Pageboy

Resenhas - Pageboy

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana B. 03/08/2023

Interessante mas?
Comecei bastante interessada pela jornada e pela forma como a história foi contada. Não tenho muito costume de ler biografias, mas adorei a escolha do Elliot em contar sua vida quase como um romance, em formato de narrativa, com diálogos e etc. A linha do tempo me incomodou um pouco, em partes entendi a escolha, quase como um processo terapêutico em que as histórias se cruzam e se misturam, mas foi difícil de acompanhar em alguns momentos.

É uma leitura interessante por dar um vislumbre da vida muitas vezes sofrida de uma estrela do cinema. Sua jornada a respeito de sua identidade é bastante tocante, mas confesso que a leitura se tornou um pouco entediante em muitos momentos, senti que a narrativa se tornou muito repetitiva.

Gabi Rosemberg 12/08/2023

Memórias de Elliot Page
Além da temática trans e lgbtqiap+, Elliot viveu toda pressão e vivências negativas de ser famoso. Achei que o livro retrata bastante o lado pesado de ser ator. As memórias são contadas soltas, sem ordem, lembrando uma conversa mesmo

patricia 17/10/2023

Não costumo ler memoirs de celebridades então não esperava gostar muito desse, mas foi uma leitura até que rápida. Não gostei muito da narrativa não linear, a quebra de expectativa bagunça um pouco a experiência, mas achei uma história interessante.

desventuras 12/08/2023

Maravilhoso!
? ? ?Estas memórias formam uma narrativa não linear porque ser queer é intrinsecamente não linear, são jornadas que convergem e dialogam entre si. Dois passos para a frente, um passo para trás.?

Quando soube que Elliot Page, um dos atores que mais admiro, iria lançar um livro, fiquei muito feliz. E essa felicidade perdurou até colocar as mãos nessa obra tão significativa.

Em seu livro de estreia o ator abre portas sobre seu passado e seus sentimentos de maneira sincera e crua. É uma leitura interessante e com escrita fluída que desperta um leque grande de emoções ao passar das páginas, uma verdadeira montanha russa de emoções.

Pageboy é quase como um diário, um aglomerado de lembranças que com cuidado e carinho foram contadas pelo ator. É um livro muito importante e com grande significado, que trata de assuntos como gênero, transição, abusos e problemas familiares, mas também fala sobre amores, sonhos e descobertas. Além de, claro, nos mostrar um lado íntimo de Elliot que não conhecíamos.

? ? ?Não importava o que viesse depois (um tipo diferente de exposição, vulnerabilidade), aquilo valia a pena. Foi um grande passo. Preferia sofrer por ser quem sou a me esconder. Meus ombros ficaram mais aprumados, não havia segredos em meu coração; podia viver no mundo de uma maneira que antes me parecia impossível: de mãos dadas. No entanto, lá no fundo um vazio permanecia. Um sussurro. Ainda muito vívido em meus ouvidos.?

Pageboy não é uma leitura fácil pois aborda temas sensíveis em diversos capítulos, é um livro que deve ser lido com cuidado? Sim, mas que merece ser lido por completo, com devida atenção.

Elliot é um ator incrível e uma pessoa maravilhosa que entrega seu íntimo a cada página escrita nesse livro de memórias.

anelymwho 16/08/2023

Quis ler esse livro desde o dia que foi anunciado, por já admirar a carreira e a força do elliot há pelo menos 4 anos, mas jamais imaginaria nem 2% do que ele contou aqui.

nem sei ao certo o que dizer. nem consigo imaginar o tamanho da dor durante a caminhada dele, mas senti bastante enquanto lia. muitas vezes precisei parar pra recuperar o fôlego ou pra não chorar. o livro é intenso, cru, profundo.

que vida. que história. quanta coisa.

Rodsluvian 21/08/2023

Dolorido e corajoso
Acredito que por ser um homem trans a leitura tenha me pesado mais do que as demais pessoas. Tem coisas que só nós como pessoas trans sabemos o sentir um dos outros. Elliot narra sua vida em ordem cronológica até o momento atual. Com todos os sentimentos, sentidos, julgamentos, preconceitos e vivências. O livro deveria ser lido por cada pessoa que habita nessa terra. Precisamos de mais vozes trans.

Angie 24/08/2023

Um livro de memórias...
Não sei se consigo dizer que esse livro é uma autobiografia, a impressão que tive ao longo da leitura é que o Elliot juntou memórias de sua vida e colocou num livro, dando o seu ponto de vista e falando sobre momentos importantes que viveu.

Admiro muito o Elliot e sou uma grande fã há muitos anos, estava muito ansiosa para ler esse livro, meu amor por ele cresceu ainda mais depois de se assumir trans, fiquei muito feliz porque a felicidade dele era visível. Porém várias partes desse livro me pegaram desprevenida e me deixaram um pouco desconfortável.

Começando que esse livro é narrado de forma não linear, então não espere que a primeira página do livro comece com “Meu nome é Elliot Page nasci no dia 21 de fevereiro...” porque não vai acontecer. Foi muito fácil acompanhar esse tipo de narração e eu gostei muito, apesar de ser um pouco confuso porque em determinado momento ele está falando sobre seus 12 anos e no próximo parágrafo ele pode falar sobre seus 30 anos, acredito que o editor não soube organizar isso para criar algum tipo de conexão com o que foi dito anteriormente. Uma coisa que me incomodou muito na leitura foi a forma levemente romantizada e poética de escrever sobre traumas e abusos que ele passou, em um parágrafo ele narrava um abuso, sem se aprofundar muito naquilo, e então já passava a falar sobre outra coisa sem conexão com o parágrafo anterior. Somente por volta de 75% do livro que comecei a reparar nisso, acredito que o carinho e certo favoritismo que tenho por ele não me fizeram perceber essas falhas na história.

Achei boa parte da narração rasa, como se ele estivesse apressado para escrever, não se aprofundando nos problemas, quase nunca ele chegou no cerne do que ele passou (somente a relação conturbada com o pai). Senti que o livro parecia uma certa tragédia americana, algo que você espera que façam um filme sobre (e o próprio Elliot fala sobre certos momentos da vida dele parecerem com um filme). Como uma pessoa que acompanha a carreira dele há anos eu esperava que ele se aprofundasse mais, todavia ele preferiu focar grandes partes do livro nas relações sexuais que teve e em como era difícil ser lésbica (antes de se descobrir transsexual) e estar dentro do “armário” na indústria hollywoodiana, mas lendo todas as coisas que ele passou nunca pareceu, ao menos para mim, que ele mostrava realmente como se sentia, talvez nem ele sabia, mas era como se eu estivesse lendo algo que eu já tinha ciência. Pressuponho que Elliot focou muito no sexo em si do que qualquer outra coisa, não o julgo, talvez seja algo muito importante para ele, mas algumas cenas são muito gráficas e eu como admiradora de seu trabalho e dele como pessoa esperava ver esse lado mais “humano”, o lado dos sentimentos, o lado da dor conectada com como ele conseguiu se desvencilhar e seguir o caminho dele.

Outro fato que me incomodou foi a ausência de um capítulo (ou pelo menos longos parágrafos) sobre seu casamento com Emma Portner, entendo que ele provavelmente queria respeitar a privacidade de sue ex-espose, porém como ele focou muito em relacionamentos com outras pessoas nesse livro, eu esperava pelo menos uma extensa página falando sobre Emma. O livro meio que desandou a partir de 80%, quando eu já percebi que não iria ter nada mais profundo do que aquilo que estava lendo. No entanto, eu amei o livro, sigo amando, me orgulhando e acompanhando o Elliot, estou muito feliz por ele ter alcançado a felicidade que tanto almejou e por ter se encontrado finalmente depois de tantos anos em martírio.

alex604 29/08/2023

Elliot page é um escritor fenomenal. ler foi uma experiência única, tanto pra conhecer esse lado dele como para se identificar com certas partes de vida. foi como ter um abraço e ouvir um amigo em sua sala de estar. definitivamente uma leitura essencial para qualquer pessoa lgbt ou minimamente interessada no mundo hollywoodiano

whoisgabrich 08/09/2023

Sou fã do elliot page há muito tempo, acompanhei sua primeira saída do armário que foi muito emocionante pra mim. essa biografia conta a sua história sobre aceitação de si mesmo, que vai perpassando vários momentos de sua vida. por não seguir uma linearidade, as vezes pode ficar um pouco confuso. mas é uma relato forte de alguém que finalmente pode viver confortavelmente em sua própria pele. muito importante

Thaís @thanoslivros 19/09/2023

"Há infinitas maneiras de ser uma pessoa queer e de ser trans, e minha história diz respeito apenas a uma delas.
... não somos nada além de um pontinho no universo, e espero que, ao contar minha história, eu consiga fazer com que ela contribua com o combate à desinformação sobre vidas trans e queer."

Dastan 21/09/2023

Resenha: Pageboy
Elliot, de modo generoso, busca encorajar os vários “Elliots” que existem no mundo. Através da confusão e do caos de sua realidade, encontrou um modo de sobreviver e renascer. Com muita coragem e determinação, Elliot narrou suas dores, seus sofrimentos, mas não esqueceu dos momentos de alegria, de descoberta, dos amores que viveu.

site: https://www.thunderwave.com.br/resenha-pageboy/

ana 02/10/2023

Tendo se assumido duas vezes na vida; a primeira em 2014, como mulher lésbica; a segunda em 2021, como um homem trans, Elliot Page é exemplo de resistência, que grita orgulho para o mundo e manda os ignorantes de foderem. Relatos crus, puros e doídos sobre a vida de Elliot são apresentados nesse livro pseudo auto bibliográfico em uma linha do tempo desconexa; aparenta-se que ele foi escrevendo de acordo com seus gostos e vontades e deixou o melhor para o final. Ler sobre as entrelinhas da vida de uma celebridade é inacreditável, nada é o que pensamos parecer. Me identifiquei em diversos momentos. Espero que algum dia eu exale orgulho para o mundo também. Sou muito fã de Elliot e seu trabalho, se ele vier a escrever mais livros, farei questão de ter todos.

emptyshellofme 05/10/2023

?Um sussurro que espera. Feche os olhos e dê esse passo.?
Um livro que me fez chorar do inicio ao fim. Sempre admirei o Elliot como ator e como uma figura queer tão grande e influente, então me vi atraído por essa leitura apesar de não normalmente me interessar por memoirs de celebridades. Não é uma leitura fácil, diversos temas difíceis como transfobia, grooming e problemas familiares são apresentados e refletidos em escala individual, focando nas experiências pessoais do ator. Foi uma leitura que eu não sabia que precisava, e uma que estou ansioso pra refazer.

annikav.a 06/10/2023

Silêncio
Fazer uma resenha de " Pageboy", pra mim, torna-se uma tarefa complicada na medida em que é um livro para sentir, refletir, e não assimilar. Muitas das situações ditas só vou entender daqui a muitos anos, outras entendi bem, outras nunca vou entender completamente pq não fizeram parte da minha identidade/vivência. Enfim, sobre a experiência de leitura: bastante fluida, rica em frases impactantes e imagens poéticas. Uma delas é o silêncio, que, no começo da vida do autor, significou violência, abdicar de si, enquanto agora significa o oposto. A mim muito me agrada o estilo de memórias não lineares. Ao meu ver, isso nos aproxima do autor, como se estivéssemos sentados numa poltrona frente a frente falando da vida. Essa conversa, apesar de difícil, é muito importante: Elliot é sábio de um jeito que é difícil encontrar em meio a celebridades "A- list". Enfim, acho uma leitura imperdível, mas cuidado com os gatilhos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5