Dopamina: a molécula do desejo

Dopamina: a molécula do desejo Daniel Z. Lieberman...

Resenhas - Dopamina: a molécula do desejo

1 | 2 | 3 | 4

Bruna 08/04/2023

Amei. Livro muito bom , leitura fluida que mistura conceitos com cenários de vida real tem capítulos e assunto divididos na medida certa.
Luis486 28/04/2023minha estante
sabe como consigo o pdf gratuito?

Claudinha 30/04/2023minha estante
Comecei a ler e estou gostando ?

Danilo.Brizida 30/06/2023

Um neurotransmissor importante que determina a maioria de nossos comportamentos, entender um pouco de seu funcionamento, nos ajuda encontrar um equilibrio entre nossos desejos e satisfações. Livro incrível com uma linguagem clara e didatica.

Luciano 16/07/2023

Em busca do equilíbrio
Que livro revelador, realmente me identifiquei demais, principalmente em poder me encaixar em muitos exemplos e explicações sobre nosso cérebro. Termino o livro mais confiante e com outra visão da busca incansável e como alcançar a felicidade plena! Recomendo!

Marceli 18/07/2023

Este livro é dopamina!
Sabe aqueles romances que te fazem ler madrugada adentro despertando o desejo de ?devorar um livro?? Não, ?Dopamina - A molécula do desejo? não é um romance, mas ele desperta esse sentimento louco de querer ler mais e mais.

Se você ler este livro vai presenciar a exemplificação de tudo que está nele escrito. Isso porque cada capítulo aflora a dopamina e faz o seu cérebro ?explodir? diante das observações mais simples do cotidiano. A vida e a própria condição humana, de repente, fazem mais sentido!

Apenas leia!!!!

Gugawebber 24/07/2023

Literatura baseada em evidências
O livro é ótimo e fala o quão nossa vida está relacionada com nossos neurotransmissores, principalmente a Dopamina, seja muito ou pouca em nossos cérebro, ela vai te induzir a como amar, criar, se relacionar com a política e o quão poderosa ela é para te viciar na primeira dose de coc@ina.
Recomendo a leitura, pois o livro é todo baseado em artigos científicos, trazendo vários estudos e ensaios clínicos para provar que os neurotransmissores definem o nosso dia a dia.

beca 27/08/2023

Começa EXCELENTE depois desanda
A leitura é muito fluída, ao longo das explicações traz exemplos práticos do dia a dia, explica muito bem cada termo de uma maneira bem didática, amei ler até os detalhes do funcionamento do cérebro e a produção dos hormônios (minha área é completamente humanas) PORÉM, a partir do capítulo sobre criatividade, fica uma leitura muito enrolada, não tem nada a ver mais com o propósito do livro, não traz mais resultados práticos sobre o cotidiano, infelizmente fica assim até o final do livro. Para piorar ainda, o penúltimo capítulo é sobre política e foge completamente do tema dopamina e faz pouca relação com o intuito inicial.
De toda forma, recomendo esse livro por conta do início dele, se no final você quiser pular tudo, eu apoio porque eu também pulei.

Jardel.Felipe 29/08/2023

Ótima leitura! Livro acaba e você nem percebe rs
Esse foi rapidinho! Ótimo livro. Interessante aprender que nem tudo se resume a energia pra ir buscar algo que desejamos. Também temos que ter maturidade pra aproveitar o que foi conquistado!

Livro trata bastante sobre o assunto dopamina, substância que nos dá aquela energia pra correr atrás dos sonhos. E também trata das moléculas A&As que são responsáveis justamente pela sensação de prazer ao obtermos o que tanto queríamos.

Livro muito proveitoso e cheio de informações úteis para o dia a dia! Recomendo bastante a leitura para quem está numa busca desenfreada por sucesso!(Tem que saber o que fazer ao chegar lá)

milena.hernandes 30/08/2023

Para a eu do futuro
Bom livro. Bem real e atual. Fala dos tantos estímulos que temos hoje em dia e como isso faz com que sempre queiramos mais e mais e mais. Ótima a parte que fala sobre maestria - que pode ser algo que libera dopamina e ao mesmo tempo serotonina, e faz a gente sentir satisfação ao momento que realiza atividades com maestria e também da parte que fala sobre como exercitar a criatividade pode ser benéfico, e que isso pode ser feito através de atividades manuais - o que sempre digo aos meus paciente com algum descontrole em relação à comida - pense em hobbies em que você utiliza as mãos: pintura, escrita, costura, tricô?

Renato 10/09/2023

Citações
Do ponto de vista da dopamina ter coisas não interessa. O que importa é consegui-las. Se você mora debaixo de uma ponte, a dopamina faz quer um barraco. Se você mora em um barraco, a dopamina faz desejar uma casa. Se mora na mansão mais cara do mundo, a dopamina faz desejar um castelo na lua. A dopamina não tem um padrão para o que e bom nem uma linha de chegada.

Enrico 18/09/2023

Mais ou menos
Um livro interessante, mas que dá uma super simplificada na maneira do nosso cérebro e tenta explicar diversos comportamentos complexos como se dependessem apenas da dopamina. Não sei se recomendo.

Le_deleitura 06/10/2023

O livro mostra como a dopamina altera percepções, tanto para o lado positivo, como para o lado negativo, em todas as áreas da nossa vida. Abordando a relação da substância na área do amor, drogas, criatividade, política, progresso e como encontrar a harmonia entre elas. Além disso, o livro é recheado de experimentos científicos e exemplos. Transtornos como TDAH, esquizofrenia, vícios...
*Reconhecer a origem de algumas decisões que tomamos, quase a toda instante, e um passo importante para o autoconhecimento.

No meu perfil do Instagram ( @le_deleitura ) posto mais sobre minhas leituras.

Leonardo.Brizida 10/10/2023

O livro aborda como a dopamina age em nosso corpo, produzindo efeitos positivos e negativos. Ela é capaz de transformar a ânsia de um desejo em capacidade criativa, inteligência e ação. No entanto, percebemos que após alcançarmos aquilo que desejamos, a vontade some, pois não podemos desejar aquilo que já possuímos. Neste aspecto, a molécula do desejo atua no processo de busca, mas é preciso ter cuidado nesta busca desenfreada, pois ela tbm desencadeia frustrações, infelicidade e falta de propósito. A dopamina é capaz de transformar a vida de pessoas saudáveis em viciadas em cocaína, bebidas e outras drogas, justamente pela busca do prazer sem limites. A obra traz essa linha tênue e nos ensina a equilibrar as nossas ações pra que possamos produzir os melhores resultados, aproveitando ao máximo os seus benefícios.

Dereck 21/10/2023

Recomendo!
Livro bastante interessante que fala sobre como as descargas de dopamina nos afetam e nos fazem agir em várias situações. No trabalho, nos relacionamentos, na busca por objetivos e até nos momentos de procrastinação.

Pincelando estudos científicos para comprovar os argumentos, o autor mostra como a dopamina foi importante na evolução dos seres humanos e como ela pode até mesmo causar a nossa extinção (!).

Leitura agradável e de fácil entendimento, um livro interessante tanto para os estudiosos sobre comportamento humano quanto para os curiosos.

"A dopamina é a causa de todos os nossos impulsos, o que nos faz querer sempre mais. Sem ela, não estaríamos aqui. Ao mesmo tempo, sua avidez insaciável pode ser uma verdadeira tortura que nos impede de aproveitar o aqui e agora."

jessycah 03/11/2023

Um livro que trouxe conteúdos bastante interessantes. Achei chatinho o capítulo relacionado a políticas. Achei confusa a explicação da dopamina de controle . Gostei do último capítulo. Fiquei assustada com o panorama que o livro nos alerta sobre o futuro da nacao (relacionado a realidade virtual, taxa de natalidade e inteligência artificial). Achei o livro razoável mas com muito conteúdo bastante interessante

Juliana.Leite 15/11/2023

Quero mais... nunca é o suficiente...
Querer as coisas pra ontem, exigir os resultados sem querer passar pelos processos... O que tem nunca é o suficiente....
Agora tive mais clareza do porque muitas pessoas são assim. e ficam bravas se você pede para que aproveitem o passo a passo.
Leitura rápida, simples, fluida.
Confesso que alguns capítulos não me prenderam muito, como o foco nas drogas... eu queria saber mais em relação ao vício digital quando peguei o livro, a incansável busca sem fim por... nada.
Acho que todo mundo deveria conhecer um pouquinho mais sobre o assunto para compreender melhor essas questões, para repensar nas próprias atitudes.

1 | 2 | 3 | 4