Os Lobos Dourados

Resenhas - The Gilded Wolves

1 | 2 | 3 | 4

Rotina Agridoce 15/06/2023

Resenha @rotinaagridoce
Nas semanas anteriores à Exposição Universal de Paris de 1889, seis adolescentes são envolvidos em um assalto perigoso. Séverin Montagnet-Alarie é o filho ilegítimo renegado, meio francês, meio argelino, do falecido patriarca da Casa Vanth. A Ordem, organização que une as Casas e formaliza as regras da Forja, exilou Séverin anos atrás. Ele passou seu tempo “adquirindo” artefatos forjados da Ordem e reunindo lentamente as coleções de sua antiga Casa. Ajudando-o estão Zofia, uma judia polonesa autista com inclinação para incêndios criminosos e talento para forja e engenharia; Enrique, um historiador bissexual meio espanhol meio filipino; Tristan, o irmão mais novo de Séverin; e Laila, uma garota indiana que guarda um segredo obscuro.

Quando ele é abordado por seu ex-companheiro de infância Hypnos, um patriarca queer meio francês meio haitiano, com uma oferta que ele não pode recusar, Séverin e sua equipe são puxados para uma vasta conspiração. Para reconquistar seu status de Patriarca da Casa Vanth, ele e sua equipe devem roubar artefatos forjados, resolver enigmas e quebra-cabeças complicados e combater forças sinistras enquanto mantêm a Ordem fora de seu rastro. Mas por trás da emoção e do charme que brilham em Paris, existem segredos sombrios e antigos. Uma ameaça persegue o fragmento europeu e caberá a Séverin e seus amigos salvar toda a Europa.

A autora faz um excelente trabalho ao misturar fantasia, história e realidade para criar um mundo único e exuberantemente que brilha com a opulência da La Belle Époque, mas mostra as sombras em que a mancha negra do colonialismo se lançou sobre uma grande parte da população mundial.

Este primeiro livro da série é extremamente bem escrito e desenvolvido, repleto de diálogos cativantes e descrições hipnotizantes. É uma história cativante e totalmente divertida. Uma leitura obrigatória para os fãs de fantasia.

site: https://www.instagram.com/p/CtcmyIXNFm3/

Quei 15/06/2023

Incrível!!
?Paris, 1889. A cidade está na efervescente transição para a nova Era e com a aproximação da abertura da Exposição Universal que agita às ruas, antigos ? e perigosos ? segredos são desenterrados. Séverin Montagnet-Alarie teve sua herança roubada quando ainda era uma criança. Tendo o seu lugar junto à Ordem de Babel negado e sua Casa dada como extinta, ele só consegue pensar em uma coisa: recuperar tudo o que lhe foi tomado. E para isso ele se torna um exímio caçador de objetos pertencentes à Ordem, contando com a ajuda de um peculiar grupo de especialistas (Sinopse completa nos comentários)??
??
Um livro cheio de enigmas, aventuras e, muitos quebras cabeças. Podemos ver o ponto de vista dos personagens protagonistas. E assim, conhecemos cada um, com seus mistérios, segredos, jeitos, sonhos e etc. Foi muito bom acompanhar cada personagem, pois assim podemos ter uma visão geral dos acontecimentos no livro, mostrando o que acontece a cada um ali. São personagens bem reais, sabe? A autora soube trabalhar bem em cada um, colocando todos juntos com suas motivações e completamente dispostos a fazer qualquer coisa um pelo outro. Personagens diferentes com laços que os unem. Todos tem seus pontos falhos e fortes. Juntos se tornam uma equipe forte. ??
??
Foi uma leitura que exigiu bastante da minha atenção, por ter bastante enigmas, fiz bastante teorias conforme ia avançando na leitura. A história é fluída, nos deixando curiosos a cada página avançada. A ambientação também é algo a ser destacado, me apaixonei por Paris e me senti andando por lá, pelas descrições feitas. As reviravoltas aqui, pegam demais o leitor, nos surpreendendo a todo o momento.. sério, o final desse livro foi realmente uma GRANDE reviravolta, eu não esperava! Indico demais! Terminamos querendo demais o 2° livro. Muita aventura, amizades incríveis e reviravoltas chocantes te aguardam nesse livro. ??

Daniela742 22/12/2023

Minha opinião sobre este livro
Como posso descrever esse livro se não for magnífico, uma história que te prende e te faz querer continuar lendo para descobrir o que tá acontecendo. Cheio de revirei e personalidade cativantes, no quais você vai se apegar. Não tem como não amá-los, o livro se aprofunda um pouco em cada um deles, principalmente no Séverin (obviamente, já que ele é o principal), mas mesmo assim mostra quais são as ambições ou objetivos de cada um, contado um pouco de seu passado. E é possível também em cada capítulo nomeado com o nome dos respectivos personagens, acompanhar o que está acontecendo com eles. Enfim recomendo bastante, ele e uma fantasia histórica, ambientada em Paris, e traz elementos mitológicos e religiosos de uma maneira que irá deixa você cade fez, mas empolgado para saber o estar por vir.

Mari 29/06/2023

Se você gostou de Six of crows, vá com calma com esse livro.
?????? + ?

Isso aqui foi uma jornada pra eu conseguir concluir. Pra começar, eu achei a fantasia muito, muito bagunçada e de difícil compreensão e o desenrolar de todos os problemas que aparecem durante a história se assemelha a um grande resumo. É muito difícil enxergar qualquer coisa como potencialmente perigosa se no início de um capítulo temos um problema e no final dele já aparece a solução. Tudo é de mão beijada. Eu acho mesmo que essa autora escreve bem, porém não consigo gostar realmente de nenhum personagem, eu não dava a mínima para ninguém. Sim, tem algumas coisas que lembram Six of crows, mas não tem como comparar. Six of crows é o ápice do high fantasy para mim.

marið 11/10/2023

Indescritível.
Um livro que tem de TUDO para ser um fav das bookredes. Escrita impecável e personagens indescritíveis, nem quero pedir pro povo ler pq vou ficar cm ciúmes. Ansiosíssima para o volume 2, Astral Cultural amore faz alguma coisa ?

luanivea 14/01/2024

Adoreeeeei essa leitura! Principalmente pq me lembrou muito six of crows!
Além disso, o universo que a autora criou é bem interessante e diverso. Achei os personagens divertidos e carismáticos. A autora fez um ótimo trabalho em criar esses personagens, cada um tem sua própria personalidade e características singulares.
Espero que os próximos livros lancem logo no Brasil!

Marih Ferreira 03/07/2023

Para os amantes de enigmas e aventuras
Quando eu soube que esse livro chegaria no Brasil e ainda mais pela Astral Cultural, eu fiquei bem ansiosa por essa leitura. Muitos já tinham falado que a amizade da história lembrava Os Corvos de Six of Crows, realmente lembrou e o fator amizade, foi um dos itens que me fez querer tentar a continuar a ler. Como assim, Mariana?

Demorei um pouco a me envolver, alguns pontos achei que mesmo bem colocados, não foram bem elaborados e também tem algo que normalmente me atrapalha que seria os capítulos mais extensos. Depois de algumas páginas a história começou a andar para mim e ai entra os enigmas, que foi outro ponto que me conquistou na leitura, desde formas geométricas, fórmulas matemáticas, história.

Os personagens me cativaram juntos, quando o assunto era amizade e eles unidos durante as missões. Tivemos um casal que foi se desenvolvendo ao decorrer da leitura e outro que ainda não é um casal, mas que na minha opinião tem tudo para se tornar nos próximos livros, visto que estamos falando do primeiro livro de uma trilogia.

site: https://www.instagram.com/p/CuIPoS0P52y/?igshid=NjIwNzIyMDk2Mg==

Victoria1093 09/07/2023

Só pela sinopse, dá pra ver que o livro é bem parecido com Six of Crows, e não tá errado. A premissa e os personagens são bastante parecidos, principalmente o Kaz e Severin/Inej e Laila, embora não seja tão idêntico a ponto de incomodar. Porém, eu tô sim um pouco decepcionada com o livro, mas acho que isso é mais minha culpa por ter ido com expectativas altas demais.

A construção de mundo foi uma das minhas coisas favoritas, e achei bem interessante a premissa sobre a "Forja" e os detalhes de cada cultura e sua magia especial. E sim a Inglaterra roubando artefatos de outras culturas também tá seguindo o esperado. Achei interessante os poderes de todos eles, embora alguns não fossem tão bem explicados. E a estética de Paris é incrível, e eu gostei como trata de como tem muita podridão apesar de na superfície parecer tudo lindo e brilhante.

Meu maior problema foi com os personagens. Na minha opinião, uma história pode ter um plot horroroso cheio de furos, mas os personagens salvarem a obra completamente. Mas, se os personagens não forem carismáticos, minha vontade de ler diminui um monte.

Acho que vai ter spoilers a partir daqui então vai ler o livro se vc se importar com isso, se não seja bem vindo a minhas reclamações não muito coerentes.

Eu não me conectei realmente com nenhum dos personagens. O Severin era todo oh meu deus como eu sou misterioso e triste e ambicioso, mas não senti que teve um bom desenvolvimento dele a respeito disso, nem sobre [spoiler] a morte que acontece no fim do livro que vou falar mais depois. Parece que a história começa e acaba com ele sendo exatamente a mesma pessoa, sem nenhum desenvolvimento ou autorreflexão da parte dele. Tem os flashbacks dos supostos pais dele que aparentemente eram os sete pecados capitais, mas nem isso é aproveitado. Ele so parece ser um Kaz brekker sem uma motivação real e sem os pedaços de humanidade por baixo de toda a violência e ódio que fazem do Kaz um personagem tão interessante.

A Laila tem uma backstory MUITO foda. É incrível. Fiquei completamente em choque quando eu li ela. Mas acaba sendo meio que só isso. Ela é a menina doce e querida que se preocupa com todos e que todos gostam, e que se odeia e tem um passado sombrio para o qual ela tá tentando encontrar respostas. Ótimo. Maravilhoso. Eu geniunamente adoro esses personagens e acho eles muito interessantes quando são explorados e bem desenvolvidos, só que ela... não foi. Desculpa, mas essa vai ser uma reclamac?a?o bastante frequente. Eu adoraria me apegar mais a Laila e realmente amar ela, mas parece que a autora só teve uma ideia ótima quando a backstory e esqueceu de desenvolver melhor. Nossa, eu venderia minha alma pra ter uma cena como a da Inej na chaminé (acho que é uma chaminé, li six of crows faz um tempo) onde a gente realmente vê os pensamentos e o psicólogico dela, mas ela só... não tem. E fica por isso.

O Enrique também é um personagem muito interessante e eu adorei ele, mas, de novo, eles são rasos. A motivação do Enrique de ajudar seu país a conseguir mais independência da Espanha e entrar na Ilustrados é muito promissora, mas é colocada de segundo plano em prol do plot principal, oq é compreensível, mas meio que tira o brilho da motivação dele. Seria muito interessante como ele não se sente pertencendo de fato em lugar nenhum se isso fosse explorado, mas não é. Yikes.

A Zofia é a personagem melhor explorada, na minha opinião. Dá pra ver o quanto ela sente dificuldade em ler as entrelinhas sociais que ela não entende e como isso frustra ela, fazendo ela se sentir incapaz apesar de ser uma cientista genial. Além disso, como ela tenta dar uma vida melhor pra irmã e como ela ser judia em uma época muito preconceituosa marca ela, fazendo ela se sentir presa e sufocada, e como ela vai passando pelas situações incompreensíveis pra ela e criando uma saída do jeito dela.

O Hipnos. Ele tá lá.

Mentira, tem mais do Hipnos do que isso. Eu só realmente não entendo o que o personagem pra ele era pra ser. Ele começa sendo um suposto manipulador misterioso que tava sempre com uma carta atrás da manga e acaba sendo um cara obcecado em ser amigo do grupo por alguma razão. Eu entendo que era pra mostrar como ele não tinha em quem confiar ou ser próximo na Ordem, mas a execução disso só ficou parecendo muito estranha.

E o Tristan, spoiler enorme, me parece aqueles personagens que só tão ali pra vc criar uma empatia com eles pq eles são tão queridos, tão amáveis, tão inocentes, só querem paz e pá morrem. Pra que o público fique triste e cause impacto e faça com que os outros personagens tenham algum desenvolvimento de uma forma fácil. É um personagem criado pra morrer, mas qur acabou sendo tão raso que eu não consegui me importar. E era o único personagem "seguro" de matar pq ele não tem um interesse romântico, então as pessoas ficam tristes, mas não com raiva de ter matado alguma parte de um casal. Que divertido.

E eu não vou me extender no romance porque isso já tá longo demais mas como eu não senti uma conexão com os personagens eu não me importei com o romance. Só não me causava nada. Enfim.

Eu sei que desci o cacete nesse livro mas eu na?o considero ele ruim. A premissa é boa. O mundo é legal. O desenvolvimento é raso, mas não ao ponto do livro ser péssimo. Eu só acho que tinha potencial pra ser muito, muito mais.
Victoria1093 10/07/2023minha estante
só agora que vi que escrevi estender errado aiai

Meuri 27/01/2024

Nesse aqui as expectativas foram um problema. Pela descrição do livro pensei que fosse algo parecido com Six of Crows e tinha diversos elementos que amo: uma boa fantasia, vários pontos de vista e a amizade forte. Mas, infelizmente, não consegui me conectar a trama.

Carol 06/02/2024

4 estrelas
Esse livro tem tudo que eu amo, uma fantasia incrível, found family, possíveis casais que me deixam intrigada e flui muito bem. Mas tive um problema, alguma coisa não fez eu me conectar 100% na história, acredito que isso possa ser culpa de uma possível ressaca literária ou o fato de eu ter colocado expectativas altissímas, principalmente quando me falaram que pareciam com Six of Crows.

De fato tem elementos bem parecidos mas nem se compara, six of crows é muito mais desenvolvido e aprofundado na história dos personagens do que aqui. Mas de qualquer forma eu gostei muito, especialmente depois dos 60%. Ansiosa pelo próximo livro e muito curiosa pra ver os segredos desse mundo maravilhoso que a autora criou.

Ludy 04/06/2023

O livro é narrado em terceira pessoa, mas o leitor tem a oportunidade de ver o ponto de vista de todos os amigos (que são os protagonistas). Sendo assim, o leitor encontra personagens cheios de "camadas", cada um guarda os seus próprios segredos, medos e sentimentos, o que foram pontos positivos durante a leitura.

Essa não foi uma leitura que me envolveu logo de cara, o livro só começou a prender-me por volta dos seus 60%, mas é um ótimo livro de introdução, e vale a pena a leitura, já que o universo criado pela autora é repleto de enigmas, aventuras e muitas intrigas.

Eu passei a leitura inteira apaixonada pela amizade do grupo e criando possibilidades para a formação de alguns casais.

Os últimos capítulos entregaram tudo que eu não esperava e teve um término que deixa qualquer leitor com vontade de ler o próximo livro e criar expectativas para a próxima leitura.

Sthe 04/06/2023

Eu simplesmente amei os personagens, grupo de amigos fantásticos e universo é legal.
Fiquei encantada com as referências históricas e reais que o livro faz, e apresentação dos vários pais de Severin como "pecados capitais".
Não foi uma mistério que me prendeu muito, mas a escrita é boa então li até o fim. Era revelado muito rápido e fácil.
O final foi sensacional, e me quebrou, quero ler o próximo logo.

Dessa 14/08/2023

Incrível!
Os lobos dourados é aquele tipo de livro que a sinopse não chega nem perto de mostrar realmente o quão incrível é a trama. E aposto que a minha resenha também não vai conseguir passar tudo o que essa obra tem de maravilhosa, vocês precisam ler por conta própria!

Eu tinha me interessado bastante pela premissa, mas descobri um universo rico em detalhes, com personagens marcantes e uma fantasia diferente e envolvente. Eu achei que seria uma leitura mais lenta, mas pelo contrário, a escrita da autora é muito fluída.

O enredo é ambientado em Paris, 1889, onde a Ordem de Babel é praticamente autoridade máxima. Essa ordem detém dos artefatos mais incríveis, e perigosos, e reúne as famílias mais poderosas, que são divididas por Casas.

A Casa Vanth, de Séverin, foi dada como extinta, e sua herança roubada quando ainda era uma criança. Considerado filho ilegítimo, ele não pode participar da Ordem. Mas isso não impede ele e alguns de seus funcionários de roubar artefatos mágicos, para usos escusos, da Ordem.

Séverin quer provar que ele é legítimo e trazer sua Casa de volta, porém para isso, precisa encontrar um artefato antigo, o fragmento de Babel. Algo que pode mudar o rumo do que conhecem.

O enredo mistura fantasia e tecnologia, além de mostrar um pouco da cultura de outros países, trazendo artefatos pelo mundo que foram "resgatados" pela Ordem de Babel.

Foi uma aventura cheia de reviravoltas, e com personagem extremamente diferentes, mas que se mostraram uma equipe unida. Eu adorei conhecer cada um deles.

É um livro que precisa iniciar com atenção, para entender as Casas, os artefatos e forjas. Depois dessa introdução o ritmo fica frenético e você não consegue mais largar o livro. Estou ansiosa pela continuação, é uma série que já entrou para as favoritas!

site: https://www.instagram.com/p/Cv8O5p2rGd0/

booksBelaa 09/07/2023

OUTRO FAVORITADO SIM!!!!
Juro esse livro tem de tudo e é maravilhosamente perfeito.
tem: aventura, depressão, plot, pitadas de romance maravilhosos, vilão fanático doido, grupo de amigos com cada um totalmente diferente mas que juntos dão muito certo, ação, reconciliação de amizade, TUDO.
fiquei apaixonada e viciada nesse livro. Me apeguei a cada personagem, com os seus jeitinhos únicos, de um jeito inacreditável. ( oq me fez chorar no final)
Já não vejo a hora de lançar os próximos 2 livros!!!
juro gente, leiam porque vai valer muito apena!!

Trizbea0 06/08/2023