Dor fantasma

Dor fantasma Rafael Gallo

Resenhas - Dor Fantasma

1 | 2 | 3 | 4

Leila 30/04/2023

Vamos lá para mais um texto difícil de fazer, rs. Dor fantasma tem sido o livro sensação do momento e pelo menos 11 de 10 resenhas pela internet estão elogiando a obra. Vários amigos queridos leram o livro e amaram também, mass....Eu, Leilinha, sou chatinha e encontrei vários furos na narrativa e isso prejudicou eu comprar a história como a maioria. Não me entendam mal, até gostei do livro, não achei de todo ruim, mas também não achei essa coca-cola toda não. Porém, contudo entretanto, tiro o chapéu para o autor que soube criar um personagem dos mais odiosos dos últimos tempos (com algumas incongruências também na construção do personagem, mas tá valendo!). Senhor! esse Rômulo pode ganhar a medalha de ouro de crápula honrosamente, rsrsrs. Pior de tudo é saber que existem andando por aí algumas pessoas tão odiosas quanto...triste realidade. Legal a sacada da "música intocável de Liszt" e gostei também de conhecer toda a rotina e sacrifício de músicos de excelência, afinal é algo totalmente fora do meu entorno e conhecimento. No mais, deixarei vocês descobrirem por si mesmos, inclusive os sustos que eu tive ao ler a obra, os atos absurdos desse personagem execrável. Enfim, agora que já fui excomungada por quem se dignou a ler esse breve texto quase difamatório sobre um queridinho da maioria, vou me retirar antes das pedradas me atingirem.
Anna 27/06/2023minha estante
Também comungo da mesma opinião kkkk

Mateus 26/04/2023

Nauseabundo.
A obra se inicia com uma grande seção chamada ?coda? - que denota a fração final de uma música; talvez para demonstrar que presenciamos, já no início, as últimas apresentações do protagonista. Rômulo Castelo se imagina superior diante da sociedade contemporânea viciada, como bem descreve, na autocondescendência. Permitir-se não ser perfeito.

Ironicamente, CODA também pode remeter à expressão do inglês ?Children of Deaf Adults? - algo, se me permitem, análogo à imagem do maestro: que se vê como ouvinte num mundo de surdos à perfeição de sua música.

Tenho uma grande paixão por Franz Liszt. Hungarian Rhapsody no. 2 em dó sustenido menor sempre foi uma de minhas composições clássicas favoritas para o piano. Já conhecia a Rondeau Fantastique pelas mãos da incrível Valentina Lisitsa (vídeo citado no meio do livro). Entretanto, lamentavelmente, esse foi um dos fatores que me afastaram um pouco da obra, fazendo-me achar um tanto forçada a assimilação que o protagonista faz do compositor húngaro a uma perfeição, quase compulsiva, que beira a autoflagelação.

O desenvolvimento dos desastres nos arcos climáticos me trouxe náuseas e, por vezes, tive que afastar os olhos da leitura para não digerir tanta coisa ruim de uma vez só. Foi como assistir a esses programas policiais de hora de almoço e perder a fome ao ver alguma cena deplorável.

Por fim, sem dar spoiler, creio que a finalização do arco foi algo merecido e digno de Rômulo, que é muito bem desenvolvido. Fiel à sua barbárie do início ao fim do livro, perde a sanidade aos trancos e caminha ladeira abaixo rumo à perdição.?

Valentina208 26/04/2023

O livro é brilhante, a leitura cativa e faz com que queira ler mais e mais. Rômulo é a mais fiel ilustração de um cabeça dura, é preciso mudar de ideia, mesmo quando isso não parece conveniente.

V_______ 26/04/2023

O zelo exige rigor
Rômulo Castelo é um pianista, um dos maiores intérpretes de Franz Liszt, preste a se tornar o maior com a apresentação de Rondeau Fantastique, a obra de Liszt ao qual vem se dedicando sua vida toda, de forma obcecada, nada menos que a excelência é o que pode aceitar, o que exige extremo rigor. Rômulo vive para a música, que negligência tudo mais ao seu redor, filho, esposa, pai, alunos e companheiros de trabalho, sua arrogância é também que nada é ninguém estão a sua altura, mas um acidente está prestes a pôr seu mundo em xeque.
De forma magistral Rafael Gallo, autor paulista, entrega um dos personagens mais marcante que li na literatura contemporânea, não a toa foi agraciado com o Prêmio José Saramago. O livro não perde seu ritmo em momento algum, dê forma a prender e chocar o leitor até suas últimas páginas.
Dor Fantasma já se tornou minha melhor leitura do ano até aqui, e não tenho medo em afirmar que é uma das melhores do ano.
Kelly 01/06/2023minha estante
Esse livro me deixou tensa, bah...

V_______ 01/06/2023minha estante
É um livro bem angustiante mesmo.

Helder 11/10/2023minha estante
Estamos em outubro e segue sendo minha melhor leitura do ano

V_______ 11/10/2023minha estante
Não parei para formular uma lista ainda, mas com certeza vai está no meu top do ano.

Alê | @alexandrejjr 25/04/2023minha estante
Obrigado por compartilhar as tuas impressões, Elisa! Esse autor me interessou bastante recentemente e fiquei curioso com as obras dele, com temas sempre bem instigantes. Vou ficar atento aos teus apontamentos na minha leitura.

ElisaCazorla 26/04/2023minha estante
Obrigada por comentar, Alê! Vou aguardar as suas impressões! O livro é muito bem escrito e tenho certeza que você vai ter uma ótima experiência! Aguardo os seus comentários!

Natalia.Eiras 15/04/2023

Um dos melhores livros de 2023, com certeza.
"Dor Fantasma" é um livro fora da caixinha e você vai entender por quê.
🎼
Neste livro nós vamos acompanhar a história de Rômulo Castelo, um pianista que passou a vida inteira se preparando para o grande momento de sua vida, quando ele apresentaria uma peça conhecida como intocável: Rondo Fantastique de F. Liszt.
🎼
Porém, um grave acidente tira abruptamente esse sonho de Rômulo.
Neste momento, poderíamos ter mais um livro com um arco de superação, com o personagem mudando aspectos da sua personalidade, se tornando uma pessoa melhor e blá blá blá. #SQN
🎼
Esse não é um livro de Nelson Rodrigues, mas é bem "a vida como ela é", e assim como na vida real, existem pessoas que ao sofrerem um acidente irão passar por um processo de negação e que não vão superar isso.
🎼
Assim como existem pessoas que são execráveis durante toda a vida, e é isso. Nem todo mundo terá um arco de superação, ou um arco de redenção. Porque nem todo mundo é bom, existem pessoas malvadas neste mundo.
🎼
E justamente por esfregar isso na sua cara é que esse livro ganhou o Prêmio José Saramago em 2022.
Merecidíssimo e recomendadíssimo.
⭐⭐⭐⭐⭐

site: https://youtu.be/ecvixx4ufF8

Kelly 14/04/2023

O pior do ser humano
Terminei agora a pouco este livro.
E estou chocada com ele.
A leitura em si fluiu maravilhosamente bem e a escrita do autor é magnífica, mas o que mais me impressionou foi a construção do personagem.
Rômulo, pra mim, demonstrou o pior de um ser humano. Um homem cheio de regras, que busca a perfeição a si, a seu Eu, e acaba por se tornar alheio ao restante das coisas, se não envolve música, (partituras de piano e/ou concertos) pra ele não serve, não merece sua atenção. E nisso se encaixa também sua esposa e filho, o qual ele despreza por ser deficiente. Na verdade, ele despreza muitas pessoas ao que dá a entender, mas ele não verbaliza em palavras, então até passa uma imagem de 'boa pessoa'. A princípio quando se inicia a leitura, Rômulo aparenta ser apenas um daqueles tipos meio arrogantes, rabugentos, porém, após um acidente, desperta dentro dele o pior de si, e ainda pior que isso, é o fato de ele acreditar que não faz nada de errado, que suas atitudes são aceitáveis, e que são as pessoas ao seu redor que estão todas erradas e que estão 'perseguindo' ele, que ele é a vítima aqui.
Fiquei realmente horrorizada com alguns pensamentos dele, e com certas coisas que ele fez.
Até pouco mais da metade do livro, eu esperava um caminho, mas o que se desenrolou a minha frente foi outro, totalmente oposto ao que imaginei.
O autor consegue nos surpreender, pois tudo leva a crer num rumo, e ele vai lá e te faz quebrar a cara. Eu realmente não esperava por esse desenvolvimento.
Um livro com certeza muito bem construído, com um protagonista de peso, e que vai deixar muitos leitores (assim como eu) com muita raiva dele.
Tudo aqui é minucioso e bem trabalhado.
Porém não há aprofundamento em outros personagens, o que temos aqui, é basicamente estar dentro da cabeça de Rômulo e ver as coisas como ele vê, mas como somos pessoas diferentes dele, não compactuamos com essa sua visão, esse seu modo de pensar.
Bem, acho que é isso, se me aprofundar mais, vai acabar virando spoiler.
Com certeza é um livro que recomendo, apesar de não ter gostado muito do final, o conjunto da obra se torna muito bom e com certeza faz valer a leitura.

N.ZAMPIETRO 09/04/2023

Livro fluido com muitos castilhos, te faz refletir sobre sua infância e a relação com os pais principalmente com o pai.
Essa Questão não debatida que os pais colocam sobre os ombros dos filhos espectativas e sonhos deles sem se dar contam que estão subjugando um outro ser humano não uma propriedade sua.
Até onde e amor, dedicação e educação e passa a ser abuso?
Até que ponto a pressão imposta por seus pais podem ajudar ou destruir sua vida ?

Ale Giannini 07/04/2023

Gostei bastante
Acabei de ler, muito bom, recomendo.

Texto muito bem escrito, vocabulário rico, sem ser rebuscado, todo capítulo convida ao próximo, porque você fica curioso com o que irá acontecer com as personagens.

Livro vencedor do Prêmio Literário José Saramago 2022

Da editora: Rômulo Castelo é um pianista virtuoso e extremamente obcecado pela perfeição. Seu grande objetivo é apresentar ao mundo sua interpretação de Rondeau Fantastique, conhecida como a peça intocável do compositor húngaro Franz Liszt. No entanto, a dedicação que confere à sua busca pela excelência em nada se assemelha ao trato cruel e indiferente com sua família, seus alunos e com todos ao redor. Até que um acidente ocorre, e entre a busca da perfeição e o embate com o real, um destino trágico se impõe. Em som e fúria extraordinários, Dor fantasma compõe uma tragédia envolvente que conta a história da derrocada de um sujeito, um romance de metáforas incisivas, feito com zelo e rigor.

1 | 2 | 3 | 4