Declínio de Um Homem

Declínio de Um Homem Osamu Dazai

Resenhas -

Karina599 12/02/2024

Eita, meu jovem!!!!
Que desgraçeira! Eu já imaginava que eu iria gostar da leitura, mas não que seria um 5 estrelas. Tudo muito intenso e interessante.

envscoo 08/02/2024

Tudo passa.
Não vou negar que sou uma expectadora que se impressiona fácil com livros bem escritos e com histórias cativantes.

?eu sempre tremia de medo diante dos seres humanos. incapaz do jeito que eu era de sentir a menor partícula de confiança em minha habilidade de falar e agir como ser um humano, eu mantida minhas agonias solitárias trancadas em meu peito. eu mantinha minha melancolia e minha agitação escondidas, atento para que nenhum traço fosse deixado a mostra. eu fingia um inocente otimismo. gradualmente aperfeiçoei-me no papel do cômico excêntrico.?

o mundo é inteiramente repleto de pessoas infelizes, o yozo mesmo comentou. acredito que exatamente por isso este livro é tão aclamado.

eu gostei da obra, sou uma fã fervorosa de escritores rancorosos e misantropos.

Folini 05/02/2024

Resenha "O Declínio de Um Homem", por Ana Folini
Quando criança o protagonista achava que sua natureza melancólica deveria ser encoberta por palhaçadas. Quando adulto ele tentou sufocar sua tristeza com muita bebida, prostitutas e morfina.
Para mim ele não tinha o desejo de viver algo diferente disso. Caso contrário teria aceitado a ajuda que ofereceram a ele. Não consegui sentir empatia.

Nakamuraww 04/02/2024

?Acreditava que a vida na prisão talvez fosse mais agradável do que viver gemendo minhas infernais noites de insônia por temer aquilo que os seres humanos chamavam de ?vida real??

Terminei. De fato uma obra em tanto! Não sei muito o que falar. Só sei sentir? me identifiquei em alguns momentos e outro me irritei pq ele tem uma visão muito deturpada da mulheres?

Tham 03/02/2024

Ok
Não achei nada que me chamou atenção, li rapido pq é um livro curto mas não tem nada que marque(talvez seja essa intenção mesmo)
"Agora eu não sinto nem felicidade e nem infelicidade. Tudo passa."

Lucas.Giordani 31/01/2024

Intenso
?O receio de que a minha noção de felicidade estivesse totalmente em desacordo com a noção de felicidade do resto das pessoas fazia com que, noite após noite, eu me revirasse de um lado para o outro na cama, gemendo, quase a ponto de enlouquecer. Será que eu era feliz? Desde pequeno eu era chamado frequentemente de pessoa afortunada, ainda que me sentisse sempre no meio do inferno. Que ironia, sempre achei que as pessoas que me rotulavam daquele jeito pareciam ser muito, mas muito mais afortunadas do que eu."

Vagner.Ryan 31/01/2024

Carne viva pulsando
Uma aventura das mais perturbadoras, é como ser condenado ao inferno desde o nascimento e ser obrigado a conhecer cada uma das infinitas camadas daquele pasto tortuoso.
Yo-chan nasceu como mizeravel, foi criado na ampla frieza, única coisa que veio dentro dele foi o medo, o puro e complexo medo da humanidade. O livro trás questionamentos interessantes, julgamos ele por ser quem ele é, mas não somos todos como ele? Passamos a vida nos entorpecendo de tudo que podemos só pra aliviar nosso vazio e medo do futuro, nós julgamos que ele vive de palhaçadas pra se disfarçar de humano, mas se tirarmos nossas máscaras nós somos a mesma coisa que ele, carne viva pulsando. Dor, dor, e mais dor.

Questionamento interessantíssimo também foi sobre a sociedade, oq é a sociedade? É o julgamento da maioria sobre o indivíduo? Ou é o julgamento em si? Afinal, cada indivíduo é único, e seus questionamentos também, no fim, eu acho que a sociedade é o coletivo das máscaras e capas que usamos pra disfarçar nossa carne viva pulsante.

vitAria540 29/01/2024

!
Que livro meus amores!
Comecei a ler o livro sabendo do spoiler principal. Mas mesmo assim, não apagou a experiência q eu tive com ele. a leitura foi mt boa, eu pensava que ele seria mais denso. A história em si é resumida em "só deus sabe como está a mente do palhaço"

Hevelyn.lopes 28/01/2024

"Quão superficial e estúpido é tentar retratar a beleza de algo que achamos belo. Os mestres, por meio de sua percepção subjetiva, criam beleza a partir do nada"

Dazai veio de uma família rica, porém ele sofria abusos dos criados, indiferença por parte de seu pai, medo e descrença nos seres humanos.
Ele tentava disfarçar isso através de piadas e senso de humor, ele agradava as pessoas para esconder os seus problemas psíquicos, porém ele se sentia uma fraude por isso, e consequentemente começou a sentir vergonha, por conta da vergonha sentida ele se afundou em bebidas alcoólicas, morfina e tentou suicídio.

Vehalcantara 26/01/2024

O Declínio de um Homem
Não leia se seu psicológico não estiver nas melhores condições.
Não é uma leitura fácil. Ver a mente de Yozo regredir é doloroso, e a cada coisa errada ele sente ainda mais a indignidade tomando conta de si.
Yozo é um lembrete do que acontece quando tentamos agradar todo mundo Não tem como. No final das contas você vai ser apenas um palhaço triste.
Ele foi por vezes um personagem deplorável, mas não consegui sentir raiva dele. No fim das contas, quem nunca usou o humor para mascarar as coisas?
É claro que meu lado sonhador queria que ele tivesse se recuperado e fiquei ainda mais triste ao saber que essa foi uma espécie de autobiografia do autor. Espero que todas as pessoas que tem sentimentos parecidos com os do personagem consigam um dia se curar.