Veado assassino

Veado assassino Santiago Nazarian

Resenhas - Veado assassino

Lucas 10/09/2023

Livro divertido. Não chega a ser profundo, mas oferece uma ideia do que muitos sentiriam se o bozó racista fosse assassinado.

Luiz Santiago 07/09/2023

Coragem veada
Narrativa fluída, conteúdo impactante, cheio de excelentes momentos e uma análise e crítica sociais que dialoga com qualquer brasileiro que tenha QI acima de zero. Gostei bastante!

[Plano Crítico]
planocritico.com

zmahiara 05/09/2023

Quase perfeito
Foi uma leitura até que divertida, compartilho do ódio do Renato pelo presidente em questão. só não curti muito a transfobia, apesar de entender que os personagens não são perfeitos e têm preconceitos mas que isso não reflete a opinião do autor, e o plot twist no final foi meio desnecessário

Guilherme.Eisfeld 18/08/2023

Muito literal e pouco literário
Escrita em forma de diálogo, a história se passa acerca do assassinato do presidente e levanta várias questões cotidianas do universo pop e dos games. É de leitura rápida, mas me deixou com a impressão de que poderia acabar mais cedo ainda. Soa como uma conversa na internet, com seu lugar no tempo de agora (2023). Talvez o retrato do que muitos pensaram em fazer, mesmo que às escondidas. Por mais que exista muita criação, ele é muito literal e talvez pouco literário.

tripsdapaula 07/08/2023

Leitura de um dia, ressoa por outros mais.
Ganhei o livro no sábado e comecei e terminei de ler no mesmo dia, segunda-feira. Fiquei muito intrigada pela obra depois do Chico Felitti comentar sobre no papelpop news, o programa do Phelipe Cruz na Dia TV. O livro diz o óbvio sobre a história recente do Brasil, coisas que até eu mesmo já tenha pensado. Porém, de uma maneira um tanto quanto irônica e freudiana, o autor te bota pra pensar e refletir, como quem diz que realizar o que se deseja nem é tudo isso, mas que talvez o grande lance seja o desejar. Poderia destacar vários trechos interessantes, como o ódio ser um motor pra vida. Por fim, como foi o parto do Renato? Difícil?

Luana 05/08/2023

Sensacional
Aqui descobri um novo tipo de leitura que gosto, o diálogo. Simples e gostoso de ler, com muitas referências

Zeka.Sixx 04/08/2023

Leitura que prende do início ao fim
Antes que alguém pense, pela capa e pelo título, que se trata de uma história trash a la "Cocaine Bear", é bom esclarecer que não tem nada a ver com isso. A sinopse da obra se resume a uma única frase, que foi o suficiente para me fazer querer o livro: "Um presidente de extrema direita é morto por um adolescente não binário". Entenderam agora a ironia do título?

Estruturado unicamente em diálogos, este romance de pouco mais de 100 páginas se passa após o assassinato, quando Renato, o adolescente catarinense de 16 anos responsável pelo crime, já está preso e passa a ser entrevistado por um interlocutor cujo nome ou função não são revelados. Ao longo dos diálogos, vão surgindo pistas sobre a vida do protagonista, sua relação conturbada com a família, os poucos amigos (que só existem no mundo virtual dos jogos online), com a sua própria sexualidade.

Uma boa sacada do livro é que Renato é um ótimo retrato de uma geração sem rumo, que não sabe o que é, nem o que quer. Ele quer morrer, mas não sabe dizer exatamente por quê - e na verdade tem dúvida se queria mesmo era matar ou morrer, ou os dois. Acha que é não binário, mas também tem dúvidas se não é gay ou assexual. Sabe que está consumido pelo ódio, mas não sabe precisar exatamente a origem desse ódio.

Recheado de sarcasmo, citações à cultura pop e escrito em linguagem coloquial, é uma ácida crítica aos nossos malucos tempos recentes. A leitura prende do início ao fim, e o pequeno número de páginas joga a favor do livro (se fosse mais extenso, poderia se tornar cansativa a estrutura em diálogos).

Algumas referências às preferências do protagonista parecem um pouco clichês e preguiçosas, como se uma geração inteira fosse feita apenas de filmes da Marvel, League of Legends e linguagem de "gamer", mas talvez fosse exatamente o clichê o que o autor estava buscando. Outra coisa que me causou estranheza foi que há muitas referências à pandemia, ao uso (ou não uso) de máscara, sendo que a história se passa em maio de 2022, quando a pandemia dava seus últimos suspiros e o uso de máscara já havia deixado de ser obrigatório. Enfim, pequenas coisas que somente um chato detalhista como eu apontaria.

Ainda que não cumpra integralmente a expectativa gerada pela premissa, vale muito a leitura, pela ousadia e principalmente por fugir da mesmice.

adrianlendo 02/08/2023

É só ler a sinopse para imaginar que 'Veado Assassino' não é um livro que se leva tão a sério durante a sua narrativa. O inesperado, na verdade, é o fato de que no fim ele é um livro bastante sério.

Em uma prosa inteiramente feita de diálogos, Nazarian nos transporta para uma entrevista onde tentamos entender cada uma das motivações de um adolescente que acaba de cometer um dos maiores crimes possíveis. A maneira como isso é feito, o planejamento, o passado dele e a escrita do autor nos levam a questionar muito do que passamos a considerar normal em um período bastante turbulento do país.

Não é um livro sobre a mente de um assassino, é um livro sobre a mente de um adolescente que apanhou tanto de tudo que resolveu bater em quem mais incentivou suas agressões, tem como culpar? Mas, ao mesmo tempo, tem como NÃO culpar? É uma balança bastante equilibrada entre vontades e ideais e que o autor soube muito bem balancear ao escolher esse tipo de prosa para a sua história.

É uma premissa bastante interessante com críticas sociais muito certeiras sobre momentos que ainda assolam o país, tudo com uma linguagem bastante informal e um humor bem colocado. Também é um ótimo livro pra quem queria histórias de LGBTQIAP+ trambiqueiros, apesar de que, ao ler, se percebe que talvez não seja bem isso mesmo sendo, dá pra entender?

Ah, o plot twist do final me pegou muito desprevenido, vale muito a pena.

Jackson 27/07/2023

Jovem não binário mata um presidente quase Bolsonaro
Essa é a história de Renato que tem pais de direita e uma irmã trans.
Novamente o talento de Nazarian nos surpreende. Aqui temos um texto simples, todo em diálogo e que vai apresentando a história de Renato por meio de um interrogatório.
O final é totalmente Inesperado.

Guilherme.Ribeiro 15/07/2023

Cínico, sarcástico, mas inovador
Nunca havia lido uma prosa inteiramente de diálogos. Foi uma experiência muito interessante e o humor inteligente permeado por críticas sociais tão claras e necessárias fez esse livro ser um querido na minha estante. 3.5 estrelas é uma boa nota, pois gostei da abordagem e da premissa, porém não me apaixonei tanto assim.

No mais, recomendo a leitura sem dúvidas, especialmente para quem deseja um sopro de ar fresco no mundo literário tão saturado da mesmice.