Dor fantasma

Resenhas - Dor Fantasma

1 | 2 | 3 | 4

Tulio.Gama 21/02/2024

Tudo é imperfeito
Queria dizer tanto sobre esta obra, mas não encontro as palavras certas. Queria ter a busca paranóica do protagonista Rômulo para escrever a resenha perfeita para um livro tão precioso. Não vou nem tentar, o nível é tão avançado que me reservo a escrever com admiração simples, leiga.
O impacto desse livro em mim foi grande. A forma que o personagem central se desenvolve causa, ao mesmo tempo, repulsa e curiosidade. A obsessão retratada é mais sofisticada que se espera e chega a uma brutalidade que não se vê com frequência. Rafael Gallo escreve como um escultor que apara a textura com o máximo de capricho. Há capítulos inteiros que são exemplos de primor literário.
Além da história tecida com qualidade criativa deslumbrante, com enlaces catárticos e geniais, o tema abordado deixa reflexões poderosas sobre os limites do perfeccionismo, da obsessão.
Rômulo facilmente entra como um dos personagens mais memoráveis da literatura brasileira.

Thomas.Jordao 01/02/2024

Beleza em forma literária
Um livro rápido e fácil de ler, com leitura cativante. Focado em narrativa, porém com alguns momentos de pura arte literária. Percebe-se claramente o profissionalismo do autor, com suas frases extremamente bem construídas e harmônicas. Destaco uma: "A vida, imensa soma de vésperas a resultar em zero, imensa pietá a todo tempo dissoluta".
Um belo livro, belíssimo. Ótimos personagens, principalmente o principal e seu filho.
Acredito que Dicotomia seja a palavra-chave do livro. Muito bonito ver como o autor trabalha bem com esse tema.
É uma ficção realista, que retrata muito bem certos assuntos que eu não tinha aprofundamento, como o piano e seu universo, próteses e como elas funcionam, entre outros. Uma profunda reflexão pode ser retirada, sobre a busca da perfeição. O zelo exige rigor. A tudo isso, eu só posso responder com uma música: "Vencedor"_ Los hermanos.
O fim contém uma parte extremamente emocionante, que dependendo pode até levar ao choro o leitor, quebrado pela ação brutal seguinte, que vai te deixar de queixo caído com certeza.

Deimos1 29/01/2024

Um história entre amor e perfeição.
Dor Fantasma é uma obra que desafia a reflexão sobre temas difíceis e profundos, ao mesmo tempo em que oferece uma narrativa emocionante. No decorrer da trama, Gallo consegue com maestria conduzir uma história de amor em busca da perfeição!

Aninha Mortean 19/01/2024

O livro dor fantasma retrata um pianista que alimenta a obsessão de executar a peça intocável de franz liszt, para isso tem uma prática instrumental rigosa. Sendo indiferente às pessoas. Se sentindo superior a elas.

Deboradfreitas 13/01/2024

"O destino de todo castelo é ruir"
Dor fantasma é um livro incrível, Rafael Gallo escreveu de uma forma impecável todo o enrendo e construção dos personagens. Rômulo Castelo foi um personagem que eu odiei do início ao fim, egocêntrico, orgulhoso e tudo de ruim, nunca sabia oq estava por vim dessde personagem, em alguns momentos esperei redenção, imaginava algum clichê sobre o acidente, mas de uma forma real e espetacular o livro foi me surpreendendo e abordando assuntos importantes de forma esplêndida.

Lurdes 13/12/2023

Dor fantasma é uma dor que acomete 90% dos indivíduos que passam pela amputação de alguma parte do corpo.

Amputação é um processo traumático para qualquer pessoa.
Imagina se a parte perdida é a mão direita de um pianista virtuose.

Pois bem! É o que vai acontecer com Rômulo Castelo, nosso herói.
Herói? Mais ou menos.
Melhor conhecer um pouquinho sobre Rômulo antes de pegar o lencinho, porque ele é um tanto desprezível, arrogante e insensível, pra não dizer insuportável.

E assim ficaremos nós, divididos durante toda a leitura, entre sentir um ódio mortal deste personagem tão escroto ou sentir empatia e comoção frente ao drama que ele está vivendo.

Mas vamos conhecer um pouquinho mais sobre Rômulo. Ele é filho de um maestro, igualmente obcecado pelo método e pela perfeição, e foi criado/condicionado, uma vida inteira, a não cometer falhas e buscar ser o melhor.
Casado com Marisa, apenas para não deixar de cumprir suas obrigações, já que ela engravidou, é pai de Franz, de 8 anos, que já frustra muitas de suas expectativas, por ser portador de paralisia cerebral.
É um respeitado professor de piano em uma Universidade.
E, mais importante, está prestes a realizar uma turnê internacional, onde apresentará a famosa peça intocável de Liszt, momento para o qual vem se preparando durante toda a vida.
Até que... acontece o acidente.

A estória tinha tudo para ser um novelão, não fosse o talento de @rafaelgallo81 que recebeu, merecidamente, o Prêmio José Saramago pela obra.
Como todo novelão, alguns fatos vão nos irritando, como o comportamento, não só do protagonista, mas dos que o cercam, completamente despreparados para lidar com a situação.
Onde estão os terapeutas, advogados e médicos comprometidos que deveriam criar uma rede de apoio, que talvez evitasse o processo de depressão e auto destruição a que o personagem fica exposto e acaba expondo os mais próximos?

Por isto os novelões são tão dramáticos e envolventes.
Porque são imperfeitos, como a vida.
Recomendo muito!

Felipe 09/12/2023

A perfeição é imperfeita
Rômulo castelo é um pianista famoso e notável por ser o maior ou um dos maiores interpretes de Franz Liszt.

Ele está praticando a obra prima de Liszt, e em meio a isso, se mostra uma figura ausente dentro da sua própria casa e uma pessoa mesquinha.

Esse livro mostra um protagonista desumano, egocêntrico e esnobe que não tem capacidades de manter relações interpessoais.

Todo o Karma possível é pouco.

O livro é muito bem escrito e tem uma técnica impressionante por parte do autor.

Eu tenho nojo do personagem principal, o Músico Rômulo Castelo. Eu tenho um asco totalmente involuntário e completamente consciente. O livro é muito bom, mas me deixou levemente transtornado pelos gatilhos.

Tags de gatilho: violencia doméstica, abandono, capacitismo, agressão, humilhação e etc.

Apesar disso, recomendo esse livro pra pessoas que gostem de entender a mente de um sociopata e também que se interessem pelo mundo de orquestras e afins.

Estante do Papai 25/11/2023

Melhor do ano!
Fantástico! não conhecia o autor e me tornei seu fã logo nas primeiras páginas.

Podem ler sem.medo!

Pri.Kerche 09/12/2023minha estante
Ele tem formação em música sim. Já li o Rebentar, 1o romance dele e gostei. Preciso ler esse novo livro

Taly 13/10/2023

Uma escrita incrível!
Que escrita fantástica, fluída e profunda! Acompanhar a loucura da perfeição buscada pelo pianista Rômulo Castelo, e desvendar as profundezas da vida dele foi extremamente incômodo, mas ao mesmo tempo foi incrível! Termino essa leitura com um sentimento estranho em relação ao personagem... já se passaram dias que li, e ainda me.pego lembrando de algumas passagens tentando compreender a cabeça desse pianista!

Rosiene5 11/10/2023

Leitura muito interessante e um protagonista tão bem construído, que durante a leitura tentei ter empatia pela personagem, pois logo se vê que é um homem que teve uma infância interrompida com um pai extremamente severo que sempre cobrou muito dele, porém as ações da personagem, sua falta de amor ao próximo, sua obsessão pela disciplina, ordem e perfeição, que não exigia apenas de si mesmo, mas de toda a humanidade, tudo em Rômulo Castelo é cruel, rígido, antipático que fica difícil não desenvolver até um ódio pela personagem, porém ainda assim a gente fica presa a história desse homem narcisista e paranóico, pois queremos saber até onde sua loucura vai terminar.

Felipe 09/12/2023minha estante
Eu quis tanto socar esse Rômulo. Perdi a conta