Efêmero

Efêmero Tay Ferreira

Resenhas - Efêmero

Ana 21/04/2023

Você nunca foi efêmera, meu amor
Estive relutante em ler esse livro apesar das boas resenhas, porque tenho um bloqueio absurdo com estórias que envolvam câncer, mas dar uma chance pra essa leitura foi uma boa escolha.

Eu achei que o livro era triste em níveis absurdos, em que eu choraria em todos capítulos lidos, mas acabei me surpreendendo positivamente quando vi que na real é muito além de alguém que tenha câncer em estágio final, é sobre a vida, o amor, o que você se permite.

Quem diz que o amor não muda as pessoas, não conheceu a Maya. Digo até ser injusto comparar a Maya pré Wade e pós Wade. Ele despertou a melhor versão dela mesmo, que tinha momentos que eu sentia que nem ela sabia que era daquele jeito, principalmente, uma romântica que adora as cafonices (e coisas mais lindas) que o Wade fazia para ela.

Acho que o amor é muito sobre isso, sabe? É despertar em você a sua melhor versão, te fazer viver histórias e momentos inesquecíveis, que nem a separação (física e espiritual) é capaz de apagar.
Acredito que um dos motivos de gostar tanto de livros de romance, é manter a minha fé no amor, mesmo que na realidade as pessoas estejam tratando o outro como descartável. É esse tipo de leitura que me faz continuar acreditando que o amor há de acontecer nos momentos/com pessoas que você nem imagina.

Finalizo aqui com uma citação do livro, que é uma verdade que as vezes, esquecemos:

?Algumas pessoas acham que os finais felizes têm a ver, literalmente, com finais. Mas quando é exatamente o fim? Você pode ter sido feliz com alguém durante anos da sua vida, e então, de repente, esse alguém não está mais lá. Pode ter tido uma melhor amiga por um período longo e extraordinário, mas a vida, com suas inúmeras possibilidades, separou vocês. Pode ter amado muito uma pessoa que partiu, sem volta, e mesmo assim, com todos esses finais, você foi feliz. A vida é cíclica. Algumas vezes, os ciclos são duradouros; outros, efêmeros. Mas o tempo não significa nada se eles forem intensos, cheios de uma bagagem que constroem e moldam quem você é.?

Rayssa 03/04/2023

Você foi dolorosamente perpétua amor
ATENÇÃO: Alto risco de coração quebrado , choro e de overdose de amor .
Minha riquinha e meu Caipira a história de vocês marcou a minha vida , ganhou espaço no meu coração e será uma memória perpétua .
Já conhecia a autora por Nebulosos mas Efêmeros com certeza é o melhor livro dela para mim , sem grandes acontecimentos mas de uma beleza extraordinária como autora mesmo fala esse livro é sobre a vida , é sobre amor e tudo de bom que se tem para sentir .
Espero um dia ser amada como a Maya foi pelo Wade .
Espero que Emery saiba o quando foi amada pela sua mãe e que o mundo seja melhor com ela .

Gabriely.Ramillo 10/02/2023

Estou devastada
Não sei como essa mulher consegue escrever livros tão bons. Definitivamente esse virou um dos meus favoritos. Bate de frente com os da colleen Hoover no quesito me fazer chorar igual uma criança que derrubou o doce na areia do parquinho.
A gente lê ele depois de ler a duologia( que também é minha favorita), sabendo o final da história já. Sofremos por antecipação. Mas os dois últimos capítulos me arrebatou. Definitivamente é isso que acredito. Se vc tiver com uma ressaca literária, leia esse livro pq ele é fenomenal.

binolascobooks 15/03/2023

Que livro impecável.
Quando a gente entende a dor do luto, da perda... o valor de estar presente, de amar alguém incondicionalmente mesmo após ela ter ido embora, fez eu me apaixonar mais ainda pela Maya (personagem principal) e pela forma como a autora conduziu toda essa história.

Eu tô destruída de um jeito bom, com um quentinho no coração por ter tido a experiência de conhecer esse casal e entender exatamente o que a autora quis passar com essa história.

É uma história que aborda o luto, a perda... mas não é só sobre isso. É sobre a vida, sobre amor.

thaismag 10/02/2023

O que foi essa leitura? Que misto de sentimentos ?
Nunca pensei que me sentiria tão em paz no final desse livro.
Quando a gente acha que a Tay não pode mais nos surpreender.
Não achei que a Maya ia me conquistar na sua história e Wade nem preciso dizer simplesmente perfeitinho.
Sorri, diverti, me apaixonei e me emocionei nessa história.
Super indico essa leitura e todos os livro da autora.
Daria um belo filme.

Leitora Exaltada 19/11/2023

My love by Sia ??
Eu já li livros que me fizeram derramar uma lágrima ou outra, mas esse aqui abriu as comportas das cachoeiras do Niagara.

Maya e Wade foram meus encantos em Tempestuosos e ler a história deles foi a coisa mais linda. Maya foi bem difícil de aturar no início, mas depois quando ela ajuda a Max passei a vê-la com outros olhos. Wade foi meu encanto desde a primeira grosseria kkaakaka, adorei ele e o jeito como ele cuida das pessoas à sua volta.

A trajetória deles até o luto foi linda demais, o cuidado, a cumplicidade, o carinho, o amor deles foram incríveis. Vê como eles passaram por tudo juntos, vê como o Wade nunca deu as costas pra Maya e a fez se sentir amada até o final foi lindo. Voltei a chorar só de lembrar kkkk

A Tay nunca decepciona ??????

Tamila 28/02/2023

Gostei. Na verdade eu amei os dois, adoro quando tem bastante implicância entre os dois. Eu achei que iria sofrer bastante pelo fato dela ter câncer e já prevermos como isso termina, mas a autora não fez a história do livro ser sobre o câncer e a morte dela, e sim como ela viveu os últimos dias/anos. O que me lembrou a mensagem do livros "Os dois morrem no final"
"Todos vamos morrer no final. Cada um de nós. Porém, mais uma vez, o jeito como morremos ou o fato de que vamos morrer não é o que importa. Não posso responder a essa próxima pergunta, mas espero que ela fique em sua mente todos os dias: como nós vivemos?"

Alyne 26/04/2023

Dolorosamente perpétua?
Se vocês vissem o quanto eu tô chorando, vocês chorariam comigo só por pena. Enfim, esse livro passou muito rápido, e ele foi incrível, realmente incrível. Foi lindo, e eu amei muito essa viagem. O livro tem um desenvolvimento incrível e os personagens são muito bem construídos. E claro, o amor deles foi tão genuino, que foi como um brisa fresca no verão.

Para fins de recomendação: recomendo muito

Musica da Taylor Swift q representa o livro: long story short

Kdjuls 16/02/2023

"Você sempre será minha rota favorita"
Efêmero... você acredita se eu disser que eu simplesmente ignorei o sentido da palavra, a imagem da capa e a frase exposta nela? Talvez, se eu tivesse olhado esses detalhes, se eu não desejasse tanto uma utopia, se eu tivesse prestado atenção no que estava bem a minha frente, talvez não tivesse me surpreendido tanto com o "caminho"... e que bom que me surpreendi.

Quando terminei tempestuosos há um bom tempo e soube da pretenção da Tay em escrever mais sobre esse universo, eu esperava encontrar a Maya saudável, o wade superando a Maxine e perfeito como sempre. Eu esperava ler um belo de enimes to lovers, cheio de aventuras e construção de um amor lindo. Bom, eu encontrei um livro sensivel, significativo e simplesmente...lindo. Efêmero não é um livro sobre morte. É um livro sobre viver o hoje, é sobre o percurso, sobre o agora.

Nesse momento, talvez nada do que eu esteja escrevendo faça sentido. Meus olhos estão ardendo e minha cabeça está um pouco pesada de tanto chorar, mas acredito que a essencia seja essa. Seja refletir e agradecer por ter tido a oportunidade de ler algo tão lindo. Eu senti essa história desde a dedicatoria até aos agradecimentos. Repeti "Maybe" do james arthur por pelo menos 1h seguida, ri do humor peculiar da maya e do wade, sorri com o quanto o wade era brega e me apaixonei pelo o quanto o amor deles foi puro, sincero e perfeito... perpetuo.

Este livro está dolorasamente IMPECÁVEL. Genuinamente perfeito.

Obrigada por isso, Tay Ferreira. Estou feliz em ter conhecido um pouco da sua mãe na Maya.

Sua mãe vive! Maya vive! Em nossas memórias agora e para sempre.

Todo sucesso do mundo para você

Sejam 17/02/2023

Xôxa, capenga, dilacerada.
"Você nunca foi efêmera, meu amor. Você foi dolorosamente perpétua."

Um livro que demorou a me conquistar, mas quando chegou ali nos seus 70%, me rendi a emoção.
Maya foi uma guerreira, e o estopim para me fazer desmanchar em lágrimas foi ver que a autora escreveu a protagonista inspirada em sua mãe.
É uma leitura com muita sensibilidade.
Um caminho, uma estrada, uma história linda.
Linda mesmo.

PS. O trabalho das ilustrações está lindo, sensível, e parece nós momentos certos. ??

Parabéns Tay!
Lorrayneqf 17/02/2023minha estante
To de ressaca pós ler efêmero

Lelê 20/02/2023minha estante
Terminei o livro a exatas 1 hora, não sei se irei superar... Agora cá estou tentando me recompor para trabalhar ksksksk só entrei aqui pq li a citação que vc colocou ali e notei que não era só pq estava imersa na leitura, mas a maneira como o Wade pronuncia "meu amor" é diferente de tantos outros personagens que eu também amo e usam a mesmíssima fala, que chega a ser loucura, combina (e MUITO) com ele, sla, é loucura mas pra mim faz sentido ksksks

Alícia 18/02/2023

Perpétuos...
"Porque você nunca foi efêmera, meu amor. Você foi dolorosamente perpétua.? - Efêmero

Maya e Wade...

**Contando agora a história que rondou pela cabeça de muitos, após o epílogo de "Tempestuosos", e entre eles, estava eu, um pontinho de alegria, em saber um pouco sobre a vida da Maya, após todos os surpreendentes acontecidos da duologia. Por tudo que a história impacta, a emoção nos envolve e o amor nos rodeia, mas minha resenha sobre o livro, permanecerá sincera ao meu contato com o livro. Fiquei surpresa ao saber que a história da Maya e do Wade iria ser contada, e com isso, coloquei minha paixão sobre a expectativa que me acompanhava, o enredo é belo, disso eu não posso contrariar de modo algum. Porém, a história não tem o aprofundamento necessário para o impacto desse amor, esse casal sem dúvidas precisava de +600 páginas (que com certeza eu leria), para nos envolver a todo esse núcleo riquíssimo, que envolve o universo de Maya e Wade. É muito fraco as descrições sobre as decisões de ambos os lados sobre determinadas ações, muito clichê solto para preencher cenas que se iniciavam bem, mas que eram finalizadas de qualquer forma ou com muita simplicidade. Faltou muitos diálogos, faltou muitos momentos mais bem descritos para se aprofundar ao casal, algo que só veio no final do livro, onde toda a conexão veio mais bem estruturada nos 45 do segundo tempo. A amiga da Maya, foi de uma preguiça absurda para sua inclusão no enredo, e que acabou deixando uma marca profunda de ponta 'soltíssima' (??). Também sentir muita falta das descrições físicas de ambos, pode parecer algo banal a se destacar, mas para mim, são detalhes que torna algo rico, ainda mais já que isso foi muito bem descrito em "Tempestuosos". Um livro e um amor cheio de emoções, e lições para a alma que nos acompanha nessa jornada chamada vida.**

LOGO ABAIXO RESENHA COM SPOILERS!!!

***Não sou de fazer resenha com spoiler, mas esse é como um aconchego, para aqueles que assim como eu estão com uma ferida aberta, e um peito machucado. Aos meus olhos Maya merecia muito mais, mas esse livro é uma bela lição, de que uma vida não se baseia só em um prolongado tempo, mas em momentos felizes, coração leve e de uma alma grata, por todas as experiências belas da vida terem sido vividas diante de nossos olhos. É linda a homenagem que Tay faz a sua mãe, esse livro é de uma dolorosa beleza necessária. Quando terminei "Tempestuosos", jurava que o câncer tinha se curado, e tudo tinha ficado bem, porém, simplesmente, que dor! Mas finais felizes nem sempre são felizes, ou nós que temos que aprende a mudar esse bordão, e entender que para Maya, seu final foi significativo, e que para Wade, seu final não chegou, assim como a amada filha deles. Eu tenho que ter a maturidade de dizer que amei esse livro, mas a criança birrenta dentro de mim, ainda está emburrada chorando no cantinho, então por enquanto, em meu mundo alternativo para Maya e Wade, ela está viva, feliz, com seu amor ao lado, e sua filha em seus braços, vou deixá-la nesse mundo, assim como tantos que partiram da realidade em nossa vida, mas permanecem para sempre no amor eterno de nossos corações...**

Ju gasse 16/02/2023

Melhor livro de 2023
Eu sou apaixonada pela a escrita da tay mas esse livro superou todas as expectativas,sabia que iria sofrer lendo e sofri a beça(obrigada por isso tay kkkkk)mas ao mesmo tempo é um livro que mostra como a vida realmente e deixa lindos ensinamentos ao leitor!!
Maria 16/02/2023minha estante
tay ferreira é um anjo né, me sinto uma leitora sofredora demais com os livros dela