Cravo e canela

Cravo e canela Felipe Mateus

Resenhas - Cravo e canela

Rebeca1431 13/05/2023

Tão perfeito
Foi tão gostosinho cada encontro deles, a amizade crescendo e se tornando algo a mais. Deixa o coração quentinho e da vontade de amar mais uma vez ??

Alex 14/03/2023

Cravo e Canela foi uma boa leitura
Eu comecei a escrever a resenha de ?Cravo e Canela? no meio do furacão de emoções assim que terminei, então possivelmente, a escrita está bem emotiva hahaha.

O livro conta a história de Eduardo, um escritor que desistiu da escrita por conta de obstáculos citados na história. Ao decorrer da obra, conhecemos Marcelo, um juiz estadual que recentemente se torna titular, um grande fã do livro publicado por Eduardo.
Após a tentativa de Marcelo de falar com Eduardo, os dois vão desenvolvendo uma grande amizade que vai se transformando em sentimentos mais fortes.

Vamos lá, então! Fiquei muito ansioso para ler esse livro assim que vi a capa por ser adorável e bem chamativa. Percebi depois que ilustra a cena icônica de quando o casal se conhece, o que deixou ainda mais especial.
Uma das coisas que eu gosto de notar é se a escrita é fluída ou não, se é fácil de compreender ou se deixa um pouco de confusão na cabeça. Para a minha felicidade, a leitura foi leve e descontraída. Até em momentos com palavras mais complexas ? principalmente nas falas e narrativa de Marcelo ? a leitura é simples e fácil de compreender.

É um livro breve que tenho certeza que tem como terminar em um ou dois dias. Porém, por ser breve, achei que não deu espaço para algumas coisas como por exemplo:
? A relação entre Eduardo e os pais. No livro é citado que aconteceram brigas, mas nenhuma dessas brigas é mostrada e só podemos imaginar mesmo. Sim, eu consegui sentir a pressão que o Eduardo sente em relação aos pais, o emprego e o fracasso. Mas mesmo assim senti que algo mais poderia ter sido adicionado ali, talvez um diálogo entre os três. Mas essa é a minha opinião, realmente me chamou a atenção a convivência deles.

Talvez tenha sido a intenção do autor que o livro fosse curto, então deixo aqui as minhas lágrimas: ?

Eduardo e Marcelo são um casal tão adorável que conquistou totalmente o meu coração. Faz um tempo que eu não ficava em plena 3:00 da manhã lendo um livro e torcendo para que tudo ficasse bem! Eu senti meus olhos encherem d'água com as declarações do Marcelo no epílogo.
Não tem intrigas graves entre eles, e isso o que me deixou mais alerta porque só ficou uma coisa na cabeça: Se declarem!

Sabe aquele casal literário com sentimento recíproco e a coisa toda só não anda porque os dois não conseguem se expressar? Foi exatamente isso aqui, meus amigos.

Eu simplesmente AMEI a troca de e-mails que o autor colocou mais para o final, e gostei mais ainda que ele incluiu alguns dos personagens que me conquistaram (Dona Beth, você tem meu coração!).

Conclusão aqui:

O livro é muito bom e levinho. Meu único problema com ele foi por ser um pouco curto, e às vezes ter percebido uma certa rapidez entre alguns acontecimentos.
Eu recomendo que leiam para tirar as próprias conclusões, mas aviso logo que indico bastante, ainda mais se estiver procurando uma leitura breve e gostosinha de ler.

Hevy_25 16/05/2023

Inspirador
Adoro ler histórias onde a vida do personagem não é perfeita, de um jeito comum e real, e esse livro mostra exatamente isso. É um personagem comum, com sonhos comuns e dificuldades mais comuns ainda em nossa realidade, com certeza vou reler outras vezes.

Maria 26/11/2023

"Passamos tanto tempo lendo romances, que não nos demos conta de que estávamos vivendo a nossa própria história de amor."

Leitura rápida e envolvente, personagens cativantes. Amei muito! Me identifiquei com o Edu em vários trechos.

lu 21/06/2023

Romance com música e livros = perfeição
COMO EU AMEI ELES, COMO EU AMEI ESSE LIVRO!!!
adoro todos os tipos de romances que aquecem o coração, mas esse, com essas músicas e com esses personagens, ganhou um espacinho especial na minha memória
milhões de frases e poemas lindos que lembram o quanto vale a pena se arriscar pro amor?

camsszy 29/05/2023

infelizmente, a vida nem sempre é justa.
esse livro dá um quentinho no coração, muito bonita a construção da relação dos personagens, apesar de ser curto. me indentifiquei muito com os dois, por motivos diferentes. recomendo!

? "vivo entre a passagem
do tempo incerto e breve
vejo a vida passar
como uma corrente vazia
dias se esvaem, sem deixar vestígios
mas fico aqui, imóvel
testemunhando a vida fluir,
o tempo voar,
os dias deslizarem
entre meus dedos
eu vejo, mas jamais sinto
a vida pulsar, eu perco
estou sempre na espreita, observando
mas, nunca vivendo."

Felipe774 17/05/2023

Fofo demais!!!
Eu simplesmente devorei o livro! A história é ótima, os personagens são bem construídos e o romance é daqueles que deixam o coração quentinho!
Ren Saint 17/05/2023minha estante
Voce terminouuu !!! ??

Dedsandreds 10/01/2024

Romance na Biblioteca
Amei esse livro, muito gostosinho e levinho.
Apesar do pequeno número de páginas, o Eduardo foi construído muito bem. Gosto muito do personagem, conseguimos ver os seus medos e seus anseios.
Não sei se é porque a vida dele está incrível e dando tudo certo, mas não senti que conheci o Marcelo quanto o Eduardo. Conseguimos ver os seus receios a cerca do relacionamento e também um pouquinho da sua história, mas continuo com o mesmo sentimento.
A histórias dos dois se conhecendo e construindo um relacionamento na biblioteca é muito fofo, sonho de qualquer leitor. As playlists deram um toque a mais, muito fofo.
Queria que as questões financeiras e como a família do Eduardo lidou com isso fosse mais aprofundado, acho que era um tema bem importante e queria um pouco mais.
No geral, foi bem tranquilo e amei ter escolhido esse livro como a primeira leitura do ano.

site: https://www.instagram.com/refugioneural/

Claudia286 19/06/2023

Cravo e Canela
É um drama/romance que conta a história de um escritor e de um advogado. O escritor que amava escrever, mas com dificuldades para vender o livro na biblioteca desistiu de escrever. Na biblioteca ele conhece o advogado, têm uma amizade, e esse advogado estimula ele a voltar a escrever.?

Duppy 16/03/2023

Cravo e Canela ?????
Eu simplesmente não tenho palavras pra descrever a perfeição desse livro, eu já conhecia o autor, embora não tenha reconhecido até os agradecimentos, e eu amo esse estilo de escrita dele, a história do romance do Edu e do Mar é bem curtinha, porém muito envolvente e tem horas que você só quer colocar eles num potinho e proteger de todo o mal do mundo, e me desculpem protagonistas, mas a melhor personagem sem dúvidas é a Dona Beth que mesmo não sendo tão aparente no livro, é totalmente carismática e tava lá torcendo pelo casal sempre. Livro perfeito pra quem busca uma leitura rápida e leve, porém ainda sim muito envolvente.

Fee Grilo 30/12/2023

Um livro que abraça
Um romance que começa com os protagonistas se conhecendo em uma biblioteca já é um motivo pra me conquistar, não bastasse isso, meu Xará Mateus criou dois personagens carismáticos que se inspiram e se completam, a admiração de Marcelo por Eduardo faz ele se sentir visto como o autor e a pessoa incrível que é, e a amizade de Eduardo traz sentimentos que Marcelo precisava sentir. Um livro que abraça a gente. Mas o que terá acontecido com Gabriel??

skuser02844 30/04/2023

Eu AMO um casal emocionado!
Meu primeiro contato com a escrita do autor é sinto que caí em um esquema de pirâmide rsrsrs. A narrativa é fluida e os personagens são de uma fofura de fazer a gente dizer ainnn que lindos! O tempo todo. Eu amei demais!

Meiosangue0020 18/10/2023

Muito fofo
Uma leitura rápida e envolvente

Romance que deixa o coração quentinho

Playlist para acompanhar cada capítulo ?

soso.taylors 05/06/2023

Amo gayzinhos açucarados
Que livro mais fofo! Comecei ele hoje de madrugada apenas por causa da insônia e passei o dia inteiro pensando nele! Primeiramente, me identifiquei com o Edu de uma forma extremamente preocupante, escrevo assim como ele porém ainda sou só uma adolescente. Mas essa possibilidade real de não conseguir me encontrar na vida me apavora, então meus surtos começaram aí. Depois, o Marcelo é um querido! A área jurídica me atrai um pouco por causa do estágio que eu faço no Ministério Público, então posso dizer que profissionais que realmente prezam pela justiça e pelo bem estar dos outros são raros, o Marcelo só podia ser um personagem literário mesmo. E eles dois juntos? TUDO!!!! Também sou apaixonada por livros e não pude evitar pensar no quanto gostaria de viver um romance desse, que começa em bibliotecas e dura pro resto da vida (se não for assim, não quero), eles são uma graça, e nem é sempre que eu realmente gosto de ler friends to lovers. Outra coisa que me apaixonei foram os nomes dos capítulos, amo livros com playlists, referências e etc, é uma combinação maravilhosa.

Joana 31/05/2023

Um amor de biblioteca
Essa história é sensacional. A representatividade LGBTQIAP+ e negra é maravilhosa, incrível. Adorei os personagens, me identifiquei muito com o Eduardo e suas frustrações em relação a ser escritor e a falta de valorização da profissão. Sabemos que no Brasil, infelizmente nós escritores não somos valorizados e espero que algum dia isso mude.

Achei muito fofa a relação do Edu com o Mar, um casal a moda antiga que se conhece e vive um romance na biblioteca. É uma fanfic, né gente? Perfeito!