Cinzas na boca Brenda Navarro

Resenhas - Cinzas na Boca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lua 04/06/2024

Cinzas e memórias
Com uma narrativa intensa em um poderoso fluxo de consciência, Brenda Navarro nos apresenta, através da voz da personagem, uma história que entrelaça diversos temas, culminando no acontecimento que norteia tudo: Diego, o irmão mais novo que se joga da janela.
É assim que adentramos essa história, contada com força, com pressa e urgência pela irmã não nomeada.

Assuntos como imigração, violência de gênero, questões existenciais e familiares são alguns dos temas abordados nessa história que nos mergulha em revolta, ironia, absurdo e... tristeza.

Em cada parágrafo repleto, sentimos a urgência em contar uma história, o cansaço de estar muito tempo em um silêncio forçado, em contar e tentar elaborar o caminho até essa perda que dói de forma absoluta. O estranhamento trazido pela adolescência da criança doce que era seu irmão e a inexplicabilidade da decisão. O corpo que deixa de existir, carimbado em um chão, mas também segue indelével na memória, em forma de lembrança, ausência e cumina no mote que inspira o título do livro, o absurdo colocado de forma tão simples. Genial.

Um livro que fala de vida e morte de várias formas, que aborda a solidão feminina, as dores de estar em um país que não é o seu, e como a estrutura e os relacionamentos impactam cada vida inserida em uma família.
Apesar do ritmo rápido que não nos deixa margem para 'descanso', gostei da leitura e, bem como ?Casas Vazias?, também indico a leitura deste.

"Sim, você conseguiu voar, Diego, seis segundos. Do quinto andar até a calçada. Seis segundos, irmãozinho. Você consegue tudo."

©caixadelua
©luacosta
Todos os direitos reservados.

Robtavares 18/04/2024

Tá visto
Entendi tudo e achei bem triste, bem humano, bem real. Mas não me pegou, não me cativou, não me envolveu.

Mimi 05/06/2024

??Um livro que retrata o México e a vida dos imigrantes.
??Temos muito fluxo de consciência que pode desanimar um pouco para quem não tem o costume .

??No mais, a leitura é muito boa.

jdelisiario 29/04/2024

Cinzas na boca
E este foi o livro de abril do #desafiobookster2024 e fez jus ao sentimento correspondente a ele, que foi a tristeza!

Foi uma leitura muito fluida e rápida, mas mesmo assim, impactante! Falou sobre racismo, xenofobia, bullying e outros assuntos tão profundos e tristes, deixando a sensação de impotência e tristeza!

Foi bom para mais uma vez sair da minha bolha literária e conhecer outras realidades.

#leituraTerapia

Miguel.Martins 07/05/2024

O livro mais triste do mundo
Não tem como descrever essa obra de outra forma. Ele é um conjunto de tristezas de diversos tipos.
Ao longo das menos de 200 páginas, a protagonista, cujo nome desconhecemos, enfrenta abandonos, violências, xenofobia, abusos, lutos. Até o trecho mais feliz da história ainda é bastante triste. Mas Brenda Navarro consegue trazer bastante beleza a uma narrativa tão trágica, com uma escrita tocante, num fluxo de consciência a altura de grandes nomes da literatura.
Esse livro me tocou de várias formas, me fez acessar lugares em que nunca estive, experienciar tristezas que nunca vivi. Pra mim, foi uma leitura envolvente do início ao fim, devorei em poucos dias, e já quero ler outras obras de Navarro. Recomendo fortemente.

Agora, um adendo: algumas críticas que li reclamam que a história é "muito dramática", de forma exagerada, e que não apresenta uma crítica social plausível. Queria poder bater na primeira pessoa que um dia disse que é dever da literatura fazer crítica social. Literatura é ARTE. Talvez a autora só quisesse transmitir um sentimento, e não denunciar uma realidade. Precisamos urgentemente aprender a ler.

Joao.Almeida 27/04/2024

É um livro curto que carrega uma mensagem gigantesca. O enredo ocorre pela visão de uma jovem mexicana que, desde cedo, lida com separações e, nesse período, torna-se uma imigrante na Espanha, tendo que suportar diversas formas de preconceito. A tristeza é um sentimento que permeia toda a história, o que torna a leitura desafiadora, pois nos sentimos apáticos, desconectados e angustiados junto com a protagonista.

Li algumas resenhas relatando que não conseguiram se conectar com o livro. Acredito que tenha sido proposital da autora causar esse incômodo no leitor. Algo que me deixou sem palavras foi perceber apenas no final que não temos conhecimento do nome da personagem principal, trazendo explicitamente a questão de como ela se sentia invisível na sociedade.

Vinder 13/01/2024

Excelente! Escritora mexicana conta a história, nem um pouco fácil, de uma família de imigrantes mexicanos, na Espanha?preconceito, xenofobia, subempregos e suicídio?

Garota Imersiva 31/08/2023

Dolorido
Assim como casas vazias, esse veio pra botar o dedo na ferida? que história triste e real, avassaladora porque é real demais.
A narrativa é típica da Brenda, um pouco confusa no começo até você se acostumar, acho que não agrada todo mundo.
Personagens super complexos e retratados fielmente como muitas pessoas que a gente conhece, isso me quebra mais ainda.
Romances/dramas da Brenda são para serem lidos com calma, digerindo devagar, com muitas mensagens importantes, bastante política e outros temas insalubres bem abordados.
Uma leitura para os fortes, eu dou 5/5.

oiamandah 23/02/2024

Primeiro livro da autora que pego então não tenho comparativo. Achei a leitura ""fluida"" porém monótona, anestésica e cansativa.
Há vários temas importantíssimos retratados aqui: xenofobia, abandono parental, violência psicológica, suicídio... porém a forma com que a autora escolheu passar por eles não me tocou de forma alguma.

Em diversos momentos me irritei com personagem e suas idas e vindas (me pareceu um pouco de enrolacao tambem). Me cansei do distanciamento emocional e do não sentir dela - repito, se esse é objetivo, então deu certo hehe.

O livro não tem capítulos, apenas divisões em quatro partes. Há subdivisões dos parágrafos, mas de maneira geral são mts blocos de texto.
Quero ler o "Casas vazias" pra ver como é, mas não curti tanto a experiência nesse.
Letícia 22/03/2024minha estante
O outro é bem melhor, não gostei desse não

Luis.Henrique 30/03/2024

Uma maneira de narrar única, em que o fluxo de consciência permite que o narrador alterne sua própria voz e a doa personagens, aumentando os significados e possibilidades de cada episódio.

tavim 30/03/2024

Cinzas na Boca, de Brenda Navarro
Fortuito é só ao visto de fora, pois o abandono é construído e posto peça a peça ao pedido de parar. não para a vida, é ao modo de acontecer as coisas. esse roubo de se sentir vivo tem causa e nome e não costuma pausar, é a mente que se distrai e te desloca para as partes boas. mas o que faz fenecer está ali, atento e não tem intenção de aliviar. de fora torna a dentro, coexistindo na forma de ver. olhos fechados insistem em mais clareza, dificultando o estado de se esconder. ao fim sobra angústia, indagando por respostas incapazes de parar o sofrimento.

entre perdas, uma delas irreparável e que risca uma fenda profunda ao peito, a personagem lida com o dia a dia num país que não é o seu, e que muito menos a quer por perto. cinzas na boca, de brenda navarro, aponta para a vida migratória e de como, depois de algum tempo, parece não haver mais espaço em lugar nenhum, nem no de origem. é a sobrevivência e nada mais, um instinto primitivo em se manter viva apesar da falta de permanência e relações, da falha nos fragmentos de alegria que recebe.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

Fabiene.Barbosa 31/05/2023

Uma leitura brutal e inebriante que trata de temas como abandono parental, relações familiares, imigração e suicídio. Com certeza um livro muito necessário!

Camila.Felippio 24/05/2024

Cinzas na boca
Este livro eh um soco no estômago desde o início. Uma narrativa bem fluida, apesar da temática super pesada. Descreve a vida de dois adolescentes q mudam de pais e toda a problematica dessa mudança. A carga pesada q cada um traz na sua história. Vale muito a leitura dessa história!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6