Dopamina: a molécula do desejo

Dopamina: a molécula do desejo Daniel Z. Lieberman...

Resenhas - Dopamina: a molécula do desejo

1 | 2 | 3 | 4

Mara 24/05/2024

A dopamina comanda...
O livro dá uma base sobre como a dopamina age e controla nossas ações. Mas achei que deixou a desejar quanto a ações que podem ser tomadas para minimizar suas consequências.
Faltou menção a sua ação no uso e abuso das redes sociais, por exemplo, e como o uso de telas em geral são estimuladas pela dopamina.
Fora isso, é um bom ponto de início para quem quer estudar o assunto mais a fundo.

Nil 13/05/2024

Sempre querendo mais
Esse livro nos mostra qual o motivo de algumas pessoas estarem sempre querendo mais, de outras pessoas não conseguirem terminar seus projetos, de algumas estarem sempre em busca de mudanças e nunca conseguirem estar satisfeitas com o que conquistaram. Analisa até o que torna as pessoas em liberais ou em conservadoras. Muito importante é muito válida essa teoria aqui apresentada.

diegohgomes 12/05/2024

A molécula que nos torna humanos
O livro é uma coleção de pequenos textos muito bem organizados, o que torna a leitura fluída, o autor quis ser objetivo e foi.

Os capítulos iniciais (Amor, Drogas e Dominação) foram os que mais gostei. Aqui nos conhecemos melhor e podemos agregar o conhecimento a nossa vida quase que imediatamente.
O capítulo Criatividade trará o interesse dos que querem saber mais sobre a psicologia humana.

Infelizmente os capítulos sobre Progresso e Política são mais achismos do autor do que ciência, ele mesmo dá a entender isso. Uma certa viajada sobre como estadunidenses são um povo mais dopaminergico e isso explicaria o ?sucesso? da nação. (?!) Fora a margem que o autor dá, ainda que não o faça e creio eu que nem teve a intenção, para interpretações eugenistas sombrias. Misturar ciência e política não é fácil.

No último capítulo Harmonia, o autor conclui o livro de forma digna. Pelos primeiros capítulos considero um livro necessário!

Franciane36 09/05/2024

Não devorei este livro desesperadamente como costume fazer, e por isso entendi bem o que está escrito....
Simplesmente é maravilhoso

Eliza.Rezende 01/05/2024

A leitura fluída, os autores conseguem explicar de forma simples o que acontece no cérebro humano quando deixamos a dopamina ser o carro chefe.

Como os próprios autores trazem, apesar da dopamina ser uma substância importante para o desenvolvimento humano, é muito melhor ativar outros neurotransmissores que estão associados com a experiência do aqui-agora.

A dopamina é uma substância que está ligada ao futuro, por isso estamos em uma era tão ansiosa e frustrada com o agora, somos bombardeados por essa ela o tempo todo. Precisamos, na realidade, de práticas voltadas para a apreciação do momento presente. Isso é o que traz a verdadeira felicidade.

Leti.luciano 30/04/2024

Demorei muito para acabar, quase abandonei várias vezes mas valeu a pena continuar.
O livro é muito bom, aprendi bastante e estou satisfeita com a leitura.

Bia @bialopes_p 26/04/2024

Interessantíssimo
Como essa poderosa substância química em nosso cérebro impulsiona o amor, o sexo e a criatividade - e controla quem somos, o que sentimos e o que fazemos.

A dopamina é o neurotransmissor que garantiu a sobrevivência dos nossos antepassados e que, ainda hoje, continua determinando a maioria dos nossos comportamentos. Graças a ela fomos à Lua, encontramos a cura de várias doenças e nos esforçamos para transformar o mundo em um lugar melhor.

Mas ela também nos torna suscetíveis a arriscar nosso casamento por uma aventura passageira e é capaz de explicar por que o dependente químico está disposto a fazer qualquer coisa pela próxima dose.

A dopamina é a causa de todos os nossos impulsos, o que nos faz querer sempre mais. Sem ela, não estaríamos aqui. Ao mesmo tempo, sua avidez insaciável pode ser uma verdadeira tortura que nos impede de aproveitar o aqui e agora.

Com uma abordagem inovadora, este livro revela como essa substância química influencia nossas atitudes em todos os âmbitos da vida ? no amor, na carreira, nos hábitos, na religião, na política ? e explica o que podemos fazer para encontrar o equilíbrio delicado entre o desejo e a satisfação.

Roberta.Barbosa 25/04/2024

Eu confesso que geralmente não gosto muito desse tipo de livro, não sei como classificar: saúde?, mas tento não ler só o que gosto, e este de certa forma explica o que acontece com os personagens do livro anterior que li: um jogador de Dostoievski, nem foi de propósito. Serviu também pra conhecer o poema "se" de Rudyard Kipling.

Quel 22/04/2024

Gostei realmente do livro - por mais que tenha demorado para ler.
Sendo o enredo do livro, digamos, "científico", os autores conseguiram tornar a escrita fluída e dinâmica, permitindo a qualquer tipo de leitor o entendimento.
Claro que teve várias partes do livro que eu não entendi, mesmo assim, a leitura fluiu. Gostei bastante do livro, porque ele me permitiu compreender várias das minhas atitudes. Em alguns capítulos e trechos, eu pensava: "Nossa! Então é por isso que eu faço isso".
Provavelmente em alguns momentos se tornou uma leitura chata, no entanto, quando cheguei ao final, sabia que seria uma boa nota.

Carolina 07/04/2024

Buscando harmonia no mundo de excessos
Excelente livro sobre dopamina. Bastante completo com dados de pesquisas que sustentam a base dos autores. Capítulos bem elaborados com temas relevantes, como comportamento político que foi surpreendente.

Claudinha 24/03/2024

Livro muito bom, leitura interessante, pois o título já chama a atenção!! Gostei muito até o capítulo 4, pois explicou bastante sobre a ação da dopamina (circuito do desejo e o circuito do controle), muito exemplos que fizeram entender bastante sobra Dopamina. Quando começou a parte da política em diante eu achei muito tendenciosa e não gostei, mas é só filtrar o que tem de interessante e absorver o que vai agregar!!!

Dougmage 22/03/2024

TUDO é culpa da dopamina.
Vi esse livro em livraria em um dia qualquer.
Li a sinopse e achei interessante... afinal, é interessante entender como um hormônio é capaz de fazer TANTA coisa em nossas mentes.
Seja no amor, vícios, desejos, escolhas e MUITAS outras coisas!

Aprendi um pouco mais sobre algumas doenças psicologias.
Aprendi bastante sobre esquizofrenia. ( mais pra metade do livro.)
Achei muito boa as partes que falam sobre o "amor" e como a dopamina faz a gente se comportar dentro de um relacionamento.
O motivo de algumas pessoas sentirem "desejo" por outras pessoas mesmo estando em um relacionamento e de fato AMANDO essa pessoa.

O conteúdo do livro ao todo é incrível!

... mas da metade em diante, onde abordam algumas teses políticas e "como a dopamina influencia em certos lados políticos" não fez muito sentido pra mim.
CLARO que é bem interessante, porém, não me prendeu muito bem esses 20% finais do livro.

Mas em um contexto GERAL, o livro é ótimo e trás muitíssimo ensinamentos!
Até faz você pensar algumas coisas como " será que isso que estou querendo fazer é por conta da dopamina ?" Kkk
?eu SEMPRE penso nisso agora.?

RECOMENDO?

1 | 2 | 3 | 4