Eu nasci pra isso

Eu nasci pra isso Alice Oseman

Resenhas - Eu nasci pra isso

Bruna3793 08/11/2023

Como uma fangirl desde meus 12 anos, Alice oseman conseguiu resumir todos meus sentimentos nesse livro. Nunca me identifiquei tanto com a Angel, que me fez perceber coisas que nunca notei.
A história pelo pelo ponto de vista do Jimmy também me comoveu bastante, e me fez questionar se os idols sempre são felizes como demonstram.
Enfim, esse livro foi um abraço. Eu amei ?

Nhyx0 07/11/2023

Joan of Ark
Esse livro foi uma experiência muito boa, não tenho como esperar o contrario de Alice Oseman. Achei muito inteligente a construção de texto, seus personagens principais, e a mensagem da história. Tudo muito atraente. E principalmente a dinâmica de relacionamento entre os personagens direta e indiretamente.
A história tem dois pontos de vistas e focos narrativos. Oseman trabalha em seu texto a relação entre fã e ídolo. A adoração doentia. O real e o fabricado. Identidade. E a idealização absurda sobre como são as pessoas em evidência na mídia, e como a vida delas são perfeitas. Em meio a tudo isso Oseman aborda saúde mental - Não seria Oseman se não tivesse alguma subtrama sobre saúde mental.
"Na minha opinião, a verdade é que todo mundo está confuso e ninguém entende muita coisa sobre o que quer que seja."
Achei essa história uma grande sacada de Alice. Nunca tinha lido um livro assim, expondo os desconfortos da fama, apenas por fazer algo que realmente te deixa feliz. A obsessão e adoração doentia disfarçada de amor que parece sugar tudo como um buraco negro na vida de alguns artistas. Eu sempre estive no lugar de fã, mas esse livro me fez pensar bastante sobre essa cultura de endeusar pessoas. No fim, se resume a isso, elas são apenas pessoas.
"A gente atua para as pessoas. Todo mundo faz isso. Não é algo ruim. É uma maneira de se proteger, filho. É preciso proteger o que você considera importante. Principalmente quando se é
alguém como você."
Enfim, Heartstopper e Rádio Silêncio continuam sendo minhas histórias favoritas do Osemanverse, mas Eu nasci pra isso com toda certeza conseguiu um espaço no meu coração. Essa história tem gosto de juventude.

Julia.Alves 07/11/2023

Somos todos estranhos
Bom esse livro é muito complexo, gosto bastante da autora mas não gostei muito do modo de como ela escreve, no começo ele estava muito bom, no meio pacato e no final começou a ficar bom.
O livro é bem tranquilo de ler, não tem quase nenhuma movimentação.
Os personagens são cativantes e ao longo da história você vê que todos temos problemas, mesmo não demonstrando. A autora soube criar personagens complexos e com desenvolvimento ao longo da trajetória.

LucasTheReal 05/11/2023

História gostosinha de se ler
Acompanhamos neste livro Angel, uma fã de uma banda Ark e Jimmy, um dos integrantes desta boyband; o livro todo se passa em uma semana e vemos o crescimento dos personagens durante ela.

É incrível como a autora consegue fazer este livro ser completamente viciante e devorável. O fato de que cada dia é um "arco" narrativo com treta atrás de treta corroborou bastante com essa visão. A escrita é simples, mas mesmo assim consegue passar uma mensagem impactante e bonita. Nunca fui fã de algo ao ponto que Angel é da banda Ark, por isso, muitas falas e ações dela eu ficava ?. Mas, na reta final, tudo vai fazendo sentido e é um livro puro character devoleper ? não espere uma trama mirabolante ou concreta, mesmo que o drama carrega esta história.
Enfim, adorei!

Gustavo Carvalho 02/11/2023

O outro lado da fama
Eu estava ansioso pra ler este livro, por ter música como pano de fundo, e fui surpreendido com o caminho que a autora escolheu seguir. Não é um romance entre os protagonistas, são dois pontos de vistas sobre a fama, sobre o que é ser fã e sobre as consequências de tudo isso.

Não sabia que Jimmy, o protagonista, é trans, tampouco que tem transtorno de ansiedade. Gostei muito da representatividade que ele trouxe. Achei o lado dele da história mais identificável que o de Angel, talvez por não ser um fã tão assíduo quanto ela pelas bandas ou artistas que gosto, e também por eu ter TAG. Ao contrário do que imaginei, eles não formaram um casal, e sim construíram um estranho laço de amizade.

No começo do livro, não fiquei muito empolgado, mas a escrita da Alice me deixou tão à vontade que fui lendo bem rápido. Achei a reta final um pouco sombria, mas a conclusão meio rápida e confusa. Principalmente, com o incidente envolvendo determinado objeto... Parece que o livro terminou em aberto. Mas, ao mesmo tempo, a vida é assim. Um novo capítulo à espera.

Os personagens secundários são legais, e todos têm seus próprios problemas, mas nada muito aprofundado. O livro, em si, não é tão marcante, mas serve ao seu propósito. É uma homenagem aos fãs, mas também um aviso para não colocarem seus ídolos acima de si mesmos. Além disso, é uma reflexão sobre a fama, as mudanças que vêm com ela e, consequentemente, a falta de liberdade.

pamp. 02/11/2023

Esse livro me deixou nostálgica porque me fez lembrar da época que eu era uma kpopper mais ativa. E lendo esse livro, tudo o que rolou e foi descrito, na minha idade atual me fez pensar que um dia eu fui parecida com a Angel ou a Juliet, por exemplo (não totalmente porque eu não chorava quando meus casais não eram reais). Acho que essa foi uma das principais coisas que me fez gostar tanto da história.

Isso e o fato de que a escrita é boa demais. Eu nunca tinha lido um livro de Alice, apenas tinha lido Heartstopper (mas é uma hq, é diferente) e me surpreendi positivamente com a experiência! A Bliss foi, definitivamente, a minha personagem favorita. Alice pelo amor de Deus eu te imploro, faça uma história com a Bliss sendo a protagonista do momento, por favor!

A única coisa negativa mesmo, para mim, foi que eu senti falta de um epilogo. Eu queria saber como foi o futuro de todos eles ali. Como ficou a banda? E a Bliss? E a Juliet e a Angel? Todos eles ficaram amigos depois? Pessoalmente eu queria MUITO que todos eles se tornassem amigos, tipo uma found family, sabe? Ia ser tão bonitinho...

Mas no geral, gostei muito do livro. Recomendo demais.

Emerson146 12/11/2023

Problemas com a Fama
Foi uma leitura bem rápida e mantém o nível da Alice Oseman.

"? Nós três? nascemos pra ficar juntos ? digo. ? Não posso dar as costas pra isso. Não quero dar as costas pra isso."

"? Tipo aquela garota, a Angel. Ela sabia o que queria. No que acreditava. O que amava. E? foi lá e fez."

*Lee* 01/11/2023

Relação fã e celebridade!!
Nesse livro, Alice Oseman mergulha profundamente nos sentimentos de ser fã, e por outra visão, de ser a celebridade do momento.
Como o amor pode aparecer de tantos modos distintos e como muitas vezes nos agarramos (até demais) às coisas que nos fazem sentir realmente vivos, ou simplesmente mais confortáveis sobre nós mesmos.
Alice mais uma vez entrega muito mais do que promete com uma escrita leve e sincera, que nos faz sentir na pele a dor, a nostalgia e a paixão dos personagens.
Daria tudo nesse mundinho para ouvir as músicas do Ark... enquanto lia essa história esquecia que se tratava de ficção, de tão conectado com os personagens me encontrei.
Mais uma obra prima da Alice Oseman que faz todos os leitores vibrarem!

Borboletário 30/10/2023

Ark.
Todo meu amor e carinho do mundo por esses 3. E sla, eu amo tudo que Alice Oseman coloca no mundo, mas esse foi muito especial!!! Favorito e vou sentir tanta saudade dos meninos, dos meus meninos ????

Babs0 25/10/2023

Acabei o livro muito triste pelo simples fato de que eu não queria que acabasse! Eu poderia passar a vida lendo sobre o Jimmy, Rowan, Lister, Angel, Juliet e Bliss... Eu passaria a vida lendo sobre o Ark, juro. Como sempre a Alice Oseman entregando uma leitura deliciosa, fluída e cheia de altos e baixos (no bom sentido). Me emocionei, me apaixonei por cada personagem, me irritei, ai ai... Um verdadeiro misto de sentimentos. E sem falar que o plot do livro é tão gostosinho de se ler, esse lance de boyband e fandom! Ah e pra mim um dos pontos altíssimos do livro é os capítulos alternando pov. Como é bom ler a visão de dois personagens tão diferentes. Como sempre a Alice me entregou tudo. Gostei do livro do início ao fim, embora eu sinta que o final tenha sido meio corrido... Eu queria um desfecho mais certeiro pra todos eles, poxa... Mas isso não torna ele ruim. E vamos de esperar mais obras dessa querida.

b.menezes18 24/10/2023

Não esperava ser tão bom!
Livro incrível, assim como heartstopper, eu me impressionei demais, foi uma leitura rápida e fluida, com capítulos curtos, tipo 1 página, eu amei que esse livro me fez voltar memórias da época que eu era totalmente fã do BTS, cada capítulo, a angel sendo a maior fã do ark, me lembrou muito, não teve uma parte desse livro que não me lembrei dessa época, realmente foi uma das melhores leituras e me fez sentir o que eu imagino que a autora gostaria que cada um que leu sentisse, se lembrasse de alguma época ou até mesmo de agora, de alguém/grupo que você é muito fã e daria de tudo pra ir em apenas um show dessa pessoa ou poder conhece-la pessoalmente.
Não teve um momento desse livro em que eu não fui feliz só por ele ter me feito lembrar disso tudo, passei o livro todo escutando as músicas que eu ainda escuto do BTS. Também achei o livro bem profundo, principalmente falando que o personagem jimmy tem crises de pânico, além do lister ter alguns problemas, pela maneira que ele age, também mostra como mesmo em um famdom onde muita gente ama o grupo, muitos odeiam por causa de um shipp que não era real.
Também achei que a angel foi uma daquelas fãs que se esquecem de viver por conta de uma boyband, eu entendi o lado dela mas realmente acho que ela devia ter procurado algo a mais do que só o amor pela boyband.
Enfim, foi uma ótima leitura, o livro aborda muitas coisas e uns problemas sérios, principalmente os do jimmy, gostei no final, mas acabou me surpreendendo até.

Fabricio203 20/10/2023

Imagina o que uma terapia não faz na vida desses queridos
Continuando a minha saga de ler todos os livros publicados por alice oseman, finalmente, chegou a vez de eu nasci pra isso.

nos primeiro capítulos e pensei que não ia gostar muito, mas me enganei completamente. tirando heartstopper e suas novelas, acho que esse é o meu favorito.

gostei muitos dos personagens e suas diversidades. ter o pov de dois personagens foi algo muito positivo. e gosto de como a religião é tratada de uma forma muito natural aqui.

todas as relações que os personagens criam entre si são muito boas, o jeito que tudo vai se entrelaçando e se ligando, incrível.
e esse final? muito emocionante.
gosto de como alice trata assuntos sérios com leveza, apesar de eu achar que as vezes fica superficial demais.

acho que merecia um epílogo pra entender como tudo ficou,afinal. mas, gosto de pensar que todos seguiram suas vidas sem nunca se separar totalmente.

e pra mim lister e jimmy são endgame.