Cinzas na boca Brenda Navarro

Resenhas - Cinzas na Boca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sidney.Vianna 06/04/2024

A ideia era boa, mas...
Ainda que seja um desabafo de uma imigrante que passa por inúmeras dificuldades em terra estrangeira, a escrita truncada e o tom carregado de raiva e rancor não me permitiram ter empatia pelas personagens. Estava interessado pelo tema, mas a execução me decepcionou.

tici 02/09/2023

Finalizado dia 28/08
Incrível, forte, várias partes que apenas nós latinos pra entender, principalmente essa falta de pertencimento, muitas vezes somos nada, somos tanto uma "mistura" que acabamos por no fim, não sermos nada. Toda a parte sobre o luto e as cinzas.. foi o extremo do pesado, mas fez sentido, todo capítulo desse livro é um soco no estômago, não tem uma parte em que você se sente feliz ou aliviada.

Marcus 11/07/2023

Pesado
Uma leitura difícil. Não pelo texto, que muito pelo contrário, é fluido. Mas pelo tema: suicídio, violência doméstica, imigração, abandono parental.

Yara 08/04/2024

Tristíssimo, cru, real. Esqueci qual clube de leitura me trouxe esse livro, mas gostei muito. Tenho a sensação de abarcar minimamente essa sensação de precisar sair de casa pra tentar algo.

Delma 28/04/2024

Cinzas na boca
"Porque ninguém acredita, mas há pessoas que você perde mesmo que continuem respirando e se movendo na sua frente."

Roberth Glória 11/09/2023

Uma força da natureza
Brenda Navarro é uma força da natureza. Incrível o que ela cria com a sua narrativa. Mais um livro dela que vai ressoar e ficar em mim por muito, muito tempo.

ncrln 28/04/2024

Não me atraiu tanto quanto os outros do desafio bookster, mas é interessante, pois mostra a dor e empecilhos na vida de uma imigrante e que ainda por cima tem sérios problemas com a mãe, e sua relação com o irmão...
Enfim, não foi meu favorito, mas não quer dizer que não seja bom.

rafisreading 25/04/2024

Queria ter gostado mais desse livro, a história é muito triste e os personagens são muito bem desenvolvidos, mas infelizmente eu não consegui me conectar com nenhum. Mas vale super a pena a leitura

Lais 29/04/2024

"Tá visto"
Li pelo desafio bookster, como livro para o sentimento TRISTEZA. Me perdoem, mas vou copiar uma outra resenha que vi aqui: "Entendi e achei bem triste, bem humano, bem real. Mas não me pegou, não me cativou, não me envolveu"
É isso. Não poderia ter um resumo melhor rs
Acho válido só reforçar os constantes gatilhos, especialmente sobre suicídio - quem tiver qualquer questão própria sobre isso, recomendo que não leia. A forma da escrita gera certa dificuldade também - falta de travessões ou aspas para os diálogos - mas a gente se adapta...

lucianem 29/04/2024

Cinzas na Boca
O livro narra a estória de dois irmãos mexicanos, cuja mãe imigrou para a Espanha e os deixou com os avós.
A estória corre como um fluxo de pensamento da irmã mais velha, que depois de também imigrar com o irmão para junto da mãe, tem que voltar para o México com as cinzas do irmão que se suicidou.
A obra traz muitas reflexões sobre bullying, xenofobia, racismo e imigração.

No começo a leitura não fluiu muito bem, devido à forma da escrita da autora.
É realmente uma história triste, com muitas reflexões e gatilhos.

Lido para o Desafio Bookster 2024, livro de abril.

Bela 30/04/2024

Cinzas na boca
Essa leitura foi para o desafio Bookster de 2024, eu não conhecia a autora nem o livro. Logo de início, achei a temática bem forte e a prosa bem acelerada. Me interessou muito a forma como a autora não descreve nada em ordem cronológica, os tempos vão e voltam e vamos aprendendo aos poucos a história das personagens.

A história se passa em 2 países, em 3 cidades diferentes e em diversos marcos temporais da vida da protagonista sem nome. A história centraliza-se na relação dela com seu irmão Diego, e sabemos logo de cara que ele se suicida em certo momento da história, o que afeta completamente a protagonista e sua mãe.
Particularmente achei muito muito muito triste. Não é um livro triste do tipo que me faz chorar, é um livro triste que me fez perder o sono à noite. É muito dolorido ler a protagonista sofrer de diversos problemas: a perda do irmão, a rejeição da sua mãe, a indiferença de seus avós e a vida dura de imigrante (a protagonista é mexicana e muda-se para a espanha).

Em conclusão, a história não evolui muito. É mais uma reflexão em quatro partes dos problemas e pessoas que sempre existiram na vida da protagonista e conforme ela cresce, ela percebe melhor a dinâmica de cada um. A escrita da autora é envolvente, mas os saltos cronológicos ficam confusos em alguns momentos, por isso a minha avaliação fica abaixo da média; mas no geral, foi uma leitura que eu gostei de conhecer.

Kassia Rique 30/04/2024

Cinzas na boca
Mais uma leitura do desafio bookster.

Não gostei. Senti o livro raso, não consegui me conectar com nada. A forma de escrita da autora também não fluiu, senti inclusive um pouco que quis forçar uma intimidade inexistente.

Não indicarei.

jess queiroz 01/05/2024

Triste
Também li por causa do Bookster! Eu adorei a narrativa, ao contrário da maioria, achei muito diferente e me tirou demais da zona de conforto. Tive dificuldades para classificá-lo, porque não amei, mas gostei. De fato, é bem triste, como era a proposta da leitura do mês: tristeza.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6