Declínio de Um Homem

Declínio de Um Homem Osamu Dazai

Resenhas -

Tutu1301 24/01/2024

Obra prima japonesa
O que dizer de Declínio de um homem? Devo destacar o poder da escrita de Osamu Dazai. Uma narrativa curta que destrói o leitor com a vida miserável do protagonista Yozo, em que, quando achamos que não pode piorar, Dazai surpreende o leitor com um acontecimento que afunda mais ainda o personagem numa vida terrível. Um livro que é um verdadeiro desafio visto o tom sombrio da história. Devido aos temas sensíveis, pode causar gatilhos em certas pessoas. Porém, ao concluir esse desafio, somos recompensados com uma obra prima da literatura mundial, que faz com que a leitura tenha valido a pena.

Elô 23/01/2024

Dor, apenas dor!
A história fica muita mais significativa quando você percebe que reflete a vida ? e morte ? do próprio autor.

belle 22/01/2024

Confesso que foi um livro bem difícil de ler por diversos motivos, não sei se conseguiria ler novamente. é um livro bem profundo, filosófico e trágico e deixa muitas reflexões... (o livro é literalmente a frase só deus sabe como tá a mente do palhaço)
Jujuh:) 22/01/2024minha estante
Tô lendo esse e sinto que o próximo a enlouquecer vai ser eu

tr11zlma 20/01/2024

Agnt ri, agnt zoa, agnt faz piada? mas só deus sabe como tá a mente do palhaço ???( o livro é literalmente essa frase msm)

Sabrina758 20/01/2024

Só Deus sabe como tá a mente do palhaço
O que dizer desse livro?
Com certeza, ele não é para os otimistas. Esses correm sérios riscos de se tornarem tão melancólicos e pessimistas quanto Yozo, o protagonista da narrativa.

O título é autoexplicativo, acompanhamos a jornada de Yozo se destruindo gradativamente e afogando-se nos vícios e na depressão. Mas ele escondia de todos seu real estado, fazendo piadas, sendo o mais divertido possível e buscando no sorriso das pessoas, uma mera conexão com o mundo. Pois ele se sentia deslocado, sem esperanças, com medo e desejava incessantemente a morte.

Foi uma narrativa muito tocante e profunda, tantos questionamentos complexos que nos fazem pensar e no fim, as respostas sempre serão incertas. As palavras desse livro foram inspiradas pela dor e pelo vazio da alma do próprio Dazai, o que torna todas as emoções mias intensas a cada página.

Acredito que o rumo dele teria sido diferente, se as pessoas tivessem dado a devida atenção a sua depressão, compreendido sua angústia e de fato ter sentido empatia por ele. Por fim, quero destacar uma frase que gostei muitíssimo (achei uma vibe bem Max Weber, rs):

A dificuldade de compreender a sociedade é a dificuldade de compreender o indivíduo ( DAZAI, p. 71).

FIM??

Thelfos0 19/01/2024

Só Deus sabe como tá a mente do palhaço...
É uma obra interessantemente triste. Li cada página com um certo pesar, principalmente por me identificar em alguns pontos. Atuar como palhaço para varrer os problemas pra debaixo do tapete se torna uma prisão, uma prisão dentro de outras prisões, tal qual uma boneca-russa (matriosca) que se desenvolvem em volta do protagonista/autor. Pensamentos e sentimentos que definitivamente fazem jus ao título do livro... Simplesmente o declínio de um homem.

Dyllan.Johnny 15/01/2024

O declínio
?Minha infelicidade era a de um homem incapaz de recusar. Tinha medo de que, ao recusar algo que me fosse oferecido, uma fissura eterna e irreparável surgisse em meu coração, e no coração da outra pessoa.?

A jornada de alguém que tentou. Cada vez mais, vejo a relevância do abandono na infância, para a construção de um trauma eterno. Um livro muito bem escrito e difícil de aceitar. É angustiante perceber, durante a leitura, o alter ego do autor ficando encurralado, sem saída e acabando rejeitado por completo. Bom livro!

po3tqe 14/01/2024

Não tenho palavras pra descrever esse livro
no início foi difícil ler mas no final fiquei triste por ter acabado a maneira que é narrado te deixa com uma sensação estranha de melancolia e tristeza acompanhando literalmente um declínio vendo aquele homem se afundar cada vez mais mexeu muito comigo e me fez refletir e sentir várias coisas como raiva, tristeza, angústia e medo com certeza é um livro inesquecível

Maria18952 13/01/2024

Pela senhora das limonadas
Oque aconteceu com a Yoshiko?OQUE ACONTECEU COM ELA DEPOIS???, eu também acho que o maior plot pra mim foi descobrir a idade dele no final?, aconteceu tanta coisa em tão pouco tempo? eu entendo?eu entendo

Camila1856 11/01/2024

Trágico
Os sentimentos ao ler este livro definitivamente não são bons. É angustiante ver como é a cabeça de uma pessoa que se sente tão deslocada ao ponto de não se sentir um ser humano e as consequências desastrosas disso. Porém, aqui dá para perceber que o que o autor coloca não são só coisas horrível e sem sentido que só têm a finalidade de deixar o leitor triste (como acontece em Um vida pequena btw), elas fazem sentido. A ideia de mesclar a própria vida com a do Yozo foi genial e muito bem executada.
Apesar de pesada, é uma leitura bastante fluida. Não se tornou cansativa em nenhum momento. A forma escrita do autor é fantástica. Gostei bastante. Mas não recomendo para todo mundo devido aos temas abordados.

Morfeu3 11/01/2024

O desfecho é tão esperado quanto o curtíssimo conto de Jorge Luís Borges: "Um homem se propõe a tarefa de desenhar tudo o que viu no mundo. Ao longo dos anos preenche o espaço com imagens de cidades, de reinos, de montanhas, de baías, de mares, de ilhas, de peixes, de casas, de instrumentos, de astros, de cavalos e de pessoas. Pouco antes de morrer, descobre que esse paciente labirinto de traços compôs a imagem do seu próprio rosto." É nisso que a constante incompreensão do Yozo é uma constantemente incompreensão de si mesmo, não dos outros; o problema, por mais que se esquivasse e apontasse para a sociedade, sempre esteve na síntese do que é
Supérflua 11/01/2024minha estante
eu amo declínio de um homem, quando eu li nas férias tive uma crise existência tão grande

Nathaly97 09/01/2024

O livro conta a história de Yozo. Personagem fascinante, mesmo com toda a melancolia que o cerca.
Achei incrível como o autor consegue descrever com propriedade a mente de uma pessoa com problemas psicológicos e vícios.
A solidão sentida por Yozo é única e os fatores que o levaram a chegar em tal estado também.

Recomendo essa leitura mas com o adendo de que esse livro aborda temas muito sensíveis e que podem despertar gatilhos em
algumas pessoas.

Samuel.Denis 08/01/2024

Pesado
Esse livro é bastante conturbado, como diz o nome do livro, é realmente até o fundo do poço. É uma leitura que deve ser lida com calma. São poucas páginas, mas muitas reflexões, e muitos gatilhos.

Luiz111 06/01/2024

Pesado!
É um livro ?pesado? e depressivo, raramente o personagem principal está feliz em algum momento. Eu não indicaria essa obra para pessoas em estado de depressão (isso é muito individual, depende de como cada um vai receber o conteúdo). No geral é uma boa leitura, uma história bem contada, particularmente gostei. É considerado um clássico da literatura japonesa e isso despertou minha atenção.

Raquel.Molica 04/01/2024

O Declínio de um Homem
Outro livro da literatura japonesa que sabe descrever vividamente o sentimento de solidão. eu não sou uma pessoa depressiva, mas lendo esse livro, acabei absorvendo muitas coisas, e refleti muito sobre a vida. É uma leitura nada leve, mas que marca para sempre!!