Dopamina: a molécula do desejo

Dopamina: a molécula do desejo Daniel Z. Lieberman...

Resenhas - Dopamina: a molécula do desejo

Franciane36 09/05/2024

Não devorei este livro desesperadamente como costume fazer, e por isso entendi bem o que está escrito....
Simplesmente é maravilhoso

Renata Tomaz 03/05/2024

"Dopamina: A Molécula do Desejo" oferece uma visão fascinante e abrangente sobre o papel da dopamina não apenas em nossos desejos individuais, mas também em nossos relacionamentos e transtornos emocionais. Os autores mergulham nas complexidades dessa molécula neurotransmissora, destacando como ela influencia não apenas nossos impulsos e motivações, mas também a forma como nos conectamos emocionalmente com os outros.

Ao explorar os efeitos da dopamina nos relacionamentos, o livro lança luz sobre a natureza da atração, intimidade e fidelidade. Os autores demonstram como a dopamina desempenha um papel crucial na formação de vínculos emocionais, incentivando-nos a buscar conexões significativas com os outros. No entanto, também destacam os desafios que podem surgir quando a regulação da dopamina está desequilibrada, como nos casos de dependência emocional ou transtornos do humor.

Além disso, o livro aborda de maneira perspicaz os transtornos relacionados à dopamina, como o vício em substâncias e comportamentos. Os autores examinam como a busca incessante por prazer e recompensa pode levar a padrões de comportamento prejudiciais e disfuncionais, afetando não apenas os indivíduos, mas também seus relacionamentos interpessoais.

Em suma, "Dopamina: A Molécula do Desejo" é uma leitura indispensável para quem deseja compreender melhor não apenas os mecanismos neuroquímicos por trás de nossos desejos e relacionamentos, mas também os desafios e complexidades que surgem quando esses sistemas estão em desequilíbrio. Com uma abordagem acessível e envolvente, os autores oferecem uma perspectiva única sobre a interseção entre neurociência e experiência humana.

Eliza.Rezende 01/05/2024

A leitura fluída, os autores conseguem explicar de forma simples o que acontece no cérebro humano quando deixamos a dopamina ser o carro chefe.

Como os próprios autores trazem, apesar da dopamina ser uma substância importante para o desenvolvimento humano, é muito melhor ativar outros neurotransmissores que estão associados com a experiência do aqui-agora.

A dopamina é uma substância que está ligada ao futuro, por isso estamos em uma era tão ansiosa e frustrada com o agora, somos bombardeados por essa ela o tempo todo. Precisamos, na realidade, de práticas voltadas para a apreciação do momento presente. Isso é o que traz a verdadeira felicidade.

Leti.luciano 30/04/2024

Demorei muito para acabar, quase abandonei várias vezes mas valeu a pena continuar.
O livro é muito bom, aprendi bastante e estou satisfeita com a leitura.

Bia @bialopes_p 26/04/2024

Interessantíssimo
Como essa poderosa substância química em nosso cérebro impulsiona o amor, o sexo e a criatividade - e controla quem somos, o que sentimos e o que fazemos.

A dopamina é o neurotransmissor que garantiu a sobrevivência dos nossos antepassados e que, ainda hoje, continua determinando a maioria dos nossos comportamentos. Graças a ela fomos à Lua, encontramos a cura de várias doenças e nos esforçamos para transformar o mundo em um lugar melhor.

Mas ela também nos torna suscetíveis a arriscar nosso casamento por uma aventura passageira e é capaz de explicar por que o dependente químico está disposto a fazer qualquer coisa pela próxima dose.

A dopamina é a causa de todos os nossos impulsos, o que nos faz querer sempre mais. Sem ela, não estaríamos aqui. Ao mesmo tempo, sua avidez insaciável pode ser uma verdadeira tortura que nos impede de aproveitar o aqui e agora.

Com uma abordagem inovadora, este livro revela como essa substância química influencia nossas atitudes em todos os âmbitos da vida ? no amor, na carreira, nos hábitos, na religião, na política ? e explica o que podemos fazer para encontrar o equilíbrio delicado entre o desejo e a satisfação.

Roberta.Barbosa 25/04/2024

Eu confesso que geralmente não gosto muito desse tipo de livro, não sei como classificar: saúde?, mas tento não ler só o que gosto, e este de certa forma explica o que acontece com os personagens do livro anterior que li: um jogador de Dostoievski, nem foi de propósito. Serviu também pra conhecer o poema "se" de Rudyard Kipling.

Quel 22/04/2024

Gostei realmente do livro - por mais que tenha demorado para ler.
Sendo o enredo do livro, digamos, "científico", os autores conseguiram tornar a escrita fluída e dinâmica, permitindo a qualquer tipo de leitor o entendimento.
Claro que teve várias partes do livro que eu não entendi, mesmo assim, a leitura fluiu. Gostei bastante do livro, porque ele me permitiu compreender várias das minhas atitudes. Em alguns capítulos e trechos, eu pensava: "Nossa! Então é por isso que eu faço isso".
Provavelmente em alguns momentos se tornou uma leitura chata, no entanto, quando cheguei ao final, sabia que seria uma boa nota.

Carolina 07/04/2024

Buscando harmonia no mundo de excessos
Excelente livro sobre dopamina. Bastante completo com dados de pesquisas que sustentam a base dos autores. Capítulos bem elaborados com temas relevantes, como comportamento político que foi surpreendente.

Claudinha 24/03/2024

Livro muito bom, leitura interessante, pois o título já chama a atenção!! Gostei muito até o capítulo 4, pois explicou bastante sobre a ação da dopamina (circuito do desejo e o circuito do controle), muito exemplos que fizeram entender bastante sobra Dopamina. Quando começou a parte da política em diante eu achei muito tendenciosa e não gostei, mas é só filtrar o que tem de interessante e absorver o que vai agregar!!!

Dougmage 22/03/2024

TUDO é culpa da dopamina.
Vi esse livro em livraria em um dia qualquer.
Li a sinopse e achei interessante... afinal, é interessante entender como um hormônio é capaz de fazer TANTA coisa em nossas mentes.
Seja no amor, vícios, desejos, escolhas e MUITAS outras coisas!

Aprendi um pouco mais sobre algumas doenças psicologias.
Aprendi bastante sobre esquizofrenia. ( mais pra metade do livro.)
Achei muito boa as partes que falam sobre o "amor" e como a dopamina faz a gente se comportar dentro de um relacionamento.
O motivo de algumas pessoas sentirem "desejo" por outras pessoas mesmo estando em um relacionamento e de fato AMANDO essa pessoa.

O conteúdo do livro ao todo é incrível!

... mas da metade em diante, onde abordam algumas teses políticas e "como a dopamina influencia em certos lados políticos" não fez muito sentido pra mim.
CLARO que é bem interessante, porém, não me prendeu muito bem esses 20% finais do livro.

Mas em um contexto GERAL, o livro é ótimo e trás muitíssimo ensinamentos!
Até faz você pensar algumas coisas como " será que isso que estou querendo fazer é por conta da dopamina ?" Kkk
?eu SEMPRE penso nisso agora.?

RECOMENDO?

Kaue.Campoi 19/03/2024

"Eu, dopamina"
Quem diria que células que compõem apenas 0,0005% do nosso cérebro serviriam para mil e uma coisas diferentes, me surpreendi com essa leitura. E não só pelas informações adquiridas, mas também pelo fácil entendimento que o livro te dá sobre um assunto meio complexo.
Mas claro, como em todo livro, em algumas partes é sempre bom voltar um pouco e ler com mais calma, assim da pra entender melhor oq ele está tentando te passar. Enfim, espero ter ajudado e te desejo uma boa leitura.

Juli 29/02/2024

MAESTRO
Com dizem os autores, "a dopamina não é a orquestra, é o maestro"; ela nos impulsiona e não se importa se vamos gostar, ou se precisamos daquilo no momento ou até mesmo se irá nos prejudicar. Quando algo que nos surgem em termos de sobrevivência, proteção e procriação ela simplesmente ordena: "Vai lá, é necessário, você precisa" logo depois outros neurotransmissores em diversas sessões do cérebro assumem controle.

É incrível saber que um substância, "neurotransmissor", que é incrivelmente pequena e representa 0,0005% de todo o cérebro tenha tanta representatividade no que é de fato o ser humano.

Ambição, proatividade, criatividade, habilidade motora, energia acima da média, iniciativa entre outras situações tem influência direta da dopamina, e saber quais são os seus segredos pode nos colocar em outra era de produtividade, felicidade e equilíbrio.

Dopamina: Onde se origina, que caminhos percorre, quais os níveis ideais no nosso organismo, como controla-la, o que acontece quando há muita ou pouca no nosso organismo, como tirar o melhor proveito deste neurotransmissor, entre outras. Esta obra vai te explicar com detalhes simples e muito fácil de entender.

Não há dúvidas, você não será a mesma pessoa se ler este livro com real interesse e traçar estratégias para se beneficiar do conhecimento acumulado que está a disposição.

Como a dopamina pode desequilibrar a "balança" entre prazer e sofrimento e o que acontece no corpo para que aja o equilíbrio. Simplesmente incrível.

Além de diversos conceitos abordados como: Força de Vontade; Viagem Mental no Tempo; Aversão à Perda; Sistema A&As; Resposta Simpática entre outras tantas.

Um ponto importante, o livro dedica uma parte para falar sobre amor e paixão e como a dopamina está por traz influenciando e destruindo relacionamentos, e como você pode, com auxílio da própria dopamina e em parceria com outros neurotransmissores salvar o relacionamento.

Uma boa oportunidade também para quem sofre com dependências ou tem dependentes na família, pois é muito bem explicado o que está acontecendo no cérebro destas pessoas e como dependentes podem se livrar deste mau e como as pessoas próximas podem ajudar.

É fenomenal. Recomendo!

Laísa 25/02/2024

O livro explica como a dipamina afeta a nossa vida e o mundo. Ele começa explicando o efeito da domina no indivíduo e vai até o efeito da dopamina na política.
Ao fim, os autores explicam que a dopamina deve estar em equilíbrio com os neurotransmissores A&As. Só a dopamina pode levar o mundo a uma catástrofe.
Recomendo a leitura se você for crítico, e entender que experimentos científicos com pessoas, podem ser tendenciosos e ter um valor estatístico baixo, pois tem vários vieses em uma fala de uma pessoa. Mas são confiáveis para aquela população do estudo, não para o mundo todo.