Pimenta & Mel

Pimenta & Mel Bolu Babalola

Resenhas - Pimenta & Mel

Brendaax 19/04/2023

Amo livros que tem bastante representatividade , e é difícil achar livros que ambos os protagonista são pretos . Então quando eu vi essa capa e li a resenha me deu uma vontade absurda de ler e amei que além da representatividade o livro teve várias referências bacanas de outros artistas negros . Esse foi sem dúvidas um dos livros melhores livros lidos ... ????

Gislane 02/07/2023

Pimenta & Mel
Esperava mais...
Infelizmente, a leitura não me envolveu como pensei que envolveria.
Não é ruim, simplesmente não rolou.

Jessicaap1 30/06/2023

Paço Preto sob novo comando ???????????
"E não é uma viagem, quando você encontra alguém que você gosta de ver e que você gosta de ver te vê também?"

"Ele é doce como mel, ela é ardida como pimenta? e são perfeitos quando juntos."

Kiki Banjo sabe tudo sobre todo mundo e ela e a expert quando o assunto é caro conselhos amorosos em seu programa de rádio faculdade "Açúcar Mascavo".

A comunidade de Paço Preto é uma comunidade de alunos pretos da universidade de Paço do Rio Branco, e Kiki está disposta a alertar todas as garotas paço-pretas sobre os "boylixos" ao som de muito RnB dos donos 90 ée 2000.

A comunidade de Paço Preto é dividida por panelinhas, mas todos se reúnem para ouvir os conselhos. E as coisas ficam abaladas com a chegada de Malakai Korede, um belíssimo homem iorubá do sul de Londres descrito como uma mistura de Kofi Siriboe com Morris Chestnut dos anos 90. Malakai chega causando o maior alvoroço entre as mulheres Paço Pretas, e Kiki se vê no dever de alertar essas garotas sobre aquele que ela logo passa a chamar de o Pilantra do Paço.

Kiki e Malakai se vêem lado a lado quando precisam trabalhar juntos em um projeto que garante o futuro de ambos na faculdade.

Um romance envolve que mistura um pouquinho de enemies to lovers (nem tanto enemies assim e muito love), dating fake engraçado, com muito RnB, representatividade preta.

Eu me apaixonei por esse livro do começo ao fim, pelos personagens, história, as referências, simplesmente perfeito.

Isabelly B. 14/04/2024

Kiki Banjo
Muitas mulheres fodas em um único livro, foi gratificante ver todas elas. Sobre o enredo achei interessante, meio lento para chegar na ideia de fake dating, mas ok, quanto aos diálogos houve momentos de vergonha alheia e indignação porque não consigo imaginar uma pessoa que consiga se abrir daquela maneira.

@biblio.sah 14/12/2023

Kiki e Kai são meus novos pais
Pimenta e Mel é um livro que estava na minha meta desde o início do ano, e não sei porque demorei tanto de ler. A história me lembrou a série Dear White People, pela temática de rádio e sobre a abordagem racial nas universidades.

A escrita da autora é bem poética e sensual, amei a química de Kiki e Malakai, eles dois são personagens incríveis separados, mas juntos??? Eles são apaixonantes.
Tem fake dating, é bem slow burn e o Kai é o tipo de boy perfeito, do jeito que eu amo.

A tradução ficou um pouco ruim, mas isso não influenciou na grandiosidade do livro.

INDICO MUITO.

Isa 28/08/2023

Temas sérios com muito humor e amor
Gostei bastante desse livro, levantou vários temas importantes, mas mantendo o humor, muito drama, e com muito romance!!

.BEA. 17/11/2023

Um mel pro coração
Só faço resenha pra um livro, quando realmente toca o meu coração num nível intenso (o que é raro) e este é um desses casos. - SEM SPOILERS

*Lembrando que esta foi a minha experiência*

Um livro envolvente, que fala de assuntos importantes a ser abordados, que enfatiza a importância das amizades, dos círculos sociais, da responsabilidade afetiva e de percebermos o nosso papel na vida do outro e em como o outro nos enxerga.

Este livro conseguiu elevar a fasquia aceite por mim quando o plot é fake dating. Meu Deus QUE LIVRO BOM. Dramático sem pesar. Romântico sem pesar. O meu coração amoleceu, derreteu e se fortaleceu.
Foi muito importante pra mim enquanto mulher negra. Foi muito importante pra mim enquanto mulher. Fez me ver uma luz bem forte no fim de um túnel onde eu já estava escondida há muito tempo. Este livro me despedaçou e me desabrochou.

Um livro que apareceu pra mim no momento certo e eu estou tão agradecida à autora por ter escrito e partilhado com o mundo uma obra prima dessa que precisei de lhe enviar uma mensagem a agradecer.

Foi pra fechar o meu ano com chave de ouro.
Apesar de eu precisar de mais cenas. Acho que o livro deveria ter no mínimo o dobro do tamanho. 5 estrelas favoritado da vida inteira.

Kikiola ?? Malakai ? Meus eternos, obrigada.

Deni 06/11/2023

Perfeito!!!!!
É um livro gostosinho demaisssss de ler!! Parece um filme da sessão da tarde estilo meninas malvadas e patricinhas de bervely hills só que MUITO melhor!! Eu amei as referências, principalmente as da Beyoncé. A tradução desse livro é impecável, uma das melhores que já vi. Gostei muito dos elementos culturais da Nigéria que foram abordados, as comidas típicas, as diferentes religiões, tudo muito bem organizado e de fácil entendimento mesmo pra quem não está muito habituado ao tema. Esse livro é profundo, mas ao mesmo tempo fácil e leve. Sou suspeita pra falar porque gosto muito de fake dating, mas a química desses dois é quase paupável. Que escrita gostosa, uma leitura sensacional! Recomendadíssimo pra todo mundo. Já virou favorito!! Amei demais!!

Ju 02/10/2023

Não é que seja ruim?
No geral eu gostei da história, o enredo é bem bom, mas a forma que a autora executou me incomodou muuuuito em alguns pontos
Primeiro que as personagens parecem um pouco caricatos demais, ninguém é desse jeito 100% do tempo
Segundo, as motivações e traumas não me pareceram fortes o suficiente pra tudo que gerou
Terceiro, em alguns momentos da leitura eu literalmente revirava o olho, muito brega, muito caricato, muito raso
Mas ignorando isso é uma leitura gostosinha e rápida

Larissa Tabosa 14/05/2023

Antes de qualquer coisa preciso dizer que é uma comédia romântica, logo, tem todos os elementos de uma, inclusive a falta de comunicação. Não é um livro que vai inventar a roda e em alguns momentos até acho que se leva a sério demais. Contudo, dentro do gênero a que pertence e pela representatividade, além da escrita ótima, considero este um livro excelente.

A maior referência desse livro com certeza é a série da Netflix, Dear White People. É impossível conhecer as duas obras e não apontar de cara a influência. Assim como na série, a protagonista também tem um programa na rádio da escola, além de outras similaridades. Acho que pelo fato de ter assistido a série foi bem fácil de imaginar todo o figurino e as personagens.

Agira sobre o casal principal, meu deus, que casal! Absolutamente perfeitos um para o outro. Desde o início é possível ver a química entre eles (e sim, eu consigo ver a química em livros, se você não, tá lendo errado!), ver o quanto são perfeitos um para o outro apesar dos traumas. É até irritante o fato deles demorarem tanto a perceber que não são um casal fake desde o início. Felizmente todas as outras personagens percebem isso desde pronto.

Acho que a única coisa que me desagradou foi aquele final de filme adolescente bobo, com toda aquela demonstração pública de amor, todos envolvidos em surpreender a mocinha e blá blá blá. Mas eu já estava tão envolvida e apaixonada pelo livro que meio que fingi que não vi isso. Sim, talvez eu seja um pouco amargurada.

Do mais, achei um livro excelente, entrou nos favoritos do ano já e com certeza vou indicar a todos. Leiam ??

Bea 14/06/2023

Segundo livro que leio da autora e, seguindo os passos do primeiro, também amei.
O livro é fácil de ler, ele flui. Os flertes entre a Kiki e o Kai é tudo para mim, inclusive me lembrou um pouco um dos contos favorito de "Amor em cores"

"Os caras preferem agir como se tivesse algo de errado com você do que se tornar alguém digno de você, porque para isso teriam que lidar com as próprias questões. E se tem uma coisa que homem odeia é lidar com as próprias questões."

Durante todo o livro me peguei desejando a mesma sensação de pertencimento, fazer parte de uma comunidade de pessoas negras que sabem seu poder, que reconhecem seu lugar na sociedade e horam suas raízes. Quando terminei o livro eu queria ir direto aprender iorubá, sobre a cultura e tradições que nos foram roubadas.

"Acho que funcionamos em uma frequência mais alta quando estamos juntos. Nossas energias se fundem e nos tornamos supernovas. Acho que temos muito mais para compartilhar e entregar. Acho que mal começamos."

Além disso o livro conta com uma ótima trilha sonora que está no repeat desde que o li kkkk.

"Há um universo inteiro nela e eu teria muita sorte de viver nele, de caminhar por lá. De novo e de novo.?

Isabela 10/05/2024

Eu esperava muito desse livro mas o começo dele è bem ruim, os capítulos são longos e a história demora a engatar. E quando as coisas estão melhorando o casal tem uma briga besta. Kiki estava tendo um bom desenvolvimento como personagem mas no final voltou a parecer a personagem imatura e insegura do começo.

Mah 24/02/2024

Entre os favoritos deste ano!??
Um romance com camadas, representatividade, personagens reais que tem os seus defeitos, amei demais, que sabor viu! ????

Angel - @angel_worldbooks 30/08/2023

LEIAM
Me encante pelo Malakai desde da primeira vez que ele apareceu, impossível não se apaixonar por ele. Ele não é um personagem perfeito, mas, ao decorrer da história ele vai "crescendo" de uma maneira cativante. Ele é aquele tipo de romântico que faz cosplay do crush literário da menina que ele gosta, para conquistar mais ainda ela??
A Kiki é uma protagonista que assim com o Malakai, não é perfeita. Ela é uma personagem empoderada, mas que carrega fragilidades que a faz ser uma grande personagem com muitas camadas que vão se apresentando ao longo das páginas.
Um dos pontos que eu mais gostei da história é as várias referências as culturas africanas. Principalmente a cultura Iorubá, referências que vão desde palavras até comidas. Também tem muitas referências a vários cantores do R&B e da cultura preta.
Apesar de todo o romance e momentos divertidos, a autora trouxe temas sérios como discussões raciais, misoginia, auto-sabotagem, assédio sexual, relacionamento tóxico. Temas que são debatidos de forma consciente, mas que não deixa a história pesada.
Pimenta & Mel é um new adult repleto de química, romance e sensualidade.