A biblioteca secreta de Londres

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

nathalialmeidda 05/10/2023

A leitura salva!
Que livro especial! ??
Se passa em um período de guerra porém diferente de outros livros de guerra que já li, ele não detalha tanto acontecimentos pesados dos nazistas, então quem tem interesse em começar a ler algum livro com a temática da guerra, esse seria uma ótima introdução.
Que coisa mais linda foi o desenvolvimento dos personagens, a amizade de Clara e Ruby, as crianças e a biblioteca mais amada que conheci ?
A leitura de fato nesse contexto do livro salvou aquelas pessoas, que encontravam nas diferentes histórias uma forma de imaginar um mundo novo, de paz, sem guerra e ter forças pra seguir em frente dia a pós dia, mas ainda hoje a literatura salva pessoas, salva da depressão, da ansiedade, da solidão, ela se torna uma porta para nossa imaginação, nos levando a lugares e pessoas tão queridas como fui levada com essa. ?

Juno.Cruvinel 22/03/2024

História envolvente e surpreendente sobre bibliotecas!
Adorei o livro, fluido, você se apega aos personagens.. claro, tem toda a tristeza da guerra, mas por uma perspectiva diferente e de esperança mesmo em tempos difíceis.. recomendo a leitura!

Adriana1161 22/01/2024

Ode às bibliotecas e aos bibliotecários
Tudo sobre uma Biblioteca!
Baseado em uma história real.
Mais um livro sobre os horrores da guerra, mas com uma biblioteca como tema central e palco dos acontecimentos.
Não achei a escrita das melhores, inclusive até uns 30% do livro, quase desisti. Mas depois, a trama ganha força, é uma história bonita. Fala como os livros podem significar conforto, fuga e liberdade num período conturbado.
No final do livro, tem nota da autora, explicando sua paixão por bibliotecas.
Personagens: Ruby, Clara, Beatty, Marie, Billy, Eddie, Sparrow, Sra Chumbley, Sr Pinkerton-Smythe, Sr Pepper, Victor, Netty
Local: Bethnal Green - Londres/1944
@driperini
Marta Skoober 23/01/2024minha estante
Só o fato de ser uma ode às bibliotecas já me faz querer ler o livro.

Adriana1161 23/01/2024minha estante
A autora é apaixonada por Bibliotecas!

Marta Skoober 23/01/2024minha estante
Já pra listinha... ?

Adriana1161 23/01/2024minha estante
O começo é meio lento, mas melhora

Carol Luques 26/05/2024

Para quem gosta de histórias da Segunda Guerra Mundial, "A biblioteca secreta de Londres" é uma excelente escolha, pois toma como base uma história real! Durante esse período, Clara, uma jovem bibliotecária, administra uma biblioteca dentro de uma estação desativada de metrô, a estação de Bethnal Green. Juntamente com sua amiga e funcionária Ruby, consegue fazer com que a biblioteca seja um lugar de encontro, acolhimento, resistência e esperança.

A escrita da autora é fluida e, mesmo sendo um livro histórico, conseguimos sentir a fluidez da narrativa. Ao longo da leitura, é impossível não se indignar com o machismo e as injustiças contra as mulheres, que, infelizmente, ressoam até os dias atuais. Mas, ao mesmo tempo, não tem como não se maravilhar com a força que a literatura tem de mudar a vida das pessoas, seja com um refúgio, seja despertando mudanças de comportamento. Além do quentinho no coração com as histórias de amor que florescem em tempos obscuros.

Ao final da narrativa, a própria autora nos apresenta toda a pesquisa que fez através dos fatos verídicos para construir seu romance. Recomendo muito a leitura se você gosta de livros baseados em eventos históricos reais e provocam uma reflexão profunda. Tenho certeza de que esse livro vai te emocionar.

Milena 28/09/2023

Uma história inspiradora sobre a importância dos livros, especialmente quando o resto do mundo parece não fazer sentido.

Dora 18/10/2023

Amor aos livros
Clara e Ruby são amigas desde a infância. Em 1944, na Londres da 2ª guerra mundial, Clara é viúva há 4 anos (seu marido morreu em Dunquerque) e é responsável pela biblioteca subterrânea de Bethnal Green. A sensual e, aparentemente, desmiolada Ruby é sua assistente. Juntas elas fazem crianças e adultos se apaixonarem pela leitura dos mais diversos livros enquanto os horrores da guerra se desenvolvem do lado de fora do abrigo.
Assim, elas conhecem pessoas, passam por aventuras e redescobrem o amor.
A autora criou um romance com personagens fictícias, com um pano de fundo verdadeiro: a biblioteca de Bethnal Green realmente existiu, assim como o terrível acidente que matou a ?irmã? de Ruby. E, embora este tenha sido um dos piores momentos do séc. XX, também propiciou a conquista de novos espaços para as mulheres.

Nayana.Colquhoun 28/09/2023

A biblioteca secreta de Londres
Eu achei a premissa interessante, mas o desenvolvimento e a escrita deixaram a desejar. É certo que o livro exalta a literatura, o papel das bibliotecas e dos bibliotecários, a amizade, o senso de comunidade, além de tratar de vários assuntos relevantes.. Reconheço que isso tudo têm seu valor. Acontece que a história é previsível, alguns diálogos são palestrinhas pro leitor e tem umas cenas e passagens bem bregas, então eu logo cansei da história.. Enfim, pode ser um livro realmente bacana e tocante para muitos leitores, mas não foi pra mim.

Elani Araújo 02/09/2023

Valorização das bibliotecas e histórias reais
Feminismo, segunda guerra, biblioteca pública como instrumento social, romance? tantas camadas. Foi lindo ver minha profissão ser tão valorizada ao tempo que conhecemos mais um papel nada comum da biblioteca : ser social. Ir além dos livros. Nos, bibliotecários, focamos em pessoas, são por elas que estamos lá. Que brigamos com nossos chefes que nem sempre sabem o que é uma biblioteca mas por alguma graça do destino são nosso chefes? me reconheço tanto na Clara. Tenho a mesma formação, inclusive. Por mais Claras e Rubys.

Pêpe 30/11/2023

Baseado em fatos reais, esse livro nos trás a história de Clara, uma bibliotecária dedicada a levar conforto para as pessoas em plena segunda guerra.
Nas profundezas da capital Inglesa, no subterrâneo do metrô Bethnal Green, existem milhares de beliches, um posto médico, uma cafeteria e um teatro.
Clara e sua amiga Ruby, faz o possível para manter a biblioteca funcionando em perfeita ordem, é onde acontecem leituras, bate papos e um pouco de esperança.
Conforme a guerra se arrasta, Clara e Ruby tem como objetivo, não deixar em nenhuma hipótese, que nada nem história ninguém, interfira, no único momento de acalanto para aquelas pessoas: a leitura.
É uma de amor, e de muita dedicação, pois os desafios são muitos.
Eu adoro quando tem livros, nas histórias, eu amei...
E recomendo

The OC 28/09/2023

Uma declaração de amor a todos que entendem a importância da leitura.
Esse livro demorou umas 30 paginas para me cativar, mas depois, li tudo em pouquissimo tempo. As duas personagens principais são muito cativantes, e eu amei a forma com que os segredos e as camadas do livro foram se revelando. Esse livro é uma dedicatória a importância dos livros e da leitura, como eles salvam vidas, e mudam a cabeça das pessoas. Com certeza se tornou um dos meus livros favoritos! fiquei de coração partido em muitos momentos, mas feliz em outros. recomendo de olhos fechados, leiam!

ninoca. 12/10/2023

Que livro bom! fazia um tempo já que eu não lia um livro que me fizesse apegar tanto assim a história e aos personagens, ficava ansiosa sempre lendo um capítulo a mais, curiosa com o rumo da trama. eu amei absolutamente tudo, as personagens - ruby e clara, as crianças - marie, beatty, o sparrow, o clube de leitura, a cada capítulo eu me via mais envolvida e imersa em tudo sentindo por cada história contada, AMEI as várias referências literárias no decorrer da leitura e pretendo ler algumas. com certeza, esse livro foi um dos melhores que li esse ano, a leitura vale muito a pena!

natcalderini 17/09/2023

Leitura muda vidas
Adorei conhecer através de uma história fictícia baseada em fatos reais, de uma biblioteca que funcionou em uma estação de metrô inacabada em Londres,a Bethnal Green. Através das bibliotecárias Clara e Ruby conhecemos como foi durantes os bombardeios viver naquele período tão conturbado que foi a segunda guerra.

A autora ao final comenta o que foi ficção e o que foi baseado em fatos reais,além de trazer como foi feita a pesquisa, com quem conversou e como se inspirou para escrever essa história emocionante de como bibliotecas são essências em perdidos turbulentos para a sociedade se manter.

Thaysa 17/01/2024

A biblioteca subterrânea
A história é baseada em eventos reais ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial em Londres. Em meio aos bombardeios constantes na cidade, parte da população se protegia vivendo nos túneis do metrô. É neste local que foi montada uma biblioteca subterrânea, trazendo um pequeno consolo aos habitantes sobrevivendo à guerra. Apesar da história novelista, fiquei impressionada em saber os pontos verdadeiros por trás da ficção.

Valéria 15/01/2024

Mais bibliotecas nos bairros
Estória emocionante ambientada na 2a guerra em Londres em uma biblioteca subterrânea nos túneis do metrô.Como as pessoas conseguiam manter uma vida dentro do caos e terror da guerra, estimulando crianças, adolescentes e adultos com literatura. Leitura imperdível.

Rose 04/03/2024

Perfeito
?Livros podem ser um armazém a partir do qual extraímos conhecimento e emoções complexas para limpar a mente e fortalecer a alma para as tarefas que temos diante de nós.?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6