou. A grandeza da história e a da escrita é de se admirar, ela consegue fazer você sentir a dor e o desespero das pessoas que perderam seus entes queridos nessa guerra, uma escrita delicada e ao mesmo tempo forte. O luto e a violência doméstica são retratados de uma maneira muito realista.Temos vários livros que falam sobre a segunda guerra e esse trás um olhar diferente, tive uma nova visão sobre a profissão dos bibliotecários e de pessoas que trabalhavam em resgatar e recolher os mortos dos escombros dos bombardeiros. O livro também reforça a importância da literatura na vida das crianças. É um livro extremamente rico e sinto que sair transformada depois dessa leitura.
23/11/2023minha estante

Jeanne.Vieira 31/05/2024

Tudo com doses de realidade
Enquanto aborda temas de guerra, perda, traumas, medo, ele traz esperança, leveza, sobrevivência. A importância da biblioteca em nossas vidas e na história do mundo. Me fez relembrar os momentos Enquanto criança que estive em bibliotecas.. e que saudades.
Hoje sou agraciada com uma amiga bibliotecária e é com certeza meu momento preferido a cada dois meses, quando nos encontramos para debatermos sobre algum livro. Se você gosta de ler, se você já se segurou em algum livro pra sair de um momento difícil, só leia esse.

Camila | @abismos.literarios 01/11/2023

Uma grande e incrível declaração de amor aos livros.
[resenha publicada no IG: @abismos.literarios]

"As bibliotecas são o motor da nossa educação e nossa rota de fuga, elas jamais foram tão importantes para transformar nossas vidas."

Durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial e da destruição da biblioteca de Londres, parte da população recorre a um dos únicos lugares seguros no meio desse caos: o subterrâneo da cidade, uma estação de metrô que ainda não estava concluída. Clara Button, que trabalhava como bibliotecária, leva também a biblioteca para a segurança das profundezas e o resultado disso é incrível. Seriam os livros capazes de salvar vidas, serem refúgios e luz no meio de tanta escuridão e dor?

"Perdemos tanto, mas não perdemos o coração nem a esperança. Livros ajudam a nos manter humanos em um mundo desumano."

"Pessoas sem livros são como casas sem janelas."

Encontramos aqui uma história emocionante sobre a guerra, é impossível não se emocionar a cada capítulo; alternando entre a perspectiva de Clara e Ruby, sua melhor amiga, temos uma visão ampla sobre tal período histórico. Em meio a dor, ao luto, ao machismo e a censura, o que essas mulheres conseguem fazer por meio dos livros e da biblioteca é de grande significado. Chorei e sorri com essas duas e com tudo que ambas enfrentaram. As camadas desse livro vão muito além do que imaginei.

"Lia porque, naquele momento, era a única coisa que fazia sentido."

"A vida é cheia de escolhas. A maioria delas, mundanas, e então aparece uma que é tão devastadora que mal se sabe a quem recorrer."

Kate Thompson conseguiu trazer nessas páginas, com imensa maestria, assuntos que eu adoro encontrar nas histórias: a importância da literatura e dos livros, e reflexões acerca dos impactos da guerra. Com imensa sensibilidade, Thompson nos traz personagens marcantes, uma história repleta de emoções e superações. Tanto a ambientação quanto o desenvolvimento dos personagens são impecáveis. Por fim, ainda há fotos reais dessa biblioteca, que foi um grande marco histórico, e a autora nos mostra como foi todo o trabalho de pesquisa para escrever tal obra. Certamente um grande favorito desse ano, e que recomendo demais a leitura.

"A vida era frágil, mas a esperança havia tecido uma teia ao redor de seu coração."

site: https://www.instagram.com/p/CzGt_g9reE6/?img_index=1

Gomor 12/09/2023

O romance histórico tem enredo simples, mas nos envolve com suas histórias sobre a importância das bibliotecas e seus fantásticos livros que nos levam a viajar por lugares incríveis. Me emocionei bastante ao sentir o grande amor que as personagens nos revelam sobre o trabalho de uma bibliotecária durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Sinto falta de ter uma biblioteca próxima a minha residência. Com certeza faria toda a diferença no bairro e na vida dos moradores. Sempre que posso compartilho meus livros, doo a instituições ou em terminais de ônibus e trens ou ainda, dou de presente. Livros são capazes de operar milagres com sua histórias. Sou fã da leitura e incentivo o quanto posso.

Jessica.Ferreira 26/01/2024

A biblioteca secreta de Londres
A biblioteca secreta de Londres é muito mais que uma história. Baseada em fatos reais, esse livro me causou muitos sentimentos. Mas o mais importante deles foi incentivar a leitura. Partir de hoje, toda vez que eu iniciar um novo livro vou me lembrar desse.

Kab 02/07/2023

Muito gostoso de ler
Um livro com frases lindas que enche o coração de qualquer leitor.
Clara e Ruby são maravilhosas e eu amei conhecer suas histórias. Lento porém gostoso de ler.
Para quem gosta de romance de época que fala sobre a guerra e coisas além dela, vai amar.
Uma história baseada em fatos reais, linda e que ao final do livro trás fotos incríveis da biblioteca subterrânea.
Dei 4 estrelas pq ele é difícil de prender, por ser lento se torna até denso. Porém super recomendo Ruby e Clara trás para nós como as mulheres eram tratadas, o valor que a mulher tinha e como eram jugadas e descriminadas.
Passei muita raiva lendo e chorei em algumas passagens. Enfim lindo! Um livro sobre a importância de se ler, sobre o poder que a leitura tem, simplesmente perfeito!

Marta 11/10/2023

A Biblioteca Secreta de Londres
A história de 2 amigas, Clara e Ruby, ambas trabalham numa biblioteca subterrânea durante a segunda guerra. Apesar da época de guerra, a narrativa é leve e muito bem escrita. Envolve o dia a dia das bibliotecárias, os frequentadores da biblioteca e a história dessas pessoas.
Gostei muito!

Juno.Cruvinel 22/03/2024

História envolvente e surpreendente sobre bibliotecas!
Adorei o livro, fluido, você se apega aos personagens.. claro, tem toda a tristeza da guerra, mas por uma perspectiva diferente e de esperança mesmo em tempos difíceis.. recomendo a leitura!

Rafa 21/04/2024

Tudo sobre uma Biblioteca!
Baseado em uma história real.
Mais um livro sobre os horrores da guerra, mas com uma biblioteca como tema central e palco dos acontecimentos.
Não achei a escrita das melhores, inclusive até uns 30% do livro, quase desisti. Mas depois, a trama ganha força, é uma história bonita. Fala como os livros podem significar conforto, fuga e liberdade num período conturbado.

Cami 16/09/2023

Uma declaração de amor às bibliotecárias
Livros que falam sobre bibliotecas, bibliotecárias, livrarias, livreiros, escritores e livros são meu ponto fraco. Desde a dedicatória a autora já me fisgou.

Todas as citações utilizadas nas aberturas de capítulo me emocionaram. Como bibliotecária, é um presente poder ler sobre a importância da democratização da leitura na construção duma comunidade e sobre como a literatura tem o poder de salvaguardar nossa humanidade.

A mudança do foco narrativo, da personagem que inicia a história para a Clara e a Ruby, foi um pouco estranha. Creio que o livro seria ainda mais interessante se fosse a própria Clara rememorando o tempo em que a biblioteca subterrânea foi um oásis no pesadelo da Segunda Guerra.

Uma leitura gostosa, leve - apesar do tema pesado - que declara seu amor às bibliotecas e às bibliotecárias.

Adriana1161 22/01/2024

Ode às bibliotecas e aos bibliotecários
Tudo sobre uma Biblioteca!
Baseado em uma história real.
No final do livro, tem nota da autora, explicando sua paixão por bibliotecas.
Personagens: Ruby, Clara, Beatty, Marie, Billy, Eddie, Sparrow, Sra Chumbley, Sr Pinkerton-Smythe, Sr Pepper, Victor, Netty
Local: Bethnal Green - Londres/1944
@driperini
Marta Skoober 23/01/2024minha estante
Só o fato de ser uma ode às bibliotecas já me faz querer ler o livro.

Adriana1161 23/01/2024minha estante
A autora é apaixonada por Bibliotecas!

Marta Skoober 23/01/2024minha estante
Já pra listinha... ?

Adriana1161 23/01/2024minha estante
O começo é meio lento, mas melhora

Mari 22/01/2024

Eu adoro histórias que falam sobre a importância dos livros, então eu adorei essa que é baseada numa biblioteca real que existiu num metrô durante a Segunda Guerra.

Obviamente a autora aborda os traumas de uma guerra, o medo constante, a morte em todo lugar, os bombardeios, as privações, mas o foco é o poder transformador dos livros, que servem não só como aprendizado, mas também como fuga de uma realidade que é um pesadelo.

A obra é uma grande homenagem às bibliotecas e aos bibliotecários, reforçando a importância do funcionamento destas instituições, principalmente em momentos tenebrosos da humanidade (como guerras e pandemias).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6