Joana D

Resenhas - JOANA D'ARC

1 | 2 | 3 | 4

maria 07/01/2024

Mulher fortona
Vai ter sofrimento, guerra, tristeza, bem poucos momentos de felicidade, ódio, indignação e um desenvolvimento fenomenal. E o mais foda é perceber que Joana D'arc realmente existiu.

Simone 02/01/2024

Gostei como a autora retratou Joana como uma mulher forte e guerreira mais humana e não uma santidade, mas pra mim foi uma leitura difícil, muito maçante, um um muito ritmo lento.
Queria ter gostado mais, porém não funcionou pra mim.

É uma Joana diferente do que é retratada normalmente, a própria autora diz isso no posfácio.

Terminei o livro com a impressão que ficou faltando alguma coisa.

Eduarda243 31/12/2023

Uma biografia romanceada que me tocou a alma e o coração
Simplesmente incrível, a escrita e a linguagem são ricas e ao mesmo tempo compreesíveis, a narrativa da trajetória divina e trágica da guerreira santa, a Virgem de Órleans e seus companheiros e aliados me arrancaram lágrimas sinceras. Com certeza um livro que irá para a minha lista de favoritos e que permanecerá vívido em minha memória pelo resto da vida. Embora fuja um pouco dos reais fatos históricos, é uma história cativante e cheia de reviravoltas, recomendo para todos os amantes de uma boa leitura.

Mirele 24/12/2023

Então, esse livro conta a história da Joana focando num aspecto mais realista, eu acho. Achei legal o conceito, mas não sei se agregou muito na história.

Sasori 23/12/2023

Eu gostei do livro, apesar de ter me frustrado com o final, mas acho que isso é culpa minha por ter esperado algo diferente mesmo já sabendo o fim. Enfim, o livro tem uma escrita diferente e um pouco mais complexa, mas a partir do momento que você se acostuma, ela flui facilmente. Gosto da forma como Joana foi retratada, forte e implacável, mas imperfeita, mas eu queria ter visto mais esforço da Joana, não apenas ser um prodígio. Esperava mais sobre as guerras, queria ler o momento do conflito, não queria ler um personagem relatando o conflito. Também acho que os motivos da "traição" são ridículos e esperava mais das articulações do arcebispo. Mas mesmo assim, foi um livro ótimo, me diverti, tem diversas citações, eu adoro Joana e quis acompanhá-la até a última palavra

Manoel.Ramalho 21/11/2023

Maravilhoso...
Sabe... são poucas as vezes em que agradeço ao Universo à decisão que tive em buscar as fabulosas heroínas. Primeiro com Circe, e agora, a surpresa se repete, com Joana... e que coincidência: em Gota d'água, o nome dado por Chico Buarque à personagem principal, é Joana... Joana, que na adaptação do clássico grego Medeia, corresponde a personagem-título, sobrinha de Circe.

Duas heroínas se cruzando, não somente em obras delicadas e hipnotizantes. Exemplos de força, garra e fé... exemplo de persistência...

Fico sem palavras quando finalizo livros como este... principalmente por saber que são pouco divulgados...

Quando vejo o número de leitores que leram ou pretendem ler... quando vejo quantos estão a desfrutar de tais obras...

Muito mais do que um movimento, nossas heroínas precisam fazer parte de nosso dia a dia...

E Santa Joana, ganhou mais um devoto... em todas as batalhas que estiver, estarás em meu comando...
Silvia Cristina 22/11/2023minha estante
Bacana a sua resenha, parabéns.

Manoel.Ramalho 22/11/2023minha estante
Obrigado

@Mihleituras 04/11/2023

Leitura muito fluída e rica em detalhes. História maravilhosa. Senti como se tivesse acompanhando uma amiga. Joana é simplesmente extraordinária.

carolina.soares 23/10/2023

Joana, uma garota forte e destemido. Determinada em seguir sua luta.
Nossa esse pai dela dá muita raiva de tudo que ele fez pra ela.
Tristeza imensa pelo o que aconteceu com Catherine.

Ayslan4 10/10/2023

Uma releitura feminista de uma história clássica
O livro é bom, muito bom inclusive, recomendo a leitura. A autora muda muitos conceitos sobre Joana, de forma a trazer ela mais para uma realidade. Joana é uma mulher do século 21, atuando no final da guerra dos 100 anos. Ela se comporta como mulher moderna. Deixar a religiosidade de Joana de lado é uma faca de dois gumes: por um lado é muito divertido pensar na Joana como uma Brienne de Tart, porém, sem o background religioso é difícil imaginar que ela tivesse o impacto que teve, que seria levada a sério como foi. A França não precisava de um super-herói, ela precisava de uma liderança que compensasse a fraqueza do Delfim, e foi o que a Joana real foi. Toda a parte final de sua jornada eu creio que tenha sido o ponto de mais fidelidade com a história real, e é a parte mais triste e melancólica do livro. Sou um admirador da Joana, porém, seus história é triste de uma maneira que tornou esse livro difícil de terminar. Chega a ser doloroso ver o fim de uma pessoa tão incrível. O bom é saber que a história a absolveu, e hoje em dia seu nome é muito maior e mais lembrado do que todos os outros personagens desta fase da guerra dos 100 anos, bem como seu status de Santa a faz ser venerada até hoje por todo o mundo, inclusive por mim.

Santa Joana D'Arc, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém!
gomes.flor 11/10/2023minha estante
O livro retrata romance? Não entendi porque falam sobre ser um livro de romance

Ayslan4 15/10/2023minha estante
Romance que fala é no sentido de pegar a história que se tem da Joana e criar uma narrativa, misturando os fatos históricos com a ficção da autora.

gomes.flor 16/10/2023minha estante
Ahhh entendi, obg

Séh 07/09/2023

Releitura pé no chão
É um excelente livro que faz uma releitura bem menos mística e sobrenatural da figura de Joana D'Arc. Muito interessante, a leitura te fisga do início ao final e a forma que a história é contada faz tudo parecer muito palpável. Confesso que houve momentos que eu gostaria que tivessem sido mais explorados e descritos mas isso não faz com que a história fique superficial e sim dá uma dinâmica melhor para um livro que trabalha mais com descrições e pensamento e não tanto com diálogos. Recomendo muito a leitura, vale super a pena.

Giuliana.Susini 24/08/2023

Uma obra prima ??
Esse livro tava na minha lista faz muito tempo, e fiquei super feliz quando saiu em audiobook.

Uma das melhores experiências que tive ouvindo audiobook, e uma história super pé no chão e cheia de detalhes emocionantes.

Se antes era fã da história de Joana D'Arc, agora fiquei muito mais. Leitura obrigatória.

Karla Lima @seguelendo 07/08/2023

@seguelendo
A história de Joana d'Arc é, ainda nos dias de hoje, uma lenda que transita entre fantasia e realidade. Nascida camponesa, foi canonizada pela Igreja Católica e considerada uma heroína da França pelos seus feitos durante a Guerra dos Cem Anos. Entre o que foi verdade e o que foi ficção, temos muitas histórias contadas e recontadas através dos séculos e a obra de Katherine J. Chen possui uma visão muito realista, até plausível, dos acontecimentos.

O fato histórico está logo nas primeiras páginas da edição, antes da autora iniciar sua narrativa ficcional, com uma breve contextualização sobre a guerra travada entre França e Inglaterra; tal resumo auxilia o leitor que não conhece a figura real e a personagem Joana D’arc a se ambientar com o cenário em que ela está inserida na história.

A narrativa, não posso negar, possui muitas descrições e poucos diálogos. Inicialmente, me pareceu lenta; porém, com o passar das páginas fiquei com a impressão de que era realmente algo proposital, pois, com o desenrolar da trama, o texto foi ficando mais e mais fluido. Como se estivéssemos “pegando o embalo” em uma corrida. Se era a intenção da autora, não sei; mas percebi o desenvolvimento dessa forma e gostei muito. No mais, por se tratar de uma ficção histórica, eu já esperava algo mais descritivo.

Conhecemos Joana ainda criança, em seu vilarejo, onde a guerra era apenas algo que acontecia como uma brincadeira de criança; até não ser mais só uma brincadeira. Já nas primeiras páginas, o tom violento surge como um aviso: apenas um lembrete de que não será uma história feliz. O livro conta com cenas violência de diversos tipos. Criança, a protagonista já conhecia a dor física e a falta de amor no seio familiar. Seus únicos elos de afeto: seu tio e sua irmã, são descritos de forma detalhadamente carinhosa e servem para criar laços com o leitor.

Quando o enredo chega à fase guerreira da protagonista, temos batalhas e tramas políticas. Gostei muito como os personagens históricos foram introduzidos, bem como o tom dado a cada um deles. Criar personagens é algo difícil, mas dar personalidade às figuras históricas sem descaracterizar o que de fato foi real também não é uma tarefa fácil.

Eu gostei demais da obra. O terço final é empolgante e revoltante. As camadas da personalidade de Joana e a forma como ela lida com o próprio sucesso nas empreitadas é angustiante. E, por mais que alguns acontecimentos tenham sido exagerados para destacar alguns pontos, a forma como a vida dela foi retratada foi emocionante do começo ao fim.

Recomendo muito a leitura, mas alerto para que esteja preparado ao abrir o livro: há violência, há agressão. É a história sangrenta de uma mulher que é considerada uma mártir pelos franceses e uma santa pelos católicos. Imagino que é uma obra que vai agradar os leitores apaixonados por ficções históricas, assim como aqueles que amam uma aventura.

site: https://www.instagram.com/seguelendo

1 | 2 | 3 | 4