Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã Gabrielle Zevin

Resenhas - Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Julia.Cunha 18/01/2024

Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã
Três amigos decidem se unir pra criar um jogo de videogame. Essa é a narrativa de ?Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã?, que por quase quatro décadas acompanha a vida de personagens tão humanos, bem desenvolvidos e únicos. Mais do que uma história com um pano de fundo nerd e ricas referências ao mundo dos games, esse é um livro sobre as várias formas e nuances do amor. Sobre amizade, inseguranças, sucesso e fracasso, mas principalmente sobre não desistir e continuar jogando.

?É amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã. É a possibilidade de renascimento infinito, de redenção infinita. A ideia de que, se você continuar jogando, pode ganhar. Nenhuma perda é permanente, porque nada é permanente, nunca.?

Bruna 28/03/2023

E seguimos nos amanhãs
Tive o prazer de fazer essa leitura enquanto trabalhava no Skoob, participando de uma leitura coletiva com todo o time.

A história é bem divertida e traz uma linguagem bastante gamer pra si. Durante a leitura, cria-se uma afeição por Sam e por Sadie ao acompanhar suas trajetórias. É muito interessante vivenciar essa dinâmica com eles ao longo de mais de 30 anos de vida e ver como eles vão tomando suas decisões.

De fato, é entender que somos todos complexos sim, e Sam e Sadie não fogem muito dessa regra. O meu personagem preferido é o Marx, com toda certeza.

Achei a leitura um pouco travada, não engrenei tanto quanto outros livros.

tomgrats 18/01/2024

Uma Vida Pequena mais light
Uma versão mais contida de traumas e desgraças, mas ainda assim mundana e ordinária como Uma Vida Pequena.

Eduarda 21/08/2023

É uma obra prima
Nas primeiras 20 páginas eu já sabia que esse livro seria um favorito.

A escrita dessa autora é uma coisa inexplicável. Ela consegue ser naturalmente poética e profunda sem ser pedante, como se não precisasse se esforçar pra colocar tanto sentimento nas palavras.

Os personagens sao os mais bem escritos que eu ja li. Vi várias resenhas dizendo que eles não têm desenvolvimento e fiquei ???? Gente como assim. Eles são completamente humanos, são egoístas, são neuróticos, são sonhadores, sofrem, se ressentem, tentam perdoar, progridem, voltam e com isso vc se liga tanto a essas pessoas. Eu me importei tanto com a vida do Sam, da Sadie e do Marx que eu chorei igual uma desgraçada.

A ideia do livro não é de ter grandes plots, entao não crie expectativas demais com isso, é sobre as ligações que temos com os outros, é sobre amor, é sobre família, amizades e os problemas que a vida impõe e que não se resolvem só com força de vontade, pessoas precisam de outras pessoas e a Gabrielle Zevin mostra isso como ninguém.

Vale demais que todo mundo dê uma chance.

Sanara.Luiza 19/12/2023

Ai gente, sinceramente?..
O que dizer desse livro rs
Assim, não é de todo ruim, mas definitivamente não consegui me conectar com os personagens.
Primeiro que a personalidade deles não é linear, quando você vê um personagem está agindo de uma forma que você não esperava, de jeito nenhum, e no livro aquilo é tido como ?típico de fulaninho?. E você fica: em que momento isso foi construído?
Segundo que, normalmente nesses livros com dois personagens principais, cada um tem seus pontos e nenhum tá sempre 100% errado, sendo que você entende as posições de cada um. Só que aqui não, achei a Sadie insuportável o tempo todo, ficava esperando ela se tocar, ou apresentar algum argumento que me fizesse sentir empatia por ela, mas não. Ela é simplesmente absurdamente egoista e egocêntrica.
Coitado do Sam, o mais fodido e sempre achei ele muito sensato, e quando ele explodia era completamente compreensível devido a toda merda que já tinha aguentado.
Enfim, não consegui me importar nem com a morte ?chocante? que o livro teve.
Mas assim, é um livro fácil de ler, ok. Mas não leria novamente, e não indicaria pra ninguém rs.
Larissa 20/12/2023minha estante
Faltou um aviso de spoiler na tua resenha....

Sanara.Luiza 20/12/2023minha estante
Não acho que tem spoiler :)

Larissa 20/12/2023minha estante
Tem sim, você falou da morte

Sanara.Luiza 20/12/2023minha estante
Tu sabe quem morre? Eu hein. Pode ser literalmente qualquer pessoa.

Catarina.Toledo 20/12/2023minha estante
Senti exatamente a mesma coisa. Não me conectei com ninguém, achei sadie insuportável e n me importei com nada q aconteceu. Expectativas altas que decepcionou

Tiago737 21/12/2023minha estante
Concordo plenamente, tipo eu adoro a temática e a ambientação do livro, mas acompanhar um personagem sem um pingo de personalidade ou noção de realidade de relacionamentos como a Sadie me fez abandonar o livro em 25% dele, teve alguns problemas pessoais como gatilhos na relação conturbada dela q me fizeram me sentir horrível e desencadear memórias q preferia esquecer, por isso e outros motivos eu concordo com vc. Adendo: kkkk tbm acho q não tem spoiler na sua resenha

letresenhas 05/08/2023

Cowboy like me - Taylor Swift
É um livro sobre almas gêmeas.
Entretanto, isso não significa que seja um livro sobre romance, tampouco sobre finais felizes. Esse é um livro que fala sobre almas gêmeas, sobre pessoas que não foram destinadas, mas que decidiram acontecer, escolheram se encontrar e construir o próprio destino.
Também é um livro sobre perdas, sobre dor (física e emocional), sobre vazios e sobre destino. É importante ler esse livro com a mente aberta para a mensagem que a autora que passar, tudo nesse livro é provocante de modo que o leitor se sente instigado e com raiva de muitas coisas, mas é exatamente esse o objetivo.
Além disso, é importante entender que não é uma leitura leve, é fluida? Sim! Mas não é leve, é uma leitura que leva tempo e por mais que você se empolgue e engula esse livro, como eu fiz, ainda assim vai demorar para finaliza-lo, justamente por ser provocativo e denso, personagens reais demais dão cansaço psicológico, porque quando se le algo que descreve seu emocional, as coisas passam a ser pessoais.
Enfim, eu me APAIXONEI pelo Ichigo, o livro é tão bem escrito que eu VISUALIZEI e VISUALIZO o ichigo, eu consigo perfeitamente entender o jogo e imaginar todos os seus comandos, assim como eu consigo fazer o mesmo com o jogo da Sadie. Eu sou louca pelo Marx, mesmo que eu tenha nutrido uma antipatia por ele até a meta do livro pelas descrições duvidosas do Sam. Também me apaixonei pela Sadie que é controversa e causa muita raiva ao passo que causa identificação. Por último, me apaixonei pela ambietacao, pelos jogos, pelo querido Ant e por tudo que eu fui capaz de apreciar. Juro que esse livro foi tão especial para mim que eu consigo perfeitamente visualizar as aquarelas do Ichigo e sentir o gosto do Caqui que o Marx comeu no quintal e do pêssego que todos comeram juntos e se tornaram minhas frutas preferidas também.

?Só os iguais se reconhecem
Você é um cowboy como eu
Empoleirado no escuro
Dizendo a todos os ricos tudo que eles querem ouvir
Como se pudesse ser amor
Eu poderia ser o caminho a seguir
Você é um bandido como eu
Olhos cheios de estrelas
Apressando-se pela boa vida
Nunca pensei que te encontraria aqui
Poderia ser amor
Nós poderíamos ser o caminho a seguir? - cowboy like me

Arnaldo 04/02/2024

Livro muito interessante!
Temas atuais, romance mesclado de drama, momentos tristes. O livro é bem estruturado e os personagens são bem construidos, Apesar de ser um livro de romance de trabalho ele não tem um final padronizado e isso eu gostei apesar de ser diferente. Não é um livro fluido, mas é muito bom.

Cynthia.Miranda 21/08/2023

Favorito da vida
O melhor livro que eu li até agora esse ano, me cativou do início ao fim com personagens de emoções e vidas complexas. tem muitas referências que me remeteram a minha infância e a coisas que amo então pra mim foi uma experiência muito imersiva, queria honestamente que esse livro durasse pra sempre

Beatriz.Manzolino 27/06/2023

Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã
É diferente quando a gente pega um livro bem escrito, e amarradinho, né?
Sam e Sandie se conhecem por uma vida inteira quase, eles compartilham essa paixão por jogos de computador e por criar novos mundos, onde podemos ser quem quisermos. Acompanhamos a amizade deles por 20 anos, dos corredores de um hospital, para um alojamento em Harvard para um escritório pioneiro no ramo. É um muito lindo que essas pessoas estejam destinadas a estarem na vida uma da outra. Porque é isso que acontecem aqui, por mais que a vida deles aconteça, Sam e Sandie se encontrariam novamente andando de trem, em uma universidade, ou em mundos distantes e imaginários.
Gosto dessa sina, de ter sempre uma pessoa inevitável nas nossas vidas.
Eles são extremamente pessoas reais, eu me identifiquei muito com eles por seus anos, e em como mudamos (e que bom) ao passar da vida, mas ao mesmo tempo ainda somos os mesmos.
Mas o enredor as vezes me deixava um pouco cansada, para um livro de 400 páginas, as vezes eu sentia que eram quase 700, não sei porque já que adorei a leitura. O final é agridoce, eles são para sempre Sam e Sadie um do outro e nada muda isso, eles ainda se conhecem melhor do que ninguém em qualquer lugar.
Por muito motivos, eu comparei muito esse livro com um outro chamado "pessoas normais" acho que é por ser mais ou menos a mesma temática. Dois amigos que de conhecem e acompanham a vida dos outros de lados opostos.
Gostei muitíssimo desse livro e desses personagens, amei as milhões de frases grifadas que eu fiz e as analogias aos vídeo games, entender, assim como os personagens humanos no final do livro que sempre podemos ter um amanhã, mesmo que o hoje falhe.

Luciana 20/05/2023

Livro grande demais para a história!
O livro narra a história de dois amigos que fazem jogos de vídeo game, e em meio aos jogos, vivem uma vida cheia de percalços, como tantas vidas!
O livro é extremamente longo, creio que somente quando cheguei a uns 90% da leitura, é que consegui apreciar um pouco a história, mas no geral, achei massante!
Quer uma boa história sobre vídeo game?
Então leia ?Jogador número 1?, pois esse é longo para uma história que poderia se resumir em metade de suas páginas!
Levou 3 estrelas, pois gostei do final do livro, caso contrário, seria bem menos!

chellareads 25/03/2023

Essa vai ser uma opinião impopular, mas para mim o hype nesse livro é bem exagerado. Não odiei a leitura, gostei da primeira metade do livro. Só acho que algumas partes pareciam se arrastar sem parar. Não amei nenhum dos personagens principais - embora amasse o Marx.

Também preciso falar algo sobre a autora: achei irônico escrever um romance sobre como é difícil para as mulheres obterem créditos pelos seus trabalhos e depois não creditar o trabalho de uma mulher (o jogo mencionado no livro, "Solution", foi baseado em um outro que existe, mas a autora não foi creditada). Descobrir isso no meio da minha leitura também influenciou bastante meus sentimentos em relação ao livro.

Ná! 01/02/2024

Me processem, mas
COMO A SADIE É C H A T A!!!!!!!!!!
Eu me apaixonei completamente por todos os personagens desse livro. São personalidades incríveis e, gente, que gente maravilhosa!
Agora a Sadie!!!!!! C H A T A A A A A A A A A AA A A A A A A
Silvia87 01/02/2024minha estante
Eu tô em 76% e tenho a mesmíssima opinião kkkkkk

Bia 01/02/2024minha estante
acabei de fazer esse mesmo comentário, ela é muito chata meu deus!!!!!

Camila 02/02/2024minha estante
Ela eh perfeitaaaaaa!!! Acho o Sam mais chato que ela mil vzs

Dani Cabral 16/02/2024minha estante
Chata e egoísta

Alan Sales 26/03/2023

História imersiva com personagens muito bem escritos, mas prejudicada pro flashbacks desinteressantes e repetições na narrativa. O ponto alto é que autora conseguiu explorar todo o drama que uma relação de amizade/sociedade entre pessoas pode ter. Tenho impressão que a ambientação da época se escora apenas em listas e listas de nome de jogos. A sensação que fica é que o livro é maior do que deveria ser, mas ainda sim uma ótima história de amizade e vida.

Renan 23/10/2023

Eu não sabia que precisava de uma história assim pra chamar de minha! Acho sensacional histórias que acompanham boa parte da trajetória de vida dos personagens pq conseguimos ver todas as mudanças e transformações ao longo do tempo e da experiência das diversas fases da vida. Me apaixonei por Sam, Sadie e Marx, cada um com seu jeito peculiar. O fato da história ser ambientada em um mundo de gamers, programadores, desenvolvedores e designers foi um ponto altíssimo que me fez amar ainda mais o livro, já que eu conhecia várias das referências. Amei e vou indicar pra todo mundo sempre.

olivia.tomazela 01/04/2023

Este livro me encantou.
Uma história com elementos que mal entendo (games) mas dentro de um drama bem elaborado, que explora relações de amizade e amorosas bem profundas.