Dopamina: a molécula do desejo

Dopamina: a molécula do desejo Daniel Z. Lieberman...

Resenhas - Dopamina: a molécula do desejo

1 | 2 | 3 | 4

Tuzze 21/06/2024

Um livro revelador e interessante
Amei o fato de o livro ter traçado relações não triviais entre os circuitos dopaminérgicos e algumas disfunções sistêmicas. O fato, por exemplo, de medicamentos antigos que tratavam o Parkinson terem provocado uma predisposição a vícios nos pacientes. A desmistificação da dopamina como molécula do prazer, o que se mostrou errôneo mediante experimentos e oq eu acredito ser o mais interessante: o fato de que nós somos mais excitados dopaminergicamente durante a procura por prazer, durante a busca pelo recompensa, durante o esforço do que efetivamente no momento do prazer em si, oq explica MUITO da natureza humana, da imprudência, da traição etc. Leitura fenomenal.

Lucas Silva 21/06/2024

Resumo do Livro: "Dopamina: A Molécula do Desejo"
Prefácio

O livro começa com uma reflexão sobre como o mundo acima nos desafia a alcançar coisas que exigem raciocínio e esforço, diferentemente do que observamos ao olhar para baixo.

Capítulo 1 ? AMOR

Helen Fisher descreve o amor como uma necessidade, um impulso para buscar o maior prêmio da vida. A dopamina é apresentada não como um sinal de prazer, mas como uma reação ao inesperado, à possibilidade e expectativa.

Capítulo 2 ? DROGAS

Explora a diferença entre querer algo e gostar realmente daquilo, destacando que o vício é resultado de uma superestimulação dos circuitos de desejo, não de falta de força de vontade.

Capítulo 3 ? DOMINAÇÃO

A dominação é abordada com citações de William James e Woodrow Wilson sobre a importância de equilibrar impulso e razão. Thomas Edison e Ralph Waldo Emerson enfatizam a persistência e o aprendizado contínuo. A dopamina busca mais, não moralidade, e a violência pode ser uma ferramenta de dominação se guiada pelos circuitos de controle da dopamina. A inteligência é considerada superior à força.

Capítulo 4 ? CRIATIVIDADE E LOUCURA

A criatividade é vista como a força mais poderosa da Terra, oferecendo possibilidades de enriquecimento inigualáveis. É necessário categorizar a relevância das coisas para não sermos esmagados pelos detalhes. A criatividade é descrita como a capacidade de conectar o desconectado.

Capítulo 5 ? POLÍTICA

Inclui a reflexão de Catherynne M. Valente de que o início é onde nasce o fim, e o paradoxo hedonista, que sugere que a felicidade vem ao ajudar os outros, não ao buscar a felicidade para si.

Capítulo 6 ? PROGRESSO

A dopamina é descrita como o maestro que coordena nossas ações. A chave para nos salvar é alcançar um equilíbrio melhor e superar a obsessão por "mais". Santo Agostinho enfatiza a importância de fundações profundas para construir algo grandioso.

Capítulo 7 ? HARMONIA

Destaca a importância do equilíbrio para viver bem, com maestria sendo a capacidade de tirar o máximo proveito das circunstâncias. A realidade é a fonte mais rica do inesperado. Kelly McGonigal sugere que dedicar total atenção a uma experiência a melhora significativamente, e pesquisas mostram que uma mente errante é uma mente infeliz. Finalmente, é reconhecido que a grandeza implica aceitar a infelicidade como parte do processo.

Alexandra 19/06/2024

?Para viver uma boa vida, precisamos de equilibro?
?A dopamina impulsiona a inteligência, a criatividade e o trabalho duro, mas pode induzir as pessoas a se comportarem de forma bizarra.?

?Dopamina não é a molécula do prazer: é a molécula da antecipação.?

?Tudo o que fazemos, em última análise, é para alcançar a felicidade.?

?A criatividade é o cérebro em sua máxima expressão.?

Matheus656 18/06/2024

Um livro muito didático e devidamente embasado. Joga luz em diversos processos neuroendocrinos que regulam (e desregulam) nosso organismo. Vale a pena a leitura.

Marijane2 18/06/2024

Neste livro Lieberman e Long explicam como a dopamina é responsável por impulsionar o comportamento de busca de novidade e recompensa. Através de exemplos acessíveis e estudos
científicos, os autores mostram como essa molécula influencia nossas decisões, desejos e até a nossa concepção de felicidade.

isabeleema 16/06/2024

Gostei
Uma leitura um pouco mais difícil e mais arrastada, uma vez que traz bastante dados, estudos e estatísticas. Ou seja, um pouco mais técnico e complexo mas vale a leitura pra quem deseja entender melhor sobre a dopamina.

Renata 02/06/2024

Iniciei a leitura com uma certa expectativa, e o livro conseguiu ser ainda melhor do que eu imaginava. Leitura extremamente fluida e esclarecedora, sempre deixando aquele gostinho de ?quero mais?.
Na minha opinião, os primeiros capítulos são os mais interessantes, ?amor?, ?drogas? e o ?criatividade e loucura? foram os que mais gostei. Os autores conseguem explicar de maneira muito simples como funcionam os circuitos de dopamina e as A&As no nosso cérebro, e ao decorrer da leitura vamos nos identificando com várias situações, onde o autor dá o exemplo e explica como essas moléculas estão agindo. Isso me fez questionar, essas reações são uma explicação para a nossa personalidade ou a nossa personalidade é que é determinada pela ação dessas moléculas?
Apesar da escrita simples e sem vocabulário científico, o livro é munido de diversas pesquisas de universidades renomadas que corroboram para a credibilidade da obra. Ao decorrer da leitura foram tantas descobertas interessantes que tive vontade de compartilha-las com todo mundo, além de que já indiquei para várias pessoas.
Será que você tem a personalidade dopaminérgica, ou será que são as A&As que dominam seus sentimentos e ações? Lendo o livro vocês vai descobrir!

Madeira 01/06/2024

Dopamina vai além?muito além!
?Dopamina: A molécula do desejo" é uma exploração fascinante de como a dopamina, um neurotransmissor no cérebro, influencia quase todos os aspectos de nossas vidas. Os autores, Daniel Z. Lieberman, psiquiatra, e Michael E. Long, escritor de ciências, explicam de maneira acessível como essa substância química está por trás de nossos desejos, ambições, amores e vícios.
O livro está dividido em capítulos que abordam diferentes áreas onde a dopamina desempenha um papel crucial:
-Desejo e Motivação: A dopamina é responsável por nos impulsionar a buscar novas experiências e recompensas, explicando nosso comportamento exploratório e nossa busca incessante por novidades.
-Criatividade e Ambição: Os autores discutem como a dopamina está ligada à criatividade e à capacidade de planejar o futuro, moldando nossos sonhos e objetivos de longo prazo.
-Amor e Relacionamentos: A influência da dopamina nas relações humanas é examinada, mostrando como ela afeta o apego e a paixão.
-Vício e Comportamento Compulsivo: O livro também explora o lado negativo da dopamina, explicando como ela pode levar ao comportamento compulsivo e ao vício, seja em substâncias ou em atividades como jogos e redes sociais.

Estilo e Abordagem:
Lieberman e Long utilizam uma linguagem clara e acessível, tornando conceitos complexos da neurociência compreensíveis para o leitor leigo. Eles complementam suas explicações com exemplos do dia a dia e histórias cativantes, o que torna a leitura envolvente e informativa.

Valnísia 01/06/2024

Interessantíssimo
Adorei o livro. É um estudo que mostra como a dopamina age, e nos explica essa busca do querer sempre mais que existe em nós.

Achei muito bom a diferença que ele lança entre conservadores e liberais com base na dopamina.

Faz você refletir muito sobre as ações atuais tanto da sociedade como a minha mesmo. Adorei

Milene163 27/05/2024

"Dopamina: A Molécula do Desejo" de Daniel Z. Lieberman e Michael E. Long explora o papel crucial da dopamina no comportamento humano e no desejo. O livro revela como essa molécula influencia nossas ambições, impulsos e busca constante por novidades. Os autores utilizam uma abordagem acessível e científica para explicar como a dopamina molda nossas decisões e o prazer que sentimos ao alcançar nossos objetivos. Repleto de exemplos do cotidiano e insights psicológicos, a obra oferece uma visão profunda sobre como essa substância química afeta todos os aspectos de nossas vidas, desde a motivação até os vícios.

Mara 24/05/2024

A dopamina comanda...
O livro dá uma base sobre como a dopamina age e controla nossas ações. Mas achei que deixou a desejar quanto a ações que podem ser tomadas para minimizar suas consequências.
Faltou menção a sua ação no uso e abuso das redes sociais, por exemplo, e como o uso de telas em geral são estimuladas pela dopamina.
Fora isso, é um bom ponto de início para quem quer estudar o assunto mais a fundo.

Nil 13/05/2024

Sempre querendo mais
Esse livro nos mostra qual o motivo de algumas pessoas estarem sempre querendo mais, de outras pessoas não conseguirem terminar seus projetos, de algumas estarem sempre em busca de mudanças e nunca conseguirem estar satisfeitas com o que conquistaram. Analisa até o que torna as pessoas em liberais ou em conservadoras. Muito importante é muito válida essa teoria aqui apresentada.

diegohgomes 12/05/2024

A molécula que nos torna humanos
O livro é uma coleção de pequenos textos muito bem organizados, o que torna a leitura fluída, o autor quis ser objetivo e foi.

Os capítulos iniciais (Amor, Drogas e Dominação) foram os que mais gostei. Aqui nos conhecemos melhor e podemos agregar o conhecimento a nossa vida quase que imediatamente.
O capítulo Criatividade trará o interesse dos que querem saber mais sobre a psicologia humana.

Infelizmente os capítulos sobre Progresso e Política são mais achismos do autor do que ciência, ele mesmo dá a entender isso. Uma certa viajada sobre como estadunidenses são um povo mais dopaminergico e isso explicaria o ?sucesso? da nação. (?!) Fora a margem que o autor dá, ainda que não o faça e creio eu que nem teve a intenção, para interpretações eugenistas sombrias. Misturar ciência e política não é fácil.

No último capítulo Harmonia, o autor conclui o livro de forma digna. Pelos primeiros capítulos considero um livro necessário!

Franciane36 09/05/2024

Não devorei este livro desesperadamente como costume fazer, e por isso entendi bem o que está escrito....
Simplesmente é maravilhoso

1 | 2 | 3 | 4