Dopamina: a molécula do desejo

Dopamina: a molécula do desejo Daniel Z. Lieberman...

Resenhas - Dopamina: a molécula do desejo

1 | 2 | 3 | 4

Bruna 08/04/2023

Amei. Livro muito bom , leitura fluida que mistura conceitos com cenários de vida real tem capítulos e assunto divididos na medida certa.
Luis486 28/04/2023minha estante
sabe como consigo o pdf gratuito?

Claudinha 30/04/2023minha estante
Comecei a ler e estou gostando ?

Mara 24/05/2024

A dopamina comanda...
O livro dá uma base sobre como a dopamina age e controla nossas ações. Mas achei que deixou a desejar quanto a ações que podem ser tomadas para minimizar suas consequências.
Faltou menção a sua ação no uso e abuso das redes sociais, por exemplo, e como o uso de telas em geral são estimuladas pela dopamina.
Fora isso, é um bom ponto de início para quem quer estudar o assunto mais a fundo.

Laísa 25/02/2024

O livro explica como a dipamina afeta a nossa vida e o mundo. Ele começa explicando o efeito da domina no indivíduo e vai até o efeito da dopamina na política.
Ao fim, os autores explicam que a dopamina deve estar em equilíbrio com os neurotransmissores A&As. Só a dopamina pode levar o mundo a uma catástrofe.
Recomendo a leitura se você for crítico, e entender que experimentos científicos com pessoas, podem ser tendenciosos e ter um valor estatístico baixo, pois tem vários vieses em uma fala de uma pessoa. Mas são confiáveis para aquela população do estudo, não para o mundo todo.

Marceli 18/07/2023

Este livro é dopamina!
Sabe aqueles romances que te fazem ler madrugada adentro despertando o desejo de ?devorar um livro?? Não, ?Dopamina - A molécula do desejo? não é um romance, mas ele desperta esse sentimento louco de querer ler mais e mais.

Se você ler este livro vai presenciar a exemplificação de tudo que está nele escrito. Isso porque cada capítulo aflora a dopamina e faz o seu cérebro ?explodir? diante das observações mais simples do cotidiano. A vida e a própria condição humana, de repente, fazem mais sentido!

Apenas leia!!!!

Isadora.Tassinari 25/01/2024

A molécula do desejo
Muito bom entender um pouco mais sobre o funcionamento do cérebro e sobre o nosso próprio comportamento, explica muitas coisas.

Juliana.Leite 15/11/2023

Quero mais... nunca é o suficiente...
Querer as coisas pra ontem, exigir os resultados sem querer passar pelos processos... O que tem nunca é o suficiente....
Agora tive mais clareza do porque muitas pessoas são assim. e ficam bravas se você pede para que aproveitem o passo a passo.
Leitura rápida, simples, fluida.
Confesso que alguns capítulos não me prenderam muito, como o foco nas drogas... eu queria saber mais em relação ao vício digital quando peguei o livro, a incansável busca sem fim por... nada.
Acho que todo mundo deveria conhecer um pouquinho mais sobre o assunto para compreender melhor essas questões, para repensar nas próprias atitudes.

Carolina 07/04/2024

Buscando harmonia no mundo de excessos
Excelente livro sobre dopamina. Bastante completo com dados de pesquisas que sustentam a base dos autores. Capítulos bem elaborados com temas relevantes, como comportamento político que foi surpreendente.

Luh 20/01/2024

Dopamina
Dopamina, A Molécula do Desejo - Daniel Z. Lieberman e Michael E. Long

Logo nos primeiros capítulos, livro nos mostra uma triste realidade longe de acabar... o consumo das drogas ilícitas. Ele vai aprofundando, nos trazendo uma noção de como o uso das drogas afeta o consciente do usuário, deixando a ação da dopamina completamente desregulada.
"A dopamina faz promessas que não está em condições de cumprir". Ela é a pura expectativa, vontade rasa e desejos que quando são realizados, automaticamente se perde o interesse e a busca por esse prazer momentâneo é transferido para outra coisa.
Acho que a coisa mais bizarra que li foi sobre os viciados em conquistas, quem possui muita dopamina e não possui a dopamina de controle nunca vão conseguir aproveitar sua vitória... sempre vai em busca de mais como se fosse uma droga, e se não consegue, a frustração vem com tudo, podendo levar a pessoa a loucura.
O livro foca nos pontos principais da sociedade como o abuso nas drogas, violência, genialidade, política, entre outros. Firma na empatia e como necessitamos de ajuda para conseguir derrotar nossos monstros.

Clarinha 14/02/2024

Meça suas palavras & meça suas leituras!
Todo autor, em especial pesquisadores acadêmicos e cientistas ou jornalistas, assume grande responsabilidade sobre aquilo que escreve e publica para o público geral.
Em um mundo de avanços científicos acelerados permeado de dúvidas e indagações sem respostas, as pesquisas são publicadas levantando SUGESTÕES de explicações e levantando POSSÍVEIS relações entre comportamentos, fatos, manifestações biológicas em determinado ambiente etc. É demasiado importante e vital que ao ler a respeito desses estudos, em especial se tratando do público geral (a princípio leigo), saibamos medir o que é FATO do que é ESPECULAÇÃO, sensacionalismo, teórico. A psicologia é uma ciência fascinante e complexa cujas nuances abstratas demais para compreensão são vistas com tantas linhas de estudo se sobrepondo e contradizendo o tempo todo. Nada é exato. Se supõe que a dopamina seja a molécula do prazer por exemplo. Depois, novos estudos apontam outra direção e assim sucessivamente.
Há dados, gráficos e tipos de testes e amostras. Cada variação nisso influencia em resultados e os resultados muitas vezes não são comprobatórios ou determinantes de causalidade. Novamente, a natureza é especulativa. No sentido de que ?isso aparente indicar uma relação entre x e y que pode ser observada pois ?.?.

Me preocupa que as pessoas tenham crenças facilmente ?manipuladas? e estimuladas através das informações midiáticas. E por isso resolvi frisar essa relevância do caráter reflexivo de não se crer em tudo que se vê ou lê. Saber absorver e extrair o relevante, pertinente das informações divulgadas.

Este livro é uma leitura que exige esse grau de discernimento, certamente. Muitos trechos são relevantes, bem explicados, e interessantíssimos. Gostei bastante das analogias e exemplos de como a dopamina age em casinos nas máquinas de caça-níqueis e nos videogames, por exemplo. Sinto que isso explica e ajuda a entender o que acontece nas pessoas que tendem a cultivar comportamento em prol dessas atividades. Nesse sentido é uma leitura muito válida e que recomendo. Por outro lado há muitas generalizações perigosas e relações questionáveis, que os autores já indicam no início do livro serem de origem especulativa pelas próprias palavras deles. Há quem pule introduções e pode não se atentar ao detalhe.
Em especial o capítulo sobre política inteiro poderia nem existir. Está recheado de relações sem fundamento. Como você vai dizer que um posicionamento político indica a chance da pessoa ter um relacionamento duradouro ou trair mais?
Basicamente, só leia caso você tenha preparo mental para FILTRAR o que extrair deste livro.
E caso você tenha, irá conseguir extrair coisas úteis, teóricas mas também que pode aplicar em seu dia a dia como a busca pelo equilibro entre o circuito dopaminérgico e o das endorfinas. É bem prático relacionar o primeiro com o futuro e o segundo com o presente - torna compreensível, mais fácil de enxergar como esses neurotransmissores estão atuando na gente a todo momento e se relacionam. Também muito interessante pensar na questão da dopamina em casos de esquizofrenia, parkinson e bipolaridade.

A chave está sempre no equilíbrio! Recomendo ler antes, caso se interesse pelo assunto, o livro ?Nação Dopamina?.

HelenaRiva 20/01/2024

Dopamina: a molécula do desejo
Livro bem atrativo para quem se interessa no assunto. Não achei tão fluido igual a maioria das pessoas declarou. Porém, é um livro rico em pesquisas, dados e estudos sobre a influência da dopamina no comportamento humano. Só senti falta de um capítulo dedicado a uma das maiores fontes de dopamina da atualidade: as redes sociais. Faltou este detalhe para ?atualizar? no livro.

Rodrigo 09/12/2023

Tem informação interessante, bem viajado no fim.
O livro parece exagerar demasiadamente a importância da dopamina no nosso comportamento (é minha impressão). Tudo no livro é dopamina, no fim até o filme do avatar é dopamina.

No penúltimo capítulo ele viaja à extinção humana pela inteligência articicial e pela falta de natalidade! Que isso ? ?

"Recentemente chegaram no mercado dispositivos que fornecem estimulação genital sincronizada com RV pornográfica" - Você encontra essa informação lá.

Em resumo, não foi uma perda de tempo, tem coisa interessante mas realmente eu não indicaria.

jessycah 03/11/2023

Um livro que trouxe conteúdos bastante interessantes. Achei chatinho o capítulo relacionado a políticas. Achei confusa a explicação da dopamina de controle . Gostei do último capítulo. Fiquei assustada com o panorama que o livro nos alerta sobre o futuro da nacao (relacionado a realidade virtual, taxa de natalidade e inteligência artificial). Achei o livro razoável mas com muito conteúdo bastante interessante

1 | 2 | 3 | 4