A biblioteca secreta de Londres

Resenhas - A biblioteca secreta de Londres

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana Lu 02/06/2024

Opinões
Simplesmente um dos melhores livros que já li. É muito interessante ver como uma sociedade se construiu num metrô em meio a uma guerra mundial. O livro prova q a leitura é ainda mais importante em tempos difíceis fazendo com q leitores tenham um escape da realidade dura q vivem. Essa mensagem q ele passa é atemporal pois enquanto existirem livros sempre terá esse sentimento de buscar fugir da realidade atual por quaisquer razões e imergir em histórias q te farão sentir dentro delas.

Renata.Bertagnoni 25/12/2023

Um dos melhores do ano com certeza. Tem tudo o que eu espero de um bom livro. Ação, romance, cartas !!!

brugmansia 27/01/2024

Proteção literária
Esse livro nos ensina tanto? é como uma aula de história encaixada em um romantismo (um pouco traumático).

Sempre me encuquei bastante sobre os aléns da Segunda Guerra Mundial, me impressiona bastante a forma de vida horrível que muitas pessoas precisaram se submeter.

Ler esse livro foi como entrar na mente de cada personagem e sentir (mesmo que vagamente) as emoções que sentiram durante todo àquele terror.

A autora comentou nas notas finais sobre ainda lembrar do aroma da primeira biblioteca que entrou quando criança, e eu concordo, também me lembro. Eu ia para lá sempre e pegava livros variados, mas especificamente um, me fazia querer lê-lo toda hora, era meu livro favorito!

Flicts, de Ziraldo, era meu livro favorito desde que aprendi a ler. Trata sobre o preconceito de maneira tranquila o suficiente para uma criança do jardim de infância entender. A ficha da biblioteca tinha tantos registros do meu nome que eu ganhei um selo de leitora (sendo uma criança de no máximo sete anos).

Acho que esse livro merece ser lido por todo mundo, gostei da maneira que a autora tratou todo o assunto da Blitz.

Livro maravilhoso, mal acredito que o terminei em uma semana.

Paula 12/11/2023

Bibliotecas na guerra...
Gostei muito de conhecer a história da biblioteca secreta de Beathnal Green, com protagonistas fortes, apesar da culpa e angústias do passado. Mas deixou a desejar no desenvolvimento da trama, percebi que personagens e situações eram simplesmente jogadas ao longo da leitura, me deixando confusa e me perguntando se iria ter algo que amarrasse a história. De modo geral é um bom livro sobre livros, mostrando o poder transformador e de aconchego que só uma bela leitura consegue fazer. E a nota da autora é bem explicativa quanto às suas pesquisas e momentos de leitora. Fiquei com vontade de ler alguns títulos citados na história.

Comenta Livros 24/11/2023

Um livro que mostra a verdade sobre assuntos importantes durante uma guerra onde as mulheres tinham que fazer de tudo para sobreviverem mesmo passando por tantas humilhações. Livros e bibliotecárias tão importantes passados através de duas personagens maravilhosas. Muito bom.

site: https://comentalivros.com/a-biblioteca-secreta-de-londres-kate-thompson/

crflala 22/01/2024

Amei muito!!
Gente!! Li esse livro no final de dezembro do ano passado. Ele é simplismente P-E-R-F-E-I-T-O. Recomendo demais ele. Nunca conheci ninguém que tenha lido, só vi 1 vez uma pessoa falando dele na internet, mas foi depois q eu li, eu conheci ele quando eu tava na livraria aí eu vi a capa e achei legal, aí li a sinopse e gostei mto, ai comprei e NÃO me arrependo nadinha.

Faffys 21/01/2024

Gostei mas não amei
A história é cativante mas as vezes fica estagnada. Oq uma guerra causou, dor, sequelas, perdas mas ao mesmo tempo amor, solidariedade, empatia. A biblioteca era esse espaço para fugir do mundo real.
Clara não é somente uma bibliotecária.

Deh 20/01/2024

Uma doce descoberta
Uma leitura leve e ao mesmo tempo cheia de temas importantes. Coração fica quentinho e faz nos apegar mais aos livros. Só leiam

Denise 27/11/2023

Amor aos livros
Uma verdadeira homenagem aos livros, às bibliotecas e bibliotecárias, bem como nos apresenta a sua importância em momentos de crise, guerras e pandemias. Um romance muito agradável e delicinha de ler, com a história de duas mulheres muito fortes, além de vários outros vivendo e superando traumas. Achei curioso que é inspirado em uma história real.

Milena989 27/11/2023

Livro bem leve de romance (que não faz muito meu estilo) MAAAAS baseado em uma história real de uma biblioteca subterrânea no período da 2º guerra mundial que vale a pena ler.

Nahayra 10/12/2023

Uma obra baseada em uma história real que se passou durante a segunda guerra mundial, na qual a autora tomou conhecimento por meio de entrevistas realizadas durante seu tempo em Londres. A mesma queria dar voz para a biblioteca que estava comemorando seus 100 anos e estava sendo usada como centro de vacinação durante a pandemia do COVID-19.

Nessa obra, vemos a história de Clara, uma bibliotecária que mesmo em meio ao caos da guerra, não desanimou com o seu amor por livros. Viuva e com o sonho de ser mãe, incentivou o máximo que pode a leitura para as crianças do abrigo. As ensinou a ler, as aconselhou de diversas maneiras e muitas vezes as ajudou a enfrentarem o luto. Clara também conquistou o coração de muitos adultos, adivinhando os livros que queriam e ajudando-os a se livrar um pouco da dor da guerra, fazendo com que eles viajassem através das páginas.

Clara mantinha o local em meio aos trilhos abandonas do metrô, com a ajuda de Ruby, sua melhor amiga, manteve a sua sanidade e de todos os outros.

A obra nos mostra a vida em sociedade naquela época, o medo da morte e o sofrimento também causado por ela. O machismo dos homens que eram temidos pelas suas próprias esposas. Mas também, sobre a força do amor perante as diversidades da vida, perante uma guerra.

No decorrer da história, Clara encontra Billy, um socorrista. Ruby encontra Ed, um soldado. E muitas outras mulheres encontram a liberdade.

O que achei de mais incrível nessa obra foi as notas da autora na finalização da obra, onde ela conta sobre suas entrevistas e o ponto de vista de uma senhora que foi abençoada por essa biblioteca subterrânea. A autora também colocou imagens retratando as situações contadas na obra.

Amei conhecer um pouco sobre essa famosa biblioteca na qual estavam lutando por ela, saber que ajudou tantas pessoas em um momento catastrófico da história mundial. E tenho certeza que a voz da autora com essa obra, foi muito necessária. Afinal, se quer defender uma biblioteca você só precisa de um exército de leitores. ?

Marcia.Moutinho 04/01/2024

Gosto muito de ficção histórica e procuro conhecer e entender o passado através desse tipo de leitura. Foi a forma que encontrei para conseguir entender como as pessoas realmente viviam e como era o pensamento vigente em tempos idos. Apesar de A Biblioteca Secreta de Londres ser um romance meio água com açúcar, recomendo a leitura.

Juliana 21/12/2023

Boa leitura!
Muito boa leitura. Uma história linda sobre como os livros podem ajudar as pessoas nos piores momentos, e também sobre como as próprias pessoas podem fazer a diferença umas na vida das outras. Adorei e recomendo.

Lee 03/01/2024

Melhor leitura de 2023
? ?Quando choviam bombas sobre o Reino Unido, tudo o que as pessoas queriam era se esconder do horror e fugir para um mundo novo que oferecesse empolgação e fantasia. Esse mundo novo podia ser encontrado facilmente nas páginas de uma obra de ficção.?

Enquanto estava no Rio de Janeiro nas férias de inverno, a qual mais parecia verão, tive o imenso prazer de visitar uma livraria super charmosa do centro e, no vai e vem das prateleiras, comprei ?A biblioteca secreta de Londres?. Confesso que comprei pela capa!
Enfim, a história de duas melhores amigas durante o período de guerra, uma biblioteca subterrânea em uma estação de trem desativada junto a comunidade local é tudo que você precisa saber para ler. A história é linda, mostra como os desafios da segunda guerra mundial afetavam a vida das pessoas e como elas procuravam conforto e, de alguma forma, encontravam na biblioteca de Clara e Ruby, onde a história é intercalada por suas narrações entre capítulos.
A história delas junto aos melhores personagens secundários que já tive o prazer de ler e a forma como o amor pode ser encontrado em meio a tempos difíceis é o ponto alto do livro, na minha opinião. Ficção história com romance, com certeza, virou um dos meus gêneros favoritos! E obrigada por isso, Kate Thompson.
Por fim, o livro é baseado em fatos reais o que o torna, obviamente, muito verdadeiro.

Ps: no final do livro tem fotos e imagens reais da biblioteca subterrânea da época e dos verdadeiros bibliotecários, uma graça! ?

Marta 01/01/2024

“Livros ajudam a nos manter humanos em um mundo desumano.”
Todos que me acompanham em minhas leituras sabem que gosto de livros que falem de livros, bibliotecas e que trazem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial (não sou masoquista, só gosto dessa temática), esse livro reúnem esses três temas, um “prato” cheio para meu gosto literário. Essa história se passa em um dos bairros de Londres chamado de Bethnal Green e foi baseado em fatos reais graças à vasta pesquisa de sua autora, então é uma combinação de fatos reais e ficção. Nessa localidade uma bomba atingiu a Biblioteca Pública de Bethnal Green, na primeira noite da Blitz, em 1940. Outros lugares também foram atingidos o que levaram as pessoas a se abrigarem sobre os trilhos de uma estação de metrô, nesse local Clara criou a única biblioteca subterrânea de Londres, há um espaço ocupado por milhares de beliches, um posto médico, uma cafeteria e um teatro que oferece abrigo, conforto e escapismo para as bombas que caem na superfície da cidade. A história é narrada sob a perspectiva de Clara e sua melhor amiga e auxiliar na biblioteca Ruby, aliás, os capítulos são alternados entre elas e no começo de cada capítulo tem uma pequena frase ou depoimento de um bibliotecário. Enquanto Clara lutava para se manter à frente da biblioteca, Ruby lidava com seus próprios problemas e conflitos. Adorei aprender sobre a comunidade subterrânea, fato que eu desconhecia e as notas da autora no final do livro são extremamente informativas. O contexto histórico e as bibliotecas destruídas durante a Blitz dão vida a esse enredo. Sem contar que a escritora se baseou em alguns dos personagens desta história em pessoas reais que viveram nos bunkers durante aqueles tempos difíceis. Recomendo muito a leitura desse livro para os que gostam dessa temática, a leitura é fluída e trás aprendizado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6