Uma centelha na escuridão

Uma centelha na escuridão Stacy Willingham

Resenhas - Uma centelha na escuridão

dudapessoa_ 02/11/2023

Desconfie de tudo e de todos
Esse livro foi meu primeiro contato com o suspense psicológico e eu adorei! Rolam muitas reviravoltas e tem uma escrita excelente que nos leva a fazer suposições incorretas.

A protagonista claramente tem problemas decorrentes do seu trauma (o que é esperado!), mas ela usa medicamentos prescritos por ela mesma para se automedicar. No início do livro, eu senti que ela tinha algum tipo de obsessão com a primeira garota que desapareceu na sua infância. Fora que todo aquele papo dela de se perguntar se sempre conhece a diferença entre a realidade e sua mente, me fez questionar o envolvimento dela na história.

Além dela, desconfiei do noivo. Sempre viajando, sem muito background sobre ele e aparentemente bem informado sobre os casos. Depois pensei que era lógico que era o pai dela, já preso pelo crime. Mas será que não foi o irmão? E esse repórter aleatório super interessado nela? Em resumo, você acaba desconfiando de todo mundo 🤯

Nesse livro, as coisas nunca são o que parecem, mesmo quando o livro está perto do fim... Os últimos 20% do livro são explosivos! Eu super recomendo 🤓

Fernandes95 31/10/2023

Primeiro livro de suspense que leio
*Alerta de Spoilers*

Publicado em 2022, o suspense de Stacy Willingham, conta a história de Chloe Davis. Aos 12 anos, a personagem principal encontra provas que apontam que o próprio pai, Richard Davis, é o assassino em série que matou 6 garotas em Breaux Bridge, sua cidade natal na Lusiana, estado do EUA. A localidade é conhecida por pântanos e bosques, propício para o desaparecimento de pessoas, e os corpos das garotas nunca foram encontrados, aparentemente perdidos nos pântanos da cidade.

Em um dos depoimentos para a polícia, Chloe entrega uma caixa cheia de joias das desaparecidas que achara no armário do pai enquanto brincava com a maquiagem da mãe, chamada Mona. Nessa caixa tinha o piercing de vagalume de Lena Rhodes, o caso que mandou o pai dela para a prisão.

Com a condenação do pai Richard Davis, a família ficou destruída. O irmão Cooper Davis tornou-se possessivo em relação à Chloe. A mãe, Mona, adoeceu. Ela foi colocada em uma casa de repouso após tentar cometer suicídio quando recebeu a sentença do marido. Ela sofreu uma anóxia (grave falta de oxigênio no cérebro) e ficou em coma por um mês. Nunca recuperou os movimentos nem a fala, mas Chloe reconstruiu a vida.

Agora como psicóloga respeitada e noiva de um homem amoroso, Daniel Briggs, que conhece todos seus fantasmas e traumas antigos, ele está sempre ao lado dela tentando protegê-la. Mas com o estresse pós traumático devido a condenação do pai, ela é viciada em pílulas calmantes que causam alucinações. Chloe ainda sente medo ao lembrar do vulto do pai saindo do pântano com uma pá nas mãos, pântano esse que rodeava a propriedade da família.

Um novo acontecimento piora a situação: quando os crimes de Richard Davis completam 20 anos, duas garotas são encontradas mortas em situações idênticas às praticadas pelo pai. Chloe acredita que as mortes são obras de um imitador, ideia imposta pelo "Jornalista" do New York Times Aaron Jansen/Tyler Price.

É uma história que faz você duvidar de tudo e todos o tempo todo, principalmente da sanidade mental de Chloe, já que a protagonista usava pílulas que causavam alucinações. O final é surpreendente, fui enganada direitinho por esse livro.

No final, quando o noivo Daniel ajuda Chloe a descobrir toda a verdade, ela finalmente sentiu como era ter o controle das coisas nas mãos, não só tê-los, mas tirar de outra pessoa e pegar para si, como uma centelha na escuridão.

________________________________
No início achei meio maçante, mas quando chegou na parte que Chloe começa a desconfiar de Daniel eu devorei o livro. Fiquei com ódio do Cooper por tentar a todo tempo incriminar Daniel e fazer com que a imã se vire contra o noivo, e com muita dó do pai da Chloe, preso injustamente no lugar do filho. Dó tbm da própria Chloe, a pobi se ferrou até no final. Não gostei que ela e Daniel não ficaram juntos, parece que eles deram um tempo e ele foi morar com a irmã Sophie.

A cena com Bert Rhodes (Pai de Lena) instalando câmeras de segurança na casa da Chloe fiquei gelada de medo. Também fiquei com raiva que foi Daniel que chamou ele até lá, mas o pobi nem sabia quem ele era kkkk

A forma como Cooper manipulou a irmã desde a infância foi "impressionante" a frieza com que ele tratava toda a situação me fez pensar que talvez ele estivesse conseguindo me manipular junto kkk

Ele apareceu poucas vezes e ainda assim esteve presente a todo momento. Achei que teve algumas pontas soltas como a relação do "Jornalista" Tyler Price/Aaron e o Cooper; Além do possível reencontro com o pai; e o relacionamento dela com o noivo Daniel.

_bbrcam 30/10/2023

Eu gostei
Mas as teorias que eu fiz na minha cabeça foram muito mais legais do que o plot no final, então me decepcionei hahahahah. é uma história bem real, na verdade. faz sentido, embora eu veja alguns furos interessantes ou oportunidades perdidas. uma boa leitura.

Arla.Campos 27/10/2023

(...) mas dizer que é bom seria uma mentira.
Eu não gostei desse livro. Preciso começar com essa sinceridade crua.

Acho que o estilo e as escolhas da autora na forma de narrar não me agradaram. Logo de cara não gostei da protagonista e narradora, Chloe Davis. Não consegui gostar ou me apegar a nenhum personagem, na realidade. Não gostei de como foram trabalhados. Não gostei das descrições exageradas como "levantei da cama, prendi o cabelo em um coque frouxo, abri a porta do banheiro, escovei os dentes" etc. Não gostei do drama, não me envolvi no mistério, mas comprei o suspense e não me surpreendi com o desfecho.

O livro não é de todo terrível... Mas dizer que é bom seria uma mentira. É claro que existem coisas muito ruins por aí e apesar de não ter gostado MESMO, preciso ser justa e dizer que essa é uma opinião muito particular minha. Achei o livro lento, uma sopa fria, um sorvete derretido. Chato.

Geovana.Beatriz 24/10/2023

Meu Deus
Vi muita gente falando que já sabia quem era o culpado, mas eu me enganei o livro inteiro.. Arrisco dizer que foi um dos que eu mais gostei esse ano. Que livro maravilhoso aaaaaaaaaaaa
Pqp muito bom! APENAS LEIAM

talitajasmim 21/10/2023

Uma Centelha na Escuridão
O livro é uma mistura de emoções intensas, hipóteses ao mesmo tempo absurdas e críveis, com reviravoltas que te deixam sem saber o que esperar!

Durante a leitura, por várias vezes, achei que tinha descoberto o rumo da história e que já conseguia prever o final, mas páginas seguintes toravam toda a minha certeza e me deixavam sem saber o que pensar, até que novamente algo acontecia e me trazia de volta a certeza de ter entendido tudo, só que não, outra vez, não! E então, mais uma cena, mais uma informação, mais uma fala que mudava tudo de novo!

Chloe é uma mulher marcada pelos erros de outras pessoas, marcada pelas decisões e atos dos seus pais, que tem seu presente totalmente impactado por esses marcas e lembranças!
Não é fácil amar um pai carinhoso e descobrir que ele era um monstro, seguir a vida como filha do serial killer, ter medo de dizer seu nome e as pessoas ligarem ao cara que matou 6 meninas!
Após duas décadas desde a confissão e julgamento do pai, Chloe se vê novamente em meios a mortes de meninas inocentes e todas aquelas marcas e traumas, que tentava manter trancados para conseguir ter algo parecido com uma vida normal, estão agora borbulhando na superfície!

A história é intrigante e e o livro é bem escrito, a leitura flui fácil e fica sempre aquela vontade de ler mais um pouco para saber se estamos na ?pista certa? ou se não entendemos nada!

Recomendo!

Maria V 18/10/2023

Já na sinopse a história desse livro me gritava ?Gillian Flynn? e lendo eu não tive dúvidas.

É uma versão mais fraca dos livros de GF, a história não é tão misteriosa e cheia de camadas, mas consegue te envolver.

Como psicóloga, acho que a personagem principal deveria ser avaliada pelo conselho de psicologia nacional porque ela tem umas condutas bem duvidosas. Tudo bem ser traumatizada, mas não vamos cagar com as sessões terapêuticas dos outros.

Parece que o livro vai ser adaptado e está curiosa para ver como vai ficar.

Ge 06/10/2023

No começo achei o livro um tédio, mas ele foi me ganhando aos pouco até q eu conclui que gostei muito do livro e fiquei feliz por n ter desistido da leitura

Raquel1707 30/09/2023

O suspense te prende, mas o final é previsível. Queria ter sido surpreendida. Porém no geral foi uma boa leitura.

Dona Suelen 30/09/2023

Que livro...
Que livro... Quase não consegui desgrudar das páginas! Um enredo muito bem escrito! Personagens complexos. No início, desconfiei do final mas no meio mudei diversas vezes de opinião, no fim acertei mas foi fascinante!

Lua 30/09/2023

Eu não li, devorei!
Eu adoro um bom thriller e esse entra na lista dos bons. Muito bem escrito, apesar de eu querer pontuar que algumas partes não precisavam serem escritas. A autora gosta de recapitular situações, contudo elas faz essa recapitulação ainda no mesmo capítulo. Mona, eu lembro, não precisa usar uma lauda pra resumir o que eu acabei de ler!
Dito isso, o final, tem bons plots e a autora consegue captar nossa atenção até o final. Tinha certeza que era um personagem o assassino e no fim, errei completamente.
Ela consegue brincar bastante com a nossa atenção e com os sentimentos, tanto dos personagens, quanto dos leitores.

Livro que pode virar um dos queridinhos do booktok, booktube, bookgram!

Recomendo pra quem gosta de virar a noite lendo um bom suspense.

Jana 29/09/2023

As aparências enganam
Adorei a escrita! Leva o leitor a querer saber mais sobre a história e querer desvendar os mistérios. Numa pequena cidade meninas começam a desaparecer misteriosamente, até que um assassino em série é descoberto. Mas será que realmente era ele? Após 20 anos começam novamente os desaparecimentos, trazendo a teoria de um imitador, já que o primeiro acusado está preso. A partir daí, começam a aparecer outras questões, novos personagens e várias dúvidas como: aquilo que se vê é sempre a verdade? E o contexto das situações são sempre o que está visível? A família sempre defende o próprio sangue? Tudo que parece realmente é?? O que são laços familiares? Enfim, uma leitura que valeu a pena!

Emanuelli.Poczapski 27/09/2023

Começo promissor, instigante, que me deixou ansiando por mais. Protagonista ok, com boas nuances e profundidade. O meio da história foi perdendo a força, o que é uma pena, pois acreditei que esse livro seria um daqueles que te prende até o final.

A obra te leva por um caminho previsível, quase apático, e, levando em conta de que são mais de 300 páginas, senti que o negócio engrenou apenas a partir da 290. E mesmo quando o desfecho estava interessante, a narrativa me entediou. Não sei se foi a tradução ou a própria escrita da autora, mas tinha descrições quase cômicas ou que pareciam só encheção de linguiça em momentos que objetividade seria o x mais necessário da questão.

Acho que fui com muita sede ao pote e me decepcionei. Não é um livro ruim, só não é tão ótimo quanto eu espera a levando em conta a premissa.