Amêndoas Won-pyung Sohn

Resenhas -

Déb 19/04/2024

Amêndoas
Quando passamos por situações simples ou complexas, reagimos de diferentes maneiras. Mas o que aconteceria se a gente não sentisse absolutamente nada? Nenhuma emoção, nenhuma reação? Seríamos completamente insensíveis ou aprenderiamos a expressar de outra maneira? De onde vem os sentimentos? É sobre tudo isso que me questionei após a finalização desse livro e talvez por isso tenha se tornado um dos meus favoritos.

mitchell1 26/05/2023

Amêndoas
Livro com muitas emoções, quem não deveria sentir nada sente até demais, agr eu repenso até as minhas próprias emoções
Fox.017 26/05/2023minha estante
Nuh tô ferrada quando ler então

Betsey 19/04/2024

Eu queria poder explicar como esse livro é incrível, mas eu não consigo colocar em palavras as coisas que sinto e penso. só sei que todo mundo deveria ler ele e que eu acho que passei o livro todo chorando ou prestes a chorar.
é estranho ele ter se tornado imediatamente meu livro de conforto mesmo eu estando muito mal agora.
Dhiully0 19/04/2024minha estante
Eu também sou apaixonada nesse livro, concordo que todo mundo deveria ler

Nilsonln 14/01/2024

Ser diferente é normal
É difícil expressar em palavras a emoção que a leitura de "Amêndoas" me passou. Mas tentarei dizer que o livro trata de diferenças, superação, amizade e amor de uma maneira muito verdadeira e comovente.

Mas, por favor, faça esse bem para você, leia!

Favoritado para vida!

Gostei da leitura? AMEI
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

Yuri_Kneipp1 09/05/2024

Eu tenho amêndoas em mim
O que seria de uma pessoa que não consegue identificar os sentimentos? Uma pessoa sem medo, tristeza ou raiva. Uma pessoa que vivencia de perto a morte da sua família e simplesmente não reage. Yunjae nos ensina. Fui levado a um nível de reflexão de altíssima potência. Terminei com lágrimas nos olhos. De felicidade? Tristeza? Emoção? Descubra!

joaoggur 30/11/2023

Me desculpa. E obrigado. De verdade.
?Livros me levavam a lugares a que nunca poderia ir de outra maneira. Compartilhavam confissões de pessoas que eu nunca conheceria e vidas que jamais presenciaria. As emoções que não conseguia sentir e as experiências pelas quais não passara podiam ser todas encontradas naqueles volumes.?

O pé atrás perante livros que viralizam é quase inevitável; popularidade nunca foi sinônimo de qualidade. Mas tenho que admitir que, apesar dos pesares, gostei de ?Amêndoas?. Acompanhamos um jovem com alexitimia, uma condição que o faz não sentir absolutamente nenhum sentimento. Para coroar a situação, ele perde suas figuras maternas (sua própria mãe e sua Avó) em um trágico assassinato, tudo em sua frente.

Os clichês, as decisões complemente equivocadas e sem noção, as falas foras da realidade; tudo que compõe um livro teen. A parte disso, não creio que Amêndoas seja um livro de todo o mal. As atitudes desproporcionais são justificadas pela juventude, tal como os momentos constrangedores são ligadas à condição do rapaz. Admito que gostei do desenvolvimento do protagonista com seu melhor amigo, Gon (mentalize; delinquente juvenil de obras adolescentes). Tal como o protagonista é um constante alvo de preconceito, seu amigo também é vítima (enquanto julgam o primeiro como um psicopata, julgam o segundo como um supérfluo, - coisas que não condizem com verdade).

Recomendo ler tentando tapar os buracos, com a visão aberta, independente dos erros; infelizmente, no fundo, o livro não aprofunda em nenhuma questão, estando na superficialidade. Bom para passar o tempo.

Estantedajerllya 07/12/2023

Um dos melhores de 2023 ??
Este livro se tornou um fenômeno depois de um dos membros do BTS ser visto lendo, desde então tem dominado as booksredes e eu logo fiquei curiosa para conhecer, e pasmem, não me arrependo em absolutamente nada, esse livro curtinho se tornou um dos melhores de 2023 e será um livro que irei recomendar a minha vida inteira!

Eu amo ler o livro sem ler a sinopse antes. Isso faz a experiência da leitura ser ainda melhor para mim. É um risco que gosto de correr, e, dessa vez, fiquei extremamente feliz e grata.
Minha avaliação é 5 estrelas, eu amei todo o livro e certamente leria ele novamente.

Isabella658 17/04/2023

Uma história cheia de sentimentos contada por alguém que não consegue senti-los.
Assim como algumas pessoas, comprei esse livro por indicação do Yoongi, também conhecido como Suga do BTS. Depois que o vi ler durante as gravações do In The Soop, sempre tive curiosidade, mas foi só recentemente quando anunciou que iria lançar um álbum e que uma das músicas, a favorita dele, era inspirada nesse livro, que resolvi finalmente comprar.
Da mesma forma que os outros livros indicados pelo Namjoon me surpreenderam, esse também não me decepcionou e se tornou um queridinho meu, talvez até mais que os outros.

A história é sobre Yunjae, um rapaz diagnosticado com alexitimia (incapacidade de identificar e expressar sentimento), mas também sobre Gon, um garoto super reativo e problemático. Ou seja, a autora representa em um mesmo livro dois personagens completamente opostos, mas que se encontram em determinado momento e viram amigos. Sendo narrado por Yunjae, leva umas boas páginas até eles se encontrarem, onde vamos ver o primeiro menino crescendo e entender como funciona essa condição que ele tem. Após um evento chocante, Gon aparece e é a relação dos dois que vai mudando tudo.

É uma história absurdamente linda. Mesmo sendo narrada por alguém que é incapaz de identificar e expressar sentimentos, o livro é cheio deles, que fica difícil não se emocionar. Aos poucos Yunjae vai crescendo e ver isso acontecendo aos poucos é lindo. Talvez seja sutil para algumas pessoas e o final fique um pouco inesperado, mas se prestar atenção verá que é uma mudança que vai acontecendo aos poucos.
Não posso dizer que é uma história triste, como Yunjae diz “?nem você, nem eu, nem ninguém, consegue realmente saber quando uma história é feliz ou triste?”, porque ela é cheia de complexidade que é a mente humana, mas tem muitos acontecimentos que me deixaram bem triste. E são essas coisas que o protagonista fica questionando durante o livro. Coisas como os comportamentos/sentimentos das pessoas e os próprios, a ausência deles e como ele deveria se sentir, como se comportar como alguém normal e como isso é difícil. Aí aparece Gon, que diz se sentir de uma forma e se expressa de outra, deixando ele ainda mais intrigado. Então é uma história bem reflexiva.

São poucas páginas, os capítulos são curtinhos e a escrita é gostosa. Além de ter tantos acontecimentos chocantes, que fica difícil largar o livro. Eu recomendo super também.
A única reclamação que tenho é com essa edição da Rocco que tem uma capa lindíssima, gostosa de passar a mão, mas é apenas o papel, não tem aquele plástico que protege sabe? Então qualquer coisinha suja e não da pra limpar. Enfim, não é um problema do livro em si, já que a história é perfeita e seria incrível se tivesse um k-drama sobre.

vavwtz 22/10/2023

omg
melhor livro que eu já li. com certeza meu favorito do ano passado e, não só isso, como da vida. amo como a autora retratou os sentimentos do maninho, pq eu consegui chorar, rir, surtar, e varias outras coisas. enfim, leiam. super bom e necessário, independente da idade.

julia5475 15/05/2024

Que livro. simplesmente que livro pft
Yunjae e gon meus pais e fds, se a autora não fez rolar um romance entre eles quem tá shippando errado é ela
by.isakjkk 15/05/2024minha estante
comecei o livro ontem, estou criando expectativas

Paloma Machado 29/07/2023

Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, no qual o indivíduo não sente nenhum sentimento. Após a uma tragédia familiar Yunjae precisa aprender a viver sozinho, dessa maneira ele conhece um carinha chamado Gon que se torna seu amigo, no decorrer da história ambos passam por dificuldades.
Sinceramente, eu amei a escrita da autora bem fluída e leve. Vale muito a pena ler ????

Rebeca 15/06/2023

Gostei da leitura. E bem rápida e fluída.
Tem momentos emocionantes.
Acredito, que a autora conseguiu passar para o leitor através de sua escrita, a condição do personagem.

Samy 06/04/2024

Todos Temos Amêndoas.
Li em três dias, e fazia tempo que não lia em poucos dias.

Leitura leve, fluída e não conseguimos desgrudar, queremos entender e saber o que irá acontecer em seguida. Essa estória é um misto de vários sentimentos e ao mesmo tempo nenhum, Yungae, é o personagem que pode não sentir, mas que a gente compreende o outro lado. É ruim não sentir também.

Uma história de família, amizade, amor; você se envolve e se faz perguntas e quer proteger o personagem principal.

Esse é o tipo de livro que te dá um sacode para a vida e nos mostra o quão somos diferentes, o quão as pessoas decidem não valer a pena e serem ruins apenas por ser... Fofocas, intrigas, mexer com pessoas que são diferentes do seu meio social, mesmo que não te façam mal, elas te fazem mal e fazem com que o maior número de pessoas veja isso.

É um livro que te faz despertar e se questionar sobre o mundo alheio as dores que podem ser interrompidas, mas no entanto são filmadas, faladas e distorcidas pelas pessoas.

Simplesmente... Amei ler este livro.

Alessandra 29/03/2024

A história tinha TUDO pra ser boa! Até os 50% do livro eu ainda acreditava, mas depois só foi ladeira abaixo e virou um dramalhão adolescente enfadonho. Ou talvez, não tive sensibilidade suficiente?
Rebeca.Ivanova 29/03/2024minha estante
Nossa finalmente alguém dizendo a verdade sobre esse livro

Gabyz.z 29/03/2024minha estante
Uuuuuuh interessante
Todos os livros que estou lendo recentemente, principalmente famosinhos
Até 50% é top depois decai, não sei oq está acontecendo
Esse está na minha mira como próximo

Alessandra 29/03/2024minha estante
Gabyz.z, quando vc ler, volta aqui para comentarmos!

Gabyz.z 29/03/2024minha estante
@Alessandra Não sei quanto tempo vai demorar pq né, a gente decide na hora se vai passar algum livro na frente da lista ou não kkkk

Katia Góes 21/08/2023

Toca o seu coração...
Estava meio sumida, né?! Voltei!
E vamos falar de...

Amêndoas, romance de formação da sul-coreana Won-pyung Sohn, publicado no Brasil pela Editora Rocco. A obra, vencedora do Prêmio Changbi de Ficção para Jovens Adultos e do Prêmio Jeju 4.3 Peace Literary, viralizou após ser lida por RM e Suga, integrantes do grupo de k-pop BTS, durante um dos episódios do programa de variedades In The Soop. Um livro fofo e extremamente reflexivo, trazendo uma pauta sobre amizade, amor, respeito e inclusão.

O enredo nos apresenta um jovem incapaz de identificar suas emoções e, precisa de repente, lidar com uma grande perda. Alegria, tristeza e raiva são palavras que ele simplesmente não consegue compreender. Incapaz de perceber os sentimentos dos colegas e até de experimentar o medo, ele se vê constantemente em apuros. O leitor acompanha o amadurecimento desse jovem personagem, enquanto ele tenta aprender sobre questões cada vez mais complexas.

? ?Alegria, tristeza, amor, medo ? todas essas coisas são ideias vagas para mim. As palavras ?emoção? e ?empatia? são apenas letras sem sentido impressas em papel.?

No decorrer da história, uma amizade inesperada surgirá, é quando esse jovem conhece um rapaz que é seu oposto, incapaz de conter todos os sentimentos que transbordam em seu peito, principalmente a raiva, que parece não deixar o amigo em paz, colocando-o em muitas encrencas.

? ?As pessoas fingem não ver tragédias distantes dizendo que não há nada que possam fazer, mas também não intervém numa acontecendo por perto, porque ficam assustadas demais.?

E, embora o protagonista seja incapaz de expressar e entender os sentimentos, ele é extremamente carismático e tem uma evolução inteligente ao longo da trama, que tenta mostrar o olhar de alguém como ele, para situações diversas que vivenciamos todos os dias na vida.

? Uma das minhas leituras favoritas deste ano... Foi uma experiência literária muito interessante. Espero que você dê uma oportunidade para Amêndoas, também!

Beijinhos e até a próxima!!! ?
Cleber 23/08/2023minha estante
Adorei a resenha! Bem vinda de volta :)

Katia Góes 23/08/2023minha estante
Obrigada!!! Vc já leu esse livro? Vale muito a pena...