Pageboy

Resenhas - Pageboy

1 | 2 | 3 | 4 | 5

WelcometoLA 13/01/2024

Obrigade
Ler este livro me fez perceber que experiências trans não são lineares, porém como pessoa trans, independente da trajetória de libertação da outra pessoa trans, tu pode se identificar e encontrar apoio nas palavras da pessoa, na vivência única, mas singular à tua. O Elliot ter compartilhado suas experiências de vida e eu ter lido-as, me ensinou muito e abriu novos horizontes em minha mente e corpo, como pessoa transgênero.
WelcometoLA 13/01/2024minha estante
onde eu escrevi singular era semelhante*** bjos

Bianca1771 24/07/2023

Muitas vezes angustiante, mas extremamente necessário.
Conheci o trabalho do Elliot a alguns anos atrás, ele ainda não havia transicionado e a imprensa especulava sobre a sua vida íntima, faziam várias exposições desnecessárias e eu nem poderia imaginar as diversas camadas dessa história.
Em Pageboy, ele nos conta como foi lidar com a pressão da família e da indústria cinematográfica para ser alguém que não era, fala das explorações, dos abusos, dos amores, desilusões,das inseguranças que teve ao longo do seu processo de transição de gênero e conta como foi finalmente se olhar no espelho e se reconhecer.
É um livro muito bem escrito, sensível, muitas vezes angustiante, que faz a gente se sentir sentado em um café batendo papo com o autor.
Tinha altas expectativas para este livro e o que recebi foi muito maior, não queria parar de ler, a forma não linear dos acontecimentos me prendeu do início ao fim.
Recomendo demais, uma das melhores leituras desse ano.
kayena_koscky 06/08/2023minha estante
Já queria ler! Pela sua resenha quero mais ainda hahaha

rajadrawja 23/09/2023

Decepção
Não é um livro ruim e nem é mal escrito, mas gostaria que o Eliott tivesse esperado mais uns anos para lançar esse livro. Terminei de ler e sinto que não conheci nada de novo sobre ele.

Boa parte do livro é sobre o passado, na época que acreditava ser uma mulher lésbica. O livro só toca na questão trans nas suas últimas páginas, provavelmente porque esse é um assunto na vida recente do autor.

Também não gostei da narrativa não linear. Ficar indo e voltando no tempo não funcionou aqui.

Além disso, sinto que faltou coragem em dizer nomes e expor situações. Certos momentos ficam no "uma pessoa disse" "uma mulher fez" sim, legal, mas quem foi? Say their names!
AFG 20/10/2023minha estante
Eu só discutirei publicamente sobre a questão de nomes porque isso ele colocou como nota, moça. O processo que ele poderia levar é muito grande.

Vinicius39 08/08/2023

A liberdade de saber quem realmente você é...
Essa autobiografia é um tiro no estômago,é uma leitura completamente diferente,cheia de gatilhos,cheia de traumas,dor,descobertas e um novo recomeço. Elliot Page consegue nos contar sua vida,com relatos da sua infância,da carreira como ator,seus traumas,suas descobertas... É um grande exemplo para a comunidade LGBTQIA+ ainda mais para a comunidade Trans

A escrita que o Elliot faz,é bem diferente,talvez não agrede todo mundo,cada capítulo é um acontecimento de sua vida,não tem uma continuidade,um capítulo fala sobre sua infância,no outro já é sobre sua vida atual,não é uma autobiografia cronológica. Isso faz com que a primeira impressão seje bem diferente,mas foi uma coisa que eu gostei bastante,pois a gente vai montando um quebra cabeça que no final tudo se encaixa.

É um livro repleto de traumas,de dor, de descoberta,ele nos conta como foi a sua infância, como começou no ramo da atuação,como se descobriu uma mulher lésbica no meio de Hollywood,depois como ele foi se entendendo e se descobrindo um homem trans,são relatos fortes,que mostra para a gente uma pessoa querendo apenas viver de um jeito feliz ,mas a sociedade,família,pessoas ao redor,só atrapalham. Um relato que ele conta no livro na época que ele ainda não tinha feito sua transição,quando um ator mega famoso fala para ele que iria "fazer gostar de homens,porque ser lésbica era frescura ",isso me deixou com nojo da indústria cinematográfica,como ainda existem pessoas horríveis e que a gente admira e não faz ideia das atrocidades que eles cometem.

É uma jornada muito pesada,mas também muito bonita,é de se admirar a força que o Elliot teve (e ainda tem) de lutar para ser ele mesmo,no meio de um mundo completamente cheio de preconceitos,ele passa por cima e consegue ser livre,depois de muito tempo preso.
Jakee 08/08/2023minha estante
Que resenha perfeita amigooo! Só me deu mais vontade de ler esse livro. ??

Raffafust 24/06/2023

Passei essa leitura na frente de todas as outras. Por amar cinema vi quase todos os filmes que o ator cita nos capítulos. Saber o que ele sentia nos bastidores, me doeu ver que o quanto nós, seu público se divertia e prestigiava suas atuações, ele se sentia irreconhecível dentro de seu próprio corpo.
Não vou mentir que foi uma leitura fácil. aqui Elliot nem sempre entrega nomes mas nos deixa com aquele incômodo de que algum autor ou diretor que admiramos é no fundo uma pessoa sem noção alguma de empatia e lotado de preconceitos.
É um livro de entrega, onde o ator talentoso nos mostra que nem sempre interpretar é fácil, ainda mais quando é fora dos estúdios e lhe pedem para ser quem você não é para se manter no que a indústria espera de você.
Me emocionei com alguns relatos, quis abraçá-lo em tantos outros, o ser humano é extremamente cruel com o que lhe é diferente, e esquece que respeito e empatia devem vir sempre antes do que você pensa e do que a religião que você segue prega.
Acho que ao se libertar das amarras, ele segue de exemplo, ainda que não propositalmente, para que tantos outros Elliots deixem de ser Ellen porque sua família não aceita ou porque seu trabalho lhe diz que isso afetaria sua carreira.
É forte, tem relatos indigestos da maldade humana, mas também há afeto e acolhimento, e ele no final, sempre vence ( se ainda não venceu não podemos perder a esperança).

site: https://youtu.be/lBZBO5vQefY

nico 04/07/2023

Não se enganem pelas estrelas que eu dei, eu avaliei a escrita mas se tivesse que dar estrelas e emoção que senti teria que ser mais que 5 com certeza

como pessoa trans eu tava muito animado pra ler esse livro e não me decepcionei, nunca tinha lido algo que me falasse tanto e me representasse de tantas formas

tão bom poder ler o relato de outra pessoas que sente coisas tão parecidas com vc mas ainda sim vive em outra realidade completamente diferente, é diferente e interessante

adorei essa leitura

yas 08/07/2023

Uma leitura que te faz transbordar ao entrar na vida do Elliot, lendo cada linha em profunda emoção, eu podia me sentir na pele dele. As vivências são sempre diferentes, mas a dor é igual pra todo mundo que se vê tentando fugir de si mesmo somente para se encaixar naquilo que parece o certo. Terminei a leitura aliviado e feliz por ele, orgulhoso como se eu tivesse acompanhado a trajetória até o ponto em que ele se sentiu livre para ser. Espero que um dia eu volte aqui e leia essa minha resenha e que nesse dia eu também possa me orgulhar de ser quem eu sou.

leaoliterario 15/07/2023

?Cresci muito depois de me libertar da expectativa alheia. Estas memórias formam uma narrativa não linear porque ser queer é intrinsecamente não linear, são jornadas que convergem e dialogam entre si. Dois passos para a frente, um passo para trás.?

Rogers.Silva 19/07/2023

Necessário!
"Hollywood é construída em cima do queer: escondendo-o quando é necessário, expondo-o e explorando-o quando é conveniente, enquanto se autocongratula. Hollywood não é desbravadora, apenas responde à tendência. Enquanto eu era punido por ser querer, assistia aos outros, que alegremente abusavam de pessoas, serem protegidos e homenageados"

Esse trecho me marcou muito na leitura, pq ele resume bem o que é a indústria do entretenimento para com os seus artistas ou seria "produtos", para muitos empresários do ramo é isso que seus profissionais são vistos.

Elliot Page é um ator trans, indicado ao Oscar por seu incrível desempenho no filme Juno e que atualmente faz parte do elenco da série da Netflix, The Umbrella Academy. Nesse livro autobiográfico, Elliot narra com muita honestidade e sem nenhum pudor, toda a sua jornada, da infância à maturidade, até a sua transição de gênero.

O livro mergulha nas angústias, nas dúvidas, nos amores, nas decepções e no doloroso processo de autoaceitação, que ao meu ver é a parte mais dolorosa da narrativa, ver toda a violência que Elliot se submetia a si mesmo e ao seu corpo, por não conseguir se entender, se amar e se aceitar.

Uma obra difícil de ler, que gera muita reflexão e um exercício de empatia. Leitura necessária para qualquer pessoa entender um pouco mais sobre a transsexualidade pela vivência de uma pessoa trans.

Luciana 26/07/2023

Sempre complicado avaliar biografia, afinal cada um escreve/fala sobre o que considera importante e o que está preparado para expôr.

Nesse caso não curti o formato. A cronologia além de não ser linear, os capítulos parecem contos independentes, com situações que se repetem. São poucos capítulos realmente interessante.

Gosto do Elliot e acho que poderia ter oferecido mais, ao mesmo tempo entendo que cada um vai até onde pode.

Juno.Cruvinel 31/07/2023

Amo o Elliot, mas esperava bem mais..
Amo o Elliot, sempre foi uma referência pra mim como lgbtqia+ e mais ainda depois que se assumiu trans, mais ou menos na mesma época que eu iniciei a transição.. estava bem ansioso pra ler, acho que é sempre difícil avaliar uma autobiografia, mas esperava mais.. é um livro bem parecido com demais biografias de homens trans.. alguns capítulos foram bem repetitivos enquanto alguns sentimentos e partes da trajetória não são abordados. Não seguir uma linha cronológica também deixa um pouco confuso as relações.

Achei válido ter lido por ser o Elliot e pra dar visibilidade a esses títulos, mas sigo buscando narrativas trans um pouco mais felizes e agradecidas.. Como uma pessoa trans eu sei que tem várias questões e sofrimentos.. mas muitas coisas boas também acontecem, comigo principalmente depois que da transição, e senti falta do Elliot falar um pouco mais desses bons sentimentos e conquistas.. acabou sendo muito muito dos maus momentos e pouco da felicidade, quem sabe se ele tivesse esperado um tempo a mais não escreveria de outra forma?

Quacs 03/08/2023

O livro parece seguir uma ordem das coisas que o Page vai lembrando, às vezes fica um pouco confuso e mesmo assim é um livro importante e que bom saber que ele conseguiu ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5