Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã Gabrielle Zevin

Resenhas - Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

skuser02844 22/10/2023

Meu favorito do ano (até agora)
Não é um livro que vai funcionar para todo mundo, os personagens são complexos e em alguns momentos vc não vai querer entender o ponto de vista deles, mas na minha opinião isso fez o livro ser perfeito.
Entendi o pensamento do Sam e em algumas partes consegui entender o ?egoísmo? dele e da Sadie. Marx foi meu personagem preferido, sinto que será por bastante tempo o melhor personagem (e bem desenvolvido) que eu já li.
Amei o livro, é denso algumas vezes e irritante, mas acho que é isso que faz o livro ser impecável.
Se um dia eu acabar indicando p alguém, não conseguiria dizer se é um livro sobre amizade, amor, trabalho ou pessoas sendo pessoas (acho que é um pouco de tudo).

tomgrats 18/01/2024

Uma Vida Pequena mais light
Uma versão mais contida de traumas e desgraças, mas ainda assim mundana e ordinária como Uma Vida Pequena.

beareadings 25/06/2023

Me destruiu. o livro é definitavente uma jornada, te leva a sentir todos os sentimentos possíveis na medida em que a história se desenvolve. a forma como a narrativa se desenrola me deixou completamente apegada às personagens, apesar de não ter acabado como eu esperava acho que tudo na narrativa foi bem encaixado e precisava acontecer? não posso esperar pra ver a adaptação pros cinemas!!

steravalos 24/09/2023

As relações que sobrevivem a vida adulta
Uau?! Eu comecei esse livro com a expectativa muito baixa, porque as primeiras 40 páginas ?foram extremamente densas. Porém, depois disso ele começou a me envolver muito ? e isso durou até o fim do livro.

Eu amo histórias que falam sobre amizades e que trazem personagens reais extremamente complexos. Os protagonistas desse livro carregam muitas dores e é muito interessante ver como toda essa bagagem reflete na vida adulta de cada um deles.

No fim das contas nós somos apenas pessoas tentando sobreviver num mundo caótico.

A complexidade das relações e a sobrevivência delas durante a vida adulta ?é custosa demais. Você quer que aquelas pessoas permaneçam na sua vida, mas as vezes você não consegue investir a mesma quantidade de energia que fazia quando era jovem. As prioridades mudam, mas em nenhum momento isso significa que aquela pessoa deixou de ser importante.

Sobre a parte de jogos, acreditei que não conseguiria me conectar a isso, mas no fim das contas foi muito fácil de imergir nessa parte também.

Baita história! Favorito.

Louise133 15/04/2024

Achei que seria sobre outra coisa
Gostei muito das partes em quem estão foçados nos games, na cultura em si, nas referências.
Mas é quando foca na vida dessas pessoas em si, o quanto são falhas, humanas? é aí que essa história brilha. A personagem principal é uma chata, todo mundo é. Mas é isso que é a vida né

Jess 16/01/2024

Eu nunca tinha lido um livro sem gênero
É basicamente sobre a vida dos personagens.
No começo achei muito lento, depois achei que ficou bom e depois eu não queria que acabasse.
O final é óbvio e inesperado ao mesmo tempo, eu simplesmente não sei explicar o que senti lendo esse livro. É muito bom e ao mesmo tempo tão simples.

Carlos Souza 28/05/2023

O que acontece quando você mistura "Uma Vida Pequena", "Pessoas Normais" e "Jogador n° 1"?
Bom... Começarei por onde?
Já sei, iniciarei pelo momento em que descobri o livro. Isso ocorreu no Instagram e como todo o livro "bombado" do universo literário, eu fiquei extremamente desconfiado com ele. Até porque, os amigos leitores que me perdoem, mas alguns livros exaltados pela comunidade são bombas puras, clichés e enrolados, puramente problemáticos. Com tudo isso na cabeça e preparado para quebrar o pau, iniciei "Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã".
O livro não é para todos, porque, primeiro, ele possui uma linguagem bem "nerd", não que isso seja ruim, mas pode irritar quem não possui familiaridade. Outra coisa, já para alertar quem pretende ler, não existe uma padronização textual e o texto é muito orgânico, horas tendo um padrão e horas não. Enfim, ele é diferente e precisa ser lido com atenção.
Sobre o Enredo, ele é extremamente interessante, principalmente, quando você consegue "linkar" os dois mundos que nos são apresentados, o digital e o pessoal/humano. Caso você não consiga, ele ainda funciona, porém, com uma outra face/identidade. Sadie e Sam são personagens extremamente palpáveis, com dilemas reais e problemas múltiplos para encarar. Existem gatilhos que devem ser pesquisados antes da leitura, obviamente, pra quem se importa com isso. Em inúmeros momentos, o livro e os personagens são tão envolventes que parece que você é um dos personagens da história. Eles são extremamente diferentes, entre si, e como indivíduos também. Acompanhamos, semelhante aos livros citados no título, fases diferentes da vida de cada um, e, assim, vivemos junto com eles, sofremos e nos irritamos. O tempo vai e vem, regredimos no tempo e avançamos com facilidade, percebemos como eles lidam com suas cicatrizes e traumas, como eles lidam uns com os outros e como eles se maltratam, algo que na vida e nas relações interpessoais é super comum. E isso é incrível.
É muito bacana como os anos passam, acompanhamos o tempo das crianças, dos jovens e dos adultos, como suas relações e empreendimentos são essenciais para o crescimento individuais e coletivos, como os atritos geram distanciamentos e reencontros e como eles, de forma pura, representam a vida verdadeira, na qual, nós sobretudo precisamos dar tempo ao tempo. Eu simplesmente amei.
Da segunda metade em diante, eu acho que é o recorte em que o livro brilha, uma vez que, frente ao trágico fim de um personagem, os protagonistas precisam rever suas perspectivas de vida, analisar o passado, lutar com o presente e pensar no futuro. Esse livro é um acontecimento? Sim, com certeza, mas também é algo que pode ser complicado de acompanhar. De longe, talvez, seja o melhor livro do meu ano. Pensarei sobre ele direto.
É ao meu ver, uma experiência única, lindo, simples, complexo e cheio de mensagens importantes. É, em síntese, sobre o caos humano, sobre viver, sobreviver e crescer, mesmo quando não se consegue todos os dias.
PS: Eu não falei muito sobre os personagens, mas é porque eu não estou em condições. Mas gostaria de dizer, Sadie, Sam e Marx, vocês estarão para sempre no meu coração.

Bia 10/02/2023

Que livro!
Eu sou uma grande amante de videogame e talvez por isso o tema desse livro tenha me chamado atenção.
São dois amigos de infância que se encontram depois de anos e começam a programar um jogo (quem nunca pensou nisso, não é mesmo?).
O livro acompanha a vida inteira deles, os jogos de videogames que eles criam, as mudanças de relacionamento e tudo aquilo que nos faz crescer e amadurecer.
O livro me lembrou muito de pessoas normais (outro livro queridinho meu) por causa desse grande relacionamento ao longo da vida e por causa da amizade dos dois. Mas acho, que mesmo que você não tenha gostado de pessoas normais, leia esse livro, os personagens são mais simpáticos haha!
Esse livro me fez querer abraçar os personagens, cuidar deles, falar que eles estavam errados e, claro, chorar no final!
Todo mundo deveria ler esse livro, porque é um livrao. Sem mais!

Daniela 05/04/2023

Maravilhoso!!
Foi uma leitura emocionalmente pesada, mas absolutamente incrível. Acompanhamos vários anos da vida da Sadie e do Sam, desde que se conhecem no hospital quando crianças, passando pelo reencontro na Universidade até à empresa Jogo Sujo.   Durante todo este tempo, os jogos são uma constante na vida de ambos, tanto os reais, como os inventados por eles.
Quem gostar do tema, vai adorar as múltiplas referências, a alusão à forma como são feitos e o processo de pensar em cada detalhe da história. Mesmo eu que só jogo os jogos mais simples e não ligo muito à história por trás, adorei saber mais sobre o processo de criação e adentrar nesse mundo que não imaginava tão complexo.
A Sadie e o Sam têm uma relação muito forte, mas com vários desentendimentos ao longo do caminho. A eles junta-se Marx, um personagem absolutamente incrível e que merecia maior destaque (a certa altura é chamado de NPC... como é possível?)
Nem sei como descrever a dimensão desta história, que se foca tanto no mundo virtual, mas cuja realidade é tão triste e rica e complexa.
A Sadie e o Sam são também eles demasiado complexos, não sendo nem bons nem maus. Ao longo dos anos são egoístas, injustos, altruístas, todas as camadas que o ser humano tem. Às vezes gostava deles, outras vezes faziam-me passar raiva.
Amei esta leitura, todos os sentimentos que me fez ter, os bons e os maus, o choro e o riso.
Não sei se favorito, vou esperar para ver como a história vai amadurecer para mim, o quão marcante será ao longo do tempo.
Taytay1 05/04/2023minha estante
Esse livro é incrível

Julia.Cunha 18/01/2024

Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã
Três amigos decidem se unir pra criar um jogo de videogame. Essa é a narrativa de ?Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã?, que por quase quatro décadas acompanha a vida de personagens tão humanos, bem desenvolvidos e únicos. Mais do que uma história com um pano de fundo nerd e ricas referências ao mundo dos games, esse é um livro sobre as várias formas e nuances do amor. Sobre amizade, inseguranças, sucesso e fracasso, mas principalmente sobre não desistir e continuar jogando.

?É amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã. É a possibilidade de renascimento infinito, de redenção infinita. A ideia de que, se você continuar jogando, pode ganhar. Nenhuma perda é permanente, porque nada é permanente, nunca.?

Emilia 31/12/2022

Não foi pra mim
Não me apeguei a nenhum personagem, simplesmente não me importava com ninguém. Lento, muito longo e com uma linha do tempo confusa.
Não gostei mesmo, mas pode ser que funcione pra você ;)

Sidineia.Cristina 11/12/2022

Melhor Livro do Ano da Amazon
Gostei do livro, é a história de dois amigos, que se amaram, mas nunca foram amantes, a amizade começa quando são crianças, depois de 5 anos sem se falar, se reencontram e começam a desenvolver jogos de vídeo game, montam um empresa junto com outro amigo Marx. A narrativa fala sobre trabalho, amor, amizade, perdas e ganhos. Eles vivem a história no mundo real e virtual. "
Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã foi selecionado como o Melhor Livro do Ano da Amazon". Vale muito a leitura!!!

Bia Brasil 17/02/2023

Eu tive muita dificuldade pra avaliar esse livro! Ao mesmo tempo em que achei bom, também tive bastante críticas a algumas partes, mas também não tenho muita certeza sobre isso.

Esse é um livro sobre amizade acima de tudo e vai contando a história desses dois amigos durante muitos anos. A questão é que eu ficava com muita raiva dos protagonistas às vezes. Eles ficam assumindo coisas ao invés de só sentar e conversar!!

Mas enfim, o livro é bem legal e você se apega aos personagens. Ele tem partes muito boas, partes nem tanto e uma parte que pra mim é um surto da autora (leia aqui a parte da fazenda).

Se eu acho que é o melhor livro de ficção do ano como vários lugares falaram? Não. Mas isso não quer dizer que não seja bom. Vale a leitura sim e se prepare pra torcer pela Sadie e pelo Sam .
Vivi 17/02/2023minha estante
Arrasou na desenha.

Vitoria 02/03/2024

A importância de dar uma chance ao livro, mesmo que a jornada inicial possa ser desafiadora. Ao persistir, o leitor é convidado a explorar temas complexos e emocionais, revelando as camadas mais profundas da história e proporcionando uma experiência de leitura gratificante.

Bruna 28/03/2023

E seguimos nos amanhãs
Tive o prazer de fazer essa leitura enquanto trabalhava no Skoob, participando de uma leitura coletiva com todo o time.

A história é bem divertida e traz uma linguagem bastante gamer pra si. Durante a leitura, cria-se uma afeição por Sam e por Sadie ao acompanhar suas trajetórias. É muito interessante vivenciar essa dinâmica com eles ao longo de mais de 30 anos de vida e ver como eles vão tomando suas decisões.

De fato, é entender que somos todos complexos sim, e Sam e Sadie não fogem muito dessa regra. O meu personagem preferido é o Marx, com toda certeza.

Achei a leitura um pouco travada, não engrenei tanto quanto outros livros.