Amêndoas

Amêndoas Won-pyung Sohn

Resenhas -

Cassio Kendi 02/04/2023

Me desculpa. E obrigado. De verdade.
Eu e minha esposa temos frequências de choros diametralmente opostas. Ela nunca me viu chorar, não porque eu esconda o choro, mas por ser algo raro de acontecer comigo. Eu vi ela chorar ontem assistindo um vídeo de um menino de uns 3 ou 4 anos explicando os sentimentos para a mãe com a maturidade de um psicólogo ("eu estava um pouco frustrado, depois fiquei um pouco irritado, mas tudo bem, porque meu irmão ainda é muito novo e não entende o que faz").

Já imaginei como seria se eu fosse realmente incapaz de chorar. Será que assim eu nunca me sentiria triste? E se eu não me sentisse triste, será que também não me sentiria feliz, e estaria sempre num estado constante de nem-triste-nem-feliz? Será que se eu não conseguisse sentir nada, seria incapaz de amar, estar em um relacionamento, manter amizades?

São questões como essas que o livro "Amêndoas" aborda, por meio da narração de um adolescente com 'alexitimia', condição que impede ou dificulta uma pessoa de identificar e expressar os próprios sentimentos, e, por consequência, entender o sentimento dos outros.

A autora consegue explorar todas as dificuldades que acompanham esta condição e mostrar a evolução gradual de Yunjae utilizando a própria escrita como indicativo da capacidade cognitiva do narrador, recurso que me lembrou muito o livro "Flores para Algernon", mas em um grau mais sutil.

Acaba sendo irônico que um relato escrito por alguém que não sente emoções tenha partes tão tocantes. Me emocionei, mas não cheguei a chorar (minha esposa provavelmente choraria horrores).
NathyBean 03/04/2023minha estante
Nossa. Parece ser lindo

Laura Gariani 05/04/2023minha estante
realmente, eu provavelmente estaria chorando no prefácio. Eu choro por nós dois.

skuser02844 14/04/2023minha estante
Conheço uma criança assim. O diagnostico foi difícil, bem difícil e, não sei se realmente os especialistas tem total razão ou segurança sobre isso. Mas sei como tento lidar da melhor maneira com ela. quero muito conhecer essa historia. quem sabe me ajuda um pouquinho.

Marina516 19/05/2023minha estante
Acabei de terminar e simplesmente amei o livro, daria 10 estrelas se pudesse, quero ler mais livros assim, aceito indicações ksks

Barbara M Giolo 26/05/2023minha estante
Tô na página 26 e já pensei em flores pra algernon! Autora foi fenomenal e posso dizer desde já!

Iarlys 27/05/2023minha estante
Li a sinopse do livro e já me interessei. Mas quando você falou de "Flores para Algernon" tive certeza que preciso ler.
Obrigada.

B3L4 01/06/2023minha estante
O senhor disse tudo

Gisele 17/06/2023minha estante
Gostei mas não amei. Esperava mais pela sinopse e premissa apresentada

Malu 26/06/2023minha estante
Que resenha linda

A.May ð¬ 07/07/2023minha estante
Senti vontade de ler só por conta dessa resenha.

Iarlys 07/07/2023minha estante
Coloquei ele na minha Maratona do MLI 2023

Sofia 12/07/2023minha estante
Uma atendente de uma livraria me contou sobre esse livro hoje. Ela contou a história e falou que se emocionou, eu já fiquei com vontade de ler quando ela me contou, e fiquei com mais vontade ainda!
Vai ser o próximo livro que vou ler!??

Deise 24/07/2023minha estante
Eu amei essa resenha!!!

Enoc2 23/08/2023minha estante
adicionei esse livro na minha lista

Enoc2 23/08/2023minha estante
Adicionei esse livro para ler...

Oiliver 27/10/2023minha estante
To lendo e tô amando

Isabelle 26/11/2023minha estante
Qual é a classificação do livro? Queria ler, parece lindo

Oiliver 26/11/2023minha estante
@Isabelle. Acho que +12

Isabelle 27/11/2023minha estante
Muito obrigada, vou ler então

Rayraw 29/12/2023minha estante
Que tocante

Agnes76 05/01/2024minha estante
Terminei agora o livro e mds.. que leitura incrível e principalmente nas notas da autora no final. Vontade de voltar a 3 dias atrás pra quando comprei o livro e voltar a ler dnv

Debora.Vieira 18/01/2024minha estante
Eu amei a resenha e estou na metade do livro, e já me adianto dizendo que vou amar. É incrível que ele "não sinta nada" e mesmo assim a narração carregue tanta emoção.

Sandra763 13/02/2024minha estante
Leitura linda, amei. Nunca havia ouvido falar nesse distúrbio neurológico.

Lety's 15/02/2024minha estante
Estou lendo o livro, mas essa resenha foi muito relevante para mim, achei uma escolha tão sábias de palavras que eu talvez não soubesse selecionar nem se passasse 10 anos pensando sobre.

Gabriela 03/03/2024minha estante
Livro lindo!

Thais645 28/03/2024minha estante
Eu chorei horrores tbm

Paulo.Ratz 26/09/2023

Fofurinhas
Que livro pesado, que história triste e violenta. Eu gostei bastante da história como um todo, mas não consegui me conectar 100% com os personagens. Já fiz vídeo no canal levantando algumas possibilidades, como por exemplo, a diferença cultural gritante de nós brasileiros com o povo coreano. Talvez eu ainda precise me ajustar melhor ao estilo de escrita e a forma de contar histórias, mas mesmo assim gostei bastante e recomendo!

site: https://youtu.be/ZqTfp3-c4GI?si=uShtpA_BFP0C470g
Arctic Nova 29/09/2023minha estante
Achei que cê ia até dar menos estrelas. Tive uma impressão semelhante na leitura.

AFG 22/11/2023minha estante
O estilo de escrita coreana costuma ser bem cruel e profundo, viu? Acredito que é uma coisa mais cultural, já que Coreia não é mil maravilhas como as pessoas acham, principalmente quando envolvem minorias

cartasdecastro 02/01/2024minha estante
Histórias trágicas ? Bom , mt bom

Sa 12/01/2024

Primeiro de 2024 ?
Não sou boa com textinhos... Kkkkk. Realmente faz um tempo desde que comento sobre minhas leituras - que simplesmente não existiram - então fica um pouco difícil ser articulada sobre os assuntos.

Demorou, mas eu li. Não sei o que sinto, definitivamente eu devo seguir os conselhos do Yunjae e ler mais. O vocabulário está precário.

Fiz umas comprinhas ano passado e esse livro foi um deles. Sabia que iria gostar, afinal o Yoongi aparentemente aprovou a história. Só soube que ele leu este e o Nam também, portanto, já é razão o suficiente para eu querer fazer o mesmo. Influenciável facilmente.

O final foi muito emocionante, não estava preparada. Chorei, mas dei algumas risadinhas por conta da interação dele e o Yunjae. O jeito sem emoções + a personalidade do amigo - que eu não saberia definir - trouxe para mim um certo humor, mas essa minha opinião pode ser questionável no momento que você sabe da cena que eu estou pensando.

(???°???°??????? ??????

*Emoji que representa uma mesa sendo virada*

Só para o caso de que você se lembre, eu ri um pouquinho antes do caos. Mas isso não me justifica, visto que a quebra de clima também me divertiu mais do que preocupou.

Acho que li com tanta pressa que desejo ler novamente do início ao fim. Descobri esse sentimento lendo a obra da Carla Madeira no ano passado (não muito tempo atrás), e pode ser que sempre que eu ler algo bom eu queira repetir a dose. Estranho, pois não gosto muito de releituras.

Depois de ler a nota da autora, me encontro longe.
Isa G 12/01/2024minha estante
Amo esse dms sério

Esther36 12/01/2024minha estante
quero muito ler esse este ano!

Kelma_ 12/01/2024minha estante
Amêndoas?

Safira63 12/01/2024minha estante
aiii tá na minha lista!! ?

sala de estar 12/01/2024minha estante
comecei a ler hoje e terminei hoje, eu amei

Sa 12/01/2024minha estante
Muuuito bom. ?

MatthewsVianna 24/06/2023

Não foi uma história que me cativou muito, o fluxo narrativo, apesar de fluido, não me despertou nenhum interesse em especial.

As narrativas orientais tendem a ser muito melodramáticas, o que torna a construção do texto muito irreal e pouco relacionável.

Mas enfim, longe de ser um livro ruim e sua nota alta não deixa mentir.

Vitorseiti 03/04/2024

Facilmente profundo ??
Primeiro livro coreano que leio, e devo dizer que queria que fosse maior, principalmente nas partes 3 e 4, onde a autora nos deixa com aquele gostinho de quero mais.
O livro traz uma perspectiva interessante e me surpreendeu muito com algumas de suas reflexões muito bem colocadas e envolvidas na história.
Gostei que apesar de ser um livro que se passa na cabeça do protagonista, ele acaba sendo muito imparcial em relação a tudo, isso devido a sua condição.
Super recomendo a todo mundo a leitura desse livro, assim como recomendo a leitura de Flores para Algernon, a diferença é que esse é mais leve e fácil de ler; Mas ainda trazendo reflexões profundas em seus mínimos detalhes.
Biblioteca do Felipe 03/04/2024minha estante
Gostei da resenha e me convenceu a lê-lo! Obrigado!

Erika J. 03/04/2024minha estante
Lindo, lindo e lindo de se ler ?

. 19/12/2023

Grande decepção
A premissa desse livro é muito boa e até a metade ele segue o que propõe: um menino que nasce com uma condição de não sentir nada. de início você acompanha a vida pacata e simples dele tentando viver sem a sua mãe, mas depois vira uma grande farora envolvendo máfia ??? e o que mais me pegou de surpresa foi o fato dele se apaixonar ???? como que pode ele não ter amado a mãe que fez tudo por ele e DO NADA (porque não teve desenvolvimento nenhum) ELE TA LA APAIXONADO PELA DORA kkkkk chega a ser desrespeitoso passar o livro inteiro dizendo que ELE NÃO CONSEGUE, veja bem, não é que ele não queira, ele realmente tem uma condição psicológica e fisiológica que o impede de amar. o final com aquele amigo dele também perdeu total a seriedade da obra e eu já estava era achando uma grande pataquada.
Fafhy 19/12/2023minha estante
Eu já não queria, mas depois de ler sua resenha quero menos ainda! ????????

Mariana 19/12/2023minha estante
olha só, nunca tinha ligado esses pontos. vou rever minha nota kk

Lelê 19/12/2023minha estante
Na vdd com o crescimento ele vai desenvolvendo os sentimentos, o livro relata isso. Mas entendo q vc pode ter tido essa impressão

BMOL 03/01/2024minha estante
se for trocar queremos :)

akimi 04/01/2024minha estante
estarei atenta aos seus comentários se eu realmente ler

Rosangela Max 04/10/2023

Um tema original como pano de fundo.
Primeira vez que leio um livro com este tema e achei que a autora o abordou com muita responsabilidade e clareza. Foi um excelente ponto de desenvolvimento para toda a história em si.
Estou acostumada a ler histórias de autores coreanos, então o estilo de escrita deles não é uma surpresa para mim. Eles não exitam em colocar violência (das mais diversas formas) em seus enredos e, tampouco, ?passam pano? para os jovens. Porém, tudo tem um motivo e o resultado nos leva a boas reflexões.
Gostei da escrita da autora e da forma equilibrada que ela lidou com personagens peculiares como Yunjae e Gon, mas o conjunto da obra não passou do patamar de ?bom?.
Recomendo a leitura.
Paloma 04/10/2023minha estante
Estou querendo muito ler esse e seu comentário me deu mais confiança que vai dar bom ?????

Rosangela Max 04/10/2023minha estante

Vênus_Alice 03/08/2023

Amêndoas
No nosso cérebro, temos uma parte responsável pela empatia, sentir emoções e entender as entrelinhas da vida. Essa parte se parece com amêndoas, são chamadas de amígdala. Mas você já imaginou como seria a vida se não houvesse emoções, empatia, expressões faciais? Tudo passando pelo sentido da lógica e do comportamento puro?
Aqui nesse livro vemos muito como é assim, como é ser uma pessoa sem emoções e como é conviver com alguém assim.
No livro rotulam o protagonista como estranho, robô e monstro. O que nos faz questionar o que caracteriza a humanidade em cada um de nós.
Aqui temos o encontro de dois monstros, duas crianças que quebram a expectativa dos pais e da sociedade e aqui notamos que nenhuma pessoa é um ser tão ruim quando se conhecida a fundo. Não é possível rotular tudo como boa ou ruim, legal ou chato... a dualidade está sempre presente.

Este é um livro que fala da falta de sentimentos, mas que te desperta inúmeros deles numa avalanche.
Flávia Menezes 03/08/2023minha estante
A alexitimia é algo tão real, que precisa ser mais conhecido, divulgado e trabalhado em nosso país. Esses livrinhos são bons para nos fazer entender isso, mas melhor ainda seria se fossem lidos por mais e mais psicólogos, não é? ???

B.norte 03/08/2023minha estante
Obrigada pela resenha, aumentou mais ainda a vontade de ler o livro ?

Vênus_Alice 04/08/2023minha estante
acho que vai adorar a leitura, é incrível

Vênus_Alice 04/08/2023minha estante
Esse livros são ótimos, acho que se encaixa melhor do que um livro teórico, as pessoas sentem maior empatia assim ?

Isa 13/01/2024

Tocante
Quando comecei amêndoas esperava uma coisa, no final me toquei que recebi totalmente outra. É um livro fluido e muito tocante. Acredito que deveria ser um livro maior, para entendemos mais os sentimentos do personagem principal e suas relações, mas nem sempre temos aquilo que gostaríamos.

No fim, é um livro lindo sobre sentimentos diferentes visto por uma pessoa que não sente nada.
mandsy0 13/01/2024minha estante
amo esse!!

Carolina 23/01/2024

Literatura de ônibus
A escrita desse livro tá abaixo da média para mim. Pobre em detalhes (o que pode ter sido intencional, visando refletir o modo de ver o mundo do protagonista, mas essas escolhas influenciam no grau de prazer do leitor de qualquer maneira), porém o lado bom disso é que você consegue ler numa sentada só, caso esteja realmente interessado pela história ou apenas sem nada melhor para fazer. Só comecei a achar interessante +/- a partir da metade, quando apareceu o Gon. Concordo com a Debs do canal Olá Bocós que a autora se esforça demais para tentar te fazer compreender a condição do personagem, e termina pelas beiradas.
Apesar disso, o final consegue ser comovente (embora de um jeito barato e clichê) e me fez quase chorar. A explicação da autora a respeito da motivação por trás do livro também é muito bonita.
No mais, não entendo de alexitimia e nesse ponto não posso julgar.

g.akemi 06/05/2024

Amêndoazinhas
O que dizer desse livro que me causou um conforto enorme? narrativa perfeita e que flui com tanta facilidade que tu quer ler de uma vez?. simplesmente apaixonada

Cixie 16/05/2023

Nunca imaginei...
... Que um livro tão curtinho desse me faria sentir tantos sentimentos.

O que ele não podia sentir, eu senti por ele. E valeu cada segundo.

Que escrita gostosa, que história linda. Não sei o que dizer além de que estou positivamente surpresa. Obrigada a todos que me levaram a pegar esse livro.

Recomendo a experiência.

-Koraline 17/07/2023

#MLI2023 - Um livro que aborde uma cultural com a qual não esteja familiarizada.
É uma história com qualidade 5 estrelas? Não.
Mas, nossa, me fez pensar na vida. Acho que o mais incrível desse livro não é a história em si, mas o protagonista, e não necessariamente ele, mas o conceito de que, apesar de "não ter sentimentos", e tudo ser descrito de forma crua, as narrações são carregadas de tantas emoções que é palpável. Eu entendi a necessidade de amizade entre ele e Gon? Não, mas acho que a motivação é o que menos importa, e sim a estrenheza do contato entre eles.
Devo dizer que a história é 90% focada no protagonista como indivíduo, e para o desafio da Maratona Literária de Inverno sobre uma cultura que não esteja familiriazada, não cumpriu muito bem, por que não descobri nada novo nem nenhum aspecto característico da cultura, mas ainda assim foi uma leitura ótima, mais pelo impacto que causou em mim do que pela história em si. Quem tiver interesse, deixa nos comentários quais livros escolheram para a maratona, quero copiar vocês.
its.ale 17/07/2023minha estante
minha próxima leitura ?

Madu 19/07/2023minha estante
vou começar esse hoje, mas eu encaixei ele no desafio da mli de livro com uma palavra só no título kakakakakakaak
eu li palácio da meia do zafon pra categoria segunda chance pra um autor, as valkirias do Paulo coelho na categoria um livro com um tema que nao conheço muito (bruxaria), garotas de vidro na categoria personagem adulto, a faca sútil na categoria continuação de série e a luneta ambar na categoria calhamaço. Os dois últimos ainda não li

Catarina314 24/07/2023minha estante
O livro "A Vegetariana" foi um que me causou bastante estranheza e até hoje não sei dizer muito bem o que achei da leitura, mas eu gosto desse efeito heheh Também é coreano e mostra 3 pontos de vista diferentes de um ciclo familiar que é sacudido por uma mudança súbita de comportamento de uma das filhas.

Juliana1929 15/10/2023

Humano!!
Esse livro é perfeito!! Não tenho críticas nenhuma sobre ele.
É um livro tão humano e cativante! Você fica presa em cada capítulo querendo saber mais, o que vai acontecer a seguir? Será que o personagem vai conseguir entender e expressar emoções?
É simplesmente muito tocante, estou apaixonada! E o final é tão emocionante! É de tirar o ar acompanhar toda a evolução e as tragédias que ele passa.
Você não vai se arrepender dessa leitura!

Rafael Hertel 06/04/2024

Amêndoas, De Won-Pyung Sohn [Resenha Do Livro]
Este livro não apenas nos envolve com uma narrativa, mas também nos desafia a repensar nossa própria compreensão da empatia e da comunicação emocional. A relação entre Yunjae e Gon, caracterizada por sua complexidade e desenvolvimento gradual, adiciona uma camada de profundidade à história, destacando a beleza e a importância das conexões humanas inesperadas.

Ao longo da leitura, somos confrontados com questões éticas e morais que nos fazem refletir sobre o tratamento dado aos indivíduos considerados diferentes pela sociedade. A metáfora inteligente por trás do título do livro, relacionando as “amêndoas” do cérebro com as “amêndoas” que Yunjae consome, adiciona um elemento de profundidade à obra, convidando-nos a explorar as complexidades da mente humana.

Embora alguns aspectos da narrativa possam não ter atendido às minhas expectativas, Amêndoas continua sendo uma obra que merece ser apreciada por sua originalidade, sensibilidade e capacidade de nos fazer questionar e reavaliar nossas próprias experiências emocionais. Em última análise, é uma história que nos lembra da importância da compaixão, da aceitação e do poder transformador da conexão humana.

site: https://osmelhoreslivros.com.br/amendoas-resenha-livro/