Dopamina: a molécula do desejo

Dopamina: a molécula do desejo Daniel Z. Lieberman...

Resenhas - Dopamina: a molécula do desejo

1 | 2 | 3 | 4

Kaue.Campoi 19/03/2024

"Eu, dopamina"
Quem diria que células que compõem apenas 0,0005% do nosso cérebro serviriam para mil e uma coisas diferentes, me surpreendi com essa leitura. E não só pelas informações adquiridas, mas também pelo fácil entendimento que o livro te dá sobre um assunto meio complexo.
Mas claro, como em todo livro, em algumas partes é sempre bom voltar um pouco e ler com mais calma, assim da pra entender melhor oq ele está tentando te passar. Enfim, espero ter ajudado e te desejo uma boa leitura.

Juli 29/02/2024

MAESTRO
Com dizem os autores, "a dopamina não é a orquestra, é o maestro"; ela nos impulsiona e não se importa se vamos gostar, ou se precisamos daquilo no momento ou até mesmo se irá nos prejudicar. Quando algo que nos surgem em termos de sobrevivência, proteção e procriação ela simplesmente ordena: "Vai lá, é necessário, você precisa" logo depois outros neurotransmissores em diversas sessões do cérebro assumem controle.

É incrível saber que um substância, "neurotransmissor", que é incrivelmente pequena e representa 0,0005% de todo o cérebro tenha tanta representatividade no que é de fato o ser humano.

Ambição, proatividade, criatividade, habilidade motora, energia acima da média, iniciativa entre outras situações tem influência direta da dopamina, e saber quais são os seus segredos pode nos colocar em outra era de produtividade, felicidade e equilíbrio.

Dopamina: Onde se origina, que caminhos percorre, quais os níveis ideais no nosso organismo, como controla-la, o que acontece quando há muita ou pouca no nosso organismo, como tirar o melhor proveito deste neurotransmissor, entre outras. Esta obra vai te explicar com detalhes simples e muito fácil de entender.

Não há dúvidas, você não será a mesma pessoa se ler este livro com real interesse e traçar estratégias para se beneficiar do conhecimento acumulado que está a disposição.

Como a dopamina pode desequilibrar a "balança" entre prazer e sofrimento e o que acontece no corpo para que aja o equilíbrio. Simplesmente incrível.

Além de diversos conceitos abordados como: Força de Vontade; Viagem Mental no Tempo; Aversão à Perda; Sistema A&As; Resposta Simpática entre outras tantas.

Um ponto importante, o livro dedica uma parte para falar sobre amor e paixão e como a dopamina está por traz influenciando e destruindo relacionamentos, e como você pode, com auxílio da própria dopamina e em parceria com outros neurotransmissores salvar o relacionamento.

Uma boa oportunidade também para quem sofre com dependências ou tem dependentes na família, pois é muito bem explicado o que está acontecendo no cérebro destas pessoas e como dependentes podem se livrar deste mau e como as pessoas próximas podem ajudar.

É fenomenal. Recomendo!

Laísa 25/02/2024

O livro explica como a dipamina afeta a nossa vida e o mundo. Ele começa explicando o efeito da domina no indivíduo e vai até o efeito da dopamina na política.
Ao fim, os autores explicam que a dopamina deve estar em equilíbrio com os neurotransmissores A&As. Só a dopamina pode levar o mundo a uma catástrofe.
Recomendo a leitura se você for crítico, e entender que experimentos científicos com pessoas, podem ser tendenciosos e ter um valor estatístico baixo, pois tem vários vieses em uma fala de uma pessoa. Mas são confiáveis para aquela população do estudo, não para o mundo todo.

Clarinha 14/02/2024

Meça suas palavras & meça suas leituras!
Todo autor, em especial pesquisadores acadêmicos e cientistas ou jornalistas, assume grande responsabilidade sobre aquilo que escreve e publica para o público geral.
Em um mundo de avanços científicos acelerados permeado de dúvidas e indagações sem respostas, as pesquisas são publicadas levantando SUGESTÕES de explicações e levantando POSSÍVEIS relações entre comportamentos, fatos, manifestações biológicas em determinado ambiente etc. É demasiado importante e vital que ao ler a respeito desses estudos, em especial se tratando do público geral (a princípio leigo), saibamos medir o que é FATO do que é ESPECULAÇÃO, sensacionalismo, teórico. A psicologia é uma ciência fascinante e complexa cujas nuances abstratas demais para compreensão são vistas com tantas linhas de estudo se sobrepondo e contradizendo o tempo todo. Nada é exato. Se supõe que a dopamina seja a molécula do prazer por exemplo. Depois, novos estudos apontam outra direção e assim sucessivamente.
Há dados, gráficos e tipos de testes e amostras. Cada variação nisso influencia em resultados e os resultados muitas vezes não são comprobatórios ou determinantes de causalidade. Novamente, a natureza é especulativa. No sentido de que ?isso aparente indicar uma relação entre x e y que pode ser observada pois ?.?.

Me preocupa que as pessoas tenham crenças facilmente ?manipuladas? e estimuladas através das informações midiáticas. E por isso resolvi frisar essa relevância do caráter reflexivo de não se crer em tudo que se vê ou lê. Saber absorver e extrair o relevante, pertinente das informações divulgadas.

Este livro é uma leitura que exige esse grau de discernimento, certamente. Muitos trechos são relevantes, bem explicados, e interessantíssimos. Gostei bastante das analogias e exemplos de como a dopamina age em casinos nas máquinas de caça-níqueis e nos videogames, por exemplo. Sinto que isso explica e ajuda a entender o que acontece nas pessoas que tendem a cultivar comportamento em prol dessas atividades. Nesse sentido é uma leitura muito válida e que recomendo. Por outro lado há muitas generalizações perigosas e relações questionáveis, que os autores já indicam no início do livro serem de origem especulativa pelas próprias palavras deles. Há quem pule introduções e pode não se atentar ao detalhe.
Em especial o capítulo sobre política inteiro poderia nem existir. Está recheado de relações sem fundamento. Como você vai dizer que um posicionamento político indica a chance da pessoa ter um relacionamento duradouro ou trair mais?
Basicamente, só leia caso você tenha preparo mental para FILTRAR o que extrair deste livro.
E caso você tenha, irá conseguir extrair coisas úteis, teóricas mas também que pode aplicar em seu dia a dia como a busca pelo equilibro entre o circuito dopaminérgico e o das endorfinas. É bem prático relacionar o primeiro com o futuro e o segundo com o presente - torna compreensível, mais fácil de enxergar como esses neurotransmissores estão atuando na gente a todo momento e se relacionam. Também muito interessante pensar na questão da dopamina em casos de esquizofrenia, parkinson e bipolaridade.

A chave está sempre no equilíbrio! Recomendo ler antes, caso se interesse pelo assunto, o livro ?Nação Dopamina?.

Robs 29/01/2024

Ceder ao desejo não leva necessariamente ao prazer, porque querer é diferente de gostar. A dopamina faz promessas que não está em condições de cumprir. ?Se você comprar esses sapatos, sua vida mudará?, diz o circuito do desejo, e isso pode acontecer, mas não por causa da dopamina.

Isadora.Tassinari 25/01/2024

A molécula do desejo
Muito bom entender um pouco mais sobre o funcionamento do cérebro e sobre o nosso próprio comportamento, explica muitas coisas.

Luh 20/01/2024

Dopamina
Dopamina, A Molécula do Desejo - Daniel Z. Lieberman e Michael E. Long

Logo nos primeiros capítulos, livro nos mostra uma triste realidade longe de acabar... o consumo das drogas ilícitas. Ele vai aprofundando, nos trazendo uma noção de como o uso das drogas afeta o consciente do usuário, deixando a ação da dopamina completamente desregulada.
"A dopamina faz promessas que não está em condições de cumprir". Ela é a pura expectativa, vontade rasa e desejos que quando são realizados, automaticamente se perde o interesse e a busca por esse prazer momentâneo é transferido para outra coisa.
Acho que a coisa mais bizarra que li foi sobre os viciados em conquistas, quem possui muita dopamina e não possui a dopamina de controle nunca vão conseguir aproveitar sua vitória... sempre vai em busca de mais como se fosse uma droga, e se não consegue, a frustração vem com tudo, podendo levar a pessoa a loucura.
O livro foca nos pontos principais da sociedade como o abuso nas drogas, violência, genialidade, política, entre outros. Firma na empatia e como necessitamos de ajuda para conseguir derrotar nossos monstros.

Daianny.Rufino 20/01/2024

Dopamina - A molécula do desejo
É um bom livro, traz muitas informações científicas, mas na metade do livro fica uma leitura cansativa e arrastada.

HelenaRiva 20/01/2024

Dopamina: a molécula do desejo
Livro bem atrativo para quem se interessa no assunto. Não achei tão fluido igual a maioria das pessoas declarou. Porém, é um livro rico em pesquisas, dados e estudos sobre a influência da dopamina no comportamento humano. Só senti falta de um capítulo dedicado a uma das maiores fontes de dopamina da atualidade: as redes sociais. Faltou este detalhe para ?atualizar? no livro.

Yorrana0 18/01/2024

"A essência da humanidade é nossa capacidade de ir além do instinto, de ir além das reações automáticas ao nosso ambiente. É a nossa capacidade de pesar opções, analisar conceitos elevados, como valores e princípios, e fazer uma escolha deliberada sobre como maximizar o que acreditamos ser bom - quer se trate de amor, dinheiro ou enobrecimento da alma. ISSO É DOPAMINA."

skuser02844 12/01/2024

Como a dopamina influencia nas ações
Assunto sobre ação influenciada pela dopamina muito bem explicada. Até mais da metade é bem fluido, mas os capítulos sobre política ficam um pouco arrastados e confusos.

Rodrigo 11/01/2024

Neurociência
Muito bom o livro, indico bastante para quem gosta ou tem algum tipo de curiosidade sobre neurociência, nesse livro apresenta em como a dopamina pode nos influenciar em vários aspectos da vida e que na maioria das vezes a gente nem espera que essa substância pode influenciar o ser humano, tanto no amor, vícios e até mesmo em opiniões políticas, apresentando também fatos históricos e ambientando em algumas histórias como ocorre a influência da dopamina nas pessoas e no livro mostra também desenhos do cérebro (principalmente da área tegmental ventral), dos circuitos de dopamina de desejo e controle e os receptores desta substância.

Palas Atena 24/12/2023

Temas relevantes com ciência, simplicidade e clareza
Lieberman e Long foram muito felizes na escrita deste maravilhoso livro. Olhando apenas o título, o livro pode parecer muito específico, ainda que já apresente a dopamina como uma molécula poderosa que influencia quem somos, o que sentimos e o que fazemos. O desafio era discutir temas tão complexos, como amor, drogas e política sem ser reducionista e eu acredito que os autores conseguiram alcançar bem esse objetivo, com ciência , simplicidade e clareza. Ao menos para um leitor com um nível de maturidade acadêmica, considero que as ponderações trazidas pelos autores foram suficientes para entendermos a narrativa do livro. O capítulo sobre política está excepcional, deveria ser leitura obrigatória. Juntando com outros referenciais teóricos, ajuda a construir um olhar mais sofisticado para o mundo e, portanto, menos reducionista, como pesquisadores das ciências humanas correm o risco de fazer quando ignoram as ciências naturais (o inverso também pode acontecer), falo como mestre em ciências humanas. Tudo isso para dizer que o livro traz elementos muito interessantes das ciências naturais para analisarmos as dinâmicas sociais. Super recomendo a leitura!

Rodrigo 09/12/2023

Tem informação interessante, bem viajado no fim.
O livro parece exagerar demasiadamente a importância da dopamina no nosso comportamento (é minha impressão). Tudo no livro é dopamina, no fim até o filme do avatar é dopamina.

No penúltimo capítulo ele viaja à extinção humana pela inteligência articicial e pela falta de natalidade! Que isso ? ?

"Recentemente chegaram no mercado dispositivos que fornecem estimulação genital sincronizada com RV pornográfica" - Você encontra essa informação lá.

Em resumo, não foi uma perda de tempo, tem coisa interessante mas realmente eu não indicaria.

1 | 2 | 3 | 4